Buscar

Teoria e Política Macroeconômica I Lista de Exercícios 11 Felipe Moreti Bolini

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Teoria e Política Macroeconômica I – Lista de Exercícios 11 – Felipe Moreti Bolini
1. O que ocorre no modelo de 3 equações em economia aberta se a taxa de juros internacional subir? Ilustre sua explicação com gráficos.
	Numa situação se aumento da taxa de juros internacional, temos uma depreciação (apreciação) do câmbio nacional (internacional), evidenciado na seguinte equação (reorganização da equação de demanda agregada):
Ou seja, tendo em vista que a taxa de juros internacional é correlacionada positivamente com a taxa de câmbio, temos que um aumento da taxa de juros internacional leva a uma depreciação do câmbio nacional, de tal forma que, tendo em vista que o produto permanece inalterado, a curva também permanece inalterada, e temos, portanto, um deslocamento da demanda agregada (Curva AD) para cima e, da Curva IS, para a direita.
2. No modelo de 3 equações em economia aberta, suponha a ocorrência de um choque que baixe a inflação (suponha inicialmente que a inflação esteja na meta e que o produto esteja em equilíbrio). Como o banco central deveria reagir nessa situação? Ilustre sua explicação apresentando gráficos.
	A economia começa em . Com o choque que diminui a inflação, o banco central localiza sua melhor resposta em , sobre a curva . O câmbio internacional prevê que o banco central manterá a taxa de juros abaixo da taxa de juros internacional por vários períodos, buscando aumentar a inflação. A condição implica que isso causará uma depreciação imediata da moeda nacional, de tal forma que esta pode apreciar por todo um período que tiver uma diferença negativa entre as taxas de juros dos títulos nacionais e internacionais. Para retornar a economia à curva no próximo período, o banco central coloca a taxa de juros em na curva , considerando a depreciação do câmbio que ocorrerá com o deslocamento da curva para a direita para . A taxa de juros e a taxa de câmbio afetam o produto da economia apenas após um período, de tal forma que a inflação do período é nula, em , produto , taxa de juros e taxa de câmbio .
	No período seguinte, as novas taxas de juros e câmbio já afetaram a demanda agregada, de tal forma que a taxa de juros menor aumenta os níveis de investimentos e a moeda depreciada aumenta as exportações líquidas. Essas forças combinadas aumentam o produto e a economia se move para o ponto , com um produto acima do equilíbrio, em e inflação em . A curva se deslocou para a direita, levando em conta o câmbio depreciado. O banco central prevê a curva PC do próximo período , de tal forma que o banco central busca o ponto , sobre sua curva . Assim, o banco central aumentam a taxa de juros para e o câmbio aprecia para . A taxa de juros e a taxa de câmbio afetam o produto da economia apenas após um período, de tal forma que a inflação do período é nula, em , produto , taxa de juros e taxa de câmbio .
	No terceiro período em diante, a economia se move para o ponto . A taxa de juros mais alta e um câmbio apreciado diminuem a demanda agregada, o que diminui o produto para e a inflação cai para . A curva se desloca para a esquerda, sobre a posição inicial . O mesmo processo se repete até a economia retornar ao equilíbrio .
3. Suponha que no modelo de 3 equações em economia aberta a inflação esteja na meta e o nível de produto se encontre no equilíbrio. Imagine que o governo amplie seus gastos. Quais os efeitos disso sobre a taxa de juros e sobre a taxa de câmbio real ao longo do tempo. Ilustre sua explicação com gráficos.
	Um aumento dos gastos governamentais leva a uma expansão da demanda agregada, ou seja, deslocamento da curva para a direita. Assim, tendo em vista a relação positiva da demanda agregada com o câmbio e com a taxa de juros, teremos um aumento da taxa de juros e uma depreciação do câmbio nacional:
A ilustração gráfica é similar à feita na questão 1, alterando-se, apenas, o fato gerador da expansão da demanda agregada.
4. O que representa a curva RX? Explique.
	O curva retrata a taxa de juros que é a melhor resposta considerando as reações da taxa de câmbio. Para utilizarmos a curva , consideramos algumas questões chave:
1. Ela liga a intersecção de e . Assim, ela se altera apenas se algum desses dois fatores se alterar.
2. A inclinação da curva reflete a sensitividade da taxa de juros e da taxa de câmbio à demanda agregada, as preferências do banco central e a inclinação da curva de Phillips:
(a) É mais elástica que a curva ; 
(b) É mais elástica quanto mais elástica é a curva (i.e. quando é alto, indicando maior sensitividade à demanda agregada) e quanto maior é (i.e. quanto mais sensível é a demanda agregada à taxa de câmbio real). Quando há uma resposta exagerada da demanda agregada a uma mudança na taxa de juros ou de câmbio (i.e. maior ou ), o banco central tem de diminuir a taxa de juros, ceteris paribus; 
(c) É mais elástica quanto mais inelástica é a curva MR (i.e. quanto menor é , mais elástica é a curva de Phillips; ou quanto menor é , mais inelástico é a círculo de perda). Por exemplo, quando o banco central é menos obstinado, o retorno ao equilíbrio após um choque será mais lento e o banco central aumentará menos a taxa de juros.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando