Buscar

Atividade de Farmacologia

Prévia do material em texto

Atividade de Farmacologia
1. Princípio ativo: É a substância ativa que está na fórmula do medicamento e que deverá exercer o efeito desejado para o tratamento do paciente.
2. Fármaco: Qualquer remédio, substância ou produto desenvolvido e preparado para fins farmacêutico.
3. Medicamento: É um produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico.
4. Droga: Qualquer agente químico que altera os processos bioquímicos e fisiológicos de tecidos e organismos. 
5. Remédio: È qualquer substância ou recurso utilizado para obter cura ou alívio.
6. Placebo: É qualquer substância ou tratamento inerte, ou seja, que não apresenta interação com o organismo,empregado como se fosse ativo.
7. Biodisponibilidade: Percentual de aproveitamento, pelo organismo de uma substância.
8. Bioequivalência: É um termo utilizado para avaliar a equivalência biológica esperada in vivo de duas preparações diferentes de um medicamento.
9. Posologia: Indicação da dose adequada de um medicamento.
10. Agonista: É uma substância capaz de se ligar a um receptor celular e ativa-lo para provocar uma resposta biológica, uma determinada ação na célula, geralmente símiliar à produzida por uma substância fisiológica.
11. Agonista inverso: Causa uma ação oposta à do agonista.
12. Antagonista: São bloqueadores. Diminuem as respostas dos neurotransmissores, presentes no organismo. O antagonismo pode diminuir ou anular o efeito do agonista.
13. Especificidade: É recíproca, classes individuais substâncias se ligam a apenas determinados alvos, alvos individuais só reconhecem determinadas classes de drogas. Entretanto, devemos ressaltar que nenhuma droga é totalmente específica nas suas ações.
14. Afinidade: É a atração mútua ou a força da ligação entre uma droga e seu alvo, ou seja, um receptor ou enigma. A atividade intrínseca é uma medida da capacidade da droga em produzir um efeito farmacológico quando ligada ao seu receptor.
15. Eficácia: Descreve a resposta máxima que pode ser conseguida com uma droga.

Continue navegando