Buscar

Prevenção Situacional e Planejamento Urbano

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1
A prevenção primária constitui na possibilidade de mudanças das condições atuais que influenciam uma determinada comunidade e seus espaços físicos que possam contribuir para a violência. Uma alternativa positiva é a transformação desses espaços públicos, através de parcerias, sejam elas públicas ou privadas, que visem transformação desses espaços, tornando-os limpos, iluminados, organizados, a fim de proporcionar a comunidade que os pertence, condições de acessibilidade com segurança para a prática de atividades esportivas e de lazer por exemplo.
Posso citar essa transformação aqui em minha cidade, Bom Jesus do Itabapoana-RJ onde um grupo de moradores que possuíam defronte a suas residências, uma área pública de matagal a beira de um valão, que foi completamente transformada. Os moradores fizeram a limpeza e a prefeitura fez a tirada do entulho, os moradores através de parcerias, adicionaram bancos, iluminação, plantaram grama e plantas, e tornaram o lugar antes abandonado em um lugar acessível a todos em condições de uso diversificado para todas as famílias que residem próxima àquela área. Este é um exemplo real de planejamento urbano que gera segurança e bem estar social.
QUESTÃO 2
Espaço Defensável - Segundo Newman, a intenção da criação dos princípios do espaço defensável é dar aos moradores um controle de comunidade de espaços públicos que anteriormente considerava fora de alcance. Com efeito, os moradores se importariam o suficiente para proteger sua área contra o crime de maneira a proteger a sua própria propriedade privada.
Segundo Newman há cinco fatores que tornam um espaço defensável:
· Territorialidade - a ideia de que um lar de família é sagrada;
· Vigilância natural - a ligação entre as características físicas de uma área e capacidade dos moradores para ver o que está acontecendo;
· Imagem - a capacidade do projeto físico para transmitir uma sensação de segurança;
· Milieu - outras características que podem afetar a segurança, tais como a proximidade de uma subestação de polícia ou movimentada zona comercial;
· Áreas Adjacentes seguras - para uma melhor segurança, os moradores obter maior capacidade de vigilância da área adjacente através de projetar a área adjacente;
Prevenção Situacional - Compreende medidas de redução da oportunidade. 
· Dirigidas a formas altamente específicas de crime; 
· Que envolvem a gestão, o design ou a manipulação das condições ambientais de modo sistemático e permanente; 
· Que tornam mais difícil a prática do crime, aumentam o risco, reduzem as recompensas e as desculpas dos infratores.
Prevenção do Crime - Existem duas categorias básicas de prevenção ao crime: prevenção social e prevenção situacional.
· A Prevenção Social do crime atua sobre as causas sociais do delito para reduzir a motivação criminal;
· A Prevenção Situacional do crime tem como finalidade reduzir as oportunidades para que o delito ocorra.
É de suma importância a junção dos princípios de segurança, planejamento urbano ou aprimoramento de espaços construídos, de forma concreta e perceptiva, essa é a sensação de segurança que toda população precisa sentir nas cidades.
A palavra prevenção é usualmente utilizada para se referir ao ato de se antecipar às consequências de uma ação com o objetivo de evitar seu resultado. Atualmente é sob essa premissa que as instituições de segurança pública superam o paradigma da repressão, buscando novas alternativas eficazes ao modelo de segurança pública. 
No Brasil, por terem como atribuição constitucional o exercício da polícia ostensiva e a preservação da ordem pública, as Polícias Militares devem estar à frente de ações dirigidas à solução dos problemas de crime e de violência. No momento que percebem que uma atitude individual ou coletiva irá resultar em perturbação da ordem pública, ações preventivas devem ser prontamente elaboradas e aplicadas. Assim, fica claro que a atividade de polícia não se restringe somente às atividades de repressão, mas também à prevenção daqueles fatos que atentam contra a ordem pública.
Material de Apoio e Consulta
Revista Ordem Pública
UMA ANALISE SOBRE A APLICAÇÃO DE DADOS DE BUSINESS INTELLIGENCE (BI) NAS AÇÕES DE PREVENÇÃO SITUACIONAL DO CRIME (Wanderson Alessandro da Silva Fortes e Jorge Eduardo Tasca)

Continue navegando