Buscar

Avaliação da Educação e da Apredizagem

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1
O IDEB é uma ferramenta que serve para melhorar a qualidade da educação brasileira. Ao unir as informações, ela gera um índice, apresentando dados que constroem um novo desenho sobre a educação brasileira e acabam induzindo a criação de novas estratégias para garantir o acesso universal à escola. Quais são as informações utilizadas pelo IDEB?
a )
 O IDEB é calculado com a união das informações de rendimento e de rotatividade de profissionais da escola.
b )
 O IDEB é gerado pelo número de alunos que realizaram a prova e o rendimento que obtiveram.
 
c )
 O IDEB é calculado com a união das informações de rendimento e de fluxo escolar.
d )
 O IDEB é calculado com a união das informações de rendimento e de gestão escolar.
e )
 O IDEB é baseado nas informações de rendimento escolar.
QUESTÃO 2
A avaliação permite exercer uma ação sobre si mesma, ou seja, na medida em que se atribui um conceito de qualidade bom ou ruim, oferece-se material que sinaliza novas ações, proporcionando novas tomadas de decisões que interferem na busca da qualidade de ensino.
A avaliação, nesse sentido, não apresenta um fim em si mesma, mas sim
a )
 um meio de controlar e punir os alunos indisciplinados.
 
b )
 um meio de subsidiar a prática docente, um movimento de ação-reflexão-ação.
c )
 um meio de auxiliar professores e gestores.
d )
 uma forma de exercer poder sobre os alunos.
e )
 um meio de manter contato com pais e gestores.
QUESTÃO 3
O Plano Nacional de Educação estabelece 20 metas e 36 estratégias. Dentre elas, cabe destacar a que se refere à avaliação: a meta 7, que estabelece médias nacionais para os anos iniciais e finais do ensino fundamental e para o ensino médio. Essa meta faz uma projeção para alcançar, até 2021, da seguinte forma: anos iniciais - média 6,0; anos finais - média 5,5 e ensino médio - média 5,2. Diante desses dados, é correto afirmar que
a )
 A projeção está à luz das expectativas da grande maioria das instituições, visto que ela já é fato praticamente na totalidade das escolas brasileiras. As projeções, nesse sentido, só reafirmam a realidade.
b )
 A projeção está focada em números e não exatamente na qualidade da educação, pois os índices não expressam a realidade das instituições brasileiras.
c )
 a projeção está muito além da capacidade de nossas instituições, visto que o PNE foi elaborado sem considerar a realidade da educação brasileira.
d )
 As projeções estabelecidas no PNE estão completamente equivocadas, pois foram estabelecidas pelo governo sem a participação do corpo docente de todos os municípios; portanto, não é válida.
 
e )
 A grande preocupação, diante destas projeções, é garantir uma educação básica de qualidade, pois esta engloba uma complexidade de ações e de especificidade que a tornam, para o Poder Público, um grande desafio a ser superado.
QUESTÃO 4
Sobre o SINAES, é correto afirmar que
a )
 o Exame Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi criado mediante os anseios da sociedade para melhorar a oferta e a qualidade do ensino superior, e também para atender um movimento crescente de luta contra as universidades particulares.
b )
 O Exame Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi criado mediante os anseios da sociedade para fiscalizar a oferta do ensino superior, visto que esta oferta estava abraçando um número muito grande de jovens, dificultando o ingresso no mercado de trabalho.
c )
 o Exame Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi criado mediante os anseios da sociedade para melhorar a oferta e a qualidade do ensino superior, e também para atender um movimento crescente de luta para redução de vagas de alunos por turma nas universidade públicas.
d )
 o Exame Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi criado como um mecanismo fiscalizador, de forma a atender aos anseios da sociedade para melhorar a oferta e a qualidade do ensino superior e, também, para atender um movimento crescente de instituições clandestinas.
 
e )
 o Exame Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi criado mediante os anseios da sociedade para melhorar a oferta e a qualidade do ensino superior, e também para atender um movimento crescente de democratização.
QUESTÃO 5
Os parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil sintetizam os principais fundamentos para monitorar a qualidade da educação infantil. E, para uma efetividade melhor destes parâmetros, o MEC cria os indicadores de qualidade na educação infantil, que objetivam traduzir e detalhar esses parâmetros em indicadores operacionais, no sentido de oferecer às equipes de educadores e às comunidades atendidas pelas instituições de educação infantil um instrumento adicional de apoio ao seu trabalho. Sendo assim, é necessário compreender a diferença entre parâmetro e indicador.
Assinale a alternativa correspondente a essa diferença, com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais para a educação infantil.
a )
 Indicadores e parâmetros são definidos como mecanismos de aferição de resultados com base em questionários com pais e profissionais. A diferença entre eles é que os parâmetros são direcionados aos professores e os indicadores, aos pais.
b )
 Indicadores podem ser definidos como referência, ponto de partida, ponto de chegada ou linha de fronteira. Parâmetros, por sua vez, presumem a possibilidade de quantificação, servindo, portanto, como instrumento para aferir o nível de aplicabilidade do indicador. Indicadores são mais amplos e genéricos; parâmetros, mais específicos e precisos.
 
c )
 Entende-se por parâmetros a norma, o padrão, ou a variável capaz de modificar, regular e ajustar o sistema. Parâmetros podem ser definidos como referência, ponto de partida, ponto de chegada ou linha de fronteira. Indicadores, por sua vez, presumem a possibilidade de quantificação, servindo, portanto, como instrumento para aferir o nível de aplicabilidade do parâmetro. Parâmetros são mais amplos e genéricos; indicadores, mais específicos e precisos.
d )
 Entende-se por parâmetro e por indicador a norma, o padrão ou a variável capaz de modificar, regular e ajustar o sistema. A diferença está no fato de os parâmetros serem destinados às escolas públicas e os indicadores, às escolas particulares.
e )
 Indicadores e parâmetros não têm em sua essência diferenças significativas, portanto, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para a educação infantil, ambos têm o mesmo significado de indicar a qualidade da educação infantil.
QUESTÃO 6
Luckesi (2006) ressalta que ainda se observa no interior das instituições escolares a utilização de práticas avaliativas classificatórias, que objetivam estabelecer resultados de aprovados, reprovados, bons e maus alunos, entre outros, sendo que na grande maioria as ocasiões de revisão dos conteúdos são propiciadas visando melhorar a nota, e não visando aprofundar um determinado conhecimento - sendo, assim, desvinculada de sua finalidade, que é a aprendizagem. Diante disso, é correto afirmar que as notas escolares
a )
 são essenciais para medir o nível de desenvolvimento dos alunos.
b )
 devem ser reforçadas como práticas avaliativas coerentes e deve haver investimentos em técnicas para atribuir maior significado a elas.
c )
 são o melhor instrumento, pois expressam de forma clara e precisa o resultado que o aluno alcançou.
d )
 são a única forma pela qual os pais compreendem o desempenho dos filhos.
 
e )
 devem ser repensadas, pois expressam uma concepção de avaliação que considera os dados quantitativos em detrimento dos qualitativos.
QUESTÃO 7
As informações, para um processo avaliativo comprometido com a formação humana, são extremamente necessárias pois expressam a concepção de educação e de aprendizagem que foi determinada, bem como expressa a função social da escola. Portanto, pensar em registros é pensar em possibilitar momentos reflexivos sobre todo o processo de ensino-aprendizagem, e essas questões devem perpassar por todos os envolvidos - ou, como afirma Zabala, destinatários.Assinale a alternativa que corresponde a esses destinatários.
 
a )
 Alunos, professores, familiares, administração e escola como um todo.
b )
 Alunos, professores e administração.
c )
 Somente alunos.
d )
 Somente professores.
e )
 Alunos e professores, somente.
QUESTÃO 8
O quinto e último período, de 1973 até a atualidade, considerado o período da profissionalização, é marcado por um grande avanço pelas práticas e políticas da avaliação. Segundo Dias Sobrinho, esse período pode ser caracterizado por quatro aspectos. Assinale a alternativa que contempla esses aspectos.
 
a )
 1. Um aprimoramento sobre os conceitos de avaliação; 2. Formação continuada de avaliadores; 3. Instituição de parcerias e cooperação entre instituições e profissionais; 4. Aprofundamento teórico em relação aos métodos.
b )
 1. Um aprimoramento sobre modelos de exames; 2. Formação continuada de avaliadores; 3. Instituição de parcerias e cooperação entre instituições e profissionais que elaboram provas; 4. Aprofundamento teórico em relação aos métodos de calcular o número de acertos e erros.
c )
 1. Um aprimoramento sobre os conceitos de verifição; 2. Formação continuada de aplicadores de provas; 3. Instituição de parcerias e cooperação entre instituições e profissionais para aplicação e elaboraçao de testes; 4. Aprofundamento teórico em relação aos métodos de correção.
d )
 1. Um aprimoramento sobre os conceitos de avaliação; 2. Formação continuada de professores, com o objetivo de ensinar a elaborar testes; 3. Instituição de parcerias com empresas privadas especializadas em elaboração de provas em larga escala; 4. Aprofundamento teórico em relação aos métodos.

Continue navegando