Buscar

Desafio Profissional - Lê Chef Gatô

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO DE AMERICANA – SP
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINAS NORTEADORAS: EMPREENDEDORISMO; COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL; TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO; DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL E; GESTÃO DO CONHECIMENTO.
MAURICIO LOURENÇO MUNIZ – R.A.: 1813549734
DESAFIO PROFISSIONAL:
PROPOSTA DE CONSULTORIA ESTRATÉGICA À EMPRESA LE CHEF GATÔ, BRIGADEIROS E DOCES ESPECIAIS
TUTOR EaD CIPRIANO MARTINEZ
AMERICANA/SP
2019
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	3
PASSO 01: EMPREENDEDORISMO	4
1.1 Modelo de Negócio	4
1.2 Problemas	5
PASSO 02: NEGOCIAÇÃO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL	7
2.1 Negociação	7
2.2 Concorrentes	9
2.2.1 Brigaderia	9
2.2.2 São Brigadeiros	9
2.2.3 Kopenhagen	9
PASSO 03: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E GESTÃO DO CONHECIMENTO	10
3.1 Desenvolvimento de Pessoas	10
3.2 Qualificação	11
3.2.1 Ferramenta SIX Sigma	12
3.2.2 Programa de remuneração e carreira	12
PASSO 04: ANÁLISE SWOT DA LE CHEF GATÔ	13
PASSO 05: PROPOSTA DE CONSULTORIA ESTRATÉGICA	15
5.1 Inovação de Processos	15
5.2 Investimento em Capital Humano	15
5.3 Formalização de Parcerias	16
5.4 Atendimento a Novos Públicos	17
5.5 Diferencial competitivo: vendas online	17
CONCLUSÃO	19
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	20
INTRODUÇÃO
O presente estudo tem como objetivo apresentar uma proposta de consultoria estratégica para a empresa Le Chef Gatô, doceria que iniciou suas atividades em 2011 na cidade São Paulo, através do sonho de adolescência de Ednei que, decidiu abandonar a carreira em um ambiente corporativo para dar vazão a seu próprio empreendimento.
No passo 02, conheceremos a cultura de negociação e o comportamento organizacional que a empresa cultua atualmente com um breve contexto acerca de seus três principais concorrentes, conforme definidos pelos próprios sócios. No passo 03, o trabalho irá se enveredar sobre o desenvolvimento profissional e a gestão de conhecimento, apresentando a importância da valorização do capital humano, tão fundamental nos processos internos da empresa. Através da apresentação de duas ferramentas, poderemos conhecer sobre como incluir o colaborador nas atividades da empresa e também a importância de se criar um programa de remuneração e carreira.
No passo 04, conceituaremos a Matriz SWOT e, com base em um estudo de caso real da Le Chef Gatô, poderemos analisar como o emprego dessa ferramenta pode ajudar a empresa em seu plano de expansão. Por fim, no passo 05 será apresentada a Proposta de Consultoria Estratégica, com cinco sugestões de melhorias que serão apresentadas a Ednei e Cláudia, a fim de obter melhor gestão de qualidade em sua empresa.
Certamente, tal trabalho contemplará o contexto real que a empresa enfrenta atualmente e evidenciará a importância da gestão no negócio, o que resulta em caminhos menos tortuosos para novas empresas e também companhias que já existem e desejam aumentar suas possibilidades de expansão e lucratividade.
PASSO 01: EMPREENDEDORISMO
Iniciaremos a tarefa a seguir evidenciando o contexto da Le Chef Gatô, contando sua história e os caminhos traçados, de modo a obter informações relevantes que serão utilizadas durante todo o exercício. Antes de apontar alternativas para o negócio, é fundamental encontrar os problemas que a empresa enfrenta e classificá-los de acordo com a sua relevância e importância para o contexto do negócio, atividades que serão demonstradas nos tópicos a seguir.
1.1 Modelo de Negócio
O estudo de caso apresenta a Le Chef Gatô, empresa que iniciou suas atividades na capital paulista em 2011 e se originou do sonho do fundador Ednei em ter o negócio próprio de fabricação de brigadeiros e seus derivados. Com o apoio de sua esposa Cláudia, Ednei buscou amadurecer tal aspiração e, quando se viu pronto para empreender, desligou-se do banco onde trabalhava para finalmente iniciar as atividades da Le Chef Gatô.
Logo no início, com o plano de abrir a primeira loja para atender às demandas do feriado de Páscoa, onde o chocolate é bastante consumido, Ednei encontrou a primeira dificuldade: o local não ficou pronto a tempo. Tal cenário, poderia ser visto por ele como um motivo para fracasso antes mesmo de colocar seu sonho em prática, todavia, o empreendedor soube aproveitar a circunstância e dar a volta por cima, utilizando a internet para fazer as vendas de seus produtos com o auxílio de um motoboy, responsável pela entrega ao cliente. A circunstância foi geradora de um caso de sucesso já no início do negócio e demonstrando o poder de criatividade e resiliência perante uma situação não planejada.
Quando finalmente a loja ficou pronta, em junho de 2011, a Le Chef Gatô começou com a oferta de 10 diferentes tipos de brigadeiros que eram fabricados numa cozinha montada no mesmo espaço físico da loja. Com o auxílio de dois funcionários na produção e outros dois no atendimento, Ednei conseguiu conquistar mais clientes e, em 2012, a sócia e esposa Cláudia passou a ajudá-lo nas funções administrativas e de suporte. Entretanto, como qualquer outro negócio de sucesso, a oferta de produtos foi aumentando, visando atender os mais diferentes tipos de clientes e a doceria passou a oferecer mais de 70 tipos de brigadeiros, entre outros tipos de produtos.
A expansão da empresa continuou e os sócios perceberam que enfrentavam problemas na gestão de seu negócio, que vão desde o desperdício de matérias-primas e produtos acabados, precificação e controle de processos internos, que serão trabalhados no subtópico a seguir. Ednei e Cláudia reconheceram que medidas deveriam ser buscadas para minimizar tais problemas, todavia, ambos tinham dificuldade para tomar a decisão.
Com base nas informações acima, é possível entender que a Le Chef Gatô é um case de sucesso, pois conseguiu expandir suas atividades para outras duas lojas parceiras. A marca é reconhecida por clientes das classes alta e média alta da cidade de São Paulo que, ao adentrar à loja, não buscam apenas adquirir um brigadeiro, mas sim obter uma experiência de sabores. Apesar do cardápio oferecer uma grande gama de produtos quando comparado o tamanho da infraestrutura de suas lojas, a Le Chef Gatô sabe firmar sua qualidade, tendo como chamariz principal as vitrines, que remontam às famosas docerias francesas nas décadas de cinquenta. 
Entretanto, cabe salientar que, no que tange à estrutura organizacional, a grande maioria de processos está concentrada apenas nas mãos dos empreendedores e que, embora o atendimento ao cliente seja prioridade e feito por funcionários previamente treinados e capacitados para tal atividade, é necessário analisar o fluxo de processos da empresa e encontrar possíveis caminhos que possam servir como estratégias para a expansão que a empresa é capaz de alcançar.
Antes de qualquer coisa, é necessário conhecer os problemas que tangem à dificuldade em tal processo de expansão para, a partir disso, encontrar alternativas possíveis para suprir eventuais adversidades que possam surgir não apenas durante um processo de expansão, mas também durante o ciclo de consolidação do negócio.
1.2 Problemas
O primeiro problema facilmente identificado quando é realizada uma análise das rotinas na Le Chef Gatô é certamente a concentração de atividades nas mãos dos empresários. Todo o processo produtivo se concentra sobre o sócio Ednei que, além de ser responsável pelo controle desses processos, também é o desenvolvedor e criador de novos processos. Já com relação à sócia Cláudia, o processo de gestão está concentrado sobre ela e, ainda que as compras sejam feitas pela nutricionista, tudo é criteriosamente supervisionado pela empreendedora.
Para esse primeiro problema, a possível solução é que ambos os sócios entendam a importância de delegar funções para a equipe, de modo a conseguir ter mais tempo livre para concentrar nas atividades que considerem mais importantes e dentro de seu cenário de gestão. O sócio Ednei é visivelmente um excelente chocolatier e deve se ocupar dessa função, que é o carro chefe da doceria, enquanto que Cláudia deve focar nos processos de gestão administrativa, redistribuindotarefas que podem e devem ser realizadas por colaboradores. Tais funcionários devem ser corretamente treinados para a realização de suas tarefas com maestria e com a qualidade que os empreendedores tanto esperam, de modo a obter a harmonização de processos. Tal redistribuição de processos permitiria que ambos os sócios conseguissem melhorar os métodos de gerenciamento do negócio, além de ter maior controle com as rotinas burocráticas-administrativas.
Em segundo momento, pode-se trabalhar em conjunto com dois outros problemas apresentados por Ednei e Cláudia: a precificação de produtos e o desperdício de matéria-prima e produtos acabados. Nesse aspecto, deve-se consultar se a empresa possui controles aptos a fornecer dados importantes sobre os custos que incorrem sobre a atividade e, em caso negativo, buscar obter consultoria estratégica de modo a criar tal domínio, que servirá de base para controlar desperdícios e que auxiliarão no preço que será aplicado ao produto para venda ao cliente, sabendo distinguir quanto é o custo e qual é a margem agregada de lucro que a empresa espera obter sobre a venda de seus produtos.
Por fim, é possível analisar os seguintes problemas: mão de obra, atendimento ao cliente e controle inadequado de estoques, problema com manutenção e limpeza da loja. Nesse aspecto, os empreendedores precisam entender acerca da importância de dispor de um eficiente sistema de gestão de recursos humanos, de modo a buscar pelos profissionais mais capacitados para realizar tais atividades. Como atende um público mais derivado das classes média alta e alta, a empresa precisa entender que o funcionário deve receber treinamento adequado para acolher tal cliente e suprir suas necessidades e tirar dúvidas que possam surgir, além de entender que, um ambiente limpo e com manutenção pontual será extremamente necessário para fidelizar clientes que, como dito em outrora, adentram a doceria em busca de uma experiência de sabores. Não há só que se buscar mão de obra qualificada, algo bastante escasso nos dias de hoje, mas treinar os novos funcionários com o objetivo de capacitá-los para tais atividades e, com isso, buscar formas de aprimoramento profissional, como oferecer planos de remuneração e carreiras para reter talentos.
PASSO 02: NEGOCIAÇÃO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Após identificar o Modelo de Negócio e os Problemas que a Le Chef Gatô enfrenta atualmente, convém ressaltar as estratégias de negociação que a empresa pode empregar de modo a obter maior vantagem competitiva, como diminuição nos custos de produção, parcerias de divulgação com produtos de revenda, o que representaria um aumento no valor agregado e na lucratividade sobre os produtos em questão.
Além disso, no segundo tópico conheceremos os três principais concorrentes da Le Chef Gatô, conforme apontados pelos sócios Ednei e Cláudia e dados básicos sobre como tais empresas atuam e os diferenciais que possuem, de modo a analisar o mercado onde a empresa está inserida.
2.1 Negociação
Nesse processo, faz-se de extrema importância que a Le Chef Gatô analise suas estatísticas no que tange ao relacionamento com todos aqueles que participam de seu processo de insumos para a atividade: os fornecedores. Eles são elementos essenciais para qualquer empresa, pois é através deles que uma empresa consegue adquirir os produtos necessários para a fabricação ou para a revenda e, por consequência, o faturamento que gerará o lucro da empresa. 
Analisando todo o contexto da empresa de brigadeiros, podemos perceber que os fornecedores tendem a ser poucos, tendo em vista, que a gama de produtos que a Le Chef oferece partem da mesma matéria-prima: o chocolate.
Nesse ponto, é de extrema importância saber que, além de saber fidelizar o cliente, também é importar conservar e manter relacionamento com o fornecedor, com o objetivo de fazer parcerias que trarão resultados positivos para ambos os lados.
Estima-se que, de todos os insumos da Le Chef Gatô, 80% é composto de chocolates e seus derivados que, segundo dados obtidos juntos aos sócios Ednei e Cláudia, são adquiridos com dois fornecedores diretos. Segundo eles, os fornecedores concorrem entre si e isso ajuda na disputa de preço, diminuindo o custo para a doceria. Nesse caso, convém obter junto a ambos, relatório detalhado com a média de insumos semanais que a Le Chef adquire e, com tal documento em mãos, verificar se a empresa teria alguma vantagem em adquirir a totalidade desses produtos com um único fornecedor, vantagem que pode ser através de descontos comerciais, parcerias para divulgação, entre outros.
Por outro lado, no que tange ao consumo de bebidas dentro da Le Chef Gatô, foi constatado que a grande maioria de clientes deseja o acompanhamento de café, sobretudo, com a preocupação com quantidade de calorias e açúcares, a empresa constatou que as solicitações de sucos naturais em polpa têm crescido. Nesse ponto, verificou-se que há apenas um único fornecedor desse tipo de bebida e trata-se de um supermercado que atua no ramo de atacados que, segundo os sócios, ao comprar por quantidade, conseguem obter um preço menor na compra, todavia, dado o perecimento desse tipo de produto e a falta de divulgação adequada no cardápio, muitas quantidades são inutilizadas por atingirem seu prazo de validade. Foi orientado que a empresa poderia fazer uma pesquisa de preço diretamente com fábricas que oferecem o mesmo produto e que, através de uma parceria que troque divulgação de ambos em seus ramos, é possível adquiri-lo em quantidades e preços menores, o que evitaria o desperdício e traria novos clientes para a doceria. 
Um ponto importante a se observar no caso dos sucos naturais consiste no oferecimento de promoções aos clientes para maior aquisição do produto, visando dar estímulo ao consumo, tendo em vista que, como se trata de um produto de revenda, a margem de valor agregado sobre ele tende a ser maior, fazendo com que a doceria aumentasse consideravelmente seu lucro.
Por fim, no caso de produtos descartáveis, como copos, talheres, entre outros e insumos utilizados internamente na empresa, como toalhas de papel e sacos descartáveis, é possível obter uma parceria de exclusividade, de modo que a Le Chef Gatô possa assumir o compromisso de comprar apenas daquele fornecedor e, como retorno, tenha preços mais vantajosos, o que diminuiria consideravelmente as despesas para a manutenção de suas lojas.
2.2 Concorrentes
Durante os trabalhos, para analisar o cenário da empresa, fez-se necessário entender quais são e como se comportam os três principais concorrentes, conforme apontados por Ednei e Cláudia, segundo seu ramo de atuação, sendo eles:
2.2.1 Brigaderia
A Brigaderia é uma empresa que nasceu em 2011 no Shopping Market Place e devido ao sucesso na comercialização de seus produtos, conseguiu expandir suas atividades de forma rápida, possuindo hoje 8 lojas e 1 quiosque, todos espalhados por shoppings de classe média alta nas cidades de São Paulo e Barueri. Entretanto, diferentemente da Le Chef Gatô não possui o oferecimento de vendas online.
2.2.2 São Brigadeiros
A São Brigadeiros nasceu também em 2011 e o ponto forte é a loja localizada no Park Shopping, na cidade de São Caetano do Sul-SP, que recebeu uma reforma e reinauguração há pouco mais de um ano. Segundo dados de sua página no facebook, ela é uma cafeteria especializada em brigadeiros e bolos, que, segundo os consumidores, são excelentes. É outro tipo de negócio que não possui venda online.
2.2.3 Kopenhagen
Dentre os três concorrentes apresentados, a Kopenhagen é a que possui a marca mais consolidada e seu negócio tem aceitação excelente entre os consumidores. Conta atualmente com 226 lojas em esquema de franquia espalhadas por todo o território nacional. Foi fundada em 1928 pelo imigrante David Kopenhagen e foi vendida em 1996 ao Grupo CRM. Seu negócio é totalmente realizado nas lojas, não havendo vendas pela internet.
PASSO 03: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E GESTÃO DO CONHECIMENTO
Nos tópicos a seguir, serão apresentadas informaçõesacerca do maior ativo que uma empresa pode possuir: seus colaboradores. No contexto da Le Chef Gatô, será possível obter o contexto do perfil de clientes que a empresa atende e de como é importante que a equipe de vendas, produção e gestão esteja apta para atendê-los e suprir suas necessidades.
No tópico a seguir, encontraremos duas ferramentas que podem utilizadas no processo de gestão da empresa. A primeira tange aos processos internos da empresa, com a análise e controle de indicadores estabelecidos previamente. Os funcionários serão fundamentais para ajudar a empresa nesse ponto. A seguir, através do programa de remuneração e de carreira, entenderemos a importância da empresa em reter talentos e de como a criação de um ambiente corporativo pode ser fundamental para o sucesso da organização, pensando sob o viés da carreira profissional de seus colaboradores.
3.1 Desenvolvimento de Pessoas
O estágio a seguir está focado no desenvolvimento de pessoas, que se refere à contratação e capacitação da equipe de trabalho da Le Chef Gatô, sobretudo, antes de apresentar os problemas e a importância nessa gestão de equipe é importante apresentar o contexto em que esse grupo atuará e o perfil de cliente que é atendido na doceria.
Por ter lojas localizadas em bairros de classe média alta da cidade de São Paulo, o perfil de cliente da Le Chef Gatô tende a ser mais exigente quanto à postura e imagem do profissional que os atenda, além disso, o cliente espera ser tratado com cordialidade e discrição, visto que, através da análise visual foi verificado que a maior parte do público se trata de pessoas acima dos 50 anos.
Tendo como base o perfil dos clientes e do tipo de atendimento que eles preferem receber quando consomem os produtos da doceria, é importante entender que os sócios Cláudia e Ednei devem priorizar o processo de gestão de admissões e treinamento da equipe, de modo a selecionar currículos que atendam ao perfil da empresa e os capacite de forma eficaz sobre a necessidade de ter comportamento e postura adequados.
Os profissionais contratados pela Le Chef Gatô devem entender o contexto em que a empresa atua, como o tipo de cliente, os produtos oferecidos, falar corretamente o idioma, evitando gírias e expressões populares. Nesse ponto, é fundamental entender que o cliente tem sempre razão e, ao adentrar nas lojas, não está apenas consumindo um produto, mas obtendo uma experiência gastronômica de altíssima qualidade, de modo a saborear doces em um ambiente adequado. Além disso, é de extrema importância salientar que os funcionários que atuam no atendimento do balcão são o cartão de visitas da empresa, sendo os responsáveis por manter a fidelidade do cliente e a alta taxa de recorrência deles na empresa.
Já os colaboradores que atuarão na produção devem receber treinamento adequado sobre higiene e normas relativas ao insumo principal que estão trabalhando: o chocolate. É fundamental que a equipe entenda como deve evitar desperdícios, atentar-se ao prazo de validade de produtos, além dos demais processos do processo de fabricação, de modo a manter a qualidade que a empresa sempre preza.
Por fim, para os funcionários dos setores administrativos e de gestão, há que se obter treinamento acerca dos valores, princípios, missão e visão da empresa, de modo a atuar para o alinhamento desses objetivos com os seus próprios pessoais. Nesse momento, é fundamental que o funcionário “vista a camisa” da empresa e busque sempre orientar os donos com soluções criativas acerca do negócio em que atuam.
3.2 Qualificação
A seguir, apresenta-se duas ferramentas relacionadas ao processo de gestão de pessoas e desenvolvimento profissional que podem ser empregadas na empresa Le Chef Gatô.
3.2.1 Ferramenta SIX Sigma
Essa ferramenta foi criada pela empresa Motorola e é definida como um conjunto de práticas com o objetivo de maximizar o desempenho dos processos empresariais, buscando eliminar defeitos e inconformidades, segundo critérios previamente estabelecidos.
Na empresa Le Chef Gatô, essa ferramenta pode ser utilizada para, inicialmente, definir os problemas nos processos internos que precisam ser corrigidos ou melhorados. Como exemplo, podemos citar o desperdício de insumos na produção, o que aumenta os custos para a empresa. A seguir, cabe a mensuração de dados e a sua análise, onde uma equipe de funcionários pode monitorar os processos de compras, analisando a validade dos produtos recebidos e de como e quando ele é utilizado na produção. Cabe também aqui analisar a forma de armazenagem desse produto após aberto, analisando condições como a temperatura do ambiente. A seguir, através do processo de brainstormig, os colaboradores podem apresentar estratégias ou soluções de forma a evitar esse desperdício e estabelecer indicadores de desempenho que serão utilizados para o monitoramento temporal desse processo, estabelecendo taxas de desvios aceitos como, por exemplo, definir que, por semana, será admitido que o limite de desperdício seja de apenas 1 kg de chocolate. Por fim, realiza-se o controle desse processo, analisando constantemente se o desvio estabelecido está sendo cumprido e, em caso negativo, reportar à gestão da empresa para providências.
3.2.2 Programa de remuneração e carreira
Outra ferramenta que pode ser utilizada no processo de gestão de pessoas é a utilização de um programa sólido de remuneração e carreira. Nesse ponto, cabe ressaltar que a empresa deve ter uma estrutura sólida e transparente em seus processos internos, evidenciando à equipe a importância de bater metas nas vendas ou produção, de modo a obter estímulo para obter e reter talentos na empresa, com remuneração vantajosa e programa de carreira, onde o colaborador saiba que tem a possibilidade de crescer na empresa.
No caso da Le Chef Gatô, tal ferramenta pode ser implantada através da cultura que os sócios podem passar aos colaboradores ao reconhecer e premiar talentos. Nesse aspecto, o funcionário se sentirá incluído nos planos da empresa e entenderá sua importância em todo o processo, trabalhando com mais eficiência e empenho, buscando atender metas e objetivos da empresa, de modo a obter retorno positivo para sua carreira profissional. 
Por fim, ao reconhecer talentos, os sócios podem promover o colaborador a outros cargos de maior destaque e, se desejar, propor a possibilidade de se tornar sócio com participação nos lucros, num possível plano de expansão para outras unidades, de modo que, o funcionário promovido possa gerenciar sua própria loja com a marca da Le Chef Gatô e obter parte dos lucros do negócio.
PASSO 04: ANÁLISE SWOT DA LE CHEF GATÔ
Antes de apresentar a Análise SWOT da Le Chef Gatô é importante conceituar a utilidade e importância da ferramenta Matriz SWOT e escolher um problema específico que será trabalhado, de modo a obter respostas sobre as alternativas que podem ser percorridas pela empresa para seu negócio prosperar ainda mais.
A Matriz SWOT é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo primordial identificar os pontos fundamentais de um empreendimento, ideia, negócio ou qualquer outra vertente a que se proponha. É através dela que obteremos respostas sobre quatro fatores: “Forças” e “Fraquezas”, localizados no ambiente interno de estudo, e “Oportunidades” e “Ameaças” no ambiente externo. Dessa forma, é fundamental que ela seja pautada com respostas sinceras, pois, somente assim será possível encontrar caminhos.
Para o caso da Le Chef Gatô, busca-se utilizar a Matriz SWOT no contexto da expansão que a empresa busca alcançar, de modo a construir sua consolidação no mercado, analisando tanto o ambiente interno quanto externo. Em resumo, a Matriz SWOT analisará o contexto da expansão que os sócios tanto almejam e, após conversar com eles, as respostas encontradas apresentam-se abaixo:
Através da Matriz SWOT acima, é possível analisar três pontos relacionados para cada contexto trabalhado sobre o aspecto de expansão de negócios da Le Chef Gatô. Em síntese, é possível verificar que a empresa entende que sua marcaé reconhecida pelos clientes, com alta taxa de fidelização destes, além de contar com qualidade e aceitação de seus produtos, derivados da inovação constante de seu cardápio oferecido. As oportunidades evidenciadas consistem na possibilidade de expandir seu negócio para o ramo de franquias, a possibilidade de conquistar um diferencial competitivo com relação aos concorrentes que é de expandir as vendas online, além de poder celebrar parcerias com fornecedores;
No que tange aos aspectos negativos, a Matriz SWOT revela fatores de fraqueza, como: dificuldade nos processos internos de gestão; não delegação de tarefas e; o desperdício de matérias-primas, fator último que aumenta os custos da empresa. Por fim, no cenário de Ameaças, pode-se analisar: não buscar a melhoria contínua; não treinamento da equipe de funcionários e; a não diversificação do público-alvo, fator esse que, se não analisado, pode levar a empresa para uma zona de conforto perigosa.
Apresentada a Matriz SWOT, o passo seguinte será a elaboração da proposta de consultoria estratégica, apontando sugestões pautáveis em melhorias nos processos, inovação constante e demais fatores que podem ser apresentados e seguidos pela Le Chef Gatô para obter ainda mais sucesso na consolidação de sua marca.
PASSO 05: PROPOSTA DE CONSULTORIA ESTRATÉGICA
Tendo como base todas as informações apresentadas nos passos anteriores que analisaram os contextos da Le Chef Gatô, foi possível conhecer o seu modelo de negócio, com apresentação da criação da empresa até os dias atuais, avaliando os problemas que enfrenta. A seguir, apreciamos os processos de negociação da empresa e quem são seus concorrentes, passando também pelo processo de gestão de pessoas, que consiste no exame do capital humano da empresa. Por fim, finalizamos com a Análise SWOT da empresa, que identificou as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças que enfrenta no processo de expansão.
As informações transcorridas nos itens anteriores serviram de base para elaborar essa proposta de consultoria estratégica que será apresentada aos empreendedores Ednei e Cláudia com o objetivo de propor sugestões de melhorias que podem ser implantadas na doceria. Nesse aspecto, serão elencadas 5 sugestões de melhorias aos gestores, a saber:
5.1 Inovação de Processos
A primeira sugestão de melhoria abrange a inovação de processos, rito que deve ser implantado na empresa como uma cultura sólida em busca da melhoria contínua. Na Matriz SWOT, os sócios identificaram que a Inovação já faz parte de suas forças, entretanto, é importante ressaltar que, além de priorizar a inovação em oferecer produtos diferenciados e sugestivos para os clientes, como o caso de nuggets de brigadeiro, macarrão de chocolate e nhoque com massa de chocolate branco, é importante dar especial atenção aos processos que, segundo a análise obtida, mantém muitas atividades nas mãos dos gestores, que precisam delegar tais tarefas com o objetivo de ter tempo hábil para se dedicar às tarefas de criação e gestão do negócio.
5.2 Investimento em Capital Humano
Conforme apontado nas páginas anteriores, todo gestor precisa ter em mente que, dentre todos os capitais que sua empresa possui, certamente o capital humano é o que merece especial atenção, principalmente no contexto da Le Chef Gatô que hoje atende clientes com poder financeiro maior e espera obter atendimento de qualidade quando adquire os produtos da doceria. 
Nesse aspecto, os funcionários contratados devem estar alinhados à cultura da empresa e serem capacitados de forma a atender as demandas do negócio. Devem entender também que há que se ter postura, discrição e falar o idioma nativo corretamente, de modo a manter a fidelização do cliente ao negócio, que hoje tem a taxa de 60%.
Por fim, conforme apontado no tópico 3.2.2, a empresa precisa criar um programa de gestão de recursos humanos com remuneração e planos de carreiras que atenda às necessidades dos colaboradores, de modo a manter a equipe motivada e disposta a “vestir a camisa” da organização e exercer seu trabalho com primazia, criatividade e inovação.
5.3 Formalização de Parcerias
Adiante, com o objetivo de promover a Le Chef Gatô no cenário comercial, há que se apresentar uma sugestão de melhoria voltada para a formalização de parcerias, atitude muito comum hoje em dia, mais barata que ações de marketing e com efeitos mais garantidos, tendo em vista que atinge diretamente o consumidor que deseja adquirir os produtos da empresa.
Ao longo do processo, sugerimos a celebração de parcerias com fornecedores, com o objetivo de diminuir os custos na aquisição de insumos e produtos em geral, além de parcerias para divulgação de sua marca em troca da divulgação da empresa colaboradora. Tais ações podem se concretizar com a exposição nas redes sociais de ambas as empresas dos produtos vendidos e/ou serviços prestados ou a inserção do logo da empresa nos negócios da empresa parceira. 
Nesse aspecto, o primeiro passo é saber identificar quem são os potenciais parceiros, de modo a potencializar a ação de divulgação. A seguir, deve-se construir um programa de parceria que contemple as vantagens para ambos os lados, de modo a tornar a sociedade possível, de forma transparente e coerente.
Ao final, tendo o processo desenhado e a parceria celebrada, o momento da divulgação deve ser monitorado de forma a obter dados acerca do sucesso da parceria, que resulta na ação que traga mais clientes para seus negócios e também para o parceiro de negócios. Aqui, a empresa deve definir um coeficiente com base em suas percepções que reflita os valores aceitos para classificar a experiência como de sucesso para ambas as partes.
5.4 Atendimento a Novos Públicos
O quarto passo do Plano de Consultoria Estratégica consiste em fazer que os sócios analisem todo seu contexto e saiam da zona de conforto: atender novos públicos. Hoje, a Le Chef Gatô atende clientes das classes média alta e alta e isso se deve ao fato de ter lojas localizadas em bairros ou shoppings onde esse público se encontra, todavia, o negócio de brigadeiros tem ganhado destaque nos últimos anos com a popularização dos “brigadeiros gourmet”, o tipo de doce com sabores diversificados e que atendem a novos paladares, algo que a empresa já trabalha desde sua criação, graças aos esforços de inovação de produto do chocolatier Ednei.
Como sugestão, a empresa pode buscar parceiros dispostos a levar a marca para shoppings de classe média da cidade de São Paulo em estantes ou quiosques, com o objetivo de promover a marca e ver como esse público se comporta com relação ao produto. Certamente, considerando a alta qualidade que a Le Chef Gatô preza em seus produtos, eles tendem a cair no gosto do cliente.
Uma outra sugestão aqui é analisar o mercado em que a empresa está inserida e seu histórico empresarial, com a decisão de expandir o negócio para o ramo de franquias. A Le Chef Gatô manteve seu ritmo de crescimento mesmo quando o contexto financeiro do país apresentava declínio, o que revela sua capacidade de se adequar aos cenários contrários que podem ser apresentados sem prévio aviso. Dessa forma, além de conseguir expandir as atividades para outros locais da cidade de São Paulo, os empreendedores podem alcançar voos maiores, tendo sua empresa atuando em vários pontos do Brasil.
5.5 Diferencial competitivo: vendas online
Por fim, ao identificar os três principais concorrentes que os sócios Ednei e Cláudia apresentaram, foi possível notar que nenhum deles possui qualquer serviço relacionado a vendas online. Analisando a criação da empresa, é possível perceber que Ednei encontrou uma solução quando percebeu que a loja não abriria a tempo para a Páscoa: divulgar os produtos na internet, fazer as vendas através do recurso tecnológico e contar com a ajuda de um motoboy para entregar os produtos diretamente ao cliente.
Há que se considerar que o chocolate – principal insumo da Le Chef Gatô -, é um produto perecível e, com o passar do tempo pode perder a qualidade que a empresa tanto preza, por isso, comosugestão, apresentamos aos sócios que, o serviço de encomendas online pode ser utilizado para evitar eventuais desperdícios, nesse ponto, o cliente utiliza o site, faz a compra ciente do prazo de entrega, tempo que será necessário para a fabricação, acondicionamento e entrega no local determinado pelo cliente.
Além das vendas por encomenda, o delivery também deve ser expandido e estimulado, considerando o contexto do insumo perecível. Assim, embalagens especiais que conservem suas propriedades devem ser empregadas no acondicionamento do produto ao cliente. Nos tempos atuais, onde as atividades humanas são intensas, poucos dispõem de tempo para ir até uma loja e comprar os produtos que desejam e, como nenhum dos concorrentes diretos da Le Chef Gatô oferece esse tipo de serviço, ela pode se aproveitar dessa oportunidade e se tornar pioneira, atendendo ao desejo de comodidade que o cliente espera. 
CONCLUSÃO
O trabalho em questão apresentou e contextualizou todo o cenário comercial em que a empresa Le Chef Gatô está inserida, fornecendo dados importantes sobre as motivações dos sócios para sua abertura, os primeiros desafios enfrentados e o desejo atual de expandir suas atividades, mas havia dúvida sobre quais caminhos deveriam ser percorridos para tanto.
Foi possível analisar que a empresa possui a marca reconhecida e alta taxa de fidelização de clientes, todavia, há problemas que devem ser analisados e devem ser propostas soluções que atendam a tais circunstâncias, de modo a obter maior produtividade e menores custos.
Obtendo o contexto dos três principais concorrentes da empresa, foi possível apontar possíveis caminhos buscando a melhoria nos processos internos de gestão. Além disso, com enfoque no capital humano, foi possível compreender a importância dos sócios em entenderem e valorizar o capital humano, buscando alternativas que visem a capacitação, o treinamento, a política de salários e de carreira para os colaboradores, com o objetivo de reter talentos que compartilhem a visão que a Le Chef Gatô deseja transmitir para seu público externo.
Em seguida, com a utilização da Matriz SWOT, podemos encontrar as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças que a doceria enfrenta em seu processo de expansão. A utilização dessa ferramenta é fundamental para obter respostas e formular ações reais e concretas com objetivo de melhoria contínua nos processos.
Por fim, ao apresentar a Proposta de Consultoria Estratégica aos sócios Ednei e Cláudia, foi possível elencar cinco sugestões possíveis de serem implantadas na empresa, com o objetivo de ajudar a organização no processo de expansão das atividades que, consiste na inovação constante, valorização do capital humano, parcerias, diversificação de clientes e buscar o diferencial competitivo.
Ao fim, como conclusão do trabalho, entende a importância que toda empresa deve dar a seus processos internos e esteja sendo priorizando e evolução constante. No contexto da globalização, a empresa que não busca melhorar seus processos tende a perder vantagens importantes e destaque no cenário comercial. A Le Chef Gatô é uma empresa que possui enorme capital para expandir suas atividades e consolidar ainda mais sua marca, e temos a certeza que os sócios Ednei e Cláudia são as pessoas certas para estarem à frente desse projeto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
<https://www.brigaderia.com.br/>, acesso em 05/05/2019.
<https://www.facebook.com/saobrigadeiros/>, acesso em 05/05/2019.
<https://www.kopenhagen.com.br/>, acesso em 05/05/2019.
<http://www.sobreadministracao.com/seis-six-sigma-o-que-e-como-funciona/>, acesso em 05/05/2019.
<https://etalent.com.br/artigos/6-principais-ferramentas-para-auxiliar-a-gestao-de-pessoas/>, acesso em 05/05/2019.
<https://www.sbcoaching.com.br/blog/negocios/matriz-swot/>, acesso em 06/05/2019.
<https://www.escoladeecommerce.com/artigos/saiba-montar-um-programa-de-parceria-e-faca-sua-empresa-crescer/>, acesso em 07/05/2019.
16
FORÇASFRAQUEZAS
Empresa com marca reconhecida;Dificuldade nos processos internos de gestão;
Qualidade e aceitação dos produtos;Não delegação de tarefas;
Inovação constante;Desperdício de matérias-primas;
OPORTUNIDADESAMEAÇAS
Expandir o negócio para franquias;Não buscar a melhoria contínua;
Diferencial de vendas online;Não treinamento da equipe de funcionários;
Parcerias com fornecedores;Não diversificação do público-alvo;
Fatores
Positivo
Negativo
Internos
Externos

Continue navegando