Buscar

Relatorio de observação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA/UNIP	 PSICOLOGIA DO COTIDIANO	
CAMPUS CIDADE UNIVERSITÁRIA	 	PERÍODO MATUTINO
 CURSO DE PSICOLOGIA		PROFA. RILMA BENTO 
FABIULA PEREIRA BARBOSA – RA: T6561H-0
02º OBSERVAÇÃO: COMPORTAMENTO HUMANO NAS REDES SOCIAIS, AMBIENTE VIRTUAL, INSTAGRAM E TWITTER, 14 DE SETEMBRO DE 2020, 21:00 AS 23:00
	A presente observação ocorreu em ambiente virtual, Instagram e twitter, sobre a campanha publicitária da empresa de cosméticos Natura para o Dia dos Pais, que contou com o ator Thammy Miranda, que tem 38 anos, homossexual e pai de Bento de menos de 1 ano de idade.
	Nas redes sociais e fora delas também, observei muitas pessoas do meu trabalho, amigos e familiares comentando sobre a campanha, alguns a favor, outros contra, gerando um grande debate. Houve muitos ataques homofóbicos, pelo fato de Tammy ser um pai homossexual e estar participando da campanha do dia dos pais da ação da Natura.
	No twitter um homem de aproximadamente 35 anos, identificado como Samuel, faz um comentário positivo para Tammy, dizendo que ao invés das pessoas criticarem a Natura pela ação, deveriam criticar o ultrajante que é o pai que não paga pensão, abandona a mãe e abdica amor aos filhos.
	Um dos filhos do atual Presidente do Brasil, Eduardo Bolsonaro, de 36 anos de idade, que é Deputado Federal, criticou a Natura em suas redes sociais, disse que a campanha empurrou ¨goela abaixo uma conduta totalmente atípica para padrões brasileiros. ¨
	O pastor Silas Malafaia, da igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo, além de criticar a empresa, convocou religiosos a boicotar a empresa pela campanha que ¨afronta os valores cristãos¨, segundo ele.
	Apesar de todas as críticas negativas, Tammy Miranda disse em suas redes sociais que está muito feliz e respondeu aos ataques falando da importância de uma paternidade responsável. ¨ Pai é quem não abandona. ¨
	Através dos comentários homofóbicos nas redes sociais, foi observado como a população de gays bissexuais, lésbicas, travestis e transexuais sofrem das mais variadas formas de violência em razão de discriminação e preconceito por causa da orientação sexual e identidade de gênero. 
	Observei também a importância de haver espaços on line voltados para a redução do estigma social vivido pela população LGBT, havendo apoio mutuo para uma vivencia da orientação sexual com menos enfrentamentos, segundo Foucault, um novo modo de vida pode superar as barreiras sociais e históricas colocadas entre os indivíduos, uma vez que "um modo de vida pode ser partilhado por indivíduos de idade, estatuto e atividades sociais diferentes".
		
Referências bibliográficas: 
FOUCAULT, M. Da amizade como modo de vida. De l'amitié comme mode de vie. Entrevista de Michel Foucault a R. de Ceccaty, J. Danet e J. le Bitoux. Tradução: Wanderson Flor do Nascimento. Gai Pied, [S.l.], n. 25, p. 38-39, abr. 1981. Disponível em: 
<https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000100004&lng=pt&tlng=pt> Acesso em: 14 set. 2020.
1

Outros materiais