Buscar

Educação de Jovens e Adultos: Conceitos e Práticas

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Educação de Jovens e Adultos (PED13)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:657248) ( peso.:1,50)
	Prova:
	25005262
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A Educação de Jovens e Adultos (EJA), voltada para a garantia de formação integral, da alfabetização às diferentes etapas da escolarização ao longo da vida, inclusive àqueles em situação de privação de liberdade, é pautada pela inclusão e pela qualidade social. Sobre o que a EJA requer, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A implantação de um sistema de acompanhamento, controle, monitoramento e avaliação das avaliações.
	 b)
	Maior alocação de materiais lúdicos para que as aulas ministradas pelos docentes sejam racionalistas.
	 c)
	Uma sistemática de acompanhamento das aulas com avaliação permanente do desempenho dos professores.
	 d)
	Um processo de gestão e financiamento que lhe assegure isonomia com relação ao Ensino Fundamental regular.
	2.
	A educação que abre as portas para o século XXI faz com que sejam suprimidas as diferenças entre a educação formal inicial e a educação permanente. Desta forma, faz com que os alunos possam desenvolver suas capacidades através do estímulo dado pelos educadores. Assim, estamos tratando de que conceito?
	 a)
	Educação ao Longo da Vida.
	 b)
	Educação ao Longo dos Tempos.
	 c)
	Educação Permanente.
	 d)
	Educação de Jovens e Adultos.
	3.
	O Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Estado do Rio de Janeiro inaugurou, em 1996, pioneiramente, uma nova versão de movimento social, cuja história tem início com a convocação da UNESCO para a organização de reuniões locais e nacionais preparatórias à V Conferência Internacional sobre Educação de Adultos, que aconteceu em Hamburgo, Alemanha, em julho de 1997. A surpreendente resposta dos convocados para a reunião no estado definiu a necessidade de uma articulação entre todos, verificada pela dispersão em que as ações e as instituições se encontravam, sem qualquer coordenação para uma política pública na área. O crescimento dos Fóruns nacionalmente e sua expressão nacional pelos ENEJAs e a legitimidade dos Fóruns vem sendo reconhecida em muitos espaços. Sobre o Fórum Educação de Jovens Adultos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O estado do Rio de Janeiro foi o primeiro a formalizar o Fórum Estadual de EJA.
(    ) O surgimento dos fóruns ocorreu de maneira diversa em cada estado.
(    ) A configuração dos fóruns de EJA se dá em torno de um movimento da sociedade civil, envolvendo diferentes segmentos comprometidos com a EJA (movimento popular, sindicatos, universidades, órgãos governamentais, ONGs, Sistema "S", estudantes e educadores).
(    ) Aos fóruns cabe a missão de alargar a compreensão da EJA, consolidar as políticas, estimular a formação de fóruns regionais, lançando dessa forma outros olhares no sentido de ampliar as possibilidades de práticas pedagógicas relacionadas com o universo infantil e centradas no mundo adulto marginal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	4.
	Para entendermos o que é cultura, é necessário compreender primeiramente que todo tipo de sociedade possui sua maneira própria de se expressar, de se organizar e de se manifestar, de viver; portanto, não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, mas, sim, culturas diferentes. Sobre a definição de cultura, analise as sentenças a seguir:
    
I- Toda a produção musical de um determinado local.
II- O nível do Quociente de Inteligência (QI) que um indivíduo apresenta.
III- É a capacidade que as pessoas têm de resolver problemas de forma autônoma, sem o auxílio de outras pessoas.
IV- O conjunto de criações do ser humano que conduz o convívio de um grupo social e que norteia a sua estada e inferência no mundo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	5.
	O trabalho educativo com jovens e adultos, seja em espaços formais ou informais, deve promover um espaço de aprendizagens que seja dinâmico e múltiplo. A metodologia de trabalho deve partir de uma concepção dialógica e dialética, cujos debates não deveriam se contentar somente com as empíricas aparências e as explicações mágicas e conciliadoras. Partindo da temática apresentada, assinale a alternativa CORRETA que apresenta um exemplo de trabalho pedagógico na EJA que promove aprendizagens críticas e criativas, em ambientes formais ou informais:
	 a)
	Subestima a realidade das pessoas em condições simples de vida, pois a pobreza sempre foi a condição natural e permanente do homem ao longo da história do mundo.
	 b)
	Desfavorece embates com a dimensão política do ser. Ao desfavorecer o acesso às questões políticas na educação, amplia o conhecimento do educando.
	 c)
	Promove a formação da consciência crítica, superando o limite que afoga a consciência na ignorância e na inércia, e o limite da inércia e da impotência perante a realidade humana.
	 d)
	Enaltece o pensamento mágico, que se pauta pelo recurso a narrativas míticas e apelos a forças sobrenaturais. Neste registo, recorre-se a histórias que explicam a origem dos fenômenos e justificam que eles assim sejam.
	6.
	Considerando que a função da escola se diferencia de atividades próprias da assistência social, da saúde e de terapias ocupacionais, aos sistemas de ensino cabe garantir aos alunos com deficiência, além do acesso ao ensino regular, as condições de participação e aprendizagem. Nesse contexto, a educação inclusiva é importantíssima na Educação de Adultos. Referente à temática participação, inclusão e equidade, analise as sentenças a seguir:
I- A educação inclusiva é fundamental para a realização do desenvolvimento humano, social e econômico. Preparar todos os indivíduos para que desenvolvam seu potencial contribui significativamente para incentivá-los a conviver em harmonia e com dignidade.
II- A Educação Inclusiva promove e facilita o acesso mais equitativo e a participação na aprendizagem dos adultos, reforçando a cultura de aprendizagem e eliminando barreiras à participação.
III- A educação inclusiva apoia o desenvolvimento da escrita e da leitura em várias línguas indígenas, desenvolvendo programas, métodos e materiais que reconheçam e valorizem a cultura eurocentrada e também conhecimentos e metodologias positivistas para os indígenas adultos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	7.
	A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino cujo objetivo é permitir que pessoas adultas, que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade convencional, possam retomar seus estudos e recuperar o tempo perdido. Oferecer a modalidade EJA nos dias de hoje requer um novo pensar acerca das políticas educacionais e das propostas de (re)inclusão desses educandos nas redes de educação pública do nosso país. Em certo sentido, partindo de um olhar revelador de certas práticas educacionais desiguais, ainda, a Educação de Jovens e Adultos no Brasil tem um forte componente de classe, visto destinar-se, na maioria das vezes,  a pessoas com diversas história de vidas. Sobre as pessoas na EJA, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Pessoas da educação regular dos filhos da classe trabalhadora que se encontram na faixa dos 6 aos 25 anos de idade.
	 b)
	Pessoas com qualificação técnica e profissional do operariado urbano atendendo às exigências do processo de inculturação.
	 c)
	Pessoas da classe trabalhadora que encontram dificuldades de inserção no processo produtivo em virtude da melhoria na qualificação profissional.
	 d)
	Pessoas da classetrabalhadora cujos papéis a serem desempenhados no cenário produtivo não requerem maiores investimentos do Estado.
	8.
	A Cooperação Sul-Sul reuniu os países de língua portuguesa do Sul com temas pautados na educação de jovens e adultos. Muitas temáticas foram discutidas, podemos apontar algumas delas. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Elaboração de propostas de erradicação do analfabetismo.
(    ) Resolução de questões em torno da formação dos formadores.
(    ) Formação inicial e continuada dos alfabetizadores.
(    ) Exclusão de parcerias com as universidades.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	9.
	Ações destinadas a diminuir a quantidade de analfabetos no Brasil, por meio das políticas públicas, obtiveram êxito, porém não evitaram que mais jovens saíssem da escola sem saber ler ou escrever. Nesse contexto, no seu artigo 37, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN - Lei n° 9.394/96, estabelece que a educação de jovens e adultos seja destinada a uma determinada categoria. Sobre a categoria que o artigo se refere, analise as afirmativas a seguir:
I- A todos os estudantes que não tiverem mais interesse no ensino regular, independentemente da idade.
II- Àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade própria.
III- Às pessoas de baixa renda e que já estejam frequentando o mercado de trabalho.
IV- Aos indivíduos que não conseguirem vaga em escolas de ensino regular.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 23 mar. 2017.
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	10.
	O Proeja foi criado inicialmente pelo Decreto nº 5.478, de 24 de junho de 2005, e denominado como Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos. Sua criação foi uma decisão governamental de atender à demanda de jovens e adultos pela oferta de educação profissional técnica de nível médio, da qual em geral são excluídos. O programa teve inicialmente como base de ação a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Por meio do Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006, é ampliado em termos de abrangência e aprofundado em seus princípios pedagógicos, passando a se chamar Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Com referências ao Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA -, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os cursos e os programas de formação inicial e continuada de trabalhadores articular-se-ão, preferencialmente, com os cursos de educação de jovens e adultos, objetivando a qualificação para o trabalho e para a elevação do nível de escolaridade do trabalhador, o qual, após a conclusão com aproveitamento dos referidos cursos, fará jus a certificados de formação superior ou teológica.
(    ) Todos os cursos e programas do PROEJA devem prever a possibilidade de conclusão a qualquer tempo, desde que demonstrado aproveitamento e atingidos os objetivos desse nível de ensino, mediante avaliação e reconhecimento por parte da respectiva instituição de ensino.
(    ) Os cursos de educação profissional técnica de nível médio do PROEJA deverão contar com carga horária mínima de mil horas, assegurando-se a observância às diretrizes curriculares nacionais de Teologia e demais atos normativos do Conselho Nacional de Educação para a educação profissional técnica de nível médio, para o Ensino Fundamental alfabetização, para o Ensino Médio e para a educação de jovens e adultos de Ensino Superior.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5478.htm. Acesso em: 10 jun. 2020.
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	F - V - F.
	 d)
	F - F - V.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina