Buscar

ESTUDO DE CASO - AV1 PARCIAL 2020 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA AMAZÔNIA
CURSO DE ENFERMAGEM
DISCIPLINA: ENSINO CLÍNICO ALTA COMPLEXIDADE TEÓRICO
PROFESORA: HELENIRA MACÊDO
SEMESTRE: 2020.2
ALUNO: ESTER VIANA DA SILVA
MATRÍCULA: 201903413362
ESTUDO DE CASO
1. M.M.C., 40 anos, sexo feminino, casada, com antecedentes pessoais de alteração no fator de coagulação, depressão em acompanhamento psiquiátrico e uso de anorexígenos. Há 3 dias da internação, apresentou formigamento nas mãos associado à cefaleia. Foi encaminhada para o hospital por alteração súbita da fala e hemiparesia à direita. Na admissão hospitalar, apresentou escala de coma de Glasgow: abertura ocular previamente à estimulação, resposta verbal não orientada, mas comunicação coerente e resposta motora cumprimento às ordens. Pupilas isocóricas, reflexo fotomotor presente bilateral (RFM+), hemiparesia à direita persistente, pressão arterial (PA) = 120/70 mmHg, frequência cardíaca (FC) = 78 bpm, frequência respiratória (FR) = 11 mpm, SPO2= 100%, temperatura = 35°C; dextro = 105 mg/dl. Tomografia de crânio sem evidência de hemorragia, com oclusão de artéria cerebral média esquerda. Diagnosticado acidente vascular encefálico (AVE) isquêmico. Paciente foi sedada com Fentanil e Dormonid. Entubação orotraqueal (TOT) em ventilação mecânica (VM) no modo pressão controlada (PC), peep = 8, PC = 12, fração inspirada de oxigênio (FIO2 30%). Permaneceu instável, ansiosa e inquieta, em uso de drogas vasoativas (DVA) para manutenção de pressão de perfusão cerebral (PPC). Iniciada dieta por sonda nasoenteral (SNE), com ruídos hidroaéreos presentes (RHA+) e evacuação ausente. Diurese por sonda vesical de demora (SVD), poliúrica, com balanço hídrico positivo. 
Analisando o caso supracitado identifique o Glasgow com avaliação pupilar durante a admissão, bem como o RASS após a sedação da paciente. Baseado na compreensão do aprendizado sobre o Processo de Enfermagem aponte 02(dois) diagnósticos de enfermagem conforme NANDA e 02 (duas) intervenções de enfermagem. (2,5 pontos)
R: Escala de Glasgow: Olhos abertos previamente à estimulação – 4; Resposta não orientada, mas comunicação coerente – 4; Cumprimento de ordens com 2 ações – 6. Paciente após sedação (RASS): Inquieto (intranquilo, ansioso, sem movimentos vigorosos ou agressivos) – 1. Diagnóstico de Enfermagem (NANDA): Ansiedade – Código 00146; Risco de Trauma Vascular - Código 00213. Intervenções: Reabilitação motora e funcional; Administração de medicamentos.
2. A crise convulsiva é considerada um distúrbio que se caracteriza pela contratura muscular involuntária de todo o corpo ou de parte dele, provocada por aumento excessivo da atividade elétrica em determinadas áreas cerebrais. Mediante o conceito apresentado, e com base em seus estudos, discorra no mínimo 10 (dez) linhas sobre as causas, sinais e sintomas, sinais de alerta, bem como a conduta do profissional de saúde diante do paciente em crise convulsiva. (1,5 ponto)
R: Causas: A crise pode ser causada por distúrbios metabólicos, tais como alterações eletrolíticas, glicêmicas e até mesmo hormonais; Infecções do cérebro; Níveis baixos de açúcar, cálcio, magnésio ou sódio no sangue, etc. Sinais e Sintomas: Alterações de humor; Corpo inteiro treme; Queda repentina; Alterações no comportamento; Babar ou espumar pela boca. Sinais de alerta: Medo ou ansiedade; Náusea; Vertigem; Sintomas visuais. Profissional: Proteger o paciente de ferimentos no crânio e no corpo, colocando-o em posição decúbito lateral, para facilitar a expulsão da salivação excessiva. Realizar afrouxamento das roupas. Não restringir as contrações crônicas, nem usar objetos para manter a abertura da boca do paciente. Administrar Oxigênio por cateter nasal.
3. J.V.A.; sexo masculino, 10 anos de idade apresentando febre e
cefaleia há mais de 48 horas. Apresentava-se hígido, há cerca de 48 horas começou a apresentar febre alta de 39,5°C junto com vômitos em jato, inapetência, astenia e irritação. Referiu cefaléia no mesmo período sem fatores de melhora, relata piora ao movimentar-se. Genitora relata administrar dipirona, 1 vez, sem melhoras. Procurou a emergência, onde no exame físico apresentou rigidez de nuca, bem como sinal de Brudzinski e fotofobia positivo. 
Você é o Enfermeiro plantonista da Unidade de Emergência, nesse sentido apresente as principais abordagens a serem realizadas, bem como as medidas de controle necessárias para que se possa evitar o surto da doença. (1,0 ponto).
R: Inicialmente, o enfermeiro deve colocar o paciente em precaução respiratória. O paciente deve permanecer no quarto de precaução por pelo menos 24 horas após o inicio da antibioticoterapia. É necessário ainda, informar ao paciente e familiares acerca do risco de contagio, familiares e colegas de trabalhos devem ser orientados, caso apresentem febre e outros sinais sugestivos de meningite, deve-se procurar o serviço de saude mais próximo rapidamente a fim de receberem profilaxias antimicrobiana e cuidados médicos imediatos. Os sinais vitais devem ser mantidos continuamente, bem como o estado neurológico do paciente, além disso, observar sinais de irritação meningea (rigidez da nuca. Fotofobia, hiperalgesia) pois são indicadores de cuidados especiais de enfermagem.

Continue navegando