Buscar

Atividade Discursiva - Auditoria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Atividade Discursiva
 
Para uma auditoria eficiente é necessário que a condução dos trabalhos seja previamente programada. Os procedimentos devem ser seguidos rigorosamente, em conformidade com as normas técnicas contábeis, as instruções normativas dos órgãos específicos, tais como CVM e CFC. Cabe à Auditoria checar e validar todas as informações contidas nas demonstrações contábeis, confrontando com a documentação pertinente. Por isso existem os planejamentos e procedimentos de auditoria. Durante o desenvolvimento dos trabalhos a equipe de auditores deve ser supervisionada pelo auditor mais experiente.
Os trabalhos da auditoria financeira devem começar com o mapeamento dos processos existentes no setor financeiro. Isso significa listar e identificar todas as práticas financeiras executadas pela empresa e que são de responsabilidade do departamento financeiro (a gestão do fluxo de caixa, o pagamento de fornecedores; a administração das contas a pagar e a receber; a cobrança de clientes inadimplentes; as conciliações e as transferências bancárias.), com objetivo é condensar e esquematizar todos esses procedimentos em um mapa de tarefas. Essa medida faz com que o fluxo de todos os processos financeiros seja visualizado de forma clara.
Com o mapeamento pronto, a segunda etapa é analisar cada uma das rotinas ali registradas. O objetivo é estudar como a ação está sendo executada e identificar os riscos existentes. Por isso, deve ser realizada uma análise minuciosa da cada tarefa, buscando erros e inconsistências que não estejam de acordo com o recomendado pelas normas contábeis. Ao fazer essa identificação, é importante checar as atividades do fluxo de caixa e questionar o gestor da área sobre o nível de percepção que ele tem quanto ao risco das atividades do setor.
Após identificar quais são os riscos existentes e seu possível impacto nos processos financeiros, a próxima etapa é avaliar se a empresa tem um sistema de controle interno que possa minimizá-los, verificando quais ferramentas são utilizadas para assegurar que suas atividades financeiras diárias não apresentam problemas e fluem de acordo com o previsto. Existem vários tipos de controles internos, como: relatórios financeiros, contratos, planilhas; aprovações, autenticações eletrônicas, baixas, conciliações, revisões, carimbos.
Sabendo quais são e como funcionam os controles internos da empresa, a auditoria terá agora a missão de testá-los na prática. O objetivo dessa etapa é verificar o nível de eficiência desses controles, descobrindo se eles conseguem minimizar os riscos identificados de forma satisfatória. Sabendo quais são e como funcionam os controles internos da empresa, a auditoria terá agora a missão de testá-los na prática. O objetivo dessa etapa é verificar o nível de eficiência desses controles, descobrindo se eles conseguem minimizar os riscos identificados de forma satisfatória.
Repetindo esse processo em todas as rotinas financeiras da empresa, a auditoria reúne as evidências e os resultados obtidos. Nas avaliações positivas, o auditor informa em seu relatório que o processo é eficaz e recomenda a sua manutenção. O que todo gestor deve ter em mente é que a intenção de uma auditoria financeira não é apenas apontar erros e culpados. Infelizmente, esse ainda é um pensamento comum, tendo em vista que geralmente só se realiza uma auditoria depois que falhas nas rotinas financeiras já causaram algum estrago.
A auditoria deve ser valorizada e encarada muito mais como uma ação preventiva, aplicável de forma periódica e contínua dentro de uma empresa. Seus resultados beneficiam a todos, pois garantem a sustentabilidade do negócio, melhoram as margens de lucro, diminuem o risco de erros, fazem com que os colaboradores se sintam mais seguros.