Buscar

STARTUP-SUSTENTÁVEL

Prévia do material em texto

13
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
 CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA	
CURSO DE GESTÃO COMERCIAL	
POLO VILA MARIANA
GISLENE BARBOSA DE SOUZA CRUZ
PRODUÇÃO TEXTUAL 
STARTUP SUSTENTÁVEL: UM CASO DE EMPREENDEDORISMO VERDE
 CIDADE- SP
2020
gislene barbosa de souza cruz- RA 24788725
PRODUÇÃO TEXTUAL 
STARTUP SUSTENTÁVEL: UM CASO DE EMPREENDEDORISMO VERDE
Trabalho de Produção Textual Individual apresentado à Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera - UNIDERP, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas Empreendedorismo, Gestão de Projetos, Modelos de Gestão, Homem, Cultura e Sociedade, Legislação Social e Trabalhista.
Orientadores: 
 Ewerton Cangussu 
 Natália Woitas 
 Emília Okayama 
 Maria Eliza Pacheco 
 Janaina Vargas Testa 
 CIDADE-SP
 2020
Gislene Barbosa de Souza Cruz		
SUMÁRIO
1	INTRODUÇÃO	3
2	DESENVOLVIMENTO	4
2.1	Empreendedorismo	4
2.2	Gestão de Projetos	5
2.3	Modelos de Gestão.	6
2.4	Homem, Cultura e Sociedade	7
2.5	Legislação Social e Trabalhista	9
3	CONCLUSÃO	11
REFERÊNCIAS	12
INTRODUÇÃO
Este trabalho é baseado em uma situação geradora de aprendizagem que faz uma abordagem sobre o "Startup sustentável: um caso de empreendedorismo verde. No texto apresentado o autor aponta sobre como hoje nossa sociedade está desenvolvida, quantas inovações e invenções ouve e que está cada dia mais desafiador principalmente para o planeta, visto que muitas dessas inovações agridem o planeta. Frente a essa situação hoje existe uma grande preocupação com o meio ambiente e todas as ações são controladas visando o mínimo de agressão ao meio ambiente e também está sendo incentivado muito as ações sustentáveis, o que chamam no texto de empreendedorismo verde.
A situação geradora de aprendizagem solicita uma dissertação sobre essa questão do ponto de vista de um empreendedor. Assim o desenvolvimento desse estudo apresenta algumas considerações importantes vista a essa implementação, seguindo as orientações dadas.  
DESENVOLVIMENTO
Empreendedorismo
a) Quais são as características do empreendedor social?
Uma pessoa que empreende socialmente, ou seja, um empreendedor que se preocupa com a sociedade e com o ambiente.
Que utiliza técnicas de gestão, inovação, criatividade e sustentabilidade, com o propósito de maximizar o capital social de uma cidade/País.
O empreendedor social cria empreendimento com missão social, ou seja, negócios lucrativos, mas que tem como principal objetivo resolver problemas sociais. Os empreendedores sociais são indivíduos com soluções inovadoras para os problemas sociais mais prementes da sociedade. São ambiciosos e persistentes, enfrentando as grandes questões sociais e propondo novas ideias de mudança em larga escala.
b) Quais são as características da economia ou empreendedorismo verde?
A economia verde é aquela que leva à melhoria do bem-estar humano e da igualdade social, enquanto os riscos ambientais e a escassez ecológica são significativamente reduzidos. As características de economia ou empreendedorismo verde são: Melhoria do bem-estar social.
 c) O que é uma startup?
Uma startup é uma empresa emergente que tem como objetivo desenvolver um modelo de negócio escalável, repetível, em condições de extrema incerteza, ao redor de um produto, serviço, processo ou plataforma.
Significava um grupo de pessoas trabalhando com uma ideia diferente que, aparentemente, poderia fazer dinheiro. Além disso, startup sempre foi sinônimo de iniciar uma empresa e colocá-la em funcionamento.
d)Considerando a SGA, o que é o intraempreendedorismo e quais os fatores devem estar presentes para que ele seja estimulado dentro da organização?
O intraempreendedorismo é um movimento empresarial que visa aumentar a proatividade e a ação empreendedora dos funcionários dentro da empresa.
Em teoria, o intraempreendedorismo é uma forma de delegar atividades que deveriam ser papel dos empreendedores donos da empresa, como a inovação do negocio e a busca por vantagem competitiva.
Dentro de uma empresa, o intraempreendedorismo  pode ser estimulado a partir da busca de profissionais com o perfil empreendedor, melhor remuneração (até mesmo a divisão dos lucros das ideias empreendedoras do funcionário) e o desenvolvimento de um ambiente inovador.
gestão de projetos
a) Quais os processos essenciais da gestão da comunicação na aplicação de um projeto, como o de sua startup? Descreva-os.
O gerenciamento da comunicação é utilizado com o objetivo de definir, realizar, monitorar e controlar o fluxo de informações durante todo o ciclo de vida de um projeto. Segundo o PMBOK (Project Management Body of Knowledge) o processo de gerenciamento da comunicação é dividido em: planejar o gerenciamento da comunicação, gerenciar as comunicações e controlar as comunicações (PMBOK,2013).
	PLANEJAR
	GERENCIAR
	CONTROLAR
	Necessidades e Relevância das Informações e abordagem da comunicação
	Colocar as informações necessárias à disposição das partes
	Monitorar e controlar as comunicações para assegurar que as necessidades de informações das partes interessadas sejam atendidas.
b) Qual é o seu papel, como gerente de projetos, no gerenciamento da comunicação?
Um gerente de projetos é um profissional que planeja e coordena a execução dos projetos de uma ou mais entidades, que podem ser empresas, associações filantrópicas, órgãos governamentais etc.
Integrar as mensagens recebidas de diferentes áreas, organizando-as e comunicando-as, globalmente (a todos os envolvidos), fazendo com que sejam vistas como uma comunicação referente a todo o projeto (e não de áreas ou partes diferentes).
De forma geral, o gerente de projetos possui um papel estratégico, pois aumenta o valor agregado de uma iniciativa, já que possui uma visão integrada dos trabalhos
modelos de gestão
a) O que é uma empresa de estrutura orgânica e quais são as suas principais características?
A estrutura organizacional é a forma como uma organização está dividida e hierarquizada. Ela define como é feita a gestão das suas atividades e a comunicação entre seus setores, visando atingir seus objetivos estratégicos.
São três os tipos de estruturas organizacionais: funcional: diz respeito às funções da organização (por exemplo: contabilidade, compras, vendas), e é altamente especializada; linear: baseada na autoridade, na unidade de comando e na hierarquia;
	
 
b) Quais são os principais benefícios de se implantar essa estrutura em uma empresa de tecnologia com vocação para inovação e resultados de sustentabilidade socioambiental?		 
Maior autonomia e liberdade para a tomada de decisão por parte dos colaboradores em geral (por meio da Gestão Participativa).
Aumento das práticas de intraempreendedoríssimo
Na prática, significa que a liberdade de atuação do profissional dentro da empresa contribui para o melhoramento dos processos internos e desenvolvimento de novos produtos e serviços.
 Aumento da competitividade.
Isso ocorre porque a estrutura orgânica é voltada para a valorização do capital humano e, desta forma, possui mais chances de criar diferenciais competitivos.
homem, cultura e sociedade
		
a) Sabendo que a degradação ambiental do planeta tem sua origem na atividade
humana, basicamente, na atividade econômica do capitalismo global, quais as
possibilidades de mudarmos esse quadro contraditório, buscando a preservação da vida?
	Hoje a degradação ambiental é um dos maiores desafios que a sociedade tem tendo em vista que ele colocaem risco o futuro das próximas gerações.
Nesse sentido, é possível ter desenvolvimento econômico respeitante a natureza bastante para isso que seja feito um desenvolvimento sustentável.
Veja que para isso é necessário que as empresas e a sociedade civil adotem medidas como reciclagem, descarte correto do lixo, não poluição de águas e terras, etc.
legislação social e trabalhista
Considera-se como intermitente o contrato de trabalho no qual a prestação de serviço com subordinação, não é continua ocorrendo com alternância de períodos de prestação de serviço e de inatividade determinados em horas, dias ou meses, independentemente do tipo de atividade do empregado e do empregador, regidos por legislação própria.
São direitos dos trabalhadores intermitentes:  
• Remuneração
• Férias + 1/3 proporcionais
• Repouso semanal remunerado
• Décimo terceiro proporcional
• Demais adicionais previstos por lei ou instrumento coletivo (como O descanso semanal remunerado, registro de ponto etc.)
• Licença Maternidade  
• Adicional Noturno
• Hora Extra
1. CONCLUSÃO
Este estudo permitiu ter um amplo conhecimento sobre o empreendedorismo verde, e nota-se que os rumos da nossa sociedade têm mudado, as pessoas estão mais conscientes e estão se esforçando para melhorias.  
Hoje a sustentabilidade a vontade de mudar o capitalismo para um olhar ambiental e de proteção está em evidência. As empresas e novas organizações estão se adaptando e existem muitos incentivos. Acredita que nos próximos 10 anos todas empresas já tenham esse olhar voltando para a preservação do meio ambiente.
	
 REFERÊNCIAS
BRASIL. DECRETO-LEI Nº. 5.452 de 1º de maio de 1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Presidência da República, Brasília, DF, 1 de maio de 1943. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm. Acesso em 30 jan. 2020. 
CIZOTO, Sonelise Auxiliadora; DIÉGUES, Carla Regina Mota Afonso; PINTO, Rosângela de Oliveira. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. 
ENDEAVOUR. O que é empreendedorismo: da inspiração à prática. Disponível em: https://endeavor.org.br/tudo-sobre/empreendedorismo/ PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI 
JULIANO, Marcio de Cassio. Empreendedorismo. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. 252 p. 
Lourenço, A. G. & Schröder, D. S. (2003). Vale investir em responsabilidade social empresarial? Stakeholders, ganhos e perdas. Responsabilidade social das empresas: a contribuição das universidades, vol. 2. São Paulo/Petrópolis: Instituto Ethos, pp. 77-119. 
MARTINEZ, L. Curso de direito do trabalho. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788553172733/pageid/0>. Acesso em: 20 dez. 2018. 
PAES, E. S; VILGA, V. F. Gestão de projetos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. 
JULIANO, Márcio de Cassio. Empreendedorismo. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. A., 2016. 
PORTES, Michael. Porque os negócios podem ser úteis em resolver problemas sociais. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0iIh5YYDR2o Acesso em 29.01.2020. 
ROBBINS, Stephen P.; DECENZO, David A. Fundamentos de Administração- Conceitos essenciais e aplicações. São Paulo: Prentice Hall, 2004. (CAP. 03) 
RODRIGUES, Edna de Almeida. Modelos de Gestão. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2006. 
SEBRAE. O que é ser empreendedor. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/o-que-e-ser-empreendedor,ad17080a3e107410VgnVCM1000003b74010aRCRD 
TESTA, J. C. da S. V. Legislação social e trabalhista. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. Disponível em: <https://biblioteca-virtual.com/detalhes/livro/674>. Acesso em: 20 dez. 2018.

Mais conteúdos dessa disciplina