Buscar

Plano_anual_Matemática-2020

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL “IRMÃS JULIANA E ALINE DOS SANTOS MARCOS”
	COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
	TURMA: 5º ano (1º bimestre)
	UNIDADES TEMÁTICAS
	OBJETO	DE
CONHECIMENTO
	PRÁTICA DE TRABALHO
	HABILIDADE
	Números
	1. Sistema de numeração decimal: leitura, escrita e ordenação de números naturais (de até seisordens).
2. Números racionais expressos na forma decimal e sua representação na reta numérica.
3. Problemas: adição e subtração de números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita.
4. Problemas	envolvendo diferentes	significados	da multiplicação e da divisão: adição de parcelas iguais, configuração		retangular, proporcionalidade, combinatória,			repartição equitativa emedida.
	Propor situações em que o aluno:
1.1- participe de atividades que explorem o levantamento das características para compreensão do Sistema de Numeração Decimal; 1.2- utilize a calculadora para produzir e comparar escritas numéricas; 1.3- utilize a reta numérica para ordenação ascendente ou descendente, fichas escalonadas e quadro valor lugar (QVL); 2.1- reconheça os números racionais na forma decimal no contexto diário, a partir de medidas de massa e comprimento; 2.2- escreva, leia, compare e ordene os números racionais, usando ou não a reta numérica; 2.3- compare números decimais escritos em tabelas e criadas coletivamente (altura ou massa dos alunos, registros das temperaturas ao longo de um período; entre outros); 3.1- resolva e elabore problemas do campo aditivo, com números naturais e racionais, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos; 4.1- resolva e elabore problemas que apresentem na mesma proposta, operações do campo multiplicativo e do campo aditivosimultaneamente.
	(EF05MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal. (EF05MA02) Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a retanumérica.
(EF05MA07*) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal sejafinita.
(EF05MA08*) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
	Álgebra
	1. Propriedades da igualdade e noção de equivalência.
	Propor situações em que o aluno:
1.1- investigue nas relações de igualdade e conclua que os dois membros não se alteram quando se adiciona, subtrai, multiplica ou divide cada um deles por um mesmo número, por meio
	(EF05MA10) Concluir, por meio de investigações, que uma igualdade não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir seus dois membros por um mesmo número, para construir a noção de equivalência.
	
	
	de recursos como balança de dois pratos, sentenças matemáticas, dentre outros.
	
	Geometria
	1. Figuras geométricas espaciais: reconhecimento, representações, planificações e características.
	Propor situações em que o aluno:
1.1- explore objetos do seu cotidiano associando- os aos sólidos geométricos e suas planificações, analisando, nomeando e comparando seus atributos, reconhecendo que os sólidos geométricos são formados pela composição de figuras planas.
	(EF05MA16) Associar figuras espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones) e analisar, nomear e comparar seus atributos.
	Grandezas	e Medidas
	1. Medidas de comprimento e tempo: utilização de unidades convencionais e relações entre as unidades de medida mais usuais
2. SistemaMonetário
	Propor situações que o aluno:
1.1- identifique unidades de medidas usuais em problemas da vida prática em que essas unidades de medida aparecem;1.2- explore calendário, relógio digital e analógico, estabeleça duração de eventos e conversão de unidades de medida (século, década, ano, bimestre, hora, minuto e segundo); 1.3- realize estimativas sobre o resultado de uma dada medição de comprimento e faça uso de instrumentos convencionais para medir; 1.4- colete e organize dados sobre medidas de comprimento, usando tabelas simples e de dupla entrada; 1.5- reconheça metro, decímetro, centímetro e o milímetro, bem como a relação entre eles; 1.6- meça o contorno de figuras planas para o cálculo de perímetro; 1.7- faça a conversão de medidas de comprimento (quilômetro, metro, etc) utilizando tabela de conversão como material de apoio e outras estratégias; 2.1- resolva situações problema envolvendo dinheiro, compra e venda, formas de pagamento e trocas entre cédulas e moedas.
	(EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
(EF04MA25**) Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.
	Probabilidade	e Estatística
	1. Espaço amostral: análise de chances de eventosaleatórios.
2. Cálculo deprobabilidade
	Propor situações em que o aluno:
1.1- observe, por meio de jogos, atividades coletivas e/ou individuais, a frequência de ocorrência de dado acontecimento e, por um
	(EF05MA22) Apresentar todos os possíveis resultados de um experimento aleatório, estimando se esses resultados são igualmente prováveis ou não.
	
	de eventos equiprováveis.
3.	Leitura,	coleta, classificação interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada, gráfico de colunas
agrupadas,	gráficos pictóricos e gráfico delinhas.
	número razoável de experiências, identificar características de acontecimentos previsíveis ou aleatórios; 2.1- calcule a probabilidade em situações problema simples e avalie a adequação do resultados quando todos eles têm a mesma chance de ocorrer (equiprováveis); 3.1- interprete dados em contextos de diferentes áreas do conhecimento, apresentados em gráficos diversos e tabelas e produza texto com a síntese de suaanálise.
	(EF05MA23) Determinar a probabilidade de ocorrência de um resultado em eventos aleatórios, quando todos os resultados possíveis têm a mesma chance de ocorrer (equiprováveis).
(EF05MA24) Interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos (colunas ou linhas), referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, e produzir textos com o objetivo de sintetizar conclusões.
	UNIDADES TEMÁTICAS
	OBJETO	DE
CONHECIMENTO
	PRÁTICA DE TRABALHO
	HABILIDADE
	Números
	1. Representação fracionária
	Propor situações em que o aluno:
	(EF05MA03) Identificar e representar frações
	
	dos	números	racionais:
	1.1- reconheça os números racionais na forma
	(menores	e	maiores	que	a	unidade),
	
	reconhecimento, significados,
	fracionária	no	contexto	diário,	a	partir	de
	associando-as ao resultado de uma divisão ou à
	
	leitura e representaçãona
	receitas, tanques de combustível, dosador de
	ideia de parte de um todo, utilizando a reta
	
	reta numérica.
	remédios; 1.2- participe de rodas de conversa
	numérica como recurso.
	
	2. Comparação e ordenação
	para refletir sobre a relação parte-todo (Emuma
	(EF05MA04) Identificar frações equivalentes.
	
	de	números	racionais	na
	dúzia, há quantos lápis? E em meia dúzia? Qual
	(EF05MA05) Comparar e ordenar números
	
	representação decimal e na
	a quarta parte de 12 lápis? O que significa um
	racionais positivos (representações fracionária e
	
	fracionária utilizando anoção
	quarto de farinha?); 1.3- vivencie situações em
	decimal), relacionando-os a pontos na reta
	
	de equivalência.
	que irá dividir ointeiro em	partesiguais,
	numérica.
	
	3.	Problemas:	adição	e
	percebendo que quanto maior o númerode
	(EF05MA07)
Resolver e elaborar problemas de
	
	subtração	de	números
	partes menor elas ficam ( ½ > ¼ > ⅛ ); 2.1-
	adição e subtração com números naturais e
	
	naturais e números racionais
	compare	frações,	escrevendo-as	na	reta
	com números racionais, cujarepresentação
	
	cuja representação decimal é
	numérica; 2.2- utilize o disco de fração e régua
	decimal	seja	finita,	utilizando	estratégias
	
	finita.
	de fração para desenvolver o conceitode
	diversas, como cálculo por estimativa, cálculo
	
	4. Problemas: multiplicação e
	equivalência; 2.3- participe de situaçõesque
	mental e algoritmos.
	
	divisão de números racionais cuja representação decimal é finita por números naturais.
5. Problemas de contagem do tipo: “Se cada objeto de uma coleção A for combinado com todos os elementos de uma coleção B, quantos agrupamentos desse tipo podem serformados?”
	explorem relações entre as representações decimal e fracionária que sejam equivalentes; 3.1- resolva e elabore problemas do campo aditivo, com números naturais e racionais, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos; 4.1- resolva e elabore problemas, com diferentes significados do campo multiplicativo, fazendo uso também dos significados do campo aditivo na mesma proposta; 4.2- resolva situações problema do campo multiplicativo com números naturais e racionais na forma decimal; 5.1- resolva e elabore problemas do campo multiplicativo com a ideia de combinação por meio de diagramas de árvores outabelas.
	(EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias	diversas,	como	cálculo	por estimativa, cálculo mental e algoritmos. (EF05MA09) Resolver e elaborar problemas simples de contagem envolvendo o princípio multiplicativo, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra coleção, por meio de diagramas de árvore ou portabelas.
	Álgebra
	1.Propriedades da igualdade e noção de equivalência
	Propor situações em que o aluno:
1.1- investigue nas relações de igualdade e conclua que os dois termos de uma operação não se alteram quando se adiciona, subtrai, multiplica ou divide cada um deles por um mesmo número, por meio de recursos como balança de dois pratos, sentenças matemáticas, dentre outros; 1.2- resolva situações problema envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão em que um dos termos é desconhecido, investigando equivalência.
	(EF05MA10) Concluir, por meio de investigações, que uma igualdade não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir seus dois membros por um mesmo número, para construir a noção de equivalência.
(EF05MA11) Resolver e elaborar problemas cuja conversão em sentença matemática seja uma igualdade com uma operação em que um dos termos édesconhecido.
	Geometria
	1. Plano cartesiano: coordenadas cartesianas (1º quadrante) e representação de deslocamentos no plano cartesiano.
2. Figuras geométricas planas:	características, representações eângulos.
3. Ampliação e redução de figuras poligonais em malhas quadriculadas:
	Propor situações em que o aluno:
1.1- perceba, por meio do jogo “Batalha Naval”, a utilização do plano cartesiano como indicador de posição; 1.2- localize endereços de ruas da cidade por meio de malha quadriculada; 2.1- explore elementos de um polígono como lados, vértices e ângulos utilizando Tangram e materiais manipuláveis; 2.2- distingua ângulos iguais e diferentes em uma determinada figura; 2.3- identifique ângulos agudos, obtusos e retos em figuras geométricas planas; 2.4- classifique
	(EF05MA14) Utilizar e compreender diferentes representações para a localização de objetos no plano, como mapas, células em planilhas eletrônicas e coordenadas geográficas, a fim de desenvolver as primeiras noções de coordenadas cartesianas.
(EF05MA17) Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.
(EF05MA18) Reconhecer a congruência dos
	
	reconhecimento	da congruência dos ângulos eda proporcionalidade dos ladoscorrespondentes.
	triângulos quanto a medida dos lados e ângulos; 3.1- reconheça a conservação ou a modificação de medidas em ampliações e reduções de figuras poligonais usando malhas quadriculadas; 3.2- organize um método para ampliar e reduzir imagem, buscando manter o padrão original da figura, aproximando-se intuitivamente da noção de proporcionalidade, utilizando os conhecimentos sobre retas paralelas e perpendiculares.
	ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.
	Grandezas	e Medidas
	1. Medidas de comprimento, área e massa: utilização de unidades convencionais e relações entre as unidades de medida maisusuais.
2. Áreas e perímetros de figuras poligonais: algumas relações
	Propor situações em que o aluno:
1.1- identifique unidades de medidas usuais em problemas da vida prática em que essas unidades de medida aparecem; 1.2- construa figuras, em duplas ou pequenos grupos, com área determinada pelo professor; 1.3- calcule as diferentes áreas, por meio de sobreposição de figuras e em atividades coletivas e individuais,; 1.4- calcule a área de diferentes retângulos; 1.5- explore situações problema do cotidiano que envolvam relações entre diferentes unidades de medida de massa, grama e quilograma, grama e miligrama; 2.1- explore situações problema que envolvam o cálculo de perímetro e de área de polígonos desenhados em malhas quadriculadas.
	(EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
(EF05MA20) Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.
	Probabilidade	e Estatística
	1.	Leitura,	coleta, classificação interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada, gráfico de colunas
agrupadas,	gráficos pictóricos e gráfico delinhas.
	Propor situações em que o aluno:
1.1- desenvolva um projeto que explore diferentes temáticas relacionando com a Matemática onde ele pesquise, colete dados, organize-os e apresente um texto conclusivo.
	(EF05MA25) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados.
	TURMA: 5º ano (3º bimestre)
	UNIDADES TEMÁTICAS
	OBJETO	DE
CONHECIMENTO
	PRÁTICA DE TRABALHO
	HABILIDADE
	Números
	1. Representação fracionária dos números racionais: reconhecimento, significados, leitura e representação na retanumérica.
2. Comparação e ordenação de números racionais na representação decimal e na fracionária utilizando a noção deequivalência.
3. Cálculo de porcentagens e representaçãofracionária.
4. Problemas: multiplicação e divisão de números racionais cuja representação decimal é finita por númerosnaturais.
5. Problemas de contagem do tipo: “Se cada objeto de uma coleção A for combinado com todos os elementos de uma coleção B, quantos agrupamentos desse tipo podem serformados?”
	Propor situações em que o aluno:
1.1- reconheça, leia e represente números fracionários por meio de desenhos e na reta numérica; 2.1- compare e ordene frações, escrevendo-as na reta numérica, usando noções de equivalência; 2.2- utilize o disco de fração e régua de fração para estabelecer a equivalência entre frações; 3.1- identifique porcentagens em situações de seu cotidiano; 3.2- participe de rodas de conversas para discutir as
situações de uso e o significado de representações como: 10%, 25%, 50%, 75% e 100%; 3.3- participe de situações em que associe as porcentagens 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro; 3.4- utilize as porcentagens em contexto de educação financeira; 4.1- resolva e elabore problemas, com diferentes significados do campo multiplicativo, fazendo uso também dos significados do campo aditivo na mesma proposta; 4.2- resolva situações problema do campo multiplicativo com números naturais e racionais na forma decimal; 5.1- resolva e elabore problemas do campo multiplicativo com a ideia de combinação por meio de diagramas de árvores ou tabelas. alterando a posição da incógnita (Rosa tem 15 combinações de roupas entre saias e blusas. Ela possui três saias, então quantas são as blusas?)
	(EF05MA03) Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.
(EF05MA05) Comparar e ordenar números racionais positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na reta numérica.
(EF05MA06) Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.
(EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias	diversas,	como	cálculo	por estimativa, cálculo mental e algoritmos. (EF05MA09) Resolver e elaborar problemas simples de contagem envolvendo o princípio multiplicativo, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra coleção, por meio de diagramas de árvore ou portabelas.
	Álgebra
	1. Propriedades da igualdade e noção deequivalência
2. Grandezas diretamente proporcionais
3. Problemas envolvendo a partição de um todo em duas partesproporcionais
	Propor situações em que o aluno:
1.1- resolva situações problema envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão em que um dos termos é desconhecido, investigando equivalência; 2.1- utilize o conceito de proporcionalidade direta para resolver problemas, como por exemplo: associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros; 2.2- discuta as soluções encontradas destacando o uso da ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução; 3.1- com o auxílio do professor e em pequenos grupos, discuta estratégias de solução e resolva problemas do tipo: “Ana e Bianca dividiram R$60 de tal forma que Ana receba o dobro da quantia deBianca”.
	(EF05MA11) Resolver e elaborar problemas cuja conversão em sentença matemática seja uma igualdade com uma operação em que um dos termos édesconhecido.
(EF05MA12*) Resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duasgrandezas.
(EF05MA13) Resolver problemas envolvendo a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, tais como dividir uma quantidade em duas partes, de modo que uma seja o dobro da outra, com compreensão da ideia de razão entre as partes e delas com o todo.
	Geometria
	1. Plano cartesiano: coordenadas cartesianas (1º quadrante) e representação de deslocamentos no plano cartesiano
	Propor situações em que o aluno:
1.1- resolva situações problema envolvendo a localização de elementos com auxílio de coordenadas cartesianas; 1.2- interprete, descreve e represente movimentações de objetos no 1º quadrante do plano cartesiano, indicando mudanças de direção, sentido e giro, com o uso de malha quadriculada.
	(EF05MA15) Interpretar, descrever e representar a localização ou movimentação de objetos no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido egiros.
	Grandezas	e Medidas
	1. Medidas de temperatura e capacidade: utilização de unidades convencionais e relações entre as unidades de medida maisusuais.
2. Noção devolume
	Propor situações em que o aluno:
1.1- identifique unidades de medidas usuais em problemas da vida prática em que essas unidades de medida aparecem; 1.2- analise, interprete e resolva situações problema envolvendo medidas de temperatura em grau Celsius; 1.3- explore situações do cotidiano que envolvam relações entre diferentes unidades de medida de capacidade, litro e mililitro; 2.1- explore situações do cotidiano que envolvam relações entre medidas de volume, associado a
	(EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
(EF05MA21) Reconhecer volume como grandeza associada a sólidos geométricos e medir volumes por meio de empilhamento de cubos, utilizando, preferencialmente, objetos concretos.
	
	
	sólidos geométricos por meio de empilhamento de cubos.
	
	Probabilidade	e Estatística
	1. Cálculo de probabilidade de eventosequiprováveis.
2. Leitura,	coleta, classificação interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada, gráfico de colunas
agrupadas,	gráficos pictóricos e gráfico delinhas.
	Propor situações em que o aluno:
1.1- calcule a probabilidade em situações problema simples e avalie a adequação do resultados quando todos eles têm a mesma chance de ocorrer (equiprováveis); 2.1- interprete dados em contextos de diferentes áreas do conhecimento, apresentados em gráficos diversos e tabelas e produza texto com a síntese de suaanálise.
	(EF05MA23) Determinar a probabilidade de ocorrência de um resultado em eventos aleatórios, quando todos os resultados possíveis têm a mesma chance de ocorrer (equiprováveis).
(EF05MA24) Interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos (colunas ou linhas), referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, e produzir textos com o objetivo de sintetizar conclusões.
	COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
	TURMA: 5º ano (4º bimestre)
	UNIDADES TEMÁTICAS
	OBJETO	DE
CONHECIMENTO
	PRÁTICA DE TRABALHO
	HABILIDADE
	Números
	1. Cálculo de porcentagense
	Propor situações em que o aluno:
	(EF05MA06) Associar as representações 10%,
	
	representação fracionária.
	1.1- participe de situações em que associe as
	25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à
	
	2.	Problemas:	adição	e
	porcentagens 10%, 25%, 50%, 75% e 100%
	décima parte, quarta parte, metade, três quartos
	
	subtração	de	números
	respectivamente à décima parte, quarta parte,
	e	um	inteiro,	para	calcular	porcentagens,
	
	naturais e números racionais
	metade, três quartos e um inteiro; 1.2- utilize as
	utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e
	
	cuja representação decimal é
	porcentagens	em	contexto	de	educação
	calculadora,	em	contextos	de	educação
	
	finita.
	financeira e em situações cotidianas, com uso
	financeira, entre outros.
	
	3. Problemas: multiplicação e
	de calculadora, cálculo mental; 2.1- resolva e
	(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de
	
	divisão de números racionais
	elabore problemas do campo aditivo, com
	adição e subtração com números naturais e
	
	cuja representação decimal é
	números	naturais	e	racionais,	utilizando
	com números racionais, cujarepresentação
	
	finita por números naturais.
	estratégias	diversas,	como	cálculo	por
	decimal	seja	finita,	utilizando	estratégias
	
	
	estimativa, cálculo mental e algoritmos; 3.1-
	diversas, como cálculo por estimativa, cálculo
	
	
	resolva	e	elabore	problemas	do	campo
	mental e algoritmos.
	
	
	multiplicativo em que o primeiro número seja
	(EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de
	
	
	racional
na forma decimal e o segundo, natural.
	multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
	Álgebra
	1. Grandezas diretamente proporcionais.
2. Problemas envolvendo a partição de um todo em duas partesproporcionais.
	Propor situações em que o aluno:
1.1- utilize o conceito de proporcionalidade direta para resolver problemas, como por exemplo: associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros; 1.2- discuta as soluções encontradas destacando o uso da ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução; 2.1- resolva, em pequenos grupos ou individualmente, problemas do tipo: “Ana e Bianca dividiram R$60 de tal forma que Ana receba o dobro da quantia deBianca”.
	(EF05MA12) Resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros.
(EF05MA13) Resolver problemas envolvendo a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, tais como dividir uma quantidade em duas partes, de modo que uma seja o dobro da outra, com compreensão da ideia de razão entre as partes e delas com o todo
	Geometria
	1. Ampliação e redução de figuras poligonais em malhas quadriculadas: reconhecimento		da congruência dos ângulos eda	proporcionalidade	dos ladoscorrespondentes
	Propor situações em que o aluno:
1.1- organize uma maneira de ampliar e reduzir imagem, buscando manter o padrão original da figura, aproximando-se intuitivamente da noção de proporcionalidade, utilizando os conhecimentos sobre retas paralelas e perpendiculares. 1.2- reconheça a conservação ou a modificação de medidas em ampliações e reduções de figuras poligonais usando malhas quadriculadas;
	(EF05MA18) Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.
	Grandezas	e Medidas
	1. Medidas de comprimento, área, massa, tempo, temperatura, capacidade e volume: utilização de unidades convencionais e
	Propor situações em que o aluno:
1.1- identifique unidades de medidas usuais em problemas da vida prática em que essas unidades de medida aparecem; 1.2- analise, interprete e resolva situações problema
	(EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais emcontextos
	
	relações entre as unidades de medida maisusuais.
	envolvendo medidas em contextos interdisciplinares cujas informações apareçam em tabelas e gráficos.
	socioculturais.
	Probabilidade	e Estatística
	1.	Leitura,	coleta, classificação interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada, gráfico de colunas
agrupadas,	gráficos pictóricos e gráfico delinhas.
	Propor situações em que o aluno:
1.1- participe de situações de pesquisa estatística onde tenha contato com os diferentes tipos de variáveis; 1.2- desenvolva um projeto que explore diferentes temáticas relacionando com a Matemática onde ele pesquise, colete dados, organize-os e apresente um texto conclusivo.
	(EF05MA25) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais