Buscar

Atividade avaliativa 1 Bioquímica Nucleo B

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade AvaliativaVALOR: 2,5 Pontos 
NOTA: __________
Curso: Núcleo Saúde
Professor: Natalia Ribeiro Bernardes
ALUNO: Jaanderson Alvea Graça MATRÍCULA: ESGR213658
DISCIPLINA: Bioquímica
PERÍODO: 20 TURMA: B DATA: 23 / 10 / 2020 
1) (Valor: 0,4 pts) Os lipídeos são compostos orgânicos heterogêneos, de origem animal ou vegetal, são insolúveis em água e facilmente solúveis em solventes orgânicos, como éter, hexano e outros. Explique o processo de formação das gorduras trans que são encontradas nos alimentos.
R: A gordura trans, comum em nossos pratos, é conhecida tecnicamente como ácido graxo trans industrialmente produzido. Amplamente utilizada pela indústria, a gordura trans é formada a partir de uma reação paralela ao processo de hidrogenação de óleos vegetais líquidos. Ou seja, por meio do processo de formação de gordura hidrogenada, outras reações também ocorrem e formam os chamados isômeros trans, que são popularmente nomeados de gordura trans. É possível encontrar gordura trans no leite e na carne, mas em pequenas quantidades. A gordura trans em produtos industrializados pode ser encontrada em margarinas, biscoitos, bolos, sorvetes, chocolates diet, salgadinhos de pacote, bolachas recheadas, frituras, molhos prontos para salada, massas folhadas, maionese, pipoca de micro-ondas, sopas enlatadas, cremes vegetais e pães.
2) (Valor: 0,4 pts) Explique a atuação do hormônio glucagon no metabolismo de lipídeos.
R: Os efeitos fisiológicos do glucagon são vários. Êle age sôbre o metabolismo dos hidratos de carbono, das proteínas e dos lipídeos, sôbre o consumo de oxigênio, portanto sôbre o metablismo básico e, finalmente, sôbre os eletrólitos e função renal.
3) (Valor: 0,4 pts) Apesar dos malefícios causados por sua alta concentração, é correto afirmar que o colesterol não é importante para o funcionamento do organismo? Justifique sua resposta com 3 funções desse lipídeo.
R: Não. O colesterol é uma substância essencial para o nosso organismo, pois é utilizado por nossas células para a produção das membranas celulares e dos hormônios esteroides (estrógeno e testosterona), sendo, por esse motivo, produzido em nosso próprio organismo, principalmente no fígado. Existem dois tipos de colesterois, o colesterol que se associa às proteínas formando o LDL e o colesterol que se une às proteínas formando o HDL. O LDL em excesso pode causar prejuízos à saúde, enquanto o HDL traz somente benefícios.Função: armazenamento de energia, uma vez que cada grama de lipídios contém 9 quilocalorias de energia; auxílio na absorção de vitaminas A, D, E e K, que são lipossolúveis, ou seja, se dissolvem na gordura; produção de hormônios e sais biliares.
4) (Valor: 0,4 pts) Os esteróides são lipídios bem diferentes dos glicerídeos e das ceras, apresentando uma estrutura composta por quatro anéis de átomos de carbono interligados. O colesterol é um dos esteróides mais conhecidos, devido à sua associação com as doenças cardiovasculares. No entanto, este composto é muito importante para o homem, uma vez que desempenha uma série de funções. Como é feito o transporte do colesterol pelo corpo humano? E dos lipídeos? Onde são armazenados?
R: Como o colesterol não é hidrossolúvel, o transporte dessa substância é feito por meio de lipoproteínas. Denominamos de lipoproteínas aglomerados de moléculas de lipídios e proteínas que ajudam no transporte de lipídios pelo corpo. As principais lipoproteínas são: quilomicrons, VLDL (very low-density lipoprotein), LDL (low density lipoprotein) e HDL (high density lipoprotein). O LDL e o HDL são as lipoproteínas responsáveis pelo transporte do colesterol. O LDL transporta a maior porção desse esterol e destaca-se por sua capacidade de se ligar a membranas celulares dos vasos sanguíneos, formando as famosas placas de gordura ou ateromas. O aumento dessas placas diminui o espaço no interior dos vasos, dificultando a circulação de sangue, podendo até mesmo causar um infarto. Em virtude da capacidade de formar essas placas, o LDL é conhecido como “mau colesterol”. O HDL, por sua vez, é conhecido como “bom colesterol”, pois, em vez de se acumular em vasos sanguíneos, ajuda a transportar o colesterol até o fígado para sua degradação. Assim sendo, o HDL previne a ocorrência da formação de placas de gordura. O transporte dos lipídeos no organismo se dá por meio de lipoproteínas, estas englobam dentro de si triglicerídeos, colesterol, ésteres de colesterol, uma vez que são insolúveis em água. As apolipoproteínas auxiliam na solubilização dos lipídeos no plasma e atuam como sítios de reconhecimento, são receptores de superfície celular.
As lipoproteínas são classificadas de acordo com sua densidade. O HDL conhecido como "bom colesterol" é aquele que retira o LDL "colesterol ruim" da corrente sanguínea a fim de ser excretado do organismo, protegendo-o. O desequilíbrio na quantidade de lipoproteínas pode gerar um quadro de dislipidemia. Dislipidemia: é a elevação da taxa de gorduras na corrente sanguínea.
A maior parte do colesterol presente no corpo é sintetizada pelo próprio organismo, sendo apenas uma pequena parte adquirida pela dieta. Portanto, ao contrário de como se pensava antigamente, o nível de colesterol no sangue não aumenta se não ingerido quantidades adicionais de colesterol através da dieta (a menos, claro, que haja um distúrbio genético). O colesterol é mais abundante nos tecidos que mais sintetizam ou têm membranas densamente agrupadas em maior número, como o fígado, medula espinhal, cérebro e placas ateromatosas (nas artérias). Os Triacilgliceróis são lipídios formados pela ligação de 3 moléculas de ácidos graxos com o glicerol, um triálcool de 3 carbonos, através de ligações do tipo éster. A principal função dos triacilgliceróis é a de reserva de energia, e são armazenados nas células do tecido adiposo, principalmente.
5) (Valor: 0,4 pts) Os lipídios têm papel importante na estocagem de energia, estrutura de membranas
celulares, visão, controle hormonal, entre outros. São exemplos de lipídios: fosfolipídios, esteróides e carotenóides. Quase todos são formados por ácidos graxos, sendo assim, explique o que são ácidos graxos essenciais e dê 3 exemplos.
R: Os ácidos graxos essenciais são gorduras (lipídios) essenciais para todas as células do nosso corpo. Exercem funções importantes no organismo – incluindo a produção de energia, o transporte de gorduras do fígado para os tecidos do corpo, o crescimento normal das células. Além disso, compõem a formação de estruturas das membranas e da matriz celular, auxiliam na resposta imunológica, participam da regulação de hormônios e transporte de enzimas e ainda proporcionam o crescimento e desenvolvimento da estrutura de neurônios e na síntese da bainha de mielina. São chamadas essenciais porque nosso corpo não consegue produzi-las, assim, estas gorduras devem estar presentes na nossa dieta. A deficiência de ácidos graxos essenciais pode acarretar problemas dermatológicos, neurológicos e visuais. Dentre os alimentos que contém os ácidos graxos essenciais estão: Ômega 6 Fontes: óleos de girassol, milho, soja, semente de algodão. Ômega 3 Fontes: nozes, castanhas, linhaça, canola, peixes de água fria e óleos de peixes (salmão, tainha, sardinha, bacalhau, atum, cavala, arenque, truta). Para um bom equilíbrio da dieta inclua nas suas refeições: 1. Peixes de água salgada e fria (tainha, sardinha, salmão, atum, truta) 2 vezes na semana. 2. Óleos vegetais (soja, milho e gergelim), ao natural para temperar as saladas. 3. Consuma uma castanha por dia (noz, castanha do Pará, castanha de caju).
Quanto consumir: Três colheres de sopa de azeite por dia afastam o risco de infarto.
Quanto tem: Em 1 colher de sopa [10 gramas] tem 90 calorias, 7,4 gramas de gorduras monoinsaturadas, 0,8 gramas de poliinsaturada e 1,4 gramas de gordura saturada.
6) Estudos recentes têm mostrado uma forte relação entre o consumode carboidratos refinados e uma maior chance de problemas no coração. Um deles constatou um perigo maior em mulheres que comiam pães e bolos feitos com farinha de trigo branca e ricos em amido. Estes são alimentos de alto teor glicêmico, ou seja, carboidratos facilmente absorvidos e que rapidamente elevam a glicose. Uma outra pesquisa relacionou o uso de um adoçante com frutose a um aumento na pressão arterial dos homens. Com relação aos dois carboidratos citados no texto, responda: 
a) (Valor: 0,25 pts) Qual a diferença química entre eles? 
A diferencia e um monossacarídeo do outro é o grupo característico, que na molécula de frutose é um grupo cetona, enquanto na molécula de glicose, é um grupo aldeído
b) (Valor: 0,25 pts) A reação de condensação entre eles leva a formação do açúcar comum. Que substância é esta? Onde é encontrada? 
Sacarose, A sacarose é encontrada em diversas plantas, principalmente na beterraba e na cana-de-açúcar.
Boa prova!!!!!
1

Outros materiais

Outros materiais