Buscar

Organização do trabalho pedagógico no ensino superior

Prévia do material em texto

Organização do trabalho pedagógico no ensino superior
1.O trabalho é um ato exclusivo do homem. Marx (1980), ao afirmar que a ação humana é consciente, ressalta que o ser humano tem capacidade para prever o seu trabalho, para planejar as suas ações. Dentre as alternativas dispostas na sequência, indique aquela que apresenta a definição correta para trabalho, na perspectiva do autor:
Alternativas:
· apoderamento dos materiais da natureza, tais como são deixados por outros homens.
· atividade que não modifica o estado natural dos materiais encontrados, e é utilizado para satisfação das necessidades do coletivo.
· atividade que não modifica o estado natural dos materiais encontrados, e é utilizado para satisfação das necessidades do próprio homem.
checkINCORRETO
· apoderamento dos materiais da natureza, tais como são encontrados.
· atividade que modifica o estado natural dos materiais encontrados, para melhoria de sua utilidade, para melhor satisfação das necessidades do próprio homem.
CORRETO
Resolução comentada:
Não se pode considerar como trabalho o apoderamento dos materiais da natureza tais como são encontrados. O trabalho se constitui na atividade que modifica o estado natural dos materiais encontrados, para melhoria de sua utilidade, para melhor satisfação das necessidades do próprio homem.
Código da questão: 7974
2)O professor deve escolher um recurso de ensino que tenha habilidade para utilizar. A utilização de recursos sem a habilidade necessária ao seu manuseio, leva o docente, no momento da aula:
Alternativas:
· a solicitar auxílio dos estudantes da sala.
· a solicitar auxílio dos colegas professores.
· a solicitar outro recurso que seja mais fácil de utilizar.
· a solicitar auxílio do coordenador do curso.
· a constrangimentos.
checkCORRETO
Resolução comentada:
A utilização de recursos sem a habilidade necessária ao seu manuseio, leva a constrangimentos. No entanto, o docente deve se capacitar para utilizar recursos diferentes daqueles que já usa.
Código da questão: 7867
3)Gil (2015) propõe como um dos elementos do Plano de Ensino a Identificação. Neste item, podem ser indicados a data da elaboração do documento; o nome da instituição; a identificação do curso, da disciplina e do docente; a série ou semestre e o turno de seu desenvolvimento; a carga horária total da disciplina; as salas em que será aplicado; e o número de alunos e de monitores de cada turma, se houver. Com essas informações, será possível:
Alternativas:
· a outros docentes, coordenador, estudantes e demais interessados identificar corretamente do que trata o documento. Ao final do período letivo, o docente também poderá utilizar as informações para avaliar a adequação entre os objetivos e a bibliografia indicada e entre os conteúdos e a ementa do documento.
· a outros docentes, coordenador, estudantes e demais interessados identificar corretamente do que trata o documento. Ao final do período letivo, o docente também poderá utilizar as informações para avaliar a adequação entre os objetivos e o conteúdo proposto e entre os objetivos e as estratégias adotadas.
· a outros docentes, coordenador, estudantes e demais interessados em fiscalizar o trabalho do professor.
· a outros docentes interessados em copiar o plano para as suas turmas.
· a outros docentes, coordenador, estudantes e demais interessados identificar corretamente do que trata o documento. Ao final do período letivo, o docente também poderá utilizar as informações para avaliar a adequação entre a extensão do conteúdo proposto e a carga horária prevista e entre o número de educandos por sala e as estratégias adotadas.
checkCORRETO
Resolução comentada:
Por meio do elemento Identificação, outros docentes, coordenador, estudantes e demais interessados poderão identificar corretamente do que trata o documento. Ao final do período letivo, o docente também poderá utilizar as informações para avaliar a adequação entre a extensão do conteúdo proposto e a carga horária prevista e entre o número de educandos por sala e as estratégias adotadas. Com essas informações, o docente poderá adequar o planejamento da disciplina para o próximo período letivo, melhorando a sua atuação.
Código da questão: 7781
4)A última etapa do Arco de Maguerez, que justifica todas as etapas realizadas anteriormente, é a que possibilita a intervenção, o exercício e o manejo das hipóteses associadas à superação do problema, de forma que o estudante ou o grupo possa indicar aquelas que efetivamente serão aplicadas. Assinale a alternativa que corresponda à identificação da última etapa do Arco de Maguerez:
Alternativas:
· Hipóteses de solução.
· Análise da realidade.
· Aplicação à realidade.
checkCORRETO
· Pontos-chave.
· Observação da realidade e definição do problema.
Resolução comentada:
A última etapa do Arco é a ‘aplicação à realidade’. A aplicação das hipóteses permite que as soluções propostas sejam fixadas, e possibilita ao pesquisador voltar à realidade recortada para, de alguma forma, transformá-la. Todos os participantes do processo devem se envolver com o meio, de forma que o compromisso social seja desenvolvido.
Código da questão: 7464
5)Assinale a alternativa que NÃO apresenta característica(s) da Educação Libertadora:
Alternativas:
· Entende que a solução de problemas implica na participação ativa e no diálogo constante entre educandos e educadores.
· Parte da concepção de que uma pessoa só conhece algo bem quanto o transforma, transformando-se ela também no processo.
· A aprendizagem é concebida como a resposta natural do educando ao desafio de uma situação problema.
· O aluno tem uma relação de completa passividade no processo educativo.
checkCORRETO
· Se preocupa com o educando enquanto pessoa integral e como membro de uma comunidade.
Resolução comentada:
Enquanto na educação bancária o aluno tem uma relação de completa passividade no processo educativo, na educação transformadora a aprendizagem ocorre de forma ativa, oportunidade em que o educando participa de todo o processo de sua formação.
Código da questão: 7626
6)Para a preparação das aulas, o docente deve reler os objetivos da disciplina e observar a sequência dos conteúdos e os objetivos estabelecidos no plano de unidade. De acordo com Libâneo (2013), no momento de preparação das aulas o docente:
Alternativas:
· deve tomar o tópico da unidade que pretende desenvolver, e desdobrá-lo em uma sequência ilógica.
· deve tomar o tópico da unidade que pretende desenvolver, e desdobrá-lo em uma sequência lógica, na forma de ideias, conceitos e problemas.
checkCORRETO
· deve alterar o plano de unidade, de forma que consiga implementar a sequência que considere mais adequada.
· deve tomar o tópico da unidade que pretende desenvolver, e desdobrá-lo na forma disposta no livro didático.
· não há necessidade de preparar as aulas, porque o docente já elaborou o plano de ensino da disciplina e o plano de unidade.
Resolução comentada:
Libâneo (2013) indica que o docente, nesse momento, deve tomar o tópico da unidade que pretende desenvolver, e desdobrá-lo em uma sequência lógica, na forma de ideias, conceitos e problemas. Para o autor, em um plano de aulas o docente vai organizar um conjunto de noções básicas em relação a uma ideia central, para formar um todo significativo que viabilize uma percepção coordenada e clara do assunto para o estudante.
Código da questão: 8396
7)De acordo com Pereira, Melo e Cunha (2008) há diferenças entre uma ação planejada e uma ação improvisada. Indique a alternativa que NÃO corresponde a uma ação planejada:
Alternativas:
· é elaborado a partir de um sistema de decisões integrado.
· é um processo que busca geração de resultados.
· é um processo formalizado.
· é realizado às pressas, na ocasião em que acontece algum fato.
checkCORRETO
· há preocupação em criar um esquema para o alcance de uma finalidade.
Resolução comentada:
Pereira, Melo e Cunha (2008), ao discutirem sobre a diferença entre uma ação planejada e uma ação improvisada, consideram como planejamento um processo formalizado para a geraçãode resultados, a partir de um sistema de decisões integrado. Nesse aspecto, o planejamento é diferente de improvisação. Enquanto em um planejamento há uma preocupação em criar um esquema para o alcance de uma finalidade, na improvisação o preparo de uma ação é realizado às pressas, na ocasião em que acontece algum fato, o que leva a um agir ‘por acaso’ e compromete o alcance da finalidade pretendida.
Código da questão: 7744
8)Gil (2015) propõe como um dos elementos do Plano de Ensino o "Cronograma". No elemento cronograma, o docente:
Alternativas:
· distribui as estratégias de ensino que serão utilizadas em cada período temporal.
· distribui as unidades de ensino que serão trabalhadas em cada período temporal.
CORRETO
· distribui os objetivos que serão alcançados em cada período temporal.
checkINCORRETO
· distribui as unidades e as referências bibliográficas que serão trabalhadas em cada período temporal.
· distribui as unidades de ensino que serão trabalhadas, sem preocupação com o período temporal.
Resolução comentada:
No cronograma o docente distribui as unidades de ensino que serão trabalhadas em cada período temporal, auxiliando na organização do processo ensino-aprendizagem. Pode ser indicado mais de um dia letivo para cada tópico do conteúdo. Há instituições que solicitam ao docente a indicação do que será trabalhado em cada dia letivo.
Código da questão: 7745
9)De acordo com Gil (2015), na elaboração do plano de curso o docente deve considerar alguns princípios norteadores. Indique a alternativa que NÃO apresenta alguns dos princípios propostos pelo autor:
Alternativas:
· Estabelecer conteúdos que sejam, efetivamente, meios para o alcance dos objetivos; Estimar tempo suficiente para a garantia da assimilação dos conteúdos.
· Atender às necessidades, interesses e capacidades dos educandos; Ter como base objetivos realistas, e considerar os meios disponíveis ao alcance das intenções.
checkINCORRETO
· Ter flexibilidade, de forma que seja possível ajustá-lo mediante imprevistos no decorrer do período letivo; Viabilizar uma avaliação objetiva de sua eficácia e eficiência.
· Elaborar objetivos. Os objetivos compõem o principal elemento do plano, ao considerar que orientam a construção de todos os outros itens do documento; Definir e ordenar conteúdos. O conteúdo, em síntese, corresponde aos assuntos e temas que serão trabalhados na disciplina, para que os objetivos indicados sejam alcançados.
CORRETO
· Atender às diretrizes do plano curricular (Projeto Pedagógico do Curso), de maneira que seja garantida a coerência do curso; Ter linguagem concisa, clara e precisa.
Resolução comentada:
A alternativa “E” indica orientações para a elaboração de objetivos e para definição e organização de conteúdos em um plano de ensino, e não os princípios norteadores para a elaboração do plano de curso.
Código da questão: 8053
10)Sobre a utilização de ferramentas tecnológicos no ensino, NÃO é correto afirmar que:
Alternativas:
· O elevado número de ferramentas tecnológicas requer que o docente tenha alguns cuidados antes de escolher qualquer uma delas.
· Para a escolha de uma ferramenta tecnológica, o docente deverá ter clareza das características e conhecimentos dos estudantes, e de suas limitações.
· Para a escolha de uma ferramenta tecnológica, o docente deverá ter clareza sobre os conteúdos de sua disciplina.
· O docente deverá dominar todas as ferramentas tecnológicas.
checkCORRETO
· Para a escolha de um ferramenta tecnológica, o docente deverá ter clareza sobre os objetivos estabelecidos.
Resolução comentada:
Não se exige que o docente domine todas as tecnologias, mas é necessário que reconheça que esse conhecimento é fundamental para uma melhoria na qualidade de suas aulas.
Código da questão: 8877

Continue navegando