Buscar

FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 4

Prévia do material em texto

Disciplina: 100776 - FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Assinale a sentença que expressa uma das ideias fundamentais do falsificacionismo sofisticado.
a )
Há confirmação quando uma teoria explica e prevê fatos empíricos inquestionáveis. É possível ter confirmação sem ter uma teoria rival para comparação.
b )
 Não há confirmação antes da emergência de uma teoria melhor. Uma confirmação só o é se ao mesmo tempo evidencia uma teoria rival.
c )
 Não há falsificação antes da emergência de uma teoria melhor. Uma contra evidência só o é se ao mesmo tempo evidencia uma teoria rival.
 
d )
Há falsificação quando uma teoria vai contra fatos empíricos inquestionáveis. É possível ter uma contra evidência sem ter uma teoria rival para comparação.
QUESTÃO 2
Dizer que a sentença "a laranja é doce" é verdadeira significa, de acordo com uma teoria da verdade como correspondência, que
a )
 terá efeito prático: alguém terá prazer em comê-la.
 
b )
 é consistente com outras sentenças em que a pessoa acredita.
c )
 a laranja é realmente doce.
d )
 a doçura se encontra na pessoa, não na laranja.
QUESTÃO 3
Segundo o princípio de causalidade, tudo o que ocorre
 
a )
 tem sua razão em si mesmo.
b )
 tem uma causa determinada que opera de acordo com leis gerais.
c )
 tem uma causa determinada que opera de acordo com leis particulares.
d )
 tem sua razão na liberdade divina e humana.
QUESTÃO 4
Sobre a organização da sociedade e as instituições sociais, podemos dizer que
 
a )
segundo Polayni, há quatro coeficientes que juntos compõem qualquer tipo de organização em sociedade: 1) convicções comuns; 2) interesses comuns; 3) cooperação ou ação conjunta; 4) exercício de autoridade ou coerção. É o modo e a intensidade como esses quatro componentes interagem que determinam como é o tipo de sociedade, segundo este autor.
b )
as instituições de persuasão são aquelas constituídas obrigatoriamente pelo Poder Público, porque são as que persuadem os indivíduos a agirem de determinado modo, a fim de garantir a convivência em sociedade de modo normatizador.
c )
as instituições cujo objetivo consiste em cooperação para vantagens mútuas são as chamadas instituições de convivência. Nestas, o fim é estimular as convicções comuns e fazer com que os indivíduos comunguem ideias comuns a todos.
d )
as instituições de persuasão, segundo Polayni, são aquelas em que é estimulado o convívio social, como clubes e associações. Nas instituições de persuasão, se estimula, prioritariamente, as relações estáveis e os rituais de grupo.
QUESTÃO 5
Assinale a alternativa correta sobre as relações que envolvem a epistemologia, tanto a geral quanto a epistemologia aplicada.
a )
Não faz sentido, em um plano filosófico, diferenciar uma epistemologia geral de uma epistemologia específica, pois as questões que a epistemologia trata afetam igualmente todas as áreas do conhecimento.
b )
A epistemologia visa a confirmar e justificar no plano metafísico as percepções que temos do plano sensorial, pois geralmente o que sentimos e percebemos encontra correlação de veracidade, como Platão já exemplificava no mito da Caverna.
 
c )
A epistemologia geral diz respeito às questões gerais que se relacionam a qualquer área da ciência, moral, religião, natureza, limites do conhecimento e filosofia. Já as epistemologias específicas dizem respeito às questões pertinentes a uma determinada área do conhecimento, como, por exemplo, a epistemologia das ciências sociais, a epistemologia relacionada à literatura etc.
d )
A epistemologia é entendida como a ciência do conhecimento e se pretende a única forma de perceber a realidade que nos cerca. Desse modo, outras formas de conhecimento são descartadas a priori, sendo a epistemologia a única fonte de conhecimento aceita em nossa sociedade.
QUESTÃO 6
Conforme o fundacionalismo, a relação entre crenças básicas e crenças não básicas é que
a )
 as segundas servem para fundamentar as primeiras.
b )
 ambas têm seu fundamento na experiência imediata.
c )
 nenhum dos dois tipos de crença tem fundamento.
 
d )
 as primeiras servem para fundamentar as segundas.
QUESTÃO 7
O que algumas formas de compatibilismo e indeterminismo têm em comum é
a )
 a crença de que tudo sucede necessariamente de acordo com sua causa.
b )
 a crença na importância dos desejos na determinação da vontade.
 
c )
 a crença na importância da deliberação para decidir.
d )
 a crença de que algumas ações não têm causa alguma.
QUESTÃO 8
Segundo Popper, o que pode haver de comum entre uma pseudociência e uma teoria científica refutada é
 
a )
 ambas serem falsas.
b )
 ambas serem verdadeiras.
c )
 ambas serem testáveis.
d )
 ambas serem exemplo de ciência.
QUESTÃO 9
Diante da incompatibilidade entre a lei universal da causalidade e a liberdade humana, a opção do indeterminismo consiste em
a )
 negar tanto a causalidade universal quanto a liberdade humana.
b )
 afirmar tanto a liberdade humana quanto a causalidade universal.
 
c )
 afirmar a causalidade universal e negar a liberdade humana.
d )
 afirmar a liberdade humana e negar a causalidade universal.
QUESTÃO 10
Sobre o ceticismo, é correto afirmar que
a )
 o ceticismo é sinônimo de discordância de opiniões: onde há discordância de opiniões, há dúvida sobre o tópico que é alvo da discussão e, como consequência, há necessariamente a produção de um pensamento cético sobre o assunto.
 
b )
uma atitude cética é importante na medida em que não imaginamos saber o que não sabemos, não damos falsas explicações ao que não conhecemos. Cético é aquele indivíduo que descrê da possibilidade de se conhecer algo ou de determinar se tais crenças são verdadeiras ou não.
c )
de acordo com o estudado, Hume se utiliza integralmente do ceticismo de Descartes, no tocante à utilização do método da dúvida para chegar a sentenças verdadeiras.
d )
o ceticismo não tem importância para a produção do conhecimento, pois a epistemologia, tanto a geral quanto as específicas, tem seus próprios métodos de produzir conhecimento e o ceticismo não se relaciona com esses métodos.
QUESTÃO 11
Seguindo as ideias em torno das correntes do instrumentalismo e do criticismo, assinale a alternativa correta.
a )
 Em comum, tanto a perspectiva instrumentalista como a criticista possuem o pressuposto de que o objetivo da ciência é compreender e não controlar a realidade.
 
b )
De acordo com uma concepção criticista da ciência, teorias são sempre representações totais de uma perspectiva real das coisas. Nesse sentido, não há como ter o envolvimento do observador, pois as coisas estão estruturadas na realidade independentemente de sua percepção.
c )
O instrumentalista não nega a ciência, pois acredita que esta pode elaborar teorias gerais e produzir previsões não apenas confiáveis, mas que correspondam à realidade. Nesse sentido, nega outras formas de conhecimento como possíveis de dar acesso à realidade, como o misticismo e as religiões.
d )
O instrumentalismo contribuiu para as ciências sociais com uma perspectiva relativista da ciência. Segundo essa concepção, não se procura a verdade ou falsidade das teorias científicas, porque todas são produto da percepção humana, mas antes a aplicabilidade e utilidade das teorias utilizadas para cada objeto de estudo. Nesse sentido, ela se contrapõe fundamentalmente ao realismo.
QUESTÃO 12
Um critério de demarcação serve para
a )
 classificar as ciências conforme seus tipos.
 
b )
 distinguir aquilo que é Ciência do que não é Ciência.
c )
 distinguir o naturalismo do antinaturalismo.
d )
 classificar teorias epistemológicas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando