Buscar

Respostas da prova sociedades empresariais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: 
	Cód. matrícula: 
	Período: 2020.2 
	Disciplina: Sociedades Empresárias
	 Professor (a): 
	Data: 
	N° de questões: 10 
	Nota: 
Respostas:
1)A 2)A 3)A 4)D 5)B 6)D
Questão 7: Julgue o item a seguir, relativos ao direito administrativo e ao direito comercial. O exercício da atividade empresarial deve ser precedido de registro da sociedade empresária no registro público de empresas mercantis. A mesma exigência não se faz ao empresário individual. (1,0 ponto)
Resposta: O empresário individual e a sociedade empresarial devem ser registrados no registro público de empresas mercantis da respectiva sede, antes do início de sua atividade. Sendo obrigatória a inscrição. ( artigo 967do CC). 
Fonte: Slides e o código civil.
QUESTÃO 8 – Discorra sobre os elementos específicos necessários à existência e manutenção de qualquer sociedade. (2,0 pontos)
Resposta: Os elementos específicos necessários a existência de qualquer sociedade empresarial são os seguintes: a contribuição para o capital social, participação nos lucros e nas perdas, affectio societatis, cooperação ativa dos sócios e pluralidade de partes.
A existência e manutenção de qualquer sociedade empresarial são a contribuição para o capital social, pois as sociedades existem para o exercício de uma atividade econômica e, por isso, necessitam de um patrimônio inicial, que será composto pelas contribuições dos sócios; a participação nos lucros e nas perdas, não sendo essencial que todos os sócios participem dos resultados; affectio societatis é a vontade dos sócios de contraírem sociedade entre si; a cooperação ativa entre os sócios, ou seja, a vontade de atingir um fim comum e a pluralidade de partes é a obrigatoriedade da existência de pelo menos dois sócios para a configuração de uma sociedade.
Fonte: slides 
QUESTÃO 09 - Discorra sobre as consequências da personificação para as empresas. (2,0 pontos)
Resposta: As consequências da personificação são o nome, ou seja, as pessoas jurídicas possuem um nome próprio, pelo qual se vinculam no universo jurídico; a nacionalidade seja brasileira quando a sociedade é organizada conforme as leis brasileiras e que mantém sua sede no país; o domicílio, ou seja, a empresa deve ter domicílio, o local de funcionamento dos órgãos da administração ou onde o estatuto fixar (art.75,IV,CC); a capacidade de fato e de direito para firmar seus negócios jurídicos e de ser parte em processo, a existência distinta que é o reconhecimento da sociedade como centro autônomo de imputação de direitos e obrigações e o último item é a autonomia patrimonial que é o próprio patrimônio que responde por suas obrigações.
Fontes: slides e o site scribid.
Questão 10: Discorra sobre a desconsideração da personalidade jurídica. (2,0 pontos):
A desconsideração da personalidade jurídica é viável para alcançar o patrimônio de seus responsáveis, que em verdade, praticaram os atos indevidos, e se fizeram valer da separação entre seu patrimônio e o da pessoa jurídica, para escapar das sanções patrimoniais que lhes seriam imputadas. Portanto, é uma medida externa para coibir a fraude ou abuso de direito, é um reforço indireto para que os sócios e administradores atuem visando ao bem comum da sociedade empresarial, preservando-a e mantendo a sua função social, coibindo a manipulação da pessoa jurídica com o fim de fraudar credores. Portanto, o seu objetivo é preservar o instituto, coibindo praticas fraudulentas e abusivas que dele se utilizam. Entretanto, o instituto não dissolve a pessoa jurídica e, sim, permite a declaração da ineficácia do ato fraudulento para satisfazer credor atingido pela fraude ou pelo abuso de direito.
O art.133-CPC: O incidente de desconsideração da personalidade jurídica será instaurado a pedido da parte ou do ministério público, quando lhe couber intervir no processo. O incidente de desconsideração é cabível em todas as fases do processo de conhecimento, no cumprimento de sentença e na execução fundada em título executivo extrajudicial (art.134-CPC). O sócio ou a pessoa jurídica será citado para manifestar-se e requerer as provas cabíveis no prazo de 15 dias, conforme o art. 135-CPC.
Fontes: (código civil, https://blog.sajadv.com.br e Enciclopédia jurídica da PUC)

Continue navegando