Buscar

atividade avaliativa final anatomia vegetal

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL – UEMS
CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL – DISCIPLINA: ANATOMIA VEGETAL
ATIVIDADE AVALIATIVA FINAL 
Nome:ISABELA CRISTALDO DA SILVA - RGM:44593 - Data:18/10/2020
01-Na estrutura de uma raiz são encontrados diferentes tipos de tecidos: epidérmico, parenquimático,
meristemático, condutor, entre outros. Os meristemas têma função de:
a) proteger a planta contra a desidratação.
b) realizar as trocas gasosas no processo de respiração.
X c) promover o crescimento da raiz. 
d) absorver do solo água e nutrientes.
e) proteger a raiz contra o desgaste produzido pelas partículas do solo.
02-Geralmente, caules subterrâneos queacumulam substâncias nutritivas, denominados tubérculos,são confundidos como sendo raízes tuberosas que também acumulam reserva de amido. Um caso típicodesse equívoco seria o de classificar a batata-inglesa comoraiz tuberosa. Qual das alternativas apresenta uma característica que diferencia um tubérculo de uma raiz tuberosa?
a) O tubérculo possui pêlos absorventes para a absorçãode água.
X b) A raiz tuberosa possui gemas axilares para o crescimento de ramos.
c) O tubérculo possui coifa para proteger o meristema decrescimento.
d) A raiz tuberosa possui gemas apicais para desenvolvernovas raízes.
e) O tubérculo possui gemas laterais para desenvolverramos e folhas.
03-Considere o diagrama floral a seguir:
Boa sorte!!!!
Descreva o que é cada estrutura acima
 (
Perianto externo:
 
São as partes mais 
externas
 da flor e a sua função é cobrir e proteger o botão floral antes dele se abrir. O conjunto de sépalas forma o cálice floral. Pétalas são estruturas geralmente coloridas e delicadas e se localizam internamente às sépalas.
Perianto interno
:
 Pétalas são estruturas geralmente coloridas e delicadas e se localizam internamente às sépalas. O conjunto de pétalas forma a corola. O conjunto formado pelos dois verticilos florais mais externos, o cálice e a corola.
Estame
: 
É o 
órgão
 
masculino
 das 
plantas
 produzem 
flores
: 
Angiospermas
 (
fanerógamas
). Um estame é constituído por três partes: 
antera
, conectivo e 
filete
.
 
Antera:
 Parte superior do estame, com formato globuloso. Contém os 
microsporângios
 que produzem os 
esporos
 
haplóides
, denominados grãos de 
pólen
 (
gametas
 masculinos).
 
Conectivo:
 Pequena estrutura que liga a antera ao filete.
 
Filete:
 Haste que liga o receptáculo da flor à antera.
Estaminóide
:
 
Estame de tamanho reduzido, rudimentar ou modificado, sem antera ou, raramente, antera sem pólen, não tendo a função original de produzir pólen, ou seja, é estéril. Às vezes tem a forma de uma pétala, sendo vistoso.
Nectário:
 
Nectário, ou glândula nectarífera, é toda glândula em um organismo vegetal a princípio capaz de produzir e secretar néctar.
Gineceu:
 
O gineceu é o conjunto de órgãos reprodutores femininos de uma flor, o conjunto dos pistilos. Engloba os carpelos, constituídos pelos estigmas, estiletes e ovários, localizando-se, em quase todos os casos, no centro da flor. Por vezes, é constituído apenas por um único carpelo.
 
)
04- Dados ilustrações anatômicas abaixo, descreva o que são cada uma delas:
	ESTRUTURAS
	DEFINIÇÃO
	FUNÇÃO
	
	Epiderme é um tecido vegetal que reveste a planta e tem origem a partir da protoderme.Tecido denominado epiderme tem origem a partir de células meristemáticas da protoderme e reveste o corpo primário do vegetal. 
Colênquima é um dos tecidos de sustentação das plantas e apresenta suas células, geralmente alongadas e vivas, reunidas em cordões ou formando um cilindro sob a epiderme.
Parênquima é um tecido vegetal meristemático constituído por células vivas, denominadas parenquimáticas, de diversos formatos, com importante papel na regeneração de tecidos.
Floema é o tecido das plantas vasculares encarregado de levar a produtos fotoassimilados (ou comumente chamados em conjunto de seiva elaborada) pelo caule até a raiz e órgãos de reserva.
 Xilema, ou lenho, são vasos – denominados de vasos lenhosos – que conduzem água e sais minerais da raiz para as folhas.
	Epiderme auxilia também na proteção da planta contra agentes patogênicos e danos físicos, além de apresentar funções específicas nos diferentes órgãos em que está presente. Em raízes, por exemplo, esse tecido ajuda na absorção de água e sais minerais. 
Colênquima sua função principal é dar resistência mecânica a órgãos ainda em crescimento e a partes maduras de plantas herbáceas.
Parênquima sua função é realizar a fotossíntese. São encontrados nas folhas, preenchendo o espaço entre a epiderme superior e inferior.
O floema é responsável pela condução da seiva elaborada das folhas às outras regiões da planta.
O xilema, ou lenho, é responsável pela condução de água e sais minerais seiva bruta - das raízes até o ápice da planta.
	
	 Bainha do feixe são feixes vasculares são circundados por células parenquimáticas.
Feixe vascular é um dos elementos que constituem o sistema de transporte das plantas vasculares. 
Mesofilo é o conjunto de tecidos parenquimáticos das folhas das plantas, posicionados entre a epiderme superior e inferior. 
	Bainha do feixe impede que os tecidos vasculares sejam expostos aos espaços intercelulares presentes no mesofilo. As nervuras dispõem-se de maneira diferente em cada tipo de folha.
Feixe vascular transporte propriamente dito ocorre no tecido vascular, que existe sob duas formas, o xilema e o floema. Ambos os tecidos estão presentes no feixe vascular, que também inclui tecidos de suporte e de proteção.
 Mesofilo onde ocorrem os principais processos fisiológicos dos vegetais; é onde aportam os minerais trazidos do solo pelo xilema, onde estes são convertidos em moléculas orgânicas, onde ocorrem as trocas gasosas entre as células e a atmosfera e de onde parte a água destinada à transpiração efetuada pelos estômatos. 
	
	Tricomas são apêndices epidérmicos que podem ser formados por uma ou mais células, atuam de diferentes formas, mas, na maioria das vezes, promovem a proteção do vegetal.
Feixe vascular é um dos elementos que constituem o sistema de transporte das plantas vasculares. 
Fibras são células esclerificadas que são longas e apresentam as extremidades afiladas, lume reduzido e paredes secundárias espessas.
	Tricomas apresentam diversas funções, como a diminuição da perda de água, proteção contra herbivoria e atração de polinizadores. 
Feixe vascular transporte propriamente dito ocorre no tecido vascular, que existe sob duas formas, o xilema e o floema. Ambos os tecidos estão presentes no feixe vascular, que também inclui tecidos de suporte e de proteção.
Fibras servem como elemento de sustentação nas partes vegetais que não mais se alongam. Podem ser classificadas artificialmente como fibras xilemáticas e extraxilemáticas.
 
	
	Canal de resina resinífero é um tipo de tecido secretor que se encontra nas plantas de grande porte. São canais que segregam resinas (substância formada por uma mistura de ácidos resínicos, óleos e álcool).
Lenho inicial com seus elementos de paredes delgadas e grandes lumens.
Lenho tardio, com suas células de paredes espessas e lumens pequenos.
	Canal de resina a função é proteger ou defender as plantas de ataques de insetos filófagos ou fungos.
Lenho tardio função principal é a sustentação, é mais denso. Suprimento da planta em seiva bruta ascendente, estocagem de reserva e sustentação.
 (
Abscisão nada mais é que 
a queda das folhas. Inicialmente forma-se um tecido cicatricial na região do pecíolo que une a folha ao caule, o tecido de 
abscisão
, que interrompe gradativamente a passagem de água e nutrientes minerais do caule para a folha.
)05- O que é abscisão foliar? Como interferem nos tecidos dos vegetais?
 (
Tropismo
 é o fenómeno biológico que orienta o crescimento de um organismo, particularmente plantas, em resposta a um estímulo ambiental. 
Quando o vegetal cresce em direção à fonte de estímulo, chamamos de 
tropismo positivo
, mas quando o vegetal cresce em sentidocontrário à fonte de estímulo, chamamos de 
tropismo negativo
.
O fototropismo 
é a resposta do vegetal quando o estímulo é a luz
. 
Os caules tendem a crescer em direção à luz, assim apresentando fototropismo positivo. Esse movimento se dá pela ação do hormônio auxina no alongamento celular. Quando a planta é iluminada apenas de um lado, a auxina vai para o lado menos iluminado. Dessa forma, as células desse lado ficam mais alongadas do que as células do lado que tem maior incidência de luz. É por isso que a planta se curva em direção à fonte de luz.
)06 – O que é tropismo e fototropismo? Como esse fenômenos interferem nos tecidos vegetais das plantas?
 (
Os 
tecidos
 meristemáticos 
primários são
 a protoderme, o meristema fundamental e o procâmbio. A protoderme é o meristema que origina a epiderme. Já o meristema fundamental origina o parênquima, o colênquima e o esclerênquima.
Os meristemas secundários ou laterais promovem o crescimento da 
planta
 em espessura. Eles 
são
 o felogênio e o câmbio. Responsável pelos 
tecidos
 vasculares secundários, o câmbio produz xilema e floema secundários, enquanto o felogênio origina a periderme, que substitui a epiderme, e 
é
 formado pelo súber e feloderme.
)07 –Quais são os tecidos primários e secundários das plantas?

Continue navegando