Buscar

desafio profissional (Salvo Automaticamente)

Prévia do material em texto

Universidade Anhanguera
Polos- Centro de Educação a Distância (CEAD)
CURSO: Administração
DISCIPLINAS: Ciências Sociais, Economia, Responsabilidade Social e Meio Ambiente, Teoria da Contabilidade e Teorias da Administração
NOME: 
 
 DESAFIO PROFISSIONAL
TUTOR EAD: Antonino Salvatierra
ITAPEMA,07 de novembro de 2016
 
 
 SUMÁRIO
INTRODUÇÃO........................................................................03
PASSO 01................................................................................04
PASSO 02.................................................................................04
PASSO 03................................................................................04,05
PASSO 04................................................................................06
PASSO 05................................................................................06,07
CONCLUSÃO........................................................................08
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................09
	Introdução
Neste trabalho estaremos estudando uma Industria de Pneus situada na cidade de São José dos Pinhais, no Estado do Paraná. A empresa atua no mercado brasileiro há mais de 20 anos e produz mais de 20 milhões de pneus por ano, com isso vindo a consumir 39 mil toneladas de borracha por ano.
Estaremos auxiliando a indústria de pneus a estudar viabilidades de atuação no mercado utilizando informações contábeis, financeiras e legais que poderão proporcionar suporte na tomada de decisão. Além do planejamento das futuras ações a serem implantadas.
Passo 1
O modelo de produção aplicado pela empresa é o fordismo como uma aplicação do taylorismo, a empresa dá uma função definida para cada funcionário, para que os mesmos não tenham acesso a todo processo de produção, assim não será necessária contratação de funcionários com grande grau de capacitação. A grande Vantagem desse modelo é que traz como modelo a produção em massa, permitindo que a indústria consiga atender toda a demanda de pedidos dos clientes. A desvantagem: O capital humano da empresa não cresce no conhecimento; sem treinamentos e qualificações e executam um trabalho repetitivo do qual se torna desgastante desmotivador.
Passo 2
Está muito claro que a principal matéria prima na indústria de pneus é a borracha, que é derivada do látex extraído da seringueira. No qual justifica-se a localização da indústria situada no noroeste do Estado do Paraná onde agricultores cultivam em suas terras milhares de hectares de seringueiras e fazem a extração do látex e o negociam diretamente com as indústrias, essa relação socioeconômica entre indústria e agricultores fornecedores é muito importante, pois aquece a economia local.
O Governo entra nessa parceria, pois a seringueira demora cerca de 8 anos para se começar a ser extraída.
Passo 3
É importante ressaltar que esta mudança não "blinda" seus pneus, mas trará vantagens para sua pedalada de final de semana, treino ou competição. 
Mesmo o cliente tendo um custo um pouco maior na compra desse pneu, ele terá mais uso do pneu, ele não irá furar com tanta facilidade com cacos de vidro ou outros itens que normalmente furam com facilidade o pneu. Com o liquido anti-furo a menos que seja um rasgão gigantesco não haverá furos que vos parem.
Possibilidade de usar pressões baixas, o que também poderá aumentar a aderência;
Menor peso do conjunto roda/pneu;
Maior conforto ao pedalar;
Até aqui só vimos vantagens mas, tenho como obrigação alertá-los que nem tudo são flores. E como em qualquer boa adaptação, nem tudo é 100 % garantido e eventuais problemas podem surgir. 
Pode ocorrer o vazamento de líquido através dos poros da parede lateral do pneu, fazendo com que o mesmo venha a murchar, o ressecamento do liquido selante dentro do pneu, que se dá pela errada utilização e manutenção do sistema.
Sem dúvidas haverá riscos, pensando no aspecto de ganho vai chegar ao mercado um produto com lançamento top de linha e a empresa será mais competitiva na sua área de negócio. O aumento de 4% nos custos de fabricação do produto traz uma desvantagem para empresa e também para o próprio negócio no seu nível de competitividade, até porque o País está atravessando uma crise onde as empresas e os consumidores estão em busca de produtos com menor custo e maior qualidade, o que leva o consumidor a procurar pelo mais barato. A Indústria pode sobreviver se investir no Marketing de divulgação pois é um produto inédito no mercado e irá atender uma demanda e de necessidade do consumidor e com isso superar os riscos. A ideia seria demonstrar ao consumidor que está pagando um preço com maior custo, mais com uma qualidade superior dos Pneus convencionais, mesmo porque é um produto que agrega segurança e estabilidade nas rodovias. Caso aconteça de um furo no Pneu o trajeto do cliente não fica comprometido e este com certeza vai chegar até o seu destino ou seja não é por causa de um furo no pneu que deixara de chegar no seu destino; Pois seu pneu vai ser equipado com um liquido que vai na mesma hora tapar o furo por onde o ar está vazando, sem dúvida um grande benefício ao consumidor, levando em consideração que ainda vai economizar nas despesas com borracheiro. Acredita-se que a inovação e o sucesso que esse produto vai trazer vai ser chave para superar os riscos e melhorar a rentabilidade da Indústria.
Passo 4
DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO 2.016,00 
(=) RECEITA DE VENDAS 63.603.750,00 
(-) Impostos sobre vendas -13.515.796,88 
(=) RECEITA LÍQUIDA 50.087.953,13 
(-) Custos de Produtos Vendidos -24.042.217,50
(=) RESULTADO BRUTO 26.045.735,62
(-) Despesas Operacionais 0
Despesas com Vendas 7.505.242,50
Despesas Gerais e Administrativas 6.404.897,63 
(=) RESULTADO ANTES DOS JUROS E NÃO OPERACIONAL 12.135.595,49
(+) Receitas Financeiras - 0
(-) Despesas Financeiras - 0
(=) RESULTADO ANTES IR/CSSL E DEDUÇÕES 12.135.595,49
IMPOSTO DE RENDA (-) 15% = 1.820.339,32
ADICIONAL DO IR (-) 10% = 12.135.595,49 - 240.000,00 = 11.895.595,49 x 10% = 1.189.559,54
CONTRIBUIÇÃO SOCIAL SOBRE O LUCRO (CSSL) (-) 9% = 1.092.203,56
RESULTADO LIQUIDO DO EXERCÍCIO = 8.033.493.02
Índice = 8.033.493,02 / 63.603.750,00 x100
Índice: 12,63%
A empresa terá um lucro de 12,63%, sendo assim será possível ela atender esse pedido.
Passo 5
O contador está infringindo o princípio contábil da competência, porque independentemente de recebidos ou não, devem ser registrados no período a que a transação se efetuou.
Está sendo infringido o princípio da prudência, porque estará afetando o PL da empresa, ou seja a quantia que foi retirada acarretara em prejuízo para eles.
Não está sendo respeitado o princípio da oportunidade, os registros devem ser feitos imediatos e de forma integral, independentemente das causas que as originaram, contemplando os aspectos físicos e monetários. A integridade dos registros é de fundamental importância para análise dos elementos patrimoniais, pois todos os fatos contábeis devem ser registrados.
Analisando a empresa, é preciso mudar alguns pensamentos em relação a legislação tributária, pois os sócios da empresa estão tomando algumas atitudes que podem prejudicar a empresa.
Por outro lado estão com o projeto de pneus novos que possibilita a maior durabilidade do produto, sendo assim tendo uma responsabilidade social com o meio ambiente, com a duração maior do pneu, não sendo necessário a troca do mesmo toda hora, ajudando assim na proteção ambiental.
Com esse projeto eles estarão criando uma vantagem competitiva no mercado de trabalho, pois nenhuma outra empresa teve essa ideia. Terão uma qualidade dos produtos e serviços maior, mesmo tendo um custo um pouco maior a estratégia deles para o mercado vai ter uma boa aceitação.
Conclusão
Analisando a indústria de pneus, percebemos que seus donos tem um pensamento de que seus colaboradores não precisamsaber de outras funções do seu trabalho, somente deverá saber do cargo que ele ocupa. Sendo assim seus colaboradores acabam trabalhando desmotivados, pois acham que nunca mudarão de função.
Por outro lado, a empresa tem um pensamento sustentável em relação a fabricação de pneus mais duráveis. Só é preciso mudar os pensamentos dos sócios em relação ao dinheiro que é retirado do caixa da empresa. Eles tem que ter o pensamento de que se foi retirado deve-se repor, pois isso pode causar um prejuízo para a empresa, sendo assim afetando eles mesmo. 
 
Referências bibliográficas
<http://www.infoescola.com/administracao_/administracao-cientifica/>
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Princ%C3%ADpio_cont%C3%A1bil>
<https://www.youtube.com/watch?v=ayzWI-4vJmA>
<https://www.youtube.com/watch?v=OTxnPrM3nuc>
<https://www.youtube.com/watch?v=BNiim7iVIl4&nohtml5=False>

Continue navegando