Buscar

Lúdico e Musicalização na Educação Infantil DISCURSIVA

Prévia do material em texto

Lúdico e Musicalização na Educação Infantil (EDU31) DISCURSIVA
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:649059) ( peso.:4,00)
	Prova:
	22559039
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	De acordo com o que vimos no Caderno de Estudos, Celéstin Freinet, educador francês, sugeria a criação de cantos pedagógicos dentro da sala de aula para transformá-la num espaço ativo e dinâmico. Pensando nisso, cite e descreva pelo menos quatro exemplos de cantos pedagógicos que podem ser criados em sala de aula.
	Resposta Esperada:
O acadêmico poderá mencionar o canto dos espelhos com diversos formatos e tamanhos, para que a criança possa reconhecer o próprio corpo e o dos colegas. O canto da fantasia, para que as crianças usem e abusem de sua criatividade, criando personagens e utilizando para isso roupas diversas, maquiagem, bolsas, sapatos e demais acessórios. O canto das artes, onde a criança poderá explorar todo tipo de materiais e desenvolver seu lado artístico e social, expondo o que produziu. O canto da leitura, onde se terá à disposição obras literárias, fantoches ou dedoches de fácil acesso à criança, além de tapetes e almofadas aconchegantes para atrair os pequenos leitores. O canto da música, com aparelhos de som, CDs diversos e instrumentos musicais convencionais ou até mesmo construídos pelas próprias crianças. O canto da casinha, com todos os tipos de brinquedos que se tenha numa casinha (louças, pia, fogão, mesa, cadeira, berço, boneca, carrinho...). A casinha pode ser pintada pelas próprias crianças e os utensílios domésticos podem ser feitos com material de sucata.
	2.
	Moraes (2010), sustentada no novo paradigma, num modelo de educação interdisciplinar e holística, enfatiza a interdisciplinaridade dos currículos e o resgate dos saberes sensíveis. A partir desse paradigma, como deve ser compreendida a ludicidade nas escolas? Disserte sobre esse entendimento.
FONTE: MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. São Paulo: Papirus, 2010.
	Resposta Esperada:
A ludicidade deve ser entendida como facilitador de um conhecimento que envolve a sensibilidade corporal mais básica até o pensamento abstrato. A ludicidade deve ser entendida como uma linguagem interdisciplinar, pois lida com uma rede de conhecimentos, emoções e fantasias.
Parte inferior do formulário

Continue navegando