Buscar

A classificação das linguagens artísticas

Prévia do material em texto

A classificação das linguagens artísticas
Na historia da arte, a partir da filosofia grega, podemos constatar uma classificação para as linguagens e formas artísticas fazendo uma distinção entre as artes consideradas maiores ou superiores (aquelas que dizem respeito aos sentidos superiores como a audição e a visão: música, teatro/dança, literatura/poesia) e as menores (associadas aos ofícios manuais e ao artesanato: pintura, escultura). Na Antiguidade Clássica, especificamente no século V, já surge a separação entre as artes liberais (relacionadas às atividades mentais) e as arte mecânicas, ligadas aos trabalhos práticos e manuais. 
No decorrer da história vários termos foram surgindo para identificar esse ou aquele grupo de formas ou linguagens artísticas, como por exemplo: Artes nobres(para indicar as artes mais perfeitas);Artes memoriais(que mantêm a memória de coisas ou acontecimentos) Artes pictóricas(para indicar as artes que trabalham com imagens); Artes Agradáveis; Belas Artes(o termo que finalmente definiria o grupo de linguagens de arte que, no decorrer da história até a Idade Moderna se estabeleceram como tal).
O termos Belas Artes é oficialmente introduzido na história da arte com a contribuição do filósofo Charles Batteaux, em sua obra, Les Beaux-Arts Réduits à un Même Principe(As belas artes reduzidas a um mesmo princípio), em 1746. Segundo ele, as belas artes seriam a poesia, a pintura, a música e a dança, pois imitavam a natureza e tinham valor por estabelecer relação apenas com a beleza e não também com uma utilidade. Mais tarde, a escultura e a arquitetura também, por outros autores, entram nessa classificação. Portanto ficaram assim entendidas como Belas Artes, as seis linguagens: pintura, música, dança, teatro, arquitetura, literatura. No final do século XIX surge o Cinema, o qual passa a integrar as Belas Artes, considerado assim, a sétima arte, por Ricciotto Canudo. Segundo este teórico italiano, o cinema é uma arte que reúne todas as outras.
Se contrapondo às Belas Artes surgiram também as chamadas Artes Aplicadas, que podemos entender como as formas de arte que ganham valor por sua beleza, mas também por sua utilidade prática, como por exemplo: alguns setores da arquitetura, as artes decorativas, o design, as artes gráficas, o mobiliário etc. Essa concepção de arte se deu principalmente através do pensamento dos teóricos John Ruskin (1819 - 1900) e William Morris (1834 - 1896), que defendiam que era possível uma arte que fosse integrada com as coisas práticas da vida cotidiana. Ou seja, uma arte que pode ser bela e útil ao mesmo tempo. 
Com o surgimento da Indústria e das novas tecnologias, como já vimos, surgiram muitas possibilidades de formas e linguagens artísticas, inclusive formas híbridas(onde existe a mistura de linguagens). Nesse sentido há quem diga que é mais importante compreender as muitas linguagens artísticas existentes do que classificá-las.

Continue navegando