Buscar

trabalho CDC 2020

Prévia do material em texto

Direito do Consumidor
Professora: Rafaela
Aluno: Otávio Michel Pinheiro dos Santos
Turma: 3001
Matricula: 201804122548
1) Este princípio desvincula-se das intenções íntimas do sujeito, indicando o comportamento adequado aos padrões de ética, lealdade, honestidade e colaboração desejáveis em qualquer relação jurídica de consumo. Trata-se de um dos pilares da sociedade civil, organizada em termos de sistematização da ordem jurídica, além do qual não se pode avançar sem incorrer em ilicitude (CAVALIERI FILHO, 2011, p. 39)
Cavalieri Filho descreve qual princípio?
a) boa-fé objetiva.
b) não abusividade.
c) facilitação da defesa.
d) proibição de retrocesso.
e) conservação dos contratos Gabarito letra A
Boa-fé objetiva, cuja função é estabelecer um padrão ético e a probidade de conduta para as partes nas relações obrigacionais. Vejamos :
"Em outras palavras, a boa fé objetiva constitui um conjunto de padrões éticos de comportamento, aferíveis objetivamente, que devem ser seguidos pelas partes contratantes em todas as fases da existência da relação contratual desde a sua criação durante o período de cumprimento e, até mesmo, após a sua extinção.
[...]
A função de controle da boa-fé visa evitar o abuso do direito subjetivo, limitando condutas e práticas comerciais abusivas, reduzindo, de certa forma, a autonomia dos contratantes." (Código de Defesa do Consumidor Comentado: artigo por artigo / Leonardo de Medeiros Garcia - 13. ed. rev. ampl. e atual. - Salvador: JusPODIVM, 2016).
Jurisprudência:
TJ-BA, Classe: Recurso Inominado, Número do Processo: 0008249-81.2017.8.05.0113, Órgão julgador: SEGUNDA TURMA RECURSAL, Relator(a): MARIA AUXILIADORA SOBRAL LEITE,
Publicado em: 26/09/2019 Ementa:
RECURSO INOMINADO. CONSUMIDOR. PLANO DE SAÚDE. CONTRATO COLETIVO EMPRESARIAL. REAJUSTE POR MUDANÇA DE FAIXA ETÁRIA. ONEROSIDADE EXCESSIVA. VIOLAÇÃO DO DEVER DE INFORMAÇÃO E DA BOA FÉ OBJETIVA. NECESSIDADE DE REVISÃO DO CONTRATO PARA MANUTENÇÃO DO EQUILÍBRIO CONTRATUAL. AFASTADO O REAJUSTE IMPOSTO. RECONHECIMENTO DA ILEGALIDADE DA REFERIDA MAJORAÇÃO. JULGADO QUE REVISOU O CONTRATO, FIXANDO EM 55% O VALOR DO REAJUSTE POR MUDANÇA DE FAIXA
ETÁRIA. HIPÓTESE EM QUE O ENTENDIMENTO DA TURMA E SEGUNDO OS PRECEDENTES, SERIA PELA FIXAÇÃO DE PERCENTUAL NÃO SUPERIOR A 30% PARA O AVENTADO AUMENTO. VEDAÇÃO AO REFORMATIO IN PEJUS. SENTENÇA MANTIDA. RECURSO CONHECIDO E DESPROVIDO.

Continue navegando