Buscar

RESENHA CRÍTICA DO LIVRO: MORAL E ÉTICA DIMENSÕES INTELECTUAIS E AFETIVAS YVES DE LA TAILLE.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESENHA CRÍTICA DO LIVRO: MORAL E ÉTICA – DIMENSÕES INTELECTUAIS E AFETIVAS – YVES DE LA TAILLE.
	Em leitura ao livro, pude perceber que ele aborda em seus primeiros capítulos separadamente o tema moral e o tema ética, por meio de pensadores filósofos, buscando uma reflexão sobre os processos mentais que é utilizado como embasamento de princípios morais.
	É feito em seu primeiro capítulo, uma análise profunda sobre a moralidade, relativista e heterônoma, que foram utilizadas pelas teorias e teses de Durkheim e Freud, o que cada um escolhe para trazer para si um bom entendimento de qualidade de vida, que como mencionou Piaget Kohlberg é a fonte de moralidade.
	Os dois filósofos mencionados buscavam uma simetria nas relações interpessoais e a honra, assim, o ponto inicial do livro.
	Em ato subsequente, o segundo capítulo trata da dimensão intelectual do saber fazer moral, incluindo então a capacidade de refletir, a capacidade de emitir um juízo moral, a sensibilidade de ir além do que é considerado visível e ter capacidade de interpretar ou interferir.
	Assim, percebi que a mensagem sobre a moral está ligada as operações mentais envolvidas na lógica da criança, que se inicia em um estagio de anomia, logo as regras que regem a conduta não são morais, passam pela heteronomia durante as quais os juízos emitidos são totalmente baseados na obediência às regras ditadas pelas figuras de autoridade e, na maior atenção a aspectos concretos como consequências da ação invés de intenções, para finalmente, culminar na autonomia, o que nem sempre é atingido por todos os seres humanos.
	No caso, a moral autônoma se inicia pelo

Continue navegando