Logo Passei Direto
Buscar

Biomedicina Interdisciplinar - exercícios completo

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Um homem de 35 anos, após viagem para Amazônia, mostra sintomas de febre baixa (38 oC), dores no corpo, cansaço e manchas avermelhadas pelo corpo.
Sobre os sintomas e o diagnóstico diferencial, podemos excluir a possibilidade de:
A) Febre amarela
B) Dengue
C) Zika
D) Ckikungunya
E) Dengue e Zika

O zika vírus tornou-se causa de calamidade pública no Brasil, tanto por sua propagação quanto por sua associação aos casos de:
A) abortos espontâneos.
B) mortalidade materna.
C) anomalias genéticas.
D) microcefalia.
E) nascimentos prematuros.

Sobre a vacina da dengue, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passou a recomendar que a vacina da dengue, vendida na rede privada na maior parte do Brasil, não seja tomada por quem nunca teve a doença.
Sobre isso, analise as afirmacoes abaixo:
I) A informação não é correta do ponto de vista das características da doença;
II) A informação é correta do ponto de vista das características da doença;
III) A vacina pode causar reações graves em quem não tem imunidade contra nenhum tipo de vírus da dengue;
IV) A vacina é composta dos vírus Den 1 a 4;
A) Apenas as afirmações II, III e IV
B) Apenas as afirmações I e IV
C) Apenas as afirmações II e IV
D) Apenas as afirmações III e IV
E) Apenas a afirmação I

Sobre o fluxograma que norteará o diagnóstico de malária.
Sobre ele, podemos afirmar que:
A) A conduta em A é confirmar o teste pelo método Teste Rápido para Malária
B) A conduta em B é internar o paciente para testes posteriores
C) Em C, os pacientes são encaminhados para o sistema de saúde para investigar outras doenças que não malária
D) Em A e C, os pacientes receberão tratamento específico para malária
E) Em A e B, os pacientes receberão tratamento específico para malária

Agora analise as afirmações abaixo:
A respeito das afirmações acima, assinale a opção correta:
I) O perfil imunológico acima mostra que o marcador NS1 é uma opção útil no diagnóstico precoce da doença em questão
II) Ele se mostra qualidade comparável ao teste de antígeno
A) As afirmações I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
B) As afirmações I e II são falsas.
C) As afirmações I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
D) A afirmação I é verdadeira, mas a II é falsa.
E) A afirmação I é falsa, mas a II é verdadeira.

Dadas as situações abaixo, assinale a alternativa que indique corretamente qual(is) o(s) tipo(s) celular(es) estará envolvido em cada uma das situações descritas abaixo:
(I) Infecção parasitária por Ascaris lumbricoides
(II) Alergia à nozes, amendoim e amêndoa
(III) Infecção causada pelo vírus
(IV) Células cancerígenas
(V) Segundo contato com o Vírus do Sarampo
A) (I) – neutrófilos; (II) - eosinófilos; (III) - linfócito T; (IV) – Células B; (V) – células de memória
B) (I) – eosinófilos; (II) - macrófago; (III) - linfócito B; (IV) – Células NK; (V) – células de memória
C) (I) – eosinófilos; (II) - eosinófilos; (III) - neutrófilos; (IV) – linfócito T; (V) – células de memória
D) (I) – eosinófilos; (II) - eosinófilos; (III) - linfócito T; (IV) – Células NK; (V) – células de memória
E) (I) – eosinófilos; (II) - eosinófilos; (III) - linfócito B; (IV) – Células de memória; (V) – células de memória

Sobre os testes laboratoriais para o diagnóstico e/ou acompanhamento terapêutico da sífilis.
Sobre esses testes, avalie as sentenças e indique a correta.
A) O VDRL é um teste não treponêmico baseado na reação de floculação de anticorpos anti-cardiolipinas (reaginas). A queda do título desses anticorpos indica sucesso no tratamento da doença, porém, se a infecção for detectada tardiamente, títulos baixos podem persistir por meses ou anos.
B) O fenômeno prozona ocorre quando existe excesso de antígenos não treponêmicos em relação à concentração de anticorpos anti-cardiolipinas presentes no soro, o que dificulta a visualização do imunocomplexo e ocasiona falsos-negativos. Para evitar o efeito prozona, o profissional de laboratório que executa o exame deve realizar a diluição da amostra testada.
C) O FTA-abs é um teste treponêmico que utiliza a bactéria íntegra T. pallidum como antígeno. Caso existam anticorpos contra a bactéria, é observada diminuição da fluorescência adicionada aos antígenos de superfície do patógeno.
D) O TPHA é um teste utilizado no diagnóstico da sífilis. Baseia-se na ligação de anticorpos treponêmicos, fornecidos pelo kit diagnóstico, com hemácias que contêm na superfície antígenos de T. pallidum, presentes no soro, o que ocasiona aglutinação das hemácias.
E) Nos testes de ELISA sanduíche, antígenos bacterianos são adicionados em uma superfície sólida, o que permite a detecção de anticorpos IgG anti-T.pallidum no soro. Esses anticorpos são revelados a partir da adição de um substrato com cor e posterior leitura no espectrofotômetro.

Sobre a aplicação dos métodos sorológicos e moleculares, avalie as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Na triagem de doadores de sangue, o teste ELISA para a detecção de anticorpos anti-HIV apresenta alta sensibilidade e o resultado positivo deve ser confirmado pelos testes NAT.
II. A pesquisa de antígenos para o vírus da hepatite B (HBsAg) visa determinar se o potencial doador de sangue está vacinado contra a hepatite B.
III. O diagnóstico da hepatite C é realizado pela pesquisa de anticorpos circulantes pelo método de ELISA indireto. Caso a amostra seja reagente no teste de ELISA, é necessária a confirmação por Western blotting, que é um método sorológico que permite a visualização da reação antígeno-anticorpo de maneira mais específica.
IV. Um potencial doador de sangue pode apresentar teste NAT positivo para o HIV e ELISA não reagente, pois os testes NAT possibilitam a redução da janela imunológica.
A) I e II
B) II e III
C) III e IV
D) I e III
E) II e IV

A leishmaniose é uma antropozoonose considerada um grave problema de saúde pública e representa um complexo de doenças com importante espectro clínico e diversidade epidemiológica.
A respeito da leishmaniose, avalie as afirmações a seguir:
I. Causa lesão ulcerativa contagiosas
II. É transmitida pelo contato com cães
III. As medidas de proteção preconizadas contra a LTA consistem, basicamente, em evitar o contato direto entre humanos e insetos vetores denominados flebotomíneos, conhecidos popularmente como mosquito palha, tatuquira ou birigui.
A) Apenas a afirmação I
B) Apenas a afirmação III
C) Apenas a afirmação II
D) Apenas as afirmações I e II
E) Apenas as afirmações I, II e III

Com relação à coleta de material biológico para realização do diagnóstico baciloscópico do Mycobacterium leprae, qual afirmação está correta?
A) O sangue seria o material biológico preferencial para visualização da bactéria nesse diagnóstico.
B) A linfa seria o material de escolha, e este material deve ser coletado dos cotovelos e da ponta do nariz.
C) A linfa seria o material de escolha, e este material deve ser coletado dos cotovelos, dos lobos das orelhas e de lesões, quando presentes e solicitados pelo médico.
D) O sangue seria o material de escolha, e este material deve ser coletado dos cotovelos e da ponta do nariz.
E) A linfa obtida por punção venosa seria o material biológico preferencial para visualização da bactéria nesse diagnóstico.

Em 2013, no Sistema Único de Saúde, foi implantada uma ferramenta rápida para o diagnóstico da tuberculose (TB), o método GeneXpert MTB/RIF, que detecta a presença do material genético do complexo Mycobacterium tuberculosis e a resistência à rifampicina em uma única reação, fornecendo resultados dentro de 2h. Muitos estudos apontaram a rapidez, a boa sensibilidade e a especificidade desse método. O GeneXpert ainda não elimina a necessidade do uso de métodos bacteriológicos tradicionais. A sensibilidade do GeneXpert nos estudos analisados variou entre 46,0% e 100,0%. As pesquisas revelaram bom desempenho do método molecular GeneXpert para o diagnóstico da TB. A técnica é considerada simples, com baixos riscos biológicos, com custo equivalente ao de outras técnicas moleculares, e pode ser realizada com treinamento mínimo.
De acordo com as informações acima descritas e os resultados apresentados pode-se afirmar que:
A) No presente estudo, conduzido em condições de rotina laboratorial em um hospital de referência terciária para tuberculose na Bahia, o Xpert MTB/RIF foi capaz de detectar 254 casos de tuberculose negativos na baciloscopia de escarro, o que representou um acréscimo de diagnóstico biologicamente confirmado de 59,9%
B) O método de Xpert MTB/RIF não se mostrou significativamente sensível a ponto de ser aventada a sua implantação em definitivo, como um substituto da baciloscopia clássica.
C) A implantação do Xpert MTB/RIF, sob condições de rotina, não teve um impacto significativo no aumento da detecção de casos de tuberculose em pacientes com baciloscopia negativa.
D) O Xpert MTB/RIF é um teste rápido molecular automatizado, baseado na reação de cadeia de polimerase, que detecta DNA de Mycobacterium tuberculosis.
E) O Xpert MTB/RIF é um teste rápido molecular automatizado, baseado na reação de cadeia de polimerase, que detecta antígenos proteicos de Mycobacterium tuberculosis.

O Sarampo é uma doença viral aguda, altamente transmissível, caracterizada por febre, exantema e sintomas respiratórios. Pode ser acompanhada de complicações graves, que podem deixar sequelas ou serem fatais.
A respeito do diagnóstico do sarampo e de outras doenças exantemáticas, assinale a alternativa incorreta.
A) O diagnóstico laboratorial do sarampo e da rubéola é realizado por meio de sorologia para detecção de anticorpos IgM específicos. Para tanto, é imprescindível assegurar, logo no primeiro atendimento do paciente, a coleta da amostra do sangue para a sorologia.
B) É necessária, também, a coleta de amostras biológicas para o isolamento viral e/ou RT-PCR, a fim de conhecer o genópio do vírus que está circulando.
C) São consideradas oportunas as amostras coletadas do 1o até o 28o dia do aparecimento do exantema. Já as amostras coletadas após o 28o dia são consideradas tardias, mas devem, mesmo assim, ser aproveitadas e encaminhadas ao laboratório para realização da pesquisa de IgM.
D) O isolamento do vírus por RT-PCR tem por objetivos identificar o genópio do vírus de cada cadeia de transmissão e diferenciar os casos autóctones de sarampo dos casos importados.
E) A diferenciação entre o vírus selvagem e o vírus vacinal não é possível, motivo pelo qual indivíduos recém-vacinados podem apresentar diagnóstico falso-positivo.

A vacina contra dengue é uma vacina criada para prevenir a manifestação do vírus. Como a dengue é um vírus incurável e que pode levar a complicações sérias, dependendo de sua infecção, a vacina é uma forma de prevenir a doença, principalmente suas formas mais graves. Atualmente apenas uma vacina foi licenciada no Brasil, a desenvolvida pela empresa francesa Sanofi Pasteur. Ela é feita com vírus atenuados e é tetravalente.
É correto afirmar:
I. A vacina protege contra os quatro sorotipos de dengue existentes. Ela possui a estrutura do vírus vacinal da febre amarela, o que lhe dá mais estabilidade e segurança. Mas não gera imunidade para Zika vírus e Chikungunya.
II. Vacinas com o vírus atenuado são aquelas que diminuem a periculosidade do vírus, garantindo que ele não cause doenças, mas também não são capazes de gerar resposta imunológica.
A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C) Tanto a primeira como a segunda asserção são proposições falsas.
D) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
E) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

A Rubéola é uma doença exantemática aguda de etiologia viral, que apresenta alta contagiosidade, acometendo principalmente crianças. Sua importância epidemiológica está representada pela possibilidade de ocorrência da Síndrome da Rubéola Congênita (SRC), atingindo o feto e recém-nascidos de mães infectadas durante a gestação e acarretando inúmeras complicações como: abortos, natimortos, surdez, cardiopatias congênitas.
Na investigação de uma gestante deve ser pesquisado:
A) anticorpos IgM (fase aguda) e IgG (memória) pelo teste ELISA.
B) anticorpos IgM e IgA (ambos fase aguda) pelo teste de hemaglutinação.
C) anticorpos IgA e IgE (ambos fase aguda) pelo teste ELISA.
D) anticorpos IgG (memória) e IgA (fase aguda) pelo teste ELISA.
E) antígenos e anticorpos IgM (fase aguda) pelo teste ELISA.

A respeito da leishmaniose, avalie as afirmacoes a seguir.
E´ correto o que se afirma em:
I. A lesão ulcerada mostrada na imagem acima exemplifica um caso de leishmaniose tegumentar americana (LTA), doença infecciosa, contagiosa, causada por protozoário do gênero Leishmania, que acomete pele e mucosas.
II. Os reservatórios dos parasitas da leishmaniose podem ser animais silvestres e domésticos, sobretudo cães, nos quais a LTA pode apresentar-se como uma doença crônica, com manifestações semelhantes às da doença humana.
III. As medidas de proteção preconizadas contra a LTA consistem basicamente em evitar o contato direto entre humanos e insetos vetores denominados flebotomíneos, conhecidos popularmente como mosquito palha, tatuquira ou birigui.
A) I, apenas.
B) III, apenas
C) I e II, apenas
D) II e III, apenas
E) I, II e III

O perfil encontrado é característico de um indivíduo que:
A) foi vacinado contra o HBV
B) está em fase de recuperação
C) está na fase prodromica
D) está na fase aguda de uma infecção pelo HBV
E) está com alta taxa de replicação viral

Sobre a Influenza A (H1N1), assinale a afirma INCORRETA.
Sobre esse assunto, assinale a afirma INCORRETA.
A) O antibiótico específico para o tratamento da doença deve ser administrado mesmo em casos leves a moderados.
B) Este novo subtipo do vírus Influenza A (H1N1) é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou espirro e secreções respiratórias de pessoas infectadas.
C) Tendo em vista a incidência e a distribuição geográfica de casos novos confirmados para o novo vírus Influenza A (H1N1), classifica-se essa doença como pandemia.
D) A produção de uma vacina eficaz e definitiva para a influenza é dificultada pela grande capacidade de mutação e de recombinação dos vírus causadores da doença.
E) Nenhuma das anteriores

Considerando as formas do ciclo biológico dos protozoários sanguíneos e tessulares, para a escolha de uma melhor técnica de diagnóstico, é correto afirmar:
Considerando as formas do ciclo biológico dos protozoários sanguíneos e tessulares, para a escolha de uma melhor técnica de diagnóstico, é correto afirmar:
A) Tripomastigotas sanguíneos são formas de Trypanosoma cruzi de fácil detecção na fase crônica da doença.
B) Os taquizoítos e cistos de Toxoplasma gondii são formas encontradas tanto em infecções recentes quanto em infecções antigas.
C) Os trofozoítos de Trichomonas vaginalis são encontrados no interior de células em infecções mais antigas.
D) Amastigotas sanguíneos são formas de Trypanosoma cruzi de fácil detecção na fase aguda da doença.
E) No interior dos macrófagos, principalmente do baço, fígado e medula óssea, encontram-se as formas amastigotas de Leshmania sp.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Um homem de 35 anos, após viagem para Amazônia, mostra sintomas de febre baixa (38 oC), dores no corpo, cansaço e manchas avermelhadas pelo corpo.
Sobre os sintomas e o diagnóstico diferencial, podemos excluir a possibilidade de:
A) Febre amarela
B) Dengue
C) Zika
D) Ckikungunya
E) Dengue e Zika

O zika vírus tornou-se causa de calamidade pública no Brasil, tanto por sua propagação quanto por sua associação aos casos de:
A) abortos espontâneos.
B) mortalidade materna.
C) anomalias genéticas.
D) microcefalia.
E) nascimentos prematuros.

Sobre a vacina da dengue, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passou a recomendar que a vacina da dengue, vendida na rede privada na maior parte do Brasil, não seja tomada por quem nunca teve a doença.
Sobre isso, analise as afirmacoes abaixo:
I) A informação não é correta do ponto de vista das características da doença;
II) A informação é correta do ponto de vista das características da doença;
III) A vacina pode causar reações graves em quem não tem imunidade contra nenhum tipo de vírus da dengue;
IV) A vacina é composta dos vírus Den 1 a 4;
A) Apenas as afirmações II, III e IV
B) Apenas as afirmações I e IV
C) Apenas as afirmações II e IV
D) Apenas as afirmações III e IV
E) Apenas a afirmação I

Sobre o fluxograma que norteará o diagnóstico de malária.
Sobre ele, podemos afirmar que:
A) A conduta em A é confirmar o teste pelo método Teste Rápido para Malária
B) A conduta em B é internar o paciente para testes posteriores
C) Em C, os pacientes são encaminhados para o sistema de saúde para investigar outras doenças que não malária
D) Em A e C, os pacientes receberão tratamento específico para malária
E) Em A e B, os pacientes receberão tratamento específico para malária

Agora analise as afirmações abaixo:
A respeito das afirmações acima, assinale a opção correta:
I) O perfil imunológico acima mostra que o marcador NS1 é uma opção útil no diagnóstico precoce da doença em questão
II) Ele se mostra qualidade comparável ao teste de antígeno
A) As afirmações I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
B) As afirmações I e II são falsas.
C) As afirmações I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
D) A afirmação I é verdadeira, mas a II é falsa.
E) A afirmação I é falsa, mas a II é verdadeira.

Dadas as situações abaixo, assinale a alternativa que indique corretamente qual(is) o(s) tipo(s) celular(es) estará envolvido em cada uma das situações descritas abaixo:
(I) Infecção parasitária por Ascaris lumbricoides
(II) Alergia à nozes, amendoim e amêndoa
(III) Infecção causada pelo vírus
(IV) Células cancerígenas
(V) Segundo contato com o Vírus do Sarampo
A) (I) – neutrófilos; (II) - eosinófilos; (III) - linfócito T; (IV) – Células B; (V) – células de memória
B) (I) – eosinófilos; (II) - macrófago; (III) - linfócito B; (IV) – Células NK; (V) – células de memória
C) (I) – eosinófilos; (II) - eosinófilos; (III) - neutrófilos; (IV) – linfócito T; (V) – células de memória
D) (I) – eosinófilos; (II) - eosinófilos; (III) - linfócito T; (IV) – Células NK; (V) – células de memória
E) (I) – eosinófilos; (II) - eosinófilos; (III) - linfócito B; (IV) – Células de memória; (V) – células de memória

Sobre os testes laboratoriais para o diagnóstico e/ou acompanhamento terapêutico da sífilis.
Sobre esses testes, avalie as sentenças e indique a correta.
A) O VDRL é um teste não treponêmico baseado na reação de floculação de anticorpos anti-cardiolipinas (reaginas). A queda do título desses anticorpos indica sucesso no tratamento da doença, porém, se a infecção for detectada tardiamente, títulos baixos podem persistir por meses ou anos.
B) O fenômeno prozona ocorre quando existe excesso de antígenos não treponêmicos em relação à concentração de anticorpos anti-cardiolipinas presentes no soro, o que dificulta a visualização do imunocomplexo e ocasiona falsos-negativos. Para evitar o efeito prozona, o profissional de laboratório que executa o exame deve realizar a diluição da amostra testada.
C) O FTA-abs é um teste treponêmico que utiliza a bactéria íntegra T. pallidum como antígeno. Caso existam anticorpos contra a bactéria, é observada diminuição da fluorescência adicionada aos antígenos de superfície do patógeno.
D) O TPHA é um teste utilizado no diagnóstico da sífilis. Baseia-se na ligação de anticorpos treponêmicos, fornecidos pelo kit diagnóstico, com hemácias que contêm na superfície antígenos de T. pallidum, presentes no soro, o que ocasiona aglutinação das hemácias.
E) Nos testes de ELISA sanduíche, antígenos bacterianos são adicionados em uma superfície sólida, o que permite a detecção de anticorpos IgG anti-T.pallidum no soro. Esses anticorpos são revelados a partir da adição de um substrato com cor e posterior leitura no espectrofotômetro.

Sobre a aplicação dos métodos sorológicos e moleculares, avalie as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Na triagem de doadores de sangue, o teste ELISA para a detecção de anticorpos anti-HIV apresenta alta sensibilidade e o resultado positivo deve ser confirmado pelos testes NAT.
II. A pesquisa de antígenos para o vírus da hepatite B (HBsAg) visa determinar se o potencial doador de sangue está vacinado contra a hepatite B.
III. O diagnóstico da hepatite C é realizado pela pesquisa de anticorpos circulantes pelo método de ELISA indireto. Caso a amostra seja reagente no teste de ELISA, é necessária a confirmação por Western blotting, que é um método sorológico que permite a visualização da reação antígeno-anticorpo de maneira mais específica.
IV. Um potencial doador de sangue pode apresentar teste NAT positivo para o HIV e ELISA não reagente, pois os testes NAT possibilitam a redução da janela imunológica.
A) I e II
B) II e III
C) III e IV
D) I e III
E) II e IV

A leishmaniose é uma antropozoonose considerada um grave problema de saúde pública e representa um complexo de doenças com importante espectro clínico e diversidade epidemiológica.
A respeito da leishmaniose, avalie as afirmações a seguir:
I. Causa lesão ulcerativa contagiosas
II. É transmitida pelo contato com cães
III. As medidas de proteção preconizadas contra a LTA consistem, basicamente, em evitar o contato direto entre humanos e insetos vetores denominados flebotomíneos, conhecidos popularmente como mosquito palha, tatuquira ou birigui.
A) Apenas a afirmação I
B) Apenas a afirmação III
C) Apenas a afirmação II
D) Apenas as afirmações I e II
E) Apenas as afirmações I, II e III

Com relação à coleta de material biológico para realização do diagnóstico baciloscópico do Mycobacterium leprae, qual afirmação está correta?
A) O sangue seria o material biológico preferencial para visualização da bactéria nesse diagnóstico.
B) A linfa seria o material de escolha, e este material deve ser coletado dos cotovelos e da ponta do nariz.
C) A linfa seria o material de escolha, e este material deve ser coletado dos cotovelos, dos lobos das orelhas e de lesões, quando presentes e solicitados pelo médico.
D) O sangue seria o material de escolha, e este material deve ser coletado dos cotovelos e da ponta do nariz.
E) A linfa obtida por punção venosa seria o material biológico preferencial para visualização da bactéria nesse diagnóstico.

Em 2013, no Sistema Único de Saúde, foi implantada uma ferramenta rápida para o diagnóstico da tuberculose (TB), o método GeneXpert MTB/RIF, que detecta a presença do material genético do complexo Mycobacterium tuberculosis e a resistência à rifampicina em uma única reação, fornecendo resultados dentro de 2h. Muitos estudos apontaram a rapidez, a boa sensibilidade e a especificidade desse método. O GeneXpert ainda não elimina a necessidade do uso de métodos bacteriológicos tradicionais. A sensibilidade do GeneXpert nos estudos analisados variou entre 46,0% e 100,0%. As pesquisas revelaram bom desempenho do método molecular GeneXpert para o diagnóstico da TB. A técnica é considerada simples, com baixos riscos biológicos, com custo equivalente ao de outras técnicas moleculares, e pode ser realizada com treinamento mínimo.
De acordo com as informações acima descritas e os resultados apresentados pode-se afirmar que:
A) No presente estudo, conduzido em condições de rotina laboratorial em um hospital de referência terciária para tuberculose na Bahia, o Xpert MTB/RIF foi capaz de detectar 254 casos de tuberculose negativos na baciloscopia de escarro, o que representou um acréscimo de diagnóstico biologicamente confirmado de 59,9%
B) O método de Xpert MTB/RIF não se mostrou significativamente sensível a ponto de ser aventada a sua implantação em definitivo, como um substituto da baciloscopia clássica.
C) A implantação do Xpert MTB/RIF, sob condições de rotina, não teve um impacto significativo no aumento da detecção de casos de tuberculose em pacientes com baciloscopia negativa.
D) O Xpert MTB/RIF é um teste rápido molecular automatizado, baseado na reação de cadeia de polimerase, que detecta DNA de Mycobacterium tuberculosis.
E) O Xpert MTB/RIF é um teste rápido molecular automatizado, baseado na reação de cadeia de polimerase, que detecta antígenos proteicos de Mycobacterium tuberculosis.

O Sarampo é uma doença viral aguda, altamente transmissível, caracterizada por febre, exantema e sintomas respiratórios. Pode ser acompanhada de complicações graves, que podem deixar sequelas ou serem fatais.
A respeito do diagnóstico do sarampo e de outras doenças exantemáticas, assinale a alternativa incorreta.
A) O diagnóstico laboratorial do sarampo e da rubéola é realizado por meio de sorologia para detecção de anticorpos IgM específicos. Para tanto, é imprescindível assegurar, logo no primeiro atendimento do paciente, a coleta da amostra do sangue para a sorologia.
B) É necessária, também, a coleta de amostras biológicas para o isolamento viral e/ou RT-PCR, a fim de conhecer o genópio do vírus que está circulando.
C) São consideradas oportunas as amostras coletadas do 1o até o 28o dia do aparecimento do exantema. Já as amostras coletadas após o 28o dia são consideradas tardias, mas devem, mesmo assim, ser aproveitadas e encaminhadas ao laboratório para realização da pesquisa de IgM.
D) O isolamento do vírus por RT-PCR tem por objetivos identificar o genópio do vírus de cada cadeia de transmissão e diferenciar os casos autóctones de sarampo dos casos importados.
E) A diferenciação entre o vírus selvagem e o vírus vacinal não é possível, motivo pelo qual indivíduos recém-vacinados podem apresentar diagnóstico falso-positivo.

A vacina contra dengue é uma vacina criada para prevenir a manifestação do vírus. Como a dengue é um vírus incurável e que pode levar a complicações sérias, dependendo de sua infecção, a vacina é uma forma de prevenir a doença, principalmente suas formas mais graves. Atualmente apenas uma vacina foi licenciada no Brasil, a desenvolvida pela empresa francesa Sanofi Pasteur. Ela é feita com vírus atenuados e é tetravalente.
É correto afirmar:
I. A vacina protege contra os quatro sorotipos de dengue existentes. Ela possui a estrutura do vírus vacinal da febre amarela, o que lhe dá mais estabilidade e segurança. Mas não gera imunidade para Zika vírus e Chikungunya.
II. Vacinas com o vírus atenuado são aquelas que diminuem a periculosidade do vírus, garantindo que ele não cause doenças, mas também não são capazes de gerar resposta imunológica.
A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C) Tanto a primeira como a segunda asserção são proposições falsas.
D) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
E) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

A Rubéola é uma doença exantemática aguda de etiologia viral, que apresenta alta contagiosidade, acometendo principalmente crianças. Sua importância epidemiológica está representada pela possibilidade de ocorrência da Síndrome da Rubéola Congênita (SRC), atingindo o feto e recém-nascidos de mães infectadas durante a gestação e acarretando inúmeras complicações como: abortos, natimortos, surdez, cardiopatias congênitas.
Na investigação de uma gestante deve ser pesquisado:
A) anticorpos IgM (fase aguda) e IgG (memória) pelo teste ELISA.
B) anticorpos IgM e IgA (ambos fase aguda) pelo teste de hemaglutinação.
C) anticorpos IgA e IgE (ambos fase aguda) pelo teste ELISA.
D) anticorpos IgG (memória) e IgA (fase aguda) pelo teste ELISA.
E) antígenos e anticorpos IgM (fase aguda) pelo teste ELISA.

A respeito da leishmaniose, avalie as afirmacoes a seguir.
E´ correto o que se afirma em:
I. A lesão ulcerada mostrada na imagem acima exemplifica um caso de leishmaniose tegumentar americana (LTA), doença infecciosa, contagiosa, causada por protozoário do gênero Leishmania, que acomete pele e mucosas.
II. Os reservatórios dos parasitas da leishmaniose podem ser animais silvestres e domésticos, sobretudo cães, nos quais a LTA pode apresentar-se como uma doença crônica, com manifestações semelhantes às da doença humana.
III. As medidas de proteção preconizadas contra a LTA consistem basicamente em evitar o contato direto entre humanos e insetos vetores denominados flebotomíneos, conhecidos popularmente como mosquito palha, tatuquira ou birigui.
A) I, apenas.
B) III, apenas
C) I e II, apenas
D) II e III, apenas
E) I, II e III

O perfil encontrado é característico de um indivíduo que:
A) foi vacinado contra o HBV
B) está em fase de recuperação
C) está na fase prodromica
D) está na fase aguda de uma infecção pelo HBV
E) está com alta taxa de replicação viral

Sobre a Influenza A (H1N1), assinale a afirma INCORRETA.
Sobre esse assunto, assinale a afirma INCORRETA.
A) O antibiótico específico para o tratamento da doença deve ser administrado mesmo em casos leves a moderados.
B) Este novo subtipo do vírus Influenza A (H1N1) é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou espirro e secreções respiratórias de pessoas infectadas.
C) Tendo em vista a incidência e a distribuição geográfica de casos novos confirmados para o novo vírus Influenza A (H1N1), classifica-se essa doença como pandemia.
D) A produção de uma vacina eficaz e definitiva para a influenza é dificultada pela grande capacidade de mutação e de recombinação dos vírus causadores da doença.
E) Nenhuma das anteriores

Considerando as formas do ciclo biológico dos protozoários sanguíneos e tessulares, para a escolha de uma melhor técnica de diagnóstico, é correto afirmar:
Considerando as formas do ciclo biológico dos protozoários sanguíneos e tessulares, para a escolha de uma melhor técnica de diagnóstico, é correto afirmar:
A) Tripomastigotas sanguíneos são formas de Trypanosoma cruzi de fácil detecção na fase crônica da doença.
B) Os taquizoítos e cistos de Toxoplasma gondii são formas encontradas tanto em infecções recentes quanto em infecções antigas.
C) Os trofozoítos de Trichomonas vaginalis são encontrados no interior de células em infecções mais antigas.
D) Amastigotas sanguíneos são formas de Trypanosoma cruzi de fácil detecção na fase aguda da doença.
E) No interior dos macrófagos, principalmente do baço, fígado e medula óssea, encontram-se as formas amastigotas de Leshmania sp.

Prévia do material em texto

17/05/2020 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 4/9
Pan-Amaz Saude . 2010, vol.1, n.1 [citado 2018-05-03], pp.191-193.
• Murphy,Kenneth. Imunobiologia de Janeway, Editora Artmed, Porto Alegre, 8ª
Ed., 2014.
• Organização Mundial de Saúde, Influenza, 2018. < Acesso 1 de maio de 2018:
https://www.who.int/influenza/surveillance_monitoring/updates/en/>
 
Qualquer dúvida, por favor, contate a coordenação do curso.
Atenciosamente,
 
PROFESSORES DA DISCIPLINA 
Exercício 1:
Analise a figura abaixo:
Segundo a análise do gráfico acima, podemos afirmar que:
A)
A doença analisada é HIV
B)
A doença analisada é Dengue
17/05/2020 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 5/9
C)
A doença analisada é Febre Amarela
D)
A doença analisada é Zika
E)
A doença analisada é Chikungunya
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
B) 
Exercício 2:
Um homem de 35 anos, após viagem para Amazônia, mostra sintomas de febre baixa (38 oC), dores no corpo,
cansaço e manchas avermelhadas pelo corpo.
Sobre os sintomas e o diagnós�co diferencial, podemos excluir a possibilidade de:
A)
Febre amarela
B)
Dengue
C)
Zika
D)
Ckikungunya
E)
Dengue e Zika
17/05/2020 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 6/9
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
A) 
Exercício 3:
O zika vírus tornou-se causa de calamidade pública no Brasil, tanto por sua propagação quanto por sua
associação aos casos de:
A)
abortos espontâneos.
B)
mortalidade materna.
C)
anomalias gené�cas.
D)
microcefalia.
E)
nascimentos prematuros.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
D) 
Exercício 4:
Vacina da dengue não deve ser tomada por quem nunca teve a doença, diz nova recomendação da Anvisa.
h�ps://g1.globo.com/bemestar/no�cia/anvisa-recomenda-que-vacina-de-dengue-nao-seja-tomada-por-quem-nunca-teve-a-doenca.ghtml
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passou a recomendar que a vacina da dengue, vendida na
rede privada na maior parte do Brasil, não seja tomada por quem nunca teve a doença. A par�r de agora, a
imunização é considerada segura apenas para aqueles que já foram infectados pelo vírus.
17/05/2020 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 7/9
Sobre isso, analise as afirmações abaixo:
I) A informação não é correta do ponto de vista das caracterís�cas da doença;
II) A informação é correta do ponto de vista das caracterís�cas da doença;
III) A vacina pode causar reações graves em quem não tem imunidade contra nenhum �po de vírus da dengue;
IV) A vacina é composta dos vírus Den 1 a 4;
Estão corretas:
A)
Apenas as afirmações II, III e IV
B)
Apenas as afirmações I e IV
C)
Apenas as afirmações II e IV
D)
Apenas as afirmações III e IV
E)
Apenas a afirmação I
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
A) 
Exercício 5:
O fluxograma abaixo des�na-se a nortear o diagnós�co de malária.
17/05/2020 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 8/9
Sobre ele, podemos afirmar que:
A)
A conduta em A é confirmar o teste pelo método Teste Rápido para Malária
B)
A conduta em B é internar o paciente para testes posteriores
C)
Em C, os pacientes são encaminhados para o sistema de saúde para inves�gar outras doenças que não malária
D)
Em A e C, os pacientes receberão tratamento específico para malária
E)
17/05/2020 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 9/9
Em A e B, os pacientes receberão tratamento específico para malária
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
D) 
C) 
E) 
A) 
17/05/2020 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 4/9
• Mello, Wyller Alencar de. O papel do diagnóstico laboratorial da influenza. Rev
Pan-Amaz Saude . 2010, vol.1, n.1 [citado 2018-05-03], pp.191-193.
• Murphy,Kenneth. Imunobiologia de Janeway, Editora Artmed, Porto Alegre, 8ª
Ed., 2014.
• Organização Mundial de Saúde, Influenza, 2018. < Acesso 1 de maio de 2018:
https://www.who.int/influenza/surveillance_monitoring/updates/en/>
 
Qualquer dúvida, por favor, contate a coordenação do curso.
Atenciosamente,
 
PROFESSORES DA DISCIPLINA 
Exercício 1:
Analise a figura abaixo:
Agora analise as afirmações abaixo:
 
I) O perfil imunológico acima mostra que o marcador NS1 é uma opção ú�l no diagnós�co precoce da doença
em questão
Porque
II) Ele se mostra qualidade comparável ao teste de an�geno
17/05/2020 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 5/9
 
A respeito das afirmações acima, assinale a opção correta:
A)
As afirmações I e II são verdadeiras, mas a II não é uma jus�fica�va correta da I.
B)
As afirmações I e II são falsas.
C)
As afirmações I e II são verdadeiras, e a II é uma jus�fica�va correta da I.
D)
A afirmação I é verdadeira, mas a II é falsa.
E)
A afirmação I é falsa, mas a II é verdadeira.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
Comentários:
A) 
C) 
Exercício 2:
Dadas a situações abaixo, assinale a alterna�va que indique corretamente qual (is) o �po(s) celular(es) estará
envolvido em cada uma das situações descritas abaixo:
(I) Infecção parasitária por Ascaris lumbricoides
(II) Alergia à nozes, amendoim e amêndoa
(III) Infecção causada pelo vírus
(IV) Células cancerígenas
(V) Segundo contato com o Vírus do Sarampo
A)
17/05/2020 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 6/9
(I) – neutrófilos; (II) - eosinófilos; (III) - linfócito T; (IV) – Células B; (V) – células de memória
B)
(I) – eosinófilos; (II) - macrófago; (III) - linfócito B; (IV) – Células NK; (V) – células de memória
C)
(I) – eosinófilos; (II) - eosinófilos; (III) - neutrófilos; (IV) – linfócito T; (V) – células de memória
D)
(I) – eosinófilos; (II) - eosinófilos; (III) - linfócito T; (IV) – Células NK; (V) – células de memória
E)
(I) – eosinófilos; (II) - eosinófilos; (III) - linfócito B; (IV) – Células de memória; (V) – células de memória
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
D) 
Exercício 3:
Os testes laboratoriais para o diagnós�co e/ou acompanhamento terapêu�co da sífilis são divididos em duas
categorias: provas diretas (que possibilitam a caracterização do patógeno a par�r do material coletado das
lesões) e provas sorológicas (que possibilitam a detecção dos an�corpos an�-T. pallidum). Sobre esses testes,
avalie as sentenças e indique a correta.
A)
O VDRL é um teste não treponêmico baseado na reação de floculação de an�corpos an�cardiolipinas (reaginas).
A queda do �tulo desses an�corpos indica sucesso no tratamento da doença, porém, se a infecção for
detectada tardiamente, �tulos baixos podem persis�r por meses ou anos.
B)
O fenômeno prozona ocorre quando existe excesso de an�genos não treponêmicos em relação à concentração
de an�corpos an�cardiolipinas presentes no soro, o que dificulta a visualização do imunocomplexo e ocasiona
falsos-nega�vos. Para evitar o efeito prozona, o profissional de laboratório que executa o exame deve realizar a
diluição da amostra testada.
C)
17/05/2020 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 7/9
O FTA-abs é um teste treponêmicoque u�liza a bactéria íntegra T. pallidum como an�geno. Caso existam
an�corpos contra a bactéria, é observada diminuição da fluorescência adicionada aos an�genos de super�cie do
patógeno.
D)
O TPHA é um teste u�lizado no diagnós�co da sífilis. Baseia-se na ligação de an�corpos treponêmicos,
fornecidos pelo kit diagnós�co, com hemácias que contêm na super�cie an�genos de T. pallidum, presentes no
soro, o que ocasiona aglu�nação das hemácias.
E)
Nos testes de ELISA sanduíche, an�genos bacterianos são adicionados em uma super�cie sólida, o que permite
a detecção de an�corpos IgG an�-T.pallidum no soro. Esses an�corpos são revelados a par�r da adição de um
substrato com cor e posterior leitura no espectrofotômetro.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
A) 
Exercício 4:
Diferentes métodos podem ser usados na inves�gação de doenças infecciosas, como, por exemplo, a infecção
pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), e as hepa�tes B (VHB) e C (VHC). Os testes de ácidos nucleicos
(testes NAT), baseados na reação em cadeia da polimerase (PCR), ganharam destaque por sua sensibilidade e
especificidade quando comparada as técnicas sorológicas. Sobre a aplicação dos métodos sorológicos e
moleculares, avalie as afirma�vas a seguir e assinale a alterna�va correta.
I. Na triagem de doadores de sangue, o teste ELISA para a detecção de an�corpos an�-HIV apresenta alta
sensibilidade e o resultado posi�vo deve ser confirmado pelos testes NAT.
II. A pesquisa de an�genos para o vírus da hepa�te B (HBsAg) visa determinar se o potencial doador de sangue
está vacinado contra a hepa�te B.
III. O diagnós�co da hepa�te C é realizado pela pesquisa de an�corpos circulantes pelo método de ELISA
indireto. Caso a amostra seja reagente no teste de ELISA, é necessária a confirmação por Western blo�ng, que é
um método sorológico que permite a visualização da reação an�geno-an�corpo de maneira mais específica.
IV. Um potencial doador de sangue pode apresentar teste NAT posi�vo para o HIV e ELISA não reagente, pois os
testes NAT possibilitam a redução da janela imunológica.
Estão corretas somente as afirma�vas
A)
I e II
17/05/2020 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 8/9
B)
II e III
C)
III e IV
D)
I e III
E)
II e IV
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
Comentários:
C) 
Exercício 5:
A leishmaniose é uma antropozoonose considerada um grave problema de saúde pública e representa um
complexo de doenças com importante espectro clínico e diversidade epidemiológica.
A respeito da leishmaniose, avalie as afirmações a seguir:
I. Causa lesão ulcera�va contagiosas
II. É transmi�da pelo contato com cães
III. As medidas de proteção preconizadas contra a LTA consistem, basicamente, em evitar o contato direto entre
humanos e insetos vetores denominados ?ebotomíneos, conhecidos popularmente como mosquito palha,
tatuquira ou birigui.
Estão corretas:
A)
Apenas a afirmação I
B)
Apenas a afirmação III
17/05/2020 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 9/9
C)
Apenas a afirmação II
D)
Apenas as afirmações I e II
E)
Apenas as afirmações I, II e III
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
B) 
17/05/2020 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 4/8
• Mello, Wyller Alencar de. O papel do diagnóstico laboratorial da influenza. Rev
Pan-Amaz Saude . 2010, vol.1, n.1 [citado 2018-05-03], pp.191-193.
• Murphy,Kenneth. Imunobiologia de Janeway, Editora Artmed, Porto Alegre, 8ª
Ed., 2014.
• Organização Mundial de Saúde, Influenza, 2018. < Acesso 1 de maio de 2018:
https://www.who.int/influenza/surveillance_monitoring/updates/en/>
 
Qualquer dúvida, por favor, contate a coordenação do curso.
Atenciosamente,
 
PROFESSORES DA DISCIPLINA 
Exercício 1:
A leishmaniose é uma antropozoonose considerada um grave problema de saúde pública e representa um
complexo de doenças com importante espectro clínico e diversidade epidemiológica.
A respeito da leishmaniose, avalie as afirmações a seguir:
I. Causa lesão ulcera�va contagiosas
II. É transmi�da pelo contato com cães
III. As medidas de proteção preconizadas contra a LTA consistem, basicamente, em evitar o contato direto entre
humanos e insetos vetores denominados ?ebotomíneos, conhecidos popularmente como mosquito palha,
tatuquira ou birigui.
Estão corretas:
A)
Apenas a afirmação I
B)
Apenas a afirmação III
C)
Apenas a afirmação II
D)
17/05/2020 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 5/8
Apenas as afirmações I e II
E)
Apenas as afirmações I, II e III
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
B) 
Exercício 2:
Um homem de 35 anos, após viagem para Amazônia, mostra sintomas episódios de calafrios, febre (40oC),
sudorese (6-12 horas de duração), cefaleia, mialgia, náusea e vômito.
Baseado nisso, podemos sugerir:
A)
Dengue
B)
Febre amarela
C)
Malária
D)
Ckikungunya
E)
Dengue e Zika
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
Comentários:
B) 
A) 
17/05/2020 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 6/8
C) 
Exercício 3:
A leishmaniose tegumentar americana permanence endêmica em vastas áreas da América La�na. Os agentes
causadores da doença são a L. (Viannia) braziliensis, L. (L. mexicana), L. (V.) panamensis, e outras espécies
relacionadas. A apresentação clínica da doença varia dentro de um espectro amplo, incluindo úlceras cutâneas
múl�plas ou única, leishmaniose cutânea difusa e lesões mucosas. Os principais reservatórios da L. (V.)
braziliensis e da L. (Viannia) spp. são os pequenos roedores silvestres. A doença acomete mais freqüentemente
os trabalhadores que invadem as florestas tropicais ou moram próximo a elas.
O período de incubação varia de duas semanas a vários meses. As lesões cutâneas cons�tuem úlceras rasas,
circulares com bordas elevadas e bem definidas e com o assoalho da úlcera de aspecto granular. Nas
infecções pela L. (V.) braziliensis a linfoadenopa�a regional geralmente precede o surgimento das úlcerações
por uma a doze semanas.
Sobre o diagnós�co de Leishmaniose, assinale a alterna�va errada:
A)
Todos os casos de Leishmaniose visceral posi�vas no teste de Imunofluorencência indireta devem ser tratados
B)
A Imunofluorencência indireta é o teste mais u�lizado para o diagnós�co da tegumentar
C)
Os testes de ELISA podem ser u�lizados para o diagnós�co de An�corpos
D)
A Imunofluorencência indireta é o teste mais u�lizado para o diagnós�co da forma visceral
E)
A reação de Montenegro pode ser considerada uma opção diagnós�ca
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
E) 
C) 
A) 
17/05/2020 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 7/8
Exercício 4:
Imagine uma situação onde você não disponha de testes laboratoriais modernos para o diagnós�co de malária.
O que você faria?
A)
Não faria o diagnós�co
B)
Faria o diagnós�co por ELISA, uma vez que é o padrão ouro para iden�ficação da malária
C)
Faria o diagnós�co apenas pela observação dos sintomas
D)
Usaria o método da gota espessa, uma vez que depende da análise visual pela técnica de microscopia
E)
Faria a inoculação do an�geno de malária no paciente (Intradermoreação de Montenegro), uma vez que é um
método barato e rápido para a obtenção do resultado
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
D) 
Exercício 5:
Paciente de 65 anos, sexo masculino, residente na zona rural no norte de Minas Gerais desde a infância.,
procura serviço médico queixando-sede cons�pação intes�nal; o médico solicita Raio X intes�nal e toráxico,
onde obtem-se as imagens abaixo. Na figura 1 constata-se o aumento do cólon, o que já havia sido evidenciado
pelo exame clínico; Na figura 2, observa-se o raio X do tórax do paciente (figura 2B), em comparação com o raio
X de um paciente normal.
17/05/2020 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 8/8
 
Figura 1: raio X intes�nal Figura 2: raio X tórax; A = normal, B= do paciente
Levando em conta as informações citadas na apresentação do quadro clínico e exames do paciente, assinale a
afirma�va correta, quanto ao agente causador desta patologia:
A)
Plasmodium falciparum
B)
Trypanossoma cruzi
C)
Leishmania donovani
D)
Toxoplasma gondii
E)
Entamoeba histoly�ca
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
B) 
17/05/2020 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 4/9
• Mello, Wyller Alencar de. O papel do diagnóstico laboratorial da influenza. Rev
Pan-Amaz Saude . 2010, vol.1, n.1 [citado 2018-05-03], pp.191-193.
• Murphy,Kenneth. Imunobiologia de Janeway, Editora Artmed, Porto Alegre, 8ª
Ed., 2014.
• Organização Mundial de Saúde, Influenza, 2018. < Acesso 1 de maio de 2018:
https://www.who.int/influenza/surveillance_monitoring/updates/en/>
 
Qualquer dúvida, por favor, contate a coordenação do curso.
Atenciosamente,
 
PROFESSORES DA DISCIPLINA 
Exercício 1:
Com relação à coleta de material biológico para realização do diagnós�co baciloscópico do Mycobacterium
leprae, qual afirmação está correta?
A)
O sangue seria o material biológico preferencial para visualização da bactéria nesse diagnós�co.
B)
A linfa seria o material de escolha, e este material deve ser coletado dos cotovelos e da ponta do nariz.
C)
A linfa seria o material de escolha, e este material deve ser coletado dos cotovelos, dos lobos das orelhas e de
lesões, quando presentes e solicitados pelo médico.
D)
O sangue seria o material de escolha, e este material deve ser coletado dos cotovelos e da ponta do nariz.
E)
A linfa ob�da por punção venosa seria o material biológico preferencial para visualização da bactéria nesse
diagnós�co.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
17/05/2020 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 5/9
Comentários:
C) 
Exercício 2:
Em 2013, no Sistema Único de Saúde, foi implantada uma ferramenta rápida para o diagnós�co da tuberculose
(TB), o método GeneXpert MTB/RIF, que detecta a presença do material gené�co do complexo Mycobacterium
tuberculosis e a resistência à rifampicina em uma única reação, fornecendo resultados dentro de 2h. Muitos
estudos apontaram a rapidez, a boa sensibilidade e a especificidade desse método. O GeneXpert ainda não
elimina a necessidade do uso de métodos bacteriológicos tradicionais. A sensibilidade do GeneXpert nos
estudos analisados variou entre 46,0% e 100,0%. As pesquisas revelaram bom desempenho do método
molecular GeneXpert para o diagnós�co da TB. A técnica é considerada simples, com baixos riscos biológicos,
com custo equivalente ao de outras técnicas moleculares, e pode ser realizada com treinamento mínimo. Os
resultados abaixo foram apresentados em um estudo de 2018 (Casela M et al. Teste rápido molecular para
tuberculose: avaliação do impacto de seu uso na ro�na em um hospital de referência J Bras Pneumol.
2018;44(2):112-117). 
De acordo com as informações acima descritas e os resultados apresentados pode-se afirmar que:
A)
No presente estudo, conduzido em condições de ro�na laboratorial em um hospital de referência terciária para
tuberculose na Bahia, o XpertMTB/RIF foi capaz de detectar 254 casos de tuberculose nega�vos na baciloscopia
de escarro, o que representou um acréscimo de diagnós�co biologicamente confirmado de 59,9%
B)
O método de XpertMTB/RIF não se mostrou significa�vamente sensível a ponto de ser aventada a sua
implantação em defini�vo, como um subs�tuto da baciloscopia clássica
C)
17/05/2020 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 6/9
A implantação do Xpert MTB/RIF, sob condições de ro�na, não teve um impacto significa�vo no aumento da
detecção de casos de tuberculose em pacientes com baciloscopia nega�va
D)
O Xpert MTB/RIF é um teste rápido molecular automa�zado, baseado na reação de cadeia de polimerase, que
detecta DNA de Mycobacterium tuberculosis
E)
O Xpert MTB/RIF é um teste rápido molecular automa�zado, baseado na reação de cadeia de polimerase, que
detecta an�genos proteicos de Mycobacterium tuberculosis
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
A) 
Exercício 3:
O Sarampo é uma doença viral aguda, altamente transmissível, caracterizada por febre, exantema e sintomas
respiratórios. Pode ser acompanhada de complicações graves, que podem deixar sequelas ou serem fatais.
A respeito do diagnós�co do sarampo e de outras doenças exantemá�cas, assinale a alterna�va incorreta.
A)
O diagnós�co laboratorial do sarampo e da rubéola é realizado por meio de sorologia para detecção de
an�corpos IgM específicos. Para tanto, é imprescindível assegurar, logo no primeiro atendimento do paciente, a
coleta da amostra do sangue para a sorologia.
B)
É necessária, também, a coleta de amostras biológicas para o isolamento viral e/ou RT-PCR, a fim de conhecer o
genó�po do vírus que está circulando.
C)
São consideradas oportunas as amostras coletadas do 1o até o 28o dia do aparecimento do exantema. Já as
amostras coletadas após o 28o dia são consideradas tardias, mas devem, mesmo assim, ser aproveitadas e
encaminhadas ao laboratório para realização da pesquisa de IgM.
D)
O isolamento do vírus por RT-PCR tem por obje�vos iden�ficar o genó�po do vírus de cada cadeia de
transmissão e diferenciar os casos autóctones de sarampo dos casos importados.
17/05/2020 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 7/9
E)
A diferenciação entre o vírus selvagem e o vírus vacinal não é possível, mo�vo pelo qual indivíduos recém-
vacinados podem apresentar diagnós�co falso-posi�vo.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)
Comentários:
A) 
E) 
Exercício 4:
A vacina contra dengue é uma vacina criada para prevenir a manifestação do vírus. Como a dengue é um vírus
incurável e que pode levar a complicações sérias, dependendo de sua infecção, a vacina é uma forma de
prevenir a doença, principalmente suas formas mais graves. Atualmente apenas uma vacina foi licenciada no
Brasil, a desenvolvida pela empresa francesa Sanofi Pasteur. Ela é feita com vírus atenuados e é tetravalente.
I. A vacina protege contra os quatro soro�pos de dengue existentes. Ela possui a estrutura do vírus vacinal da
febre amarela, o que lhe dá mais estabilidade e segurança. Mas não gera imunidade para Zika vírus e
Chikungunya.
Porque
II. Vacinas com o vírus atenuado são aquelas que diminuem a periculosidade do vírus, garan�ndo que ele não
cause doenças, mas também não capazes de gerar resposta imunológica.
É correto afirmar:
A)
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma jus�fica�va correta da primeira.
B)
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma jus�fica�va correta da primeira.
C)
Tanto a primeira como a segunda asserção são proposições falsas.
D)
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
E)
17/05/2020 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo8/9
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
E) 
A) 
B) 
D) 
Exercício 5:
A Rubéola é uma doença exantemá�ca aguda de e�ologia viral, que apresenta alta contagiosidade, acometendo
principalmente crianças. Sua importância epidemiológica está representada pela possibilidade de ocorrência da
Síndrome da Rubéola Congênita (SRC), a�ngindo o feto e recém-nascidos de mães infectadas durante a
gestação e acarretando inúmeras complicações como: abortos, na�mortos, surdez, cardiopa�as congênitas.
Na inves�gação de uma gestante deve ser pesquisado:
A)
an�corpos IgM (fase aguda) e IgG (memória) pelo teste ELISA.
B)
an�corpos IgM e IgA (ambos fase aguda) pelo teste de hemaglu�nação.
C)
an�corpos IgA e IgE (ambos fase aguda) pelo teste ELISA.
D)
an�corpos IgG (memória) e IgA (fase aguda) pelo teste ELISA.
E)
an�genos e an�corpos IgM (fase aguda) pelo teste ELISA.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
A) 
17/05/2020 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 9/9
17/05/2020 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 4/7
• Mello, Wyller Alencar de. O papel do diagnóstico laboratorial da influenza. Rev
Pan-Amaz Saude . 2010, vol.1, n.1 [citado 2018-05-03], pp.191-193.
• Murphy,Kenneth. Imunobiologia de Janeway, Editora Artmed, Porto Alegre, 8ª
Ed., 2014.
• Organização Mundial de Saúde, Influenza, 2018. < Acesso 1 de maio de 2018:
https://www.who.int/influenza/surveillance_monitoring/updates/en/>
 
Qualquer dúvida, por favor, contate a coordenação do curso.
Atenciosamente,
 
PROFESSORES DA DISCIPLINA 
Exercício 1:
Logo mais será impossível tratar gonorreia
h�ps://www.vice.com/pt_br/ar�cle/evkny4/gonorreia-impossivel-tratar
A primeira vez que Mark King teve gonorreia ele era um adolescente de Lousiana, nos EUA, nos anos 70. Ele �nha
os sintomas clássicos: queimação e desconforto quando urinava, e um corrimento grosso que manchava suas
cuecas.
King então foi até uma clínica e deu um nome e um número de telefone falsos. Ele foi tratado rapidamente com
an�bió�cos e mandado de volta para casa. Alguns anos depois, os mesmos sintomas reapareceram. Naquela
época, o homem de então 22 anos morava em West Hollywood e esperava começar sua carreira como ator.
Quando pegou gonorreia de novo nos anos 90, ele ficou aliviado ao saber que o tratamento então era só uma
dose. Penicilina não era mais eficaz, mas ciprofloxacina era o tratamento recomendado e só era preciso tomar
uma dose. Aos olhos de King, pegar gonorreia era um problema ainda menor na época.
Mas esse é um sintoma de regimes de tratamento começando o falhar.
Analise as afirmações abaixo:
I) A gonorreia é uma doença viral
II) A gonorreia é uma doença bacteriana
III) O cenário contado acima sobre a medicação indica resistência aos an�bió�cos
IV) O cenário contado acima sobre a medicação indica as melhorias que aconteceram com os tratamentos para a
gonorreia
As afirmações corretas são:
A)
https://www.vice.com/pt_br/article/evkny4/gonorreia-impossivel-tratar
17/05/2020 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 5/7
Apenas as afirmações II e III
B)
Apenas as afirmações II e IV
C)
Apenas as afirmações I e IV
D)
Apenas as afirmações I e III
E)
Apenas a afirmação I
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
A) 
Exercício 2:
Sobre o diagnós�co de gonorreia, podemos afirmar que:
A)
O diagnós�co é pela observação dos sintomas dos pacientes
B)
O diagnós�co é feito, exclusivamente, por microscopia
C)
A microscopia não é o único exame disponível, mas é o padrão ouro para o diagnós�co usando as secreções
anoretais
D)
O padrão ouro de diagnós�co da gonorreia é análise dos an�corpos produzidos pelo paciente frente à infecção
17/05/2020 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 6/7
E)
O teste NAT é o padrão ouro para o diagnós�co usando as secreções genitais
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)
Comentários:
C) 
B) 
C) 
E) 
Exercício 3:
No Brasil, o número de idosos (> 60 anos de idade) passou de 7 milhões em 1975 para 14 milhões em 2002 (um
aumento de 100% em quarenta anos) e es�ma-se que alcançará 32 milhões em 2020. LIMA-COSTA, M.F; VERAS,
R. Caderno Saúde Pública, v. 19, n. 3, p. 700-701, 2003 (com adaptações).
Muito disso é reposta de campanhas de vacinação que auxiliam na prevenção de doenças para a população idosa.
A que vacina estamos falando?
A)
hepa�te A
B)
in?uenza A (H1N1)
C)
tuberculose
D)
dengue e febre amarela
E)
gonorréia
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
17/05/2020 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 7/7
B) 
Exercício 4:
Bacilos álcool-ácidos resistentes (BAAR) podem ser iden�ficados pelo método de Ziehl-Neelsen. Este método
consiste no tratamento sucessivo de um esfregaço com solução de fucsina, álcool a 97 % e HCl a 3 %, água,
solução de azul de me�leno e água. No final do processo podemos encontrar bactérias azuis e/ou bactérias
vermelhas. Sabendo que a fucsina possui coloração avermelhada e o azul de me�leno é azul, assinale a
alterna�va correta:
A)
As bactérias azuis são as álcool-ácido resistentes, em virtude de permanecerem íntegras após o tratamento com
álcool e ácido.
B)
Todas as bactérias observadas na lâmina após aplicação do método de Ziehl-Neelsen são do grupo BAAR.
C)
As bactérias do grupo BAAR apresentam uma espessa parede celular (mureína), que as torna mais refratárias à
ação combinada do álcool e do ácido.
D)
As bactérias que se coram de vermelho não pertencem ao grupo BAAR, pois sua membrana, após o tratamento
com álcool e ácido, não resiste e é destruída, o que impede a interação com a solução de azul de me�leno.
E)
As bactérias que pertencem ao grupo BAAR apresentam-se vermelhas no final do processo, porque os lipídeos
especiais existentes em grande número na sua membrana têm grande afinidade com a fucsina. A interação da
fucsina com esses lipídios torna as bactérias resistentes à ação combinada do álcool e do ácido.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
Comentários:
E) 
D) 
A) 
B) 
C) 
17/05/2020 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 4/8
• Mello, Wyller Alencar de. O papel do diagnóstico laboratorial da influenza. Rev
Pan-Amaz Saude . 2010, vol.1, n.1 [citado 2018-05-03], pp.191-193.
• Murphy,Kenneth. Imunobiologia de Janeway, Editora Artmed, Porto Alegre, 8ª
Ed., 2014.
• Organização Mundial de Saúde, Influenza, 2018. < Acesso 1 de maio de 2018:
https://www.who.int/influenza/surveillance_monitoring/updates/en/>
 
Qualquer dúvida, por favor, contate a coordenação do curso.
Atenciosamente,
 
PROFESSORES DA DISCIPLINA 
Exercício 1:
Durante o período de trabalho, um colaborador apresenta febre de 39,5 °C, com início abrupto e petéquias por
todo corpo; refere dor por detrás dos olhos e muita dor nas ar�culações. Ao ser encaminhado para o
ambulatório da empresa, é constatada a suspeita de que possa estar com Dengue. Como criadouros de Aedes
aegyp� foram iden�ficados na empresa na úl�ma semana, há probabilidade de que outros colaboradores
possam ter contraído a doença, porque o homem infecta o mosquito durante o período de viremia que começa:
A)
cinco dias antes da febre e perdura até o segundo dia da doença
B)
um dia depois da febre e perdura até o décimo dia da doença
C)
três dias antes da febre e perdura até o nono dia da doença
D)
um dia antes dafebre e perdura até o sexto dia da doença
E)
um dia depois da febre e perdura até o um dia da doença
17/05/2020 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 5/8
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
D) 
B) 
Exercício 2:
Mulher, 30 anos de idade, regressa, há 20 dias de sua primeira ida a África, sem ter tomado qualquer
precaução. Recorre ao Serviço de Urgência com picos febris em tempos regulares (41ºC) e mal-estar geral, com
uma semana de evolução, e dejecções diarreicas aquosas há 3 dias. Antecedentes médicos e cirúrgicos
irrelevantes. Negava uso de drogas ilícitas e contactos sexuais de risco. Na admissão, razoável estado geral,
mucosas secas e escleró�cas ictéricas. Perfil hipotenso e taquicárdico, apiré�co e boas saturações periféricas.
Em dois esfregaços sanguíneos da paciente foram observadas as seguintes imagens:
 
 
 
Os achados permitem concluir que se tratam respec�vamente de:
A)
Trofozoitos e esquizontes de Plasmodium
B)
Trofozoitos e cistos de Giardia
17/05/2020 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 6/8
C)
Trofozoitos de Tripanosoma cruzi
D)
Trozoitos e esporozoito de Plasmodium
E)
Vírus da gripe
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
C) 
A) 
Exercício 3:
Assinale a opção correta no que se refere à dengue.
A)
O diagnós�co laboratorial pode ser realizado pela iden�ficação tanto do vírus quanto dos an�corpos produzidos
durante a doença. O tempo da coleta do soro para os dois exames é de três a cinco dias.
B)
A inibição de hemaglu�nação e o teste de neutralização são técnicas recomendadas para a ro�na do diagnós�co
da dengue.
C)
A determinação do soro�po do vírus pode ser realizada por imunohistoquímica dos tecidos ou por método
molecular, mediante a reação em cadeia de polimerase (PCR).
D)
A dengue clássica somente é confirmada por meio de exames laboratoriais, principalmente durante epidemias.
E)
17/05/2020 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 7/8
Apesar de terem sido iden�ficados quatro soro�pos diferentes de dengue, cada vírus é responsável por uma
única forma da doença.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
Comentários:
D) 
E) 
C) 
Exercício 4:
A transmissão da Chikungunya se faz pela picada do mosquito Aedes Aegyp�, no ciclo urbano:
A)
Cão - Aedes aegyp� - Humano - Aedes aegyp� – Cão
B)
Aedes aegyp� - Humano - Aedes aegyp�
C)
Macaco - Aedes aegyp� - Macaco
D)
Humano - Aedes aegyp� – Macaco - Aedes aegyp�
E)
Humano – Aedes aegyp� – Humano
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)
Comentários:
E) 
Exercício 5:
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, de curta duração (no máximo 12 dias) e gravidade
variável, transmi�da por vetores artrópodes, e possui dois ciclos epidemiológicos dis�ntos (silvestre e urbano).
17/05/2020 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 8/8
Reveste-se da maior importância epidemiológica, por sua gravidade clínica e elevado potencial de disseminação
em áreas urbanas. Sobre a febre amarela, é correto afirmar:
Analise as afirma�vas abaixo e assinale a alterna�va correta.
I. Na Febre Amarela Urbana (FAU), o mosquito Aedes aegyp� é o principal vetor e reservatório e o homem, o
único hospedeiro de importância epidemiológica.
II. A vacina contra febre amarela é uma das medidas importante para prevenção e controle da doença.
III. Não é uma doença de no�ficação compulsória imediata.
IV. É importante o controle do Aedes aegyp� para eliminação do risco de reurbanização do vírus.
V. É uma doença de caráter sazonal, ocorrendo com maior frequência entre os meses de setembro a outubro,
quando fatores ambientais propiciam o aumento da densidade vetorial.
VI. Os primatas não humanos são os principais hospedeiros da febre amarela urbana.
VII. Seu agente e�ológico é um arbovírus, ADN, pertencente ao gênero Flavivirus , família Flaviviridae.
A)
As afirma�vas I, II, IV e VII estão corretas
B)
As afirma�vas II, IV e V estão corretas
C)
As afirma�vas I, II, III e VI está correta
D)
As afirma�vas I, II e IV estão corretas
E)
As afirma�vas I, II, III, IV, V, VI e VII estão corretas
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
A) 
17/05/2020 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 4/8
• Mello, Wyller Alencar de. O papel do diagnóstico laboratorial da influenza. Rev
Pan-Amaz Saude . 2010, vol.1, n.1 [citado 2018-05-03], pp.191-193.
• Murphy,Kenneth. Imunobiologia de Janeway, Editora Artmed, Porto Alegre, 8ª
Ed., 2014.
• Organização Mundial de Saúde, Influenza, 2018. < Acesso 1 de maio de 2018:
https://www.who.int/influenza/surveillance_monitoring/updates/en/>
 
Qualquer dúvida, por favor, contate a coordenação do curso.
Atenciosamente,
 
PROFESSORES DA DISCIPLINA 
Exercício 1:
“Durante um surto de zika vírus, ocorrido na Polinésia Francesa, foi observado um aumento de casos da
Síndrome de Guillain-Barré (SGB). Já no Brasil, mais precisamente na região nordeste, houve um aumento de
crianças nascidas com microcefalia no período do surto do zika. A hipótese principal das equipes de
pesquisadores era a de que o zika vírus cons�tuísse a causa do aumento de casos da referida síndrome, bem
como o aumento de nascimentos de crianças com microcefalia.” Sobre estes estudos, assinale a afirma�va
INCORRETA.
A)
A placenta humana e´ mais sensi´vel a` infecc¸a~o pelo vi´rus zica nos tre^s primeiros meses de gravidez. Nessa
fase, a placenta ainda na~o apresenta todas as defesas imunolo´gicas e produz protei´nas que es�mulam a
adesa~o e a entrada do agente infeccioso nas ce´lulas do bebe^ em formac¸a~o.
B)
O vírus zika produz uma desregulação imunológica que faz com que o organismo monte uma reação cruzada
entre partes do agente causador inicial (vírus) e o sistema nervoso, levando a SGB.
C)
O vírus zika após penetrar pela placenta se dissemina para o ce´rebro fetal, local em que preferencialmente
infecta ce´lulas progenitoras neuronais, diminuindo sua viabilidade e crescimento, resultando numa inibic¸a~o
da proliferac¸a~o e diferenciac¸a~o celular e apoptose neuronal, com consequente afilamento do co´rtex e
aspectos macrosco´picos de microcefalia.
D)
17/05/2020 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 5/8
A Síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune provocada por diversos fatores entre eles infecções
virais e bacterianas, e consiste em uma inflamação que afeta o sistema nervoso provocando paralisia
progressiva devido a desmielinização dos nervos periféricos dos membros superiores e inferiores.
E)
Para diagnos�car tanto a Síndrome de Guillain-Barré (SGB) como a microcefalia em recém nascidos u�liza-se
apenas exames laboratoriais de sorologia.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)
Comentários:
A) 
B) 
C) 
D) 
E) 
Exercício 2:
Indivíduo de 34 anos, trabalhador em uma empresa extra�vista de madeira, apresenta quadro abrupto de febre,
calafrios, cefaleia intensa, dor lombossacral, mialgia generalizada, anorexia, náuseas, vômitos e epistaxe. Seus
exames laboratoriais demonstram leucopenia, provas hepá�cas e testes de coagulação alterados e ECG com
alterações no segmento ST-T. Após realização de testes virológicos e sorológicos, confirma-se o diagnós�co de: 
A)
Zika 
B)
Chikungunya
C)
Febre Amarela
D)
Leishmaniose
E)
Dengue
17/05/2020 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 6/8O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
Comentários:
E) 
B) 
A) 
C) 
Exercício 3:
O diagnós�co de Plasmodium falciparum ao exame da lâmina, apresenta as seguintes formas morfológicas:
A)
Esporozoitos e rosáceas
B)
Zigotos, merozoitos e rosáceas
C)
Trofozoítos e gametócitos
D)
Trofozoítos, esquizontes e gametas
E)
Gametócitos e esquizontes
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
E) 
B) 
C) 
D) 
Exercício 4:
Vinte e quatro horas um paciente após ter man�do relação sexual sem preserva�vo, procurou o médico com as
seguintes queixas: secreção purulenta, ardor ao urinar e urinando um pouquinho de cada vez. Após a coleta da
17/05/2020 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 7/8
secreção e realização da coloração Gram suspeitou-se de Neisseria gonorrhoeaea. A secreção observada ao
microscópio evidenciou a presença de:
A)
Diplococos gram posi�vos com presença de glóbulos brancos
B)
Diplococos gram nega�vos com presença de glóbulos brancos
C)
Cocos gram posi�vos em cadeia com ausência de glóbulos brancos
D)
Cocos gram posi�vos aspecto de cacho de uva com ausência de glóbulos brancos
E)
Bacilos gram nega�vos com presença de glóbulos brancos
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
B) 
Exercício 5:
A leishmaniose e´ uma antropozoonose considerada um grave problema de sau´de pu´blica e representa um
complexo de doenc¸as com importante espectro cli´nico e diversidade epidemiolo´gica.
A respeito da leishmaniose, avalie as afirmac¸o~es a seguir.
I. A lesa~o ulcerada mostrada na imagem acima exemplifica um caso de leishmaniose tegumentar
americana (LTA), doenc¸a infecciosa, contagiosa, causada por protozoa´rio do ge^nero Leishmania, que
acomete pele e mucosas.
II. Os reservato´rios dos parasitas da leishmaniose podem ser animais silvestres e dome´s�cos, sobretudo
ca~es, nos quais a LTA pode apresentar-se como uma doenc¸a cro^nica, com manifestac¸o~es
semelhantes a`s da doenc¸a humana.
III. As medidas de protec¸a~o preconizadas contra a LTA consistem basicamente em evitar o contato direto
entre humanos e insetos vetores denominados flebotomi´neos, conhecidos popularmente como
mosquito palha, tatuquira ou birigui.
E´ correto o que se afirma em:
17/05/2020 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 8/8
A)
I, apenas.
B)
III, apenas
C)
I e II, apenas
D)
II e III, apenas
E)
I, II e III
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
C) 
D) 
B) 
17/05/2020 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 4/9
• Mello, Wyller Alencar de. O papel do diagnóstico laboratorial da influenza. Rev
Pan-Amaz Saude . 2010, vol.1, n.1 [citado 2018-05-03], pp.191-193.
• Murphy,Kenneth. Imunobiologia de Janeway, Editora Artmed, Porto Alegre, 8ª
Ed., 2014.
• Organização Mundial de Saúde, Influenza, 2018. < Acesso 1 de maio de 2018:
https://www.who.int/influenza/surveillance_monitoring/updates/en/>
 
Qualquer dúvida, por favor, contate a coordenação do curso.
Atenciosamente,
 
PROFESSORES DA DISCIPLINA 
Exercício 1:
Os marcadores imunolo´gicos da infecc¸a~o pelo vi´rus da hepa�te B (HBV) mais u�lizados sa~o: an�´geno de
superfi´cie (AgHBs), an�corpos an�-Ag de superfi´cie (an�-HBs), an�corpos especi´ficos an�-Ag do core (an�-
HBc), an�´genos “e” (AgHBe) e an�corpos especi´ficos an�-Ag "e" (an�-HBe). O exame laboratorial de um indivi
´duo mostrou o seguinte perfil sorolo´gico: AgHBs (+); AgHBe (−); an�-HBc IgM (−); an�-HBc IgG (+); an�-HBs IgG
(+).
O perfil encontrado e´ caracterís�co de um indivíduo que:
A)
foi vacinado contra o HBV
B)
esta´ em fase de recuperac¸a~o
C)
esta´ na fase prodro^mica
D)
esta´ na fase aguda de uma infecc¸a~o pelo HBV
E)
esta´ com alta taxa de replicac¸a~o viral
17/05/2020 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 5/9
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
A) 
B) 
Exercício 2:
A Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória causada pelo vírus �po A, que normalmente provoca surtos de
gripe entre os suínos. Em 24 de abril de 2009, a par�r das análises das amostras colhidas de casos de síndrome
gripal no�ficados pelos governos do México e dos Estados Unidos da América, foi iden�ficado um novo sub�po
do vírus, classificado como A/CALIFORNIA/04/2009, que não havia sido detectado previamente em humanos ou
suínos.
Segundo dados oficiais do governo do México, os sintomas podem iniciar no período de 3 a 7 dias e a
transmissão ocorre principalmente em locais fechados. De acordo com a OMS, não há registro de transmissão
deste novo sub�po da influenza para pessoas por meio da ingestão de carne de porco e produtos derivados.
Sobre esse assunto, assinale a afirma�va INCORRETA.
A)
O an�bió�co específico para o tratamento da doença deve ser administrado mesmo em casos leves a
moderados.
B)
Este novo sub�po do vírus Influenza A (H1N1) é transmi�do de pessoa a pessoa, principalmente por meio da
tosse ou espirro e secreções respiratórias de pessoas infectadas.
C)
Tendo em vista a incidência e a distribuição geográfica de casos novos confirmados para o novo vírus Influenza A
(H1N1), classifica-se essa doença como pandemia.
D)
A produção de uma vacina eficaz e defini�va para a influenza é dificultada pela grande capacidade de mutação e
de recombinação dos vírus causadores da doença.
E)
Nenhuma das anteriores
17/05/2020 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 6/9
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
E) 
C) 
D) 
B) 
A) 
Exercício 3:
O conhecimento sobre a localização mais frequente dos parasitos sanguíneos e �ssulares, bem como a presença
das diversas formas do ciclo biológico destes parasitos nas fases das doenças (aguda ou crônica), é uma
importante ferramenta para a escolha da melhor técnica de diagnós�co laboratorial a ser empregada.
Considerando as formas do ciclo biológico dos protozoários sanguíneos e �ssulares, para a escolha de uma
melhor técnica de diagnós�co, é correto afirmar:
A)
Tripomas�gotas sanguíneos são formas de Trypanosoma cruzi de fácil detecção na fase crônica da doença.
B)
Os taquizoítos e cistos de Toxoplasma gondii são formas encontradas tanto em infecções recentes quanto em
infecções an�gas.
C)
Os trofozoítos de Trichomonas vaginalis são encontrados no interior de células em infecções mais an�gas.
D)
Amas�gotas sanguíneos são formas de Trypanosoma cruzi de fácil detecção na fase aguda da doença.
E)
No interior dos macrófagos, principalmente do baço, �gado e medula óssea, encontram-se as formas
amas�gotas de Leshmania sp.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)
Comentários:
B) 
A) 
C) 
17/05/2020 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 7/9
D) 
E) 
Exercício 4:
Os vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas
grandes pandemias. Dentre os sub�pos de vírus influenza A, os sub�pos A(H1N1) e A(H3N2) circulam
atualmente em humanos. Apesar de doença benigna, pode levar ao óbito.
Ao seu respeito é CORRETO afirmar:
A)
Alguns grupos populacionais, como idosos maiores que 60 anos, crianças até 5 anos, gestantes e puérperas e
pessoas com alguma comorbidade possuem um risco baixo de desenvolver complicações.
B)
O tratamento com an�viral oseltamivir é recomendado o mais precocemente possível para casos prováveis ou
confirmados de influenza sazonal com SRAG e SG que tenham fator de risco para complicações,
independentemente da situação vacinal, mesmo que transcorrido48 horas do surgimento dos sintomas.
C)
Os bene�cios do uso do an�viral zanamivir em pacientes com Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória
Aguda Grave (SRAG) suspeitos para influenza já foram amplamente comprovados por estudos clínicos, porém o
medicamento só deve ser prescrito na confirmação sorológica da doença para evitar a resistência viral.
D)
A quimioprofilaxia com an�viral é recomendada se o período após a úl�ma exposição a uma pessoa com
infecção pelo vírus for menor que 7 dias.
E)
Os sintomas respiratórios como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e
mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre. Alguns casos apresentam
complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar. A saturação de oxigênio abaixo
de 95% não serve como preditor de gravidade.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
C) 
B) 
17/05/2020 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 8/9
Exercício 5:
A hepa�te e´ uma doenc¸a inflamato´ria do �gado que pode ser desencadeada por vi´rus, uso de
medicamentos, doenc¸as autoimunes, entre outros, cons�tuindo um grave problema de sau´de pu´blica. Na
fase aguda, os pacientes podem apresentar manifestac¸o~es cli´nicas como icteri´cia, colu´ria e acolia fecal. As
hepa�tes virais mais comuns sa~o as dos �pos A, B e C. O diagno´s�co laboratorial e´ realizado por meio de
pesquisas de marcadores virais e marcadores bioqui´micos hepa´�cos.
O quadro a seguir, demonstra alterac¸o~es nos marcadores virais e bioqui´micos no plasma sangui´neo de tre^s
indivi´duos.
 Indivi´duos
Marcadores 1 2 3
HBs Ag Posi�vo Posi�vo Nega�vo
HBc IgM Posi�vo Nega�vo Nega�vo
Hbc IgG Nega�vo Posi�vo Posi�vo
An� HBs Nega�vo Nega�vo Posi�vo
HAV IgM Nega�vo Nega�vo Nega�vo
HAV IgG Posi�vo Posi�vo Posi�vo
HCV Nega�vo Nega�vo Nega�vo
Bilirrubina Direta Aumentado Normal Normal
Bilirrubina Indireta Aumentado Normal Normal
 
Considerando os resultados apresentados, conclui-se que:
A)
o indivi´duo 1 apresenta hepa�te dos �pos B e A na fase aguda
17/05/2020 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 9/9
B)
o indivi´duo 3 apresenta hepa�te do �po A na fase aguda
C)
o indivi´duo 2 apresenta hepa�te B aguda e hepa�te A pregressa
D)
o indivi´duo 1 apresenta hepa�te B aguda e hepa�te A pregressa
E)
o indivi´duo 3 apresenta hepa�te A aguda e e´ portador da hepa�te B
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
A) 
B) 
C) 
D)

Mais conteúdos dessa disciplina