Buscar

758df888-aa4c-4941-82dc-b69ab3b0f5cb 2

Prévia do material em texto

9
Stefani priscila leo dos santos rocco 
produção textual
Brasília
2020
Amanda aparecida batista de oliveira 
produção textual
Trabalho apresentado à Unopar, como requisito parcial à aprovação no 2 semestre do curso de Letras Português Inglês.
Brasília
2020
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	3
DESENVOLVIMENTO	4
CONSIDERAÇÕES FINAIS	8
REFERÊNCIAS	9
INTRODUÇÃO
	O presente trabalho tem como objetivo aprimorar os conhecimentos sobre a introdução da cultura afro-brasileira e indígena na educação brasileira.
	Assunto de extrema relevância para ensino de culturas , diferenças e respeito com todas as classes e raças. O ensino deve ser introduzido a todos os alunos para conhecimento , através de políticas publicas , gestores e educadores .
3
DESENVOLVIMENTO 
A introdução da cultura afro-brasileira e indígena no Brasil se tornou efetiva para diminuir a desigualdade entre raças, e consciência que somos iguais.
Todos temos o direito de educação de qualidade garantido por lei, e indeferi classe social , cultura ou etnia precisamos lutar por um país contra qualquer forma de discriminação .
A educação é capaz de ensinar e resolver as desigualdades existentes no país e necessário como o pilar apoio de educadores e politicas publicas. 
A inclusão da cultura afro-brasileira e indígena nos currículos da educação básica brasileira , através da promulgação das Leis 10.639, de 2003 e 11.645 de 2008 é um fato histórico e de alta relevância para o ensino da diversidade cultural no Brasil. Abordar a história do povo afro-brasileiro e indígeno valoriza a história e a cultura repara danos . A inclusão nos currículos de educação amplia os currículos escolares.
Art.26 – A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena,
 A( Redação dada pela lei nº 11.645,de 2008).
Ao decorrer da história do Brasil os negros e índios sofreram toda forma de desigualdade e incapacidade de direitos que era exclusiva para brancos, que desde sua chegada ao Brasil fizeram esses povos de escravos e tiraram todas suas oportunidades de educação . Com o passar dos anos movimentos sociais e grupos foram formados e correm atrás de igualdade e direitos lutando também por ideais políticos e sociais.
A educação contribui para instruir e diminuir qualquer forma de preconceito e racismo presentes em nossa sociedade e tem valor estrutural maior de consciência que a política e é importantíssimo para proporcionar igualdade.
A principio à educação foi proporcionada para uma classe social e étnica onde as melhorias eram direcionadas somente aos brancos. Hoje com a existência do Movimento Negro tornou-se obrigatório contar história do negro na África e no Brasil nas escolas.
Houve o surgimento da democracia racial e garante igualdade para todas as raças e com punição para racistas assegurados por lei. A inclusão na escola garante ensino de qualidade , respeito ,pela cultura e a valorização do patrimônio histórico cultural e seus principais objetivos são: 
Valorização da cultura afro-brasileira e indígena e construir uma escola democrática ;
Promover o direito e esclarecimento de negros e índios no Estado Brasileiro;
Valorizar e Inserir manifestações culturais e garantir a diversidade étnico-racial;
Direito dos negros e os índios frequentarem as escolas sem desigualdades;
Estimular o estudo e a valorização das relações étnicos raciais e sociais na educação.
A lei 10.639/03 obriga o ensino da história e cultura afro-brasileiras e africanas nas escolas públicas e privadas no ensino fundamental e médio; o parecer do CNE/CP 03/2004, detalha os direitos e obrigações dos entes federados ante a implementação da lei compõem um conjunto de dispositivos legais considerados como indutores de uma política educacional voltada para a afirmação da diversidade cultural e da concretização de uma educação das relações étnico-raciais nas escolas.
No Brasil mesmo com toda a aplicação de medidas educacionais e democracia ainda existe o racismo estudantes ainda vivenciam, péssimo para o desenvolvimento e construção do caráter e por por a importância de implementar projetos pedagógicos e políticos para uma sociedade melhor.
A importância da inserção sobre este assunto nas escolas é o ensino de suas práticas e costumes para sociedade brasileira e como colaboram para dança,música,religião ,culinária e idioma.
Educadores devem valorizar a cultura e importância das diferenças transmitir seu conhecimento para diminuir o racismo por exemplo. Inserir em sua rotina de sala de aula atividades que complementem estimule relacionamentos coletivos que gere ética , respeito e também utilizar imagens , pinturas , filmes e etc.
A escola deve unir também a família em seu trabalho de conscientização e estender para a comunidade um ambiente democrático e fortalecedor contra desigualdade e racismo e a busca de uma sociedade justa.
A base que temos para nos direcionar e estabelecer os conhecimentos, capacidades para todos os alunos desenvolver o aprendizado na escolaridade básica é a BNCC (Base nacional comum curricular), que conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, lei nº 9.394/1996),a base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino tanto particular quanto públicas como também as propostas pedagógicas .
Servindo para politicas educacionais nos assegura o direito de aprendizagem ,qualidade e eficiência.
A educação vai além de provas e problematizações mas estabelece a evolução coletiva e também a participação de todos educadores , gestores e família ou seja toda a sociedade.
O aluno desde suas séries iniciais na educação infantil tem o direito da introdução sobre os assuntos étnico-raciais que corrobora em sua personalidade garantindo educação e conscientização formando cidadãos idôneos e ajuda a diminuir a desigualdade. Sendo a educação básica formada por :
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Art.25. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade , visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Avançando as relações étnico-raciais no espaço escolar insere ao currículo o estudo das culturas afro-brasileira e indígena e cabe a escola o ensino com clareza e compreensão de todos
Por fim a escola é um ambiente eficaz para garantir que todos tenham garantido formação integral , assume um papel que estimula as mais diversas experiências educativas que alunos e família podem vivenciar levando sua longa jornada para a vida e colaborando para um mundo melhor e uma sociedade justa e completa.
	
A importância da cultura afro-brasileira e IndígenaLetras português inglês 
Trata-se de um assunto importante que fala sobre as diversidades e ao combate do racismo e discriminação étnico-raciais existente em nossa sociedade buscando uma sociedade justa e livre de conceitos desiguais e racismo.
A LDB garante o conteúdo obrigatórios a ser tratado em sala de aula sobre a cultura afro-brasileira e indígena para que os alunos cresçam seu conhecimento de sua história e cultura incentivando um mundo melhor e abrangente de conhecimentos.
A politica de inclusão é necessária para implementar projetos pedagógicos para formação escolar e garante o direito de cidadania seja cumprido de forma simples e natural , estabelecendo a liberdade de cada um.
Dentro deste cenário podemos afirmar que é obrigatório e necessário a criação de políticas de inclusão nos currículos escolares , com o objetivo de uma educação de qualidade e democrática.
Mesmo com as leis garantindo a abordagem do assunto ainda precisa ser praticado e os professores devem incentivar os alunos o interesse pelo tema.
7
Será que com o passar do tempo vamos conseguir viver em uma sociedade menos preconceituosa ?
CONSIDERAÇÕES FINAISDesde o incio podemos observar a conquista dos povos à educação de qualidade e a luta contra preconceitos , desigualdades e racismo dentro de uma sociedade privilegia uma classe social e cor.
Foi inserido nas escolas a obrigatoriedade do estudo da cultura afro-brasileira e indígena e bem como os professores tem a função de ministrar o ensino , contar suas histórias, valores e contribuições.
Mesmo implementado as leis favorável a prevenção do racismo , discriminação racial atualmente é existente e é um problema social histórico e devemos nos conscientizar que o respeito é fundamental para a construção de uma sociedade justa e igualitária.
Com o conhecimento da cultura e da história afro-brasileira e indígena ocorre a diminuição de problemas raciais e valorização da cultura e história de cada cidadão.
8
REFERÊNCIAS
BORGES, Elizabeth Maria de Fátima. A inclusão da história e da cultura afrobrasileira e indígena nos currículos da educação básica. Vassouras. v. 12. n. 1. p. 71-84. 2010. Disponível em: https://www2.olimpiadadehistoria.com.br/vw/1IN8l5YjrMDY_MDA_606d5_/05A_Incl usaodahistoriaculturaafro.pdf Acesso em: 16. jul. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais Brasília, DF, p. 1-37, 2004. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/ /asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/488171 Acesso em: 16. Jul.2010.
Lei nº 11.645 de 10 de março de 2008. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Diário Oficial da União, DF. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007- 2010/2008/Lei/L11645.htm Acesso em: 16. jul.2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embai xa_site_110518.pdf Acesso em: 16. jul. 2020

Continue navegando