Buscar

Estudo Transversal IV (17602)

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	 
	
	Disciplina:
	Estudo Transversal IV (17602)
	Avaliação:
	Avaliação disciplina on-line ( Cod.:649161) ( peso.:10,00)
	Prova:
	23419577
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Além de ampliarem as chances no mercado de trabalho, as pessoas que são mais hábeis no comando das próprias emoções provavelmente desfrutam de melhor qualidade de vida, pois essas pessoas são capazes de coordenar o que pensam e o que sentem com maior facilidade. Sobre o desenvolvimento da inteligência emocional e suas possibilidades, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O desenvolvimento da inteligência emocional possibilita perceber e gerenciar somente as emoções de outras pessoas.
	 b)
	O desenvolvimento da inteligência emocional possibilita um melhor relacionamento interpessoal e intersubjetivo. Além disso, contribui para a autoestima e garante o sucesso imediato na vida profissional do indivíduo.
	 c)
	O desenvolvimento da inteligência emocional possibilita que uma pessoa possa perceber e gerenciar somente as suas próprias emoções.
	 d)
	O desenvolvimento da inteligência emocional possibilita que uma pessoa seja bem resolvida consigo. Além disso, ela está associada à capacidade das pessoas de perceber e gerenciar suas próprias emoções assim como perceber e conduzir as emoções de outras pessoas.
	2.
	A falta de inteligência emocional pode acarretar diversos dispêndios ou malefícios a si mesmo e/ou aos demais. Começando pelo fato de que pessoas que necessitam desenvolver sua inteligência emocional com urgência estão fadadas a dilacerar suas relações pessoais em qualquer uma das esferas. Sobre as formas de se agir durante discussões, analise as sentenças a seguir:
I- Mesmo que seu oponente se mostre irado ou descontrolado, a melhor coisa que você pode fazer é mostrar-se pacífico e tranquilo.
II- O melhor a fazer é não ficar em silêncio até que você e a outra pessoa tenham chegado num acordo, pois dá a impressão de que você está errado.
III- Não aja com desdém, pois isso pode deixar o outro ainda mais furioso.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	3.
	O desenvolvimento das competências pessoais contribui para melhorar nossa relação intrapessoal e os relacionamentos interpessoais no contexto do trabalho, da família, da escola etc. As competências pessoais pressupõem a consciência de si, a autorregulação e a motivação. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o processo de autorregulação:
	 a)
	O processo de autorregulação é o núcleo do planejamento de ações, abrangendo também a organização e a administração das ações desencadeadas pelas emoções.
	 b)
	Trata-se do autocontrole emocional, que está associado ao autorreforço e autoeficácia. A autorregulação é um processo psicológico individual que contribui bastante com o desempenho profissional, já que influencia e agencia as ações.
	 c)
	A principal característica do processo de autorregulação se dá pelo interesse e satisfação pela atividade em si, ou seja, o envolvimento livre e voluntário, não necessitando de recompensas ou punições.
	 d)
	Trata-se da construção do conhecimento, para o saber, e é individual. Isso inclui o sentir e o saber sobre as próprias emoções, estados de ânimo e sentimentos.
	4.
	O sistema límbico é uma unidade corporal que tem relação com as emoções. Esse sistema é composto por diversas partes. Sobre as partes que fazem parte do sistema límbico, analise as opções a seguir:
I- Amígdala.
II- Coração.
III- Corpo mamilar.
IV- Núcleo septal.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a opção II está correta.
	 c)
	As opções II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a opção IV está correta.
	5.
	O século XXI é marcado pelo advento da sociedade da informação. Nesse modelo de sociedade, as relações interpessoais se tornaram cada vez mais complexas. Deste modo, as pessoas com maior habilidade de desenvolver sua competência emocional, conseguem obter maior sucesso em seus empreendimentos pessoais e profissionais. Quais são as habilidades da competência emocional?
	 a)
	Monitorar e refrear os impulsos emocionais; se desvencilhar de estados de ânimo desfavoráveis; entender que para obter grandes gratificações geralmente é necessário abrir mão de pequenas gratificações, ou, no mínimo, deixá-las para depois.
	 b)
	Administrar as situações adversas do cotidiano; regular as ações com maior qualidade; abdicar dos impulsos emocionais; resistência em abrir mão de pequenas gratificações.
	 c)
	Superar e enfrentar as situações adversas; deixar-se levar pelos impulsos emocionais; compreender as próprias emoções e ser altruísta.
	 d)
	Conservar estados de ânimo desfavoráveis; compreender a si mesmo; cultivar relações saudáveis; abrir mão de grandes gratificações.
	6.
	Para o psicólogo e professor Daniel Goleman, a emoção é um sentimento que está relacionado a pensamentos distintos, estados psicológicos e biológicos e uma série de tendências para agir. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta emoções básicas:
	 a)
	Culpa; alegria; mágoa; remorso; arrependimento; ingratidão e sabedoria.
	 b)
	Ira; tristeza; espanto; satisfação; euforia; repugnância; medo; coragem e preguiça.
	 c)
	Ira; alegria; tristeza; medo; prazer; amor; surpresa; nojo e vergonha.
	 d)
	Humilhação; confiança; amnésia; repulsa; afinidade; paixão e aversão.
	7.
	Sabe-se que até a década de 1990, os pesquisadores consideravam as pessoas "mais inteligentes" as que apresentavam os melhores resultados nos testes de QI, que se destacavam no desempenho acadêmico, que "sabiam" sobre mais conteúdos geralmente vistos na escola. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta as pesquisas recentes sobre a inteligência global das pessoas:
	 a)
	Pesquisas recentes abordam que a inteligência global das pessoas pode resultar da junção de dimensões cognitivas/intelectuais e emocionais, e que essa somatória pode contribuir para o desenvolvimento intelectual da pessoa (dentre outros desenvolvimentos).
	 b)
	Pesquisas recentes reiteram a percepção dos pesquisadores antes da década de 1990, de que não importa se as pessoas possuem capacidades de gerir as próprias emoções ou não, o que vale é as dimensões cognitivas/intelectuais.
	 c)
	Pesquisas recentes abordam que a inteligência global das pessoas resulta na junção de dimensões intelectuais e emocionais, sendo que essa somatória contribui exclusivamente para o desenvolvimento intelectual da pessoa.
	 d)
	Pesquisas recentes apontam para a validação dos testes de QI como melhores indicadores para se medir a inteligência de um indivíduo.
	8.
	Existem pessoas que não conseguem se ajustar adequadamente as suas emoções. Com isso, elas passam o tempo todo sendo controladas pelo que sentem. O fato de se entregar às emoções sem tentar tomar as rédeas da situação gera grandes chances de a pessoa acabar em ruínas. Sobre as maneiras de se desenvolver competências pessoais, analise as sentenças a seguir:
I- Erros não podem ser aceitos, já que causam um retrocesso no desenvolvimento de competências.
II- Faça o máximo possível para consertar as complicações que seus erros causaram.
III- Procure ampliar seu campo de visão.
IV- Focalize somente nos problemas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	9.
	Algumas emoções nos acometem de modo totalmente inesperado, em situações que não esperamos. Em alguns momentos, nos deparamos com situações que ficamos sem saber como reagir, ou agimos por impulso em resposta a elas. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a função do sistemalímbico:
	 a)
	O sistema límbico é responsável pelas decisões precipitadas que tomamos. Ele atua com base nas lembranças e impressões guardadas em nossas memórias emocionais, fazendo a mesma função de neocórtex.
	 b)
	O sistema límbico assume o controle antes que a parte do cérebro pensante (neocórtex) tenha tomado consciência de nossa emoção (sentimento) e tenha elaborado uma decisão.
	 c)
	O sistema límbico atua com base nas lembranças e impressões guardadas em nossas memórias emocionais, organizando e administrando as ações desencadeadas pelas emoções.
	 d)
	O sistema líbico são todas as regiões cerebrais responsáveis pela coordenação de distintas informações obtidas pelas vias sensitivas e sensoriais do corpo humano. É o núcleo do planejamento de ações.
	10.
	Goleman propõe cinco aptidões que é necessário que as pessoas desenvolvam para ter domínio sobre as emoções e desempenhar sua competência emocional. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o conceito da aptidão conhecer suas próprias emoções:
	 a)
	É a capacidade de não julgar e de compreender as emoções do outro.
	 b)
	É a capacidade de identificar e controlar os sentimentos no momento em que ocorrem.
	 c)
	É a capacidade de colocar as emoções em prol de uma meta.
	 d)
	É a capacidade de confortar-se, de livrar das emoções negativas que incapacitam as pessoas frente às situações.
Parte inferior do formulário

Continue navegando