Buscar

Teoria e Política Macroeconômica I Lista de Exercícios 7 Felipe Moreti Bolini

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Teoria e Política Macroeconômica I – Lista de Exercícios 7 – Felipe Moreti Bolini
1. Explique o conceito da curva de Phillips. Há alguma diferença entre as visões de Milton Friedman e keynesiana da curva de Phillips de curto prazo?
	Altas taxas de crescimento na demanda agregada estimulam a produção e, portanto, diminuem o índice de desemprego. Essas altas taxas de crescimento da demanda agregada também levam a um aumento nos preços (inflação). Assim, a curva de Phillips estabelece essa relação inversa entre o desemprego e a inflação em uma determinada economia. Friedman concordava com essa relação inversa no curto prazo, de tal forma que num primeiro momento de aumento da demanda agregada os níveis de produção e desemprego seriam mais afetados que os níveis de preços. De maneira parecida, os Keynesianos acreditavam que a política de expansão da demanda agregada se daria por uma política monetária, como um aumento na oferta de moeda, ou uma política fiscal, como aumentos dos gastos do governo, de tal forma que a demanda agregada se deslocará positivamente, aumentando os níveis de produção, diminuindo os de desemprego e aumentando os de preços. A grande diferença entre o modelo Keynesiano e o modelo de Friedman é que para os Keynesianos a demanda do setor privado não é estável, de tal forma que são necessárias políticas monetárias e fiscais para manter a demanda em equilíbrio, enquanto que Friedman acreditava na demanda estável do setor privado, mantendo tudo mais constante (sem interferências), de tal forma que não esperamos choques que desestabilizem a demanda.
2. Explique o conceito da taxa natural de desemprego. Quais são as implicações da teoria da taxa natural de desemprego de Milton Friedman para a eficácia das políticas de estabilização econômica?
	A taxa natural de desemprego é um ponto de equilíbrio dados os níveis de produção e a oferta dos fatores de produção, tecnologia e instituições, o qual o nível de desemprego tende a circundar. Friedman sugeriu esse conceito para demonstrar a limitação das políticas monetárias, haja vista que ela não pode reduzir de forma permanente o desemprego a níveis abaixo da taxa naturas, ao não ser que haja uma taxa de inflação em aceleração constante. 
3. Compare a formulação da função demanda por moeda de Milton Friedman com a especificação keynesiana da mesma função examinada em capítulos anteriores.
	No modelo Keynesiano a velocidade da moeda, componente da demanda por moeda, é determinada de maneira sistemática, sendo diretamente proporcional a variações na taxa de juros, de tal forma que ela não é constante, tal qual proposto pelos clássicos. De maneira um pouco diferente, Friedman retoma a intuição clássica afirmando que a demanda por moeda é estável. Contudo, apesar de ele concordar com a relação positiva entre a taxa de juros e a velocidade da moeda, ele assume uma velocidade da moeda constante no curto prazo. Assim, além da demanda estável e velocidade da moeda constante, Friedman também assume forte influência de fatores da oferta de moeda na quantidade de moeda.
4. Mostre com o são as curvas IS e LM na visão monetarista. Use essas curvas para ilustrar as conclusões monetaristas sobre a eficácia relativa das políticas monetária e fiscal.
	Os monetarista assumem quase-inelasticidade da demanda por moeda, dada pela teoria quantitativa da moeda, de tal forma que a curva LM é quase-vertical. De maneira diferente, quando eles pensam acerca da demanda agregada, assumem-na como quase-elástica, de tal forma que a curva IS é quase-plana. Assim, quando pensamos nas políticas monetárias vemos que essas serão muito efetivas se comparadas às políticas fiscais, haja vista que assume-se mudanças no orçamento governamental mantendo-se a quantidade de moeda em circulação constante. Contudo, ambas as políticas serão pouco eficazes. Pelo fato de a curva IS ser quase-elástica e, a LM, quase-inelástica, um aumento considerável na taxa de juros, por exemplo, levará a um pequeno aumento da renda.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando