Buscar

TRABALHO EM GRUPO -TG

Prévia do material em texto

TRABALHO EM GRUPO - TG
Rejane – RA 1441131
Taguatinga/Brasília
2015
A autora faz jogo de palavras, recorre à intertextualidade explícita, cria neologismos, faz da metalinguagem um tema. Diante disso, vamos aprofundar um pouco mais nossa leitura: 
a) Destaque exemplos de neologismo (invenção de palavras) e discorra sobre sua importância no poema. 
Neologismo é um fenômeno linguístico que consiste na criação de uma palavra ou expressão nova, ou na atribuição de uma novo sentido a uma palavra já existente. Exemplo: 
 “ Artimanha de uma gasto gato “ significa, segundo o dicionário, “procedimento para levar alguém ao engano, esse sentido é o de uma arte do engano, talento do “gasto gato”, imagem que pode se referir à figura de um gato em si ou ao poema a ser escrito. Foram importantes para dar continuidade ao texto.
“Gatografia” é uma prática de troca: texto que se escreve e texto que se toma, pois o trabalho da citação, a intertextualidade, a releitura não só criam um segundo texto como recriam o primeiro, que, relido, é reescrito, ganhando um novo sentido, trata-se de uma escrita da citação, de um trabalho de “ladroagem”, de um artifício do gatuno, que ao furtar deixa suas marcas e escreve, assim, um rastro que liga gatos e textos. A“gatografia” é uma escrita do gato e hopogato ,hipopótamo + gato ,com objetivo de ressaltar a necessidade de novas atitudes dentro do contexto. A poetisa instiga a curiosidade pelo diferente e estimula o leitor a viajar em diversos mundos. 
.
b) A autora fala da linguagem (do gato, mas também da linguagem do poeta) e, em especial, o papel do ser humano em nomear os seres. Que verbo sintetiza a opinião da autora sobre o ato de nomear? 
Os versos mantêm a dicotomia da “gatografia”, já que, sem saber a “linguagem felina”, a poetisa não pode escrever como o gato e, sem conhecer as manhas, os artifícios do animal, não pode apreendê-lo, escrevê-lo. E traz referência ao verbo escrever.
c) Ela questiona sobre o nome gato nos versos “e o nome do gato?/ J. Alfred Prufrock? J. Pinto Fernandes?” Sabendo que J. Pinto Fernandes é um nome que aparece no poema Quadrilha, de Carlos Drummond de Andrade, nomear, escrever, desenhar são ações de que tipo: reias ou ficcionais? Afinal, o que é literatura na concepção dada pela poetisa.
Se esse gato é feito de fragmentos, talvez também o seu nome o seja: um fragmento do próprio Eliot ou um fragmento de Drummond... Mas, assim como não se sabe escrever o gato ou se apropriar de sua escrita (fingimento poético, já sabemos, pois gato e poema estão sendo escritos, ainda que pelo avesso), e também não se sabe o nome do gato: “o nome do gato é nome de estação de trem”. Duas leituras são possíveis para esse verso: o nome do gato é o nome de uma determinada estação de trem ou o nome do gato é como um nome de estação de trem.
São ficcionais ,pois se trata da representação de personagens e do sentimento de descrição pela autora.
A literatura é movida pela intertextualidade, diálogo com outros textos,citação,recorte e colagem.São textos densos,que nos satisfazem mais se referem a muitos outros textos,ele não está sozinho ,mas é uma rede sem fim.
ED 
Comprovante de Entrega
	Curso:
	LETRAS
	Disciplina:
	Estudos Disciplinares VII
	Título:
	trabalho em grupo -TG
	Aluno:
		1441131 - REJANE CARLA MARTINS REZENDE (Nota: Sem nota) 
	Entrega:
	28/09/2015
Atenção:
- Clique no(s) arquivo(s) para conferir seu trabalho 
· TRABALHO EM GRUPO -TG.docx
- Imprima este comprovante ou anote o "código de entrega" para futuras reclamações. 
Código de Entrega
9c140691-5e28-4991-ad90-9eab4171f0e2

Continue navegando