Buscar

O discurso do rei - resenha, reflexão e conclusão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Filme: O discurso do rei
RESUMO:
Vencedor do Oscar de melhor filme em 2010, O Discurso do Rei retrata parte da vida de Albert Frederick Arthur George (1895-1952), o rei George VI. Sendo o 2° na linha de sucessão ao trono da Inglaterra, seu reinado somente foi possível diante da morte de seu pai, o Rei George V (1865-1936), e após pouco tempo da abdicação ao trono por Edward, seu irmão mais velho, tendo então George de assumir seus deveres diante do trono e seus súditos sendo o 1° sucessor de um Rei vivo.
Porém desde a infância o monarca sofre com gagueira nervosa, um problema que sempre lhe causou constrangimento, e mesmo já tendo passado por vários médicos e especialistas George ainda não havia encontrado um tratamento eficaz contra sua gagueira, aumentando então sua preocupação em como conseguirá se mostrar um líder para seu povo que estava à beira de uma guerra.
Sentindo a necessidade do marido, Elizabeth o convence a tentar um novo tratamento pouco ortodoxo com o terapeuta da fala Lionel Logue. Apesar da resistência do Rei, após obter resultados positivos acaba por aceitar o tratamento, o qual foi imprescindível para seu sucesso, ficando a relação entre os dois tão próxima que deu início a uma grande amizade.
O ápice do filme é o momento em que George VI supera a gagueira e profere o discurso mais importante de sua vida, o qual foi transmitido por diversas rádios, unindo seu povo diante da iminente batalha contra os alemães. Ao final, o Rei e sua família saúdam as milhares de pessoas da varanda do palácio, que se reuniram para ouvi-lo. 
REFLEXÃO
O Filme, muito bem produzido, traz á tona e diante de fatos verídicos uma questão que é tão complexa quanto básica para nós, como pessoas ou profissionais, que é a comunicação.
Em diversos momentos do nosso cotidiano encontramos a necessidade de nos expressarmos através da comunicação, seja em uma reunião de trabalho, em uma apresentação de faculdade, ou como retrata no filme, através de um discurso ao seu público, e saber fazer isso bem de forma eficiente e clara é fundamental.
Em diversos momentos do filme podemos observar que muito do problema de gagueira enfrentado pelo Rei se trata da falta de auto confiança e controle, dois elementos fundamentais para uma boa oratória, ou seja, mesmo depois de diversos médicos George ainda não havia se curado pois muita mais do que tratar a parte física, ele precisava trabalhar o lado psicológico.
Vemos a confirmação disto quando o caminho para a “cura” do rei vem do tratamento alternativo de Lionel, um Terapeuta de fala, o qual atua muito mais como um psicólogo do que fonoaudiólogo, compreendendo assim a raiz emocional do problema do monarca e aplicando exercícios que desenvolveram sua auto confiança a oratória.
Por fim, depois de uma longa caminhada, George VI consegue ser o que um líder deve ser, a voz de seu povo, ficando evidente não nascemos sabendo nos comunicar de maneira eficiente, esse é um processo construído ao longo da vida, que exige prática, persistência e a busca por conhecimento.
CONCLUSÃO
Podemos ponderar a importância do filme “O Discurso do Rei” como uma forma de compreensão da importância da comunicação e sua utilização para a análise dos discursos nas organizações. No longa podemos observar de forma clara a importância da comunicação para o rei da Inglaterra, o qual em sua posição de autoridade precisa ter segurança, confiança, conhecimento e saber usar as palavras ao se expressar para conseguir transmitir sua mensagem ao público, o povo. No ambiente empresarial o uso adequado da linguagem é tão importante quanto, sendo necessário manter uma comunicação sempre clara e eficiente, evitando assim ruídos que podem distorcer ou prejudicar a compreensão de seu público, os stakeholders.
É de se concluir que um bom profissional deve dominar a linguagem em todas as suas formas, falada, escrita e corporal, uma vez que estes elementos também intercomunicam e inserem informação à mensagem que está sendo passada, considerando que a compreensão vai além das palavras, mas também abrange o comportamento. 
Por fim, o principal elemento que linco entre o filme “O Discurso do Rei” com as corporações é a comunicação e todas as suas nuances supra citadas, as quais são fundamentais para o sucesso da organização assim como foi para o sucesso do Rei George VI, mantendo em vista que o ato de se expressar é um fator humanizador das relações e que consolida identidades, sendo ela uma habilidade que desenvolvermos ao longo de nossa vida através de conhecimentos, trocas, prática e principalmente aprendendo a ouvir.

Continue navegando