Buscar

Sociologia Interdisciplinar - Questionario Unid I

Prévia do material em texto

Pergunta 1
A Pedagogia da Diversidade tem como propósito o respeito à diversidade cultural existente no Brasil, mas não seria essa posição consistente com um projeto conservador de preservação da ordem e, portanto, das desigualdades? Escolha a alternativa correta.
Correta d. Não, o propósito da Pedagogia da Diversidade é a democratização da educação, possibilitando a todos o acesso ao espaço cultural escolar em igualdade de condições, respeitando as distintas heranças culturais.
Comentário: democratizar a educação não é desconsiderar a presença do outro, suas características e peculiaridades. Ao contrário, é reconhecer na diversidade os elementos em comum, os direitos de cidadania assegurados a todos pela Constituição e demais leis.
Pergunta 2
A profissão docente sofreu algum processo de mudança específico nos últimos tempos? Escolha a alternativa correta dentre as apontadas:
Correta b. As práticas pedagógicas devem incorporar múltiplas áreas do conhecimento, percorrendo-as em dimensão transversal, integrada, mas, ao mesmo tempo, específica.
Comentário: as mudanças operadas na prática docente não se limitam à dimensão tecnológica, exatamente pela implicação interdisciplinar.
Pergunta 3
As mudanças sociais observadas nas últimas décadas produziram mudanças no processo educacional? Escolha a alternativa correta dentre as indicadas:
Correta d. As mudanças sociais afetaram o processo de educação, portanto, incidiram na escola em geral, nas práticas docentes, no relacionamento com alunos.
Comentário: um processo de mudança social não é restrito, embora possa ser mais visível em algum setor específico, ele contamina todo meio social, consequentemente a escola, e nela as relações entre professores e alunos.
Pergunta 4
Considerando-se competência profissional do professor como uma capacidade cognitiva e afetiva para lidar com situações complexas e imprevisíveis que se apresentam diariamente no cotidiano profissional, exigindo decisões de urgência, quais seriam as competências mais importantes a serem estimuladas na formação profissional? Escolha a alternativa correta que contemple a formação do professor de sociologia:
Correta c. A realidade social cultural vivida no cotidiano dos alunos pode ser trabalhada como objeto do ensino, ou como exemplo para o conteúdo da maioria das áreas de conhecimento.
Comentário: a alternativa C corresponde à prática interdisciplinar em sociologia, mas também em áreas como matemática, ciências, artes etc. Ser capaz de incorporar a realidade vivida pelos alunos ao conteúdo das aulas consiste em uma demonstração de competência.
Pergunta 5
Discute-se muito quais são, ou devem ser, as habilidades e as competências do profissional do ensino (professor), mas o que é ensinar? Qual das alternativas está errada ao ensaiar uma caracterização dessa prática?
Correta d. Ensinar não é corporificar o pensamento em exemplos do que seja certo e errado.
Comentário: a “corporificação” de conceitos abstratos, necessariamente imperfeita, pode induzir a erros e dificultar elaboração de pensamento reflexivo mais complexo, todavia é comum encontrar orientação pedagógica na direção contrária, a dos exemplos imperfeitos.
Pergunta 6
Embora ser professor seja uma caracterização profissional que independa da área e do nível de exercício docente, algumas competências e habilidades parecem ser mais adequadas à formação do professor de sociologia, principalmente do Ensino Médio. Escolha a alternativa que enumera corretamente essas competências e habilidades:
Correta e. Conhecer a importância do pensamento crítico reflexivo, comprometer-se na formação de sujeitos cidadãos.
Comentário: apenas a alternativa E menciona pensamento crítico reflexivo associado à construção da cidadania e à construção de sujeitos, objetivos centrais da introdução de sociologia no Ensino Médio.
Pergunta 7
O que se entende por Pedagogia da Diversidade? Escolha a alternativa correta:
Correta d. Trata-se de uma superação teórica do modelo fenomenológico, que associa competências pedagógicas às condições peculiares do ambiente educacional e multicultural brasileiro.
Comentário: a inovação introduzida pela Pedagogia da Diversidade consiste na articulação entre competência, habilidades e condições sociais, cotidianas da educação brasileira.
Pergunta 8
Pode-se distinguir competência de habilidade, embora no senso comum as duas palavras sejam às vezes citadas como sinônimos. Escolha, dentre as alternativas, aquela que faz correta distinção entre as duas palavras:
Correta c. As competências dizem respeito à mobilização de recursos cognitivos em face de alguma situação, enquanto as habilidades são mais específicas e se aplicam a várias competências.
Comentário: a distinção entre competência e habilidade citada na alternativa C foi inspirada na posição de Perrenoud sobre o assunto.
Pergunta 9
Quais fatores influíram decididamente para introdução da “Pedagogia das Competências” na política educacional brasileira? Escolha a alternativa incorreta.
Correta a. A Pedagogia das Competências constitui uma modalidade de formação para os profissionais da educação introduzida no Brasil nos anos 1930, em paralelo ao surto de industrialização.
Comentário: a Pedagogia das Competências é uma modalidade de prática educacional, de caráter pragmático, que visa a atender as necessidades do mercado de trabalho decorrentes das transformações da própria economia, todavia esse processo não se deu nos anos 1930, nem foi decorrente do surto industrial correspondente ao processo de substituição das importações, então instaurado na economia brasileira.
Pergunta 10
Qual das proposições descreve uma postura pedagógica que não corresponde ao conjunto das práticas adequadas à sociologia interdisciplinar?
Correta c. Adotar a pedagogia que é compromissada com a diferenciação social por meio da formação escolar.
Comentário: a sociologia interdisciplinar segue na direção oposta ao que está citado: ela se propõe diminuir as distâncias sociais que têm origem na formação escolar diferenciada.

Continue navegando