Buscar

TCC administração

Prévia do material em texto

12
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA AMAZÔNIA
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
Paulo Henrique Barroso de Lima
	
A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO COMO INSTRUMENTO INDICADOR PARA AÇÃO DE TREINAMENTO.
BOA VISTA-RR
2015
Paulo Henrique Barroso de Lima
A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO COMO INSTRUMENTO INDICADOR PARA AÇÃO DE TREINAMENTO.
 
Projeto de pesquisa desenvolvido como pré - requisito para obtenção de nota na disciplina de estágio supervisionado do curso de Bacharelado em Administração Centro Universitário Estácio da Amazônia, Sob a orientação da ProfªMSc. Jacquelaine Alves Machado. 
BOA VISTA-RR
2015
SUMÁRIO
1. TEMA	4
1.1. DELIMITAÇÃODOTEMA	5
2. SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA	6
3. JUSTIFICATIVA	
3.1. JUSTIFICATIVA PRÁTICA	
3.2. JUSTIFICATIVA TEÓRICA .........................................................................
4. OBJETIVO GERAL .......................................................................................
4.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS .......................................................................
5. REFERENCIAL TEÓRICO	
6. METODOLOGIA	
6.1. QUANTO À ABORDAGEM	
6.2. QUANTO AOS OBJETIVOS	
6.3. QUANTO AOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS	
6.3.1. Pesquisa de campo	
6.3.2. Pesquisa Bibliográfica	
6.3.3. Pesquisa documental	
6.3.4. Estudo de caso	
6.4. QUANTO AOS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADO	
6.4.1. Entrevista semi-estruturadas	
6.5. QUANTO AO UNIVERSO, POPULAÇÃO E AMOSTRAGEM	
6.5.1. Local e participantes da pesquisa	
6.5.2. População e amostra	
6.6. QUANTO AO CRITÉRIO DE ANÁLISE DE DADOS	
6.6.1. Ferramentas e procedimentos	
7. CRONOGRAMA	
8. REFERÊNCIAS	 
1. TEMA
A importância do endomarketing, na otimização do atendimento ao cidadão no instituto de identificação Odílio cruz do estado de Roraima.
1.1. DELIMITAÇÃO DO TEMA
              O grau de contribuição dos colaboradores para as organizações é fundamental para o alcance dos objetivos, sendo assim necessário o cumprimento das atividades as quais serão atribuídas aos mesmos. A área de gestão de pessoas busca meios de avaliar a contribuição de cada colaborador, e é fundamental que se tenha conhecimento do potencial dos mesmos, é necessário ainda identificar e reconhecer os problemas envolvendo a integração dos colaboradores, a motivação e o aproveitamento no desenvolvimento de suas funções, desse modo necessita-se que haja parâmetros para medir o desempenho dos colaboradores nas atividades por eles executadas.
              Atualmente iniciou-se um novo modelo adaptado e denominado de gestão de pessoas. A definição de gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades, politicas, métodos e práticas definidas, onde a ênfase é nas pessoas. “O surgimento da área de recursos humanos ocorreu com a necessidade de contabilizar os registros dos trabalhadores, com ênfase em horas trabalhadas, nas faltas e atrasos de pagamentos e descontos e nas admissões e demissões. Ela está associada a todo acompanhamento das atividades dos trabalhadores” (MARRAS,2011, Pág. 5). 
 O treinamento é um processo pelo qual permite a troca de conhecimento e requer confiança por parte do aprendiz, contribui para melhorar a capacidade intelectual dos colaboradores, ao alcançar as metas, possui a percepção de suas reais atividades dentro do ambiente organizacional, Ele proporciona mudanças que beneficiam tanto o colaborador quanto o responsável pelo treinamento através da troca de conhecimento de como se otimizar as atividades em relação ao desempenho a ser alcançado. “Treinamento é um processo de assimilação cultural a curto prazo que objetiva repassar ou reciclar conhecimentos, habilidades ou atitudes relacionadas diretamente a sua otimização no trabalho”. (MARRAS, 2011, p.133). 
   A pesquisa será realizada em uma empresa privada, de sociedade anônima de capital aberto, que atua no segmento farmacêutico no mercado e está situada no município de Boa Vista no estado de Roraima.
             O ambiente a ser pesquisado, trata-se de uma empresa que atua no segmento farmacêutico, que tem em seu quadro de funcionários um total de 26 colaboradores, dentre estes há dois gestores que comandam a filial. Quanto aos colaboradores a avaliação é feita através de diversos formulários e mensuração de resultados, que ocorre mensalmente com objetivo de maximizar as atividades de cada colaborador e os mesmos são avaliados por seus gestores individualmente.
             No contexto em questão, serão estudadas as informações oriundas da avaliação de desempenho e como estas informações podem direcionar as ações de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores de uma empesa do segmento farmacêutico.
 De que forma as informações oriundas da avaliação de desempenho poderiam direcionar as ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas?
 
2. SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA
  Há a necessidade da aplicação o desempenho e o desenvolvimento de pessoas na organização, sabendo que esse processo é primordial para o sucesso da empresa, pois através desta mensuração é possível promover o crescimento, o autoconhecimento e o potencial técnico dos colaboradores.
              A avaliação dos pontos fortes e fracos dos colaboradores é feita a partir da análise de execução de tarefas e obrigações, e os desafios enfrentados pelos mesmos no ambiente organizacional. “É importante uma organização manter um sistema de avaliação de desempenho tecnicamente elaborado. É uma maneira de evitar que a avaliação seja superficial e unilateral, do chefe em relação ao subordinado”. (GIL,2013, p.149).
              A organização em questão procura meios de acompanhar o crescimento de seus colaborados por meio de treinamentos, que possibilitem aprimoramentos das habilidades dos colaboradores. E de acordo com o desenvolvimento verificado são feitas ações de reconhecimento dos funcionários, embora o foco seja a maximização dos lucros para empresa.
              Com os programas de treinamentos oferecidos pela empresa os colaboradores ainda têm muitas dificuldades e déficits de conhecimento técnico. Isso pode estar acontecendo por que as soluções criadas não estão de acordo com as necessidades dos colaboradores portanto não tem resultados efetivos, além de gerar custos desnecessários.
3. JUSTIFICATIVA
3.1. JUSTIFICATIVA PRÁTICA
O estudo trará uma contribuição para a avaliação de desempenho fornecendo informações que auxilie no desenvolvimento e desempenho dos colaboradores, e levantar informações que auxilie nas ações de treinamentos no ambiente organizacional.
 Na organização em estudo, para que haja um melhor formato no desempenho das atividades dos colaboradores serão necessárias a identificação de atitudes e procedimentos que favoreçam a avaliação de desempenho, tendo em vista o aprimoramento nos métodos de avaliação como sendo uma das suas principais ferramentas no treinamento e avaliação de desempenho em uma empresa de segmento farmacêutico. 
Dessa forma, o estudo em prática trará informações necessárias para o desenvolvimento das atividades dos colaboradores e consequentemente o aperfeiçoamento das atividades de uma empresa. Atividades da organização d desempenho de avaliação para os colaboradores. Portanto a pesquisa irá sugerir na organização para melhorar a qualidade dos servidores, com base nas atividades e na pratica cotidiana serão levantadas informações sobre a forma de aplicação no RH, tendo em vista a melhoria de desempenho da organização em estudo.
3.2. JUSTIFICATIVA TEÓRICA
O presente estudo terá como contribuição cientifica a necessidade de uma melhoria na organização em estudo. Devido a grande demanda no atendimento diário no instituto de identificação Roraima, serviço prestado e o comprometimento com os cidadãos.
O estudo cientifico levantara o conhecimento do tema abordado em estudo, em que a instituição acadêmica, e os estudantes e a sociedade, poderão adquirir o grande conhecimento sobre o endomarketing. Que trabalha com a organização internadas empresas e instituições.
A partir do resultado desta analise poderá ser implementadas novas ferramentas na organização pública da área de segurança, onde os servidores poderão melhorar o desempenho, proporcionando uma melhora na organização.
4. OBJETIVO GERAL
4.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
5. REFERENCIAL TEÓRICO
5.1. RECURSOS HUMANOS
 
 De acordo com Snell e Bohlander, As organizações atualmente devem ter conhecimento de que as pessoas são essenciais para alcance dos objetivos e desenvolvimento de grandes e pequenas empresas, por tanto o recursos humanos é o processo de gerenciar talentos humanos para atingir os objetivos da organização. (2013, p.02):
Segundo o autor MARRAS, Jean Pierre, Tudo começou com a necessidade de ” contabilizar” os registros dos trabalhadores, com ênfase, obviamente, nas horas trabalhadas, nas faltas e nos atrasos para efeitos de pagamento ou desconto. Tal qual se faz hoje. (2011) . 
Segundo ,(2010).
.
Para Oliveira (2011, p.53) a estratégia: 
É a ação ou caminho mais adequado a ser executado para alcançar preferencialmente de maneira diferenciada, os objetivos, desafios e metas estabelecidas, no melhor posicionamento da empresa perante seu ambiente importante procurar substabelecer estratégia alternativa para facilitar as alterações dos caminhos com ações de acordo comas necessidades.
Referente aos conceitos pode-se verificar que as estratégias consistem na utilização de diversos recursos disponíveis na organização para a obtenção de resultados. A estratégia refere-se à forma de realizar os objetivos visando sempre o futuro.
5.2. A ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS E SUA EVOLUÇÃO 
5.2.1 
5.3. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
 	 Segundo, (MARRAS, 2011), a avaliação de desempenho (AD) é um instrumento gerencial que permite ao administrador mensurar os resultados obtidos por um grupo, em período e área específicos (conhecimentos, metas, habilidades).
A avaliação de desempenho é uma ferramenta que objetiva, em primeiro lugar, promover a competência profissional, através de um mecanismo de exame e ajuste sistemáticos de ‘’ rota ’’ entre o funcionário, sua função, sua chefia e a empresa.( PASCHOAL, 2006, pag .89)
 
5.3.1
5.4. Técnicas de Avaliação de Desempenho
5.4.1
5.5. Importância da Avaliação de Desempenho
 É importante para uma organização manter um sistema de avaliação de desempenho tecnicamente elaborado. É uma maneira de evitar que avaliação seja feita de forma superficial e unilateral, do chefe em relação ao subordinado. Dessa forma, a avaliação alcança maior nível de profundidade, ajuda a identificar causas do desempenho deficiente e possibilita estabelecer perspectivas com a participação do avaliado. (GIL p.149, 2013)
 
Alexandre, A avaliação de desempenho é uma ferramenta muito importante no universo organizacional, pois através dela, o funcionário tem a oportunidade de ver a forma pela qual o seu superior vem enxergando seu trabalho, de como ele está sendo analisado pelo seu superior. Consequentemente, para a empresa também é importante, pois possibilita ajustar determinadas falhas e promovendo o aproveitamento desse capital humano avaliado, tendo em vista que o superior pode ter em mãos um talento que precisa apenas de uma oportunidade. (Artigo Alexandre, 2011)
 Por esse contexto, o processo de avaliação de desempenho refere à integração e dimensionamento das expectativas da empresa, que busca seus resultados em consequência do desempenho apresentado na manifestação objetiva e concreta da participação e contribuição dos colaboradores da organização. (artigo, OLIVEIRA, 2009)
 A necessidade do sistema de avaliação de desempenho é importante pois se torna possível definir o comportamento desejado de seus colaboradores e os desenvolvimentos de suas atividades, trata-se de instrumento importante para o RH pois acompanha o desenvolvimento dos empregados.
55.1
5.6. TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
5.6.1
5.7. RELAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO COM PROGRAMAS DE TREINAMENTO 
5.7.1
6. METODOLOGIA
Nas concepções de Mascarenhas, Sidnei Augusto (2012, p, 36.) os aspectos metodológicos é a forma em que a:
Verificação da metodologia empregada. Quais os métodos e técnicas utilizadas pelo autor; se são pertinentes ou não; se pertencem à própria ciência ou outras. 
Segundo os autores Cervo, Bervian e da Silva (2007) O método não é um modelo, formula ou receita que, uma vez aplicada, colhe, sem margem de erro, os resultados previstos ou desejados. É apenas um conjunto ordenado de procedimento que se mostrou eficiente, ao longo da história, na busca do saber. O método cientifico é pois, um instrumento de trabalho. O resultado depende de seu usuário. 
6.1 QUANTO À ABORDAGEM
De acordo com Maria Virgínia (2012, p 44). Inicialmente, convém que tecamos algumas reflexões sobre a pesquisa propriamente dita, para posteriormente introduzirmo-nos no tema selecionando para estudo, isto é, uma das técnicas de coleta de dados – a Entrevista na pesquisa qualitativa.
Utilizamos a pesquisa qualitativa quando queremos descrever nosso objeto de estudo com mais profundidade. Por isso, ela é muito comum em estudos sobre o comportamento de um indivíduo ou de um grupo social. (MASCARENHAS, p, 46, 2012).
O estudo trará uma abordagem qualitativa que demostra e evidencia os dados em uma organização, onde os dados são levantados e analisados ao mesmo tempo.
6.2 QUANTO AOS OBJETIVOS
De acordo com GIL (2008, P,46)
As pesquisas exploratórias têm como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, tendo em vista a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores. De todos os tipos de pesquisa, estas são as que apresentam menor rigidez no planejamento. Habitualmente envolvem levantamento bibliográfico e documental, entrevista não padronizada e estudos de caso. Procedimentos de amostragem e técnicas quantitativas de coleta de dados não são costumeiramente aplicadas nestas pesquisas. Pesquisas exploratórias são desenvolvidas com o objetivo de proporcionar visão geral, de tipo aproximativo, acerca de determinado fato. Este tipo de pesquisa é realizado especialmente quando o tema escolhido e pouco explorado e torna-se difícil sobre ele formular hipóteses precisas e operacionalizáveis.
O caráter exploratório do estudo ficará evidenciado no momento em que a pesquisa se propõe a Identifica juntos aos servidores as percepções na área da motivação interna e Identificar a existência de programas voltados a informação e motivação do público interno. O caráter exploratório ficará evidente na medida em que se propõe a uma analise a partir de identificar quais as estratégias de endomarketing podem contribuir para a organização. Também se propõe a avaliar os processos da comunicação na organização. 
6.3 QUANTO AOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS 
6.3.1 Pesquisa de campo
De acordo com Severino (2007) a pesquisa de campo trata-se da observação de fatos e fenômenos que ocorrem na realidade. Por meio da pesquisa de campo que será realizada uma coleta de dados acerca do tema e do objeto estudado para, depois fazer uma análise de interpretação desses dados, com base numa fundamentação teórica. 
A pesquisa de campo será realizada na sede do instituto de identificação – RR junto com a direção e gestores da unidade, Por meio da realização de um estudo de caso único, selecionado por conveniência e comodidade, tendo em vista o fato deste pesquisador, realizar estágio em uma organização público da área de segurança.
6.3.2 Pesquisa Bibliográfica
Para Severino (2007) a pesquisa bibliográfica se caracteriza na realização a partir do registro disponível, decorrente de pesquisas anteriores, em documentos impressos, como livros, artigos e teses. Os textos referem-se a contribuições onde os autores expressam seus conhecimentos e são fontes a serem pesquisadas
O estudo será iniciado por meio de pesquisa bibliográfica, na administração de marketing dando ênfase no processo de elaboração de estratégia de endomarketing. Nestesentido serão realizadas pesquisas em livros, teses, dissertação, monografias, artigos e web sites especializados.
A pesquisa bibliográfica será também para embasamento no que diz respeito ao fator interno que influencia na estratégia de endomarketing no contexto geral para que se possa identificar quais fatores de certa forma influência o processo.
6.3.3 Pesquisa documental
 De acordo com Gil (2008;p 51):
A pesquisa documental assemelha-se muito a pesquisa bibliográfica a única diferença entre ambas está na natureza das fontes. Em quanto a pesquisa bibliográfica se utiliza fundamentalmente de contribuições de diversos autores sobre determinado assunto, a pesquisa documental vale-se de materiais que não recebem ainda tratamento analítico, ou ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetivos da pesquisa. 
A pesquisa documental refere-se a analise do documento que consiste no ambiente estudado, os documentos que serão analisados no ambiente estudado serão os de processos do atendimento de emissão de (RG) onde as informações descritas servirão como base para identificação dos fatores do ambiente interno. Material que será utilizado para consulta é de endomarketing é pesquisas bibliográficas.
6.3.4 Estudo de caso
Na concepção de Gil (2008, p.57):
O estudo de caso é caracterizado pelo estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetivos, de maneira a permitir o seu conhecimento amplo e detalhado, tarefa praticamente impossível mediante os outros tipos de delineamentos considerados.
Este método qualitativo consiste em aprofundar o estudo e servirá para responder alguns questionamentos referentes a analise do ambiente e contribuirá para que se compreenda melhor os processos organizacionais que envolvem a estratégia de segurança pública. O estudo de caso será realizado junto aos servidores que são responsáveis pelo monitoramento do processo de atendimento ao público, identificando assim os possíveis fatores do ambiente. 
6.4 QUANTO AOS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS
6.4.1 Entrevista semi-estruturada
 O autor Severino (2007, p. 124) afirma que
Por meios delas, colhem-se informações dos sujeitos a parti do seu discurso livre. O entrevistado mantém-se em escuta atenta registrando todas as informações e só intervindo discretamente para, eventualmente, estimular o depoente. De preferência, deve praticar um diálogo descontraído, deixando o informante à vontade para expressar sem constrangimentos suas representações. 
A entrevista semi-estruturada será realizada com os gestores e com os colaboradores que participam diretamente com a elaboração de estratégias, discorrerão a respeito das implicações dos fatores internos na construção das estratégias de endomarketing que podem ser utilizadas mediante a essa variável. Mediando ao exposto, pode-se dizer que as entrevistas serão um instrumento principal para essa coleta de informações, pois os entrevistados a todo o momento estão lidando com fatos inesperados no decorrer de sua gestão.
O instrumento a ser ultimando para coleta de dados, será o questionário que segundo Gil (2010 ):
A elaboração de um questionário consiste basicamente em traduzir os objetivos específicos da pesquisa em itens redigidos. Por isso as perguntas são classificadas da seguinte maneira: de forma simples, direcionada para determinado conhecimento que se pretende saber, ou abertos quando a resposta emite conceito abrangente, e também perguntas fechadas que englobam todas as respostas possíveis, sendo melhor de tabular. Perguntas duplas reúnem características de perguntas abertas e fechadas. (GIL 2010)
O mesmo será aplicado no instituto de identificação, onde conterá dez perguntas abertas com intuído de responde a problemática da pesquisa, o mesmo será direcionado aos gestores do centro de identificação Roraima– IIOC/RR.
6.5 QUANTO AO UNIVERSO, POPULAÇÃO E AMOSTRAGEM
6.5.1Local e participantes da pesquisa
A pesquisa será realizada diretamente no instituto de identificação Odílio cruz / IIOC RR, com gestores e servidores do atendimento.
6.5.2 População e amostra
A pesquisa será realizada no instituto de identificação Odílio cruz / IIOC RR com 10 colaboradores em que serão entrevistados 20% dos sujeitos dividido entre gestores e servidores. Para propor melhoria na organização do órgão citado.
6.6 QUANTO AO CRITÉRIO DE ANÁLISE DE DADOS
6.6.1 Ferramentas e procedimentos
A pesquisa será realizada de forma sistemática, levando em consideração as documentações do instituto de identificação, os arquivos e as entrevista, com o intuito de identificar a participação dos servidores e cidadãos no instituto odilío Cruz.
Depois de concluída a coleta das informações, as mesmas serão sistematizadas em uma tabela para facilitar o processo de análise do material. Que será utilizada ainda, a pesquisa bibliográfica disponível em dados relacionados com referencial teórico a ser desenvolvido no estudo. 
7. CRONOGRAMA
	
ATIVIDADES
	MESES
	
	AGO.
	SET.
	OUT.
	NOV.
	DEZ.
	
	1Q
	2Q
	1Q
	2Q
	1Q
	2Q
	1Q
	2Q
	1Q
	2Q
	Revisão do cronograma com o professor-orientador. 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Reavaliar e discutir o projeto com o professor-orientador.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Reavaliar os instrumentos de coleta de dados.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Levantamento de Literatura pertinente ao tema.
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	
	
	
	
	Estudar as diretrizes metodológicas da IES.
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	Reunião com o professor orientador. 
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	Aplicação da entrevista.
	
	
	
	
	X
	X
	X
	X
	
	
	Digitação do artigo
	
	
	
	
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	Pesquisa Documental.
	
	
	
	X
	X
	X
	
	
	
	
	Construção dos elementos pré-textuais.
	
	
	
	
	X
	X
	
	
	
	
	Construção do resumo e introdução.
	
	
	
	
	X
	X
	
	
	
	X
	Tabulação dos dados coletados.
	
	
	
	
	
	
	
	X
	X
	
	Construção da metodologia.
	
	
	
	
	
	
	X
	X
	X
	X
	Construção das análises de dados.
	
	
	
	
	
	
	
	X
	X
	
	Finalização do artigo.
	
	
	
	
	
	
	
	
	X
	X
	Correção ortográfica. 
	
	
	
	
	
	
	
	
	X
	X
	Correção metodológica.
	
	
	
	
	
	
	
	
	X
	X
	Correção final.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	X
	Preparação dos slides.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	X
	Apresentação oral do artigo.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	X
	Correções sugeridas pela banca.
	
	
	
	K
	
	
	
	
	
	X
	Entrega final do artigo.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	X
 REFERÊNCIAS 
desempenho nas organizações http://www.rh.com.br/Portal/Desempenho/Artigo/7492/a-importancia-da-avaliacao-de-desempenho-nas-organizacoes.html#
OLIVEIRA, Viviane A. P. de. Avaliação de desempenho como um modelo de gstão empresarial: Um estudo sobre o CHA (conhecimento, habilidades e atitudes) em um órgão público. Vol. XII. Nº 15. Anuário da Produção de Iniciação Científica discente. São Paulo, 2009. Disponível em: http://sare.unianhanguera.edu.br/index.ph
Mascarenhas, Sidnei Augusto, Metodologia cientifica / Sidnei Augusto Mascarenhas. – São Paulo: Person Education do Brasil, 2012.
Azevedo, Celicina Borges, Metodologia cientifica ao alcance de todos /Celicina Borges Azevedo. 2.ed.Barueri, São Paulo: Manole,2009.
A entrevista na pesquisa qualitativa: mecanismo para validação dos resultados/ Maria Virgínia de Figueiredo do Couto Rosa, Marlene aparecida Gonzalez Colombo Arnold. – 2.ed. Belo horizonte: Autêntica, 2014.

Continue navegando