Buscar

Portfólio Políticas da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pedagogia
 
	Disciplina:
	Políticas da Educação Básica
	Tutor:
	Wagner Montanhini
	RA:
	8107205
	Aluno(a):
	Lívia Alves Munhoz
	Turma:
	DGPED2001CAPA3O
	Unidade:
	Polo Campinas
Portfólio referente ao segundo ciclo de estudos. 
1) Apresente as principais características das políticas educacionais em cada
período da histórica republicana do Brasil.
Em 15 de novembro de 1889, a proclamação da república do Brasil, e com ela a nossa primeira carta constitucional, onde prevaleciam a transformação e o liberalismo. No entanto, a questão da educação de manteve similar ao modelo instituído na época do império, uma das mudanças que podemos apontar é questão da centralização do ensino superior e secundarista a União, enquanto o ensino elementar ficaria a cargo dos Estados. Na década de 20 surgiu o movimento chamado de “Escola Nova”, tendo como seu principal nome Anísio Teixeira, mas nada de efetivo foi realmente feito até a chegada de 1930, com a Era Vargas. 
A partir de 1930, no governo de Getúlio Vargas foi promulgada uma nova constituição que estabelecia a educação como direito de todos e que deveria ser garantido pelo Estado e pela família, sendo essa determinação inédita até este momento da história de nosso país. No final da década de 30, mais precisamente em 1937, a ditadura do Estado Novo se iniciava no Brasil, e junto a ela uma nova constituição foi promulgada. Para a educação houve uma enfaze na formação técnica e profissional buscando atingir a oferta de mão de obra, que se fortaleceu com a criação do SENAI e do SENAC e ficou conhecido como Reforma Capanema. e ainda, permitiu-se que o ensino fosse oferecido tanto por instituições privadas quanto instituições públicas.
Entrando na década de 40, mudanças políticas e econômicas ocorrem em todo globo, e em 1945 ocorreu a queda do governo de Getúlio Vargas, fazendo com que surja, em 1946, uma nova constituição, que tem em si muitos ideias liberais e democráticos, resgatando um pouco da Constituição de 1934. No que tange a educação, a constituiçao de 1946 criou o primário e o ginásio, e a educação voltou a ser direito de todos. Ainda sobre a constituição de 1946, temos o princípio da criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LBD, que foi sancionada pelo Poder Executivo no dia 20 de dezembro de 1961, ou seja, 13 anos após o início de seu anteprojeto, sendo sancionada como Lei nº4.024 de 1961. 
Entre 1946 e 1964, na chamada República Populista, houve uma forte campanha sobre educação pública e da alfabetização, principalmente de adultos, tendo como expoentes Florestan Fernandes e Paulo Freire.
Em 1964 com o golpe militar, passou-se a ter uma grande perseguição aos educadores, tendo uma política educacional antidemocrática e autoritária, duas reformas foram importantes para entender o contexto vivido. A primeira, denominada de Reforma Universitária, o governo promovia o controle ideológico dos cursos superiores, e a segunda reforma foi focada no ensino básico, que passou a ser estruturado em graus, que iam do primeiro ao terceiro. 
Com o fim da ditatura militar, em 1985, houve a transição para a redemocratização. Iniciava-se um novo cenário político no país com o Estado Democrático de Direito, e com ele uma nova esperança para o contexto educacional. No ano de 1988, foi promulgada a nova Constituição Brasileira, e junto dela uma nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação que reoorganizou todo o sistema de ensino, e ainda colocou a educação como direito de todos e dever do Estado e da família. 
Por fim, em 1996, houve a sanção da nova LDB, que trouxe novos ares para a educação do país com a modificação do sistema educacional brasileiro como um todo. 
 
2) Apresente as concepções de educação expressas na Constituição Federal de
1988, dos artigos 205 a 214, com uma crítica pessoal ao final.
A CF/88 em seus artigos 205 a 214, que estão contidos na seção sob o título de Ordem Social, estão os princípios norteadores da educação brasileira. É nesta seção em que se estabelece que a educação é direito de todos, e que é o dever do Estado e da família garantir o seu incentivo. Além disso, os artigos também tratamos sobre o acesso e a qualidade da educação, a organizaçõa do sistema educacional, a valorização dos professores e transfere para a Federação o financiamento e a distribuição de encargos e competências que concernem a educação brasileira. 
Apesar de no papel, termos uma ideia de grande valorização da educação e dos educadores, a realidade é bem diferente. Hoje vemos a escola pública sendo muitas vezes sucateada, e sem renovação de sua gestão e métodos de ensino, enquanto o ensino particular volta-se ao lucro e a quantidade de aprovados em vestibulares, deixando o pedagógico muitas vezes de lado. Isso sem contar a desvalorização profissional que o educador possui, que é desrepeitado dentro e fora da sala de aula, por seus alunos e também monetariamente, já que não recebe o que de fato deveria por todo o trabalho e esforço aplicado. A verdade é que estamos distantes daquilo que foi proposto em nossa carta magna. 
3) Numa forma de síntese, desenvolva os seguintes tópicos:
a) Retrospecto do processo de tramitação da LDB no Congresso Nacional (Câmara
Federal e Senado Federal);b) Os princípios gerais da Educação Brasileira presentes na LDB; c) Os níveis da educação no Brasil: Educação Básica e Educação Superior; d)Da Educação Básica; e) A formação dos profissionais da educação básica.
A LBD é uma lei que regulamenta todo o sistema educacional brasileiro, seja ele público ou privado, é através dela que temos os princípios educacionais e basilares da educação brasileira, que são liberdade, igualdadel, solidariedade e respeito á diversidade. Nela temos o nivelando da educação no Brasil, sendo dividido em Educação Básica e Superior. Na educação básica encontramos a educação infantil, que vai da creche até os anos inicias do ensino fundamental, os anos finais do ensino fundamental que preparam para o último período da educação básica, o ensino médio com duração mínima de três anos. Temos disposto também sobre a educação profissional, a educação de jovens e adultos – EJA, a educação especial, a educação a distância e a educação indígena. 
Quanto a formação de profissionais da educação é estabelecido, por lei, que a formação de docentes para atuar em educação básica deve ser de nível superior, em licenciatura plena, formados em cursos reconhecidos. Para a atuação em na educação infantil e no ensino fundamental em seus anos iniciais, o curso voltado para tal é o de Pedagogia, enquanto os anos finais do ensino fundamental e o médio requerem formação, também em licenciatura plena, na disciplina específica da qual você pretende atuar.
Referências:
_______.CORRÊA, R. A.; SERRAZES, K. E. Políticas da Educação Básica. Batatais: Claretiano, 2013.
_______.BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente \u2013 ECA. Brasília, DF. Senado Federal.
_______.BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF. Senado Federal.
_______.BRASIL. Lei nº 9.394, de 20/12/96. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Presidência da República.
Claretiano - Centro Universitário

Continue navegando