Buscar

Resumo_histologia-tegumento

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SISTEMA TEGUMENTAR 
A pele e seus derivados constituem o sistema tegumentar; forma a cobertura externa do corpo e representa o seu maior órgão, constituindo 15 a 20% da massa total. 
Consiste em duas camadas principais:
- A epiderme é composta de um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado, que cresce continuamente, mas que mantém a sua espessura normal pelo processo de descamação; deriva-se do ectoderma.
- A derme é composta de tecido conjuntiva denso, que proporciona suporte mecânico, resistência e espessura à pele; derivada do mesoderma.
A hipoderme contém quantidades variáveis de tecido adiposo disposto em lóbulos limitados por tecido conjuntivo; situa-se abaixo da derme e é equivalente à fáscia subcutânea. 
Os derivados epidérmicos da pele incluem as seguintes estruturas e produtos tegumentares: folículos pilosos e pelos; glândulas sudoríparas; glândulas sebáceas; unhas e glândulas mamárias.
As principais funções da pele incluem: 
- atua como barreira que protege contra agentes físicos, químicos e biológicos no ambiente externo; 
- fornece informações imunológicas obtidas durante o processamento de antígenos para as células efetoras apropriadas no tecido linfático;
- participa na homeostasia ao regular a temperatura corporal e a perda de água;
- transmite a informação sensorial do ambiente externo para o sistema nervoso;
- desempenha funções endócrinas por meio da secreção de hormônios, citocinas e fatores de crescimento, e converte moléculas precursoras em moléculas hormonalmente ativas (vitamina D3);
- funciona na excreção por meio da secreção exócrina das glândulas sudoríparas, sebáceas e apócrinas.
Pele grossa: áreas sujeitas a maior grau de abrasão, são desprovidas de pelos e apresentam camada epidérmica muito mais espessa que a pele em qualquer outro local; palmas das mãos e as plantas dos pés.
Pele fina: a pele tem epiderme muito mais fina; demais locais, exceto nos locais que contém folículos pilosos.
Camadas da pele 
Epiderme → é composta de epitélio estratificado, no qual podem ser identificadas quatro camadas distintas. No caso da pele espessa, observa-se uma quinta camada denominada estrato córneo. Essas cincos camadas são:
- O estrato basal (EB), também denominado estrato germinativo em virtude da existência de células mitoticamente ativas, as células-tronco da epiderme; a partir das células troncos novas células – queratinócitos originam-se por divisão mitótica; as células são pequenas com formato cuboide a colunar baixo; núcleos estão menos espaçados. 
- O estrato espinhoso (EE), também denominado camada espinhosa ou camada de células espinhosas, devido à identificação de prolongamentos citoplasmáticos curtos que se estendem de uma célula para outra; tem espessura formada por várias células; os queratinócitos são maiores que aqueles do estrato-basal; os prolongamentos estão unidos por desmossomos aos prolongamentos semelhantes das células adjacentes; à medida que as células amadurecem e migram para a superfície, elas aumentam de tamanho e tornam-se achatadas, essa disposição é notável nas células espinhosas mais superficiais, em que os núcleos também mudam seu formato de ovoide para alongado 
- O estrato granuloso (EG), que contém numerosos grânulos de coloração intensa; os queratinócitos contêm numerosos grânulos de querato-hialina, esses grânulos contêm proteínas ricas em cistina e em histidina, que são precursoras da proteína filagrina, que agrega os filamentos de queratina presentes nas células cornificadas do estrato córneo; os grânulo de querato-hialina têm formato irregular e tamanho variável 
- O estrato lúcido, que se limita à pele espessa e é considerado uma subdivisão do estrato córneo; camada altamente translúcida contém células eosinófilas nas quais o processo de queratinização está bem avançado; o núcleo e as organelas citoplasmáticas sofrem ruptura e desaparecem à medida que a célula é gradualmente preenchida com queratina 
- O estrato córneo(EC), composto de células queratinizadas; células anucleadas desidratadas e achatadas; a membrana plasmática espessa dessas células queratinizadas cornificadas é revestida externamente, na porção mais profunda desse estrato, com uma camada extracelular de lipídios que forma o principal componente da barreira hídrica na epiderme 
A diferenciação terminal das células epidérmicas, que começa com as divisões celulares no estrato basal, é considerada uma forma especializada de apoptose. Os núcleos das células do estrato granuloso exibem uma morfologia apoptótica típica, incluindo fragmentação de seu DNA. As células ficam preenchidas com filamentos intracelulares de proteína queratina, e posteriormente são descamadas da superfície da pele. 
D – ducto de uma glândula sudorípara; De – derme; cp – camada papilar; CR- fibras colágenas da camada reticular 
Derme → é composta de duas camadas:
- A camada papilar, a mais superficial, consiste em tecido conjuntivo frouxo localizado imediatamente abaixo da epiderme. As fibras colágenas localizadas nessa porção da derme não são tão espessas quanto aquelas da porção mais profunda; moléculas de colágeno do tipo I e III. As fibras elásticas são filiformes e formam uma rede irregular. A camada papilar é relativamente fina e inclui as papilas dérmicas (protusões digitiformes de tecido conjuntivo, contêm terminações nervosas e uma rede de capilares sanguíneos e linfáticos) e as cristas dérmicas. Essa camada contém vasos sanguíneos que suprem, mas não entram na epiderme, além disso, contém prolongamentos nervosos que terminam na derme ou que penetram na lâmina basal, entrando no compartimento epitelial. 
- A camada reticular situa-se abaixo da camada papilar; consideravelmente mais espessa e menos celularizada que a camada papilar. Caracteriza-se por deixes espessos e irregulares de colágeno principalmente do tipo I e por fibras elásticas mais espessas.
Abaixo da camada reticular, encontra-se uma camada de tecido adiposo, o panículo adiposo. Essa camada atua como importante local de armazenamento de energia e também proporciona isolamento. Essa camada e o tecido conjuntivo frouxo associado constituem a hipoderme. 
As células musculares lisas isoladas ou organizadas em pequenos feixes que se originam nessa camada formam os músculos eretores dos pelos, que conectam a parte profunda dos folículos pilosos com a derme mais superficial.
Uma camada fina de músculo estriado, o panículo carnoso, localiza-se abaixo da fáscia subcutânea; pele do pescoço, face e couro cabeludo, músculo plastisma e outros da expressão facial.
Células da epiderme 
Existe quatro tipos diferentes: 
- Os queratinócitos são células epiteliais altamente especializadas, desenvolvidas para desempenhar uma função muito específica: a separação do organismo de seu meio externo. Representam 85% das células da epiderme
- Os melanócitos são as células produtoras de pigmento da epiderme. Representam aproximadamente 5% das células da epiderme
- As células de Langerhans são células apresentadoras de antígeno envolvidas na sinalização do sistema imune. Representam aproximadamente 2 a 5% das células da epiderme
- As células de Merkel são células mecanorreceptoras associadas às terminações nervosas sensitivas. Representam aproximadamente 6 a 10% das células da epiderme
Estruturas da pele 
Suprimento nervoso → a pele é dotada de receptores sensitivos de vários tipos, os quais são terminais periféricos dos nervos sensitivos. Além disso, é bem suprida com terminações nervosas motoras para os vasos sanguíneos, os músculos eretores dos pelos e glândulas sudoríparas.
Anexos epidérmicos da pele → derivam de invaginações do epitélio epidérmico que crescem durante o desenvolvimento. São eles: os folículos pilosos e o seu produto, os pelos; aas glândulas sebáceas e o seu produto, o sebo; as glândulas sudoríparas écrinas e o seu produto, o suor; as glândulas sudoríparas apócrinas e o seu produto misto que contém uma forma de suor com alta concentração de carboidratos, lipídios e proteínas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais