Buscar

PROVA 001 INT ENG

Prévia do material em texto

1. A medida de 180° equivale a pi radianos. Determine qual valor em radianos corresponde a 1° e também qual valor em graus é correspondente ao valor de 1 radiano (considerando o valor de pi = 3,1415). Após os cálculos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Utilizando a regra de três simples para fazer a transformação de 1° em radianos, o resultado é de 0,01745.
(    ) Empregando novamente a regra de três, a medida em graus que corresponde ao valor de 1 rad é de 57,29°.
(    ) Aplicando a regra de três simples para fazer o cálculo da transformação de 10° em radianos, o resultado é de 1,745.
(    ) Utilizando mais uma vez a regra de três, a medida em graus que corresponde ao valor de 10 rad é de 73,21.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-matematica/exercicios-sobre-conversao-medidas-angulos.htm#questao-1>. Acesso em: 27 abr. 2020.
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	2.
	O aprimoramento do curso de engenharia é especializado pela grande dedicação das pessoas em desenvolver novas criações, o princípio empreendedor e no melhoramento de recursos naturais presentes. Com relação às características da aprendizagem do estudo de engenharia, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Este perfil de ensino é fundamentado no estudo da composição da matéria e no aprimoramento dos experimentos desenvolvidos no passado, assim como a busca pela melhoria das habilidades técnicas.
	 b)
	É um processo de conhecimento sistematizado, que contempla os conceitos de formação da matéria, os princípios eletromagnéticos, as leis da mecânica, as modelagens matemáticas e os fenômenos físicos.
	 c)
	Representa um modelo de conhecimento baseado na habilidade técnica e nos processos desenvolvidos pelos antepassados com base na experiência prática.
	 d)
	A aprendizagem é baseada nos fundamentos das disciplinas das leis da física, teoria da decomposição dos materiais, soluções eletromagnéticas e modelagens mecânicas.
	3.
	O gerenciamento de tempo do projeto envolve os processos necessários para assegurar a conclusão do projeto no prazo previsto. Para a busca da solução de problemas, é necessária a realização de um projeto, para planejamento para uma utilização de metodologia para aplicação dos conhecimentos técnicos e científicos para entendimento do problema. Sobre as características dos diferentes projetos, analise as sentenças a seguir:
I- Projeto por evolução: resulta das alterações de um produto ou serviço já existente já desenvolvido, portanto há restrições de modelo ou medidas.
II- Transformação do projeto: tem origem através de uma necessidade específica de melhoria de um projeto, porém não há restrições para mudanças.
III- Projeto por inovação: é elaborado através da aplicação de conhecimentos ainda não testados, tem efeito em um novo produto.
IV- Inovação no projeto: tem como principal objetivo a transformação e a inovação de um produto ou serviço já existente.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	4.
	Um projeto é desenvolvido com base nas necessidades do mercado. Por isso, é importante que o projetista entenda o que o usuário final deseja com o produto a ser projetado. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Projeto é um empreendimento duradouro com o objetivo de desenvolver um produto ou serviço contínuo, apresentando um fim definido.
(    ) Projeto por evolução procede da adequação, do arranjo ou da transformação de um produto ou serviço desenvolvido, havendo a possibilidade de melhorias nos produtos já existentes.
(    ) Projeto por inovação procede do emprego de conhecimentos ainda não experimentados e testados. Esse tipo de projeto resulta em novos produtos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	F - V - F.
	 d)
	V - F - V.
	5.
	O núcleo de conteúdos profissionalizantes tem o objetivo de atender aos resultados do desmembramento entre teoria e prática, assim como dos diferentes conteúdos do curso. Este modelo permite aos alunos uma capacitação na metodologia de pesquisa e a construção de competências em comunicação oral e escrita. Com base no foco da formação profissional deste núcleo, analise as sentenças a seguir:
I- As disciplinas estudadas no núcleo de conteúdos profissionalizantes tem como objetivo proporcionar a qualificação nas ferramentas estudas na engenharia para os discentes.
II- O núcleo de conteúdos profissionalizantes tem com finalidade apresentar a história do desenvolvimento e a implantação dos cursos de Engenharia no Brasil.
III- A finalidade do ensino é a padronização das estratégias de análise, síntese e especificação da teoria e prática empregadas nas disciplinas de formação básica.
IV- Avalia o perfil de egresso dos alunos no curso de engenharia, através da análise curricular e desempenho das disciplinas de Matemática e Física.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	6.
	Os símbolos indicados para as grandezas são, em geral, letras simples dos alfabetos grego ou latino, em itálico; os símbolos sugeridos para as unidades são necessários. Com relação às regras para padronização da grafia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O valor do numeral de uma grandeza deve ser associado à unidade escrita por extenso ou formada pelo símbolo.
(    ) O valor numérico de uma medida deve ser acompanhado de uma unidade abreviada.
(    ) A nomenclatura da unidade precisa estar escrita por extenso e iniciar com a letra minúscula, sendo que a única ressalva é com grau Celsius.
(    ) Quando houver unidades com verbos simples, o seu plural deve ser composto pela soma da letra s no final.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	7.
	Quando um problema de engenharia apresenta diferentes unidades de medida, a conversão é necessária para solucionar a questão. Os elementos de conversão são desenvolvidos por meio de identificações definidas de forma experimental. Sobre a conversão de unidades, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) 1 ft equivale a 0,3048 m.
(    ) 3 ft equivale a 1,5975 m.
(    ) 2 m equivale a 6,56168 ft.
(    ) 3 km equivale a 5.633,7 ft.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	8.
	Um produtor de laranjas empacotou para venda no atacado uma quantidade de 2850 kg de sua produção total, sendo que metade dessas laranjas foi distribuída em sacos que tem a capacidade de 2/4 de quilograma cada. Sobre a quantidade de sacos que foram usados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A metade da produção do agricultor é de 1425 kg.
(    ) O número de plásticos a serem consumidos é a quantidade de 2850 unidades.
(    ) Como a quantidade disponível é para venda no atacado, os produtos não devem ser embalados.
(    ) A quantidade de plásticos que será consumida para suprir a metade da produção é de 5700 unidades.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	9.
	Desde a criação das escolas e instituições de ensino, ocorreu um aumento tanto no número de alunos quanto da expansão dos conhecimentos relativos da ciência à tecnologia. A primeira escola nessa referência foi a Rensselaer Polytechnic Institute,fundada nos Estados Unidos em 1824. As práticas e as metodologias de ensino tinham como finalidade transferir princípios teóricos e treinamento das técnicas e procedimentos. Sobre a diferença entre o modelo de ensino nas primeiras escolas de engenharia e a metodologia atual, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	No modelo das primeiras escolas, objetivo principal era o ensinamento em desenvolver as habilidades técnicas dos estudantes, enquanto no ensino atual, o foco é apresentar as novas teorias.
	 b)
	Há certa dificuldade em determinar quais eram as metodologias de ensino nas instituições do passado.
	 c)
	No modelo das primeiras escolas, o foco era no aperfeiçoamento das habilidades técnicas dos processos. Na atualidade, o compromisso é orientar para o aprimoramento com a competência, para agir de forma eficaz.
	 d)
	O foco de ensino das novas metodologias era baseado nos ensinamentos, técnicas e habilidades dos antepassados.
	10.
	O Sistema Internacional de Unidades tem como principal finalidade a elaboração e a utilização de um sistema que tenha praticidade e que seja integralmente compreendido nos vínculos internacionais, no ensino e na atividade científica. A respeito do Sistema Internacional de Unidades, analise as sentenças a seguir:
I- As grandezas de base são o comprimento, a massa, a temperatura, o tempo, a corrente elétrica, o campo magnético, a quantidade de substância e a intensidade luminosa.
II- A unidade de resistência elétrica é o ohm, que possui como símbolo uma letra grega, e depende das unidades fundamentais de comprimento, massa, tempo e corrente elétrica.
III- A metodologia do Sistema Internacional de Medidas é a mais utilizada no mundo, é utilizada para empregar medidas de forma padronizada.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-fisica/exercicios-sobre-sistema-internacional-unidades.htm#questao-4>. Acesso em: 13 fev. 2017.
	
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.

Continue navegando

Outros materiais