Buscar

ATIVIDADE Potencial de Ação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.	Diferencie o potencial de membrana em repouso do potencial de ação.
O potencial de repouso ou estado fixo varia de célula para célula e consiste na diferença de potencial elétrico que as faces internas e externas. O sinal negativo indica que o interior da célula é negativo em relação ao exterior. A existência do potencial de repouso deve-se principalmente a diferença de concentração de íons de sódio (Na+) e de potássio (K+) dentro e fora da célula. Essa diferença é mantida por meio de um mecanismo de bombeamento ativo de íons pelas membranas celulares, em que o sódio é forçado a sair da célula e o potássio a entrar. Já o potencial de ação varia a propagação do potencial, pode conduzir importantes mensagens e é uma alteração rápida na polaridade da tensão elétrica, de negativa para positiva e de volta para negativa. Na área afetada pelo estímulo, a membrana permanece despolarizada, apenas 1,5 ms (milésimo de segundo). Logo as portas de potássio se abrem, permitindo a saída desse íon, que está em maior concentração no interior da célula. Com isso, ocorre a repolarização da membrana, que retorna a condição de repouso. 
2.	O que é a despolarização de uma célula?
A despolarização celular é a primeira fase do potencial de ação, onde ocorre um aumento na permeabilidade aos íons sódio na membrana celular, é quando o potencial de ação torna-se menos negativo 
3.	 A abertura dos canais de sódio no início do potencial de ação é qual tipo de mecanismo de feedback?
Feedback positivo pois acaba elevando os níveis de despolarização desses canais 
4.	Qual a principal razão para o aparecimento de um potencial hiperpolarizado do ciclo de um potencial de ação?
A principal razão para o aparecimento de um potencial hiperpolarizado é quando ocorre um aumento na permeabilidade ao potássio e quando o potencial de membrana torna-se mais negativo permitindo a ritmicidade. 
5.	O que queremos dizer quando nos referimos aos canais de sódio e potássio como sendo rápidos e lentos, respectivamente? Justifique.
Significa dizer que o canal de potássio é mais lento devido ao gradiente elétrico desfavorável permitindo a saída lenta de potássio, enquanto os canais de sódio são mais rápidos devido ao gradiente eletroquímico favorável, permitindo a entrada rápida de sódio e consequente despolarização. 
6.	Descreva detalhadamente o que ocorre no processo de repolarização da membrana plasmática.
Na repolarização, após a membrana ter ficado muito permeável aos íons sódio, os canais de sódio começam a fechar-se, enquanto os canais de potássio abrem-se mais do que o fazem normalmente, permitindo a difusão de íons potássio para o exterior da fibra, o que restabelece o potencial negativo de repouso, ou seja, é o retorno da célula ao potencial de repouso a partir de uma despolarização e repolarização. 
7.	Porque o potencial de ação é diferente músculo cardíaco?
 Porque o potencial de ação ocorre nas células de marca-passo do coração e a diferença dos outros tecidos para o cardíaco estão nas propriedades do potencial de ação que inicia a contração. Contrações cardíacas são iniciadas pelas células marca-passos cardíaca, que se despolarizam espontaneamente até o limiar.

Outros materiais