Buscar

Instrumentos Necropsia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Necropsia Instrumental
FACAS,BISTURI, BISTURI ABOTOADO, FACA DE VÍSCERAS:
São instrumentos destinados a incisão da pele e para a abertura do tecido subcutâneo e dos tecidos adjacentes. A faca de amputação também podê ser utilizada para cortar órgãos quando se deseja apurar lesões intraparenquimatosas ou objetivando enviar amostras para exames histopatológico e toxicológico. É importante que a faca tenha um corte bem afiado, pois a precisão do corte. Garante fatias mais uniformes, melhorando a ação do formol e facilitando a tarefa de criar lâminas de boa qualidade. Para o bom desempenho funcional e com todo o rigor de segurança, o profissional deve abster-se de utilizar material inadequado ao que se propõe.
TESOURAS LONGAS DE EXTREMIDADES EM PONTA, EXTREMIDADE DE ROMBA:
TESOURA DE SMITH
É uma tesoura robusta utilizada para cortes grosseiros que não requerem regularidade
ou precisão, como cortar vestes e bandagens presentes no cadáver
ENTERÓTOMO
É uma tesoura formada por uma ponta protegida por uma espécie de capuz moldado a partir da própria lâmina e outra ponta romba. A ponta protegida é inserida na luz de órgãos como intestino, estômago e coração, orientando o corte sem danificar a estrutura interna. A tesoura Mayo longa é comumente utilizada para corte de fios ou linhas cruas de fechamento. A tesoura Metzenbaum, muito útil em cirurgias, deve ser utilizada para cortar tecidos mais delicados, e sua curvatura permite cortes curvilíneos. As tesouras Iris, por seu tamanho menor e ponta fina, devem ser usadas para corte de pequenas estruturas ou abertura de estruturas como artérias coronárias, vias biliares, pancreáticas e pequenas artérias. As tesouras com as duas pontas rombas são empregadas para extração das artérias do pescoço e para dissecações rombas
COSTÓTOMO:
São instrumentos destinados à retirada do plastrão esternal através de corte na cartilagem
costosternal ou diretamente sobre o osso da costela. 
O costótomo é um potente alicate de corte formado por uma ponta cega e romba e a outra
pontiaguda e afiada, ambas em arco. Os braços são unidos por uma mola laminar espiral. A
ponta cega é introduzida nos espaços intercostais sob a cartilagem costosternal, a qual é
cortada.
PINÇAS DE DISSECÇÃO, PINÇAS DE DENTE DE RATO:
São pinças interpotentes utilizadas para firmar o material para exposição, corte ou sutura. A pinça anatômica é utilizada quando da manipulação de tecidos friáveis, para evitar danificá-los. Já a pinça do tipo dente de rato é aplicada quando se objetiva tracionar tecidos resistentes
RUGINAS:
As ruginas são instrumentos utilizados para desgastar o periósteo craniano por atrito ou por pequenos golpes, deixando os ossos desnudos, permitindo apurar detalhes, bem como facilitar a ação da serra.
SERRAS/ SERRA DE LÂMINAS, SERRA ELÉTRICA: 
As serras podem ser manuais, elétricas circulares e vibratórias. As primeiras são as mais utilizadas no trabalho diário e têm a preferência da maioria das técnicas. A serra elétrica circular apresenta o inconveniente de possibilitar, mais facilmente, a dispersão de aerossóis e de partículas de osso, comprometendo os níveis de biossegurança. As serras vibratórias são de alto custo e não são utilizadas em nosso meio.
É preciso cuidado durante a aplicação da serra para não atingir estruturas internas como meninges e encéfalo. O técnico procura criar uma fissura de fragilidade, que permite a ação de uma ferramenta para dar apoio à abertura do crânio.
Os modelos de serras preferencialmente usados são: serra Mathieu, serra Charriere e serra de arco comum de uso na construção civil
ESCROPO,CINZEL E MARTELO: 
São instrumentos utilizados para romper a tábua interna da caixa craniana e remover a calota após a demarcação da linha de menor resistência pela serra.
O escopro e o cinzel (osteótomo) são compostos de barras estreitas e finas, de aço inoxidável, e que terminam em cunha. A diferença consiste no fato de o cinzel apresentar cabo, geralmente formando peça única com a barra, enquanto o escopro é o próprio corpo da barra.
Para remover a calota craniana, introduz-se o escopro ou o cinzel no sulco feito pela serra, bate-se com o martelo e gira-se o instrumento sobre seu próprio eixo. Ouve-se um ruído característico do rompimento da tábua interna do crânio. Feito isso em três ou quatro pontos, coloca-se o gancho do martelo na fenda e traciona-se contra si, forçando assim a saída da calota craniana.
BALANÇA: 
Balança para pesar o corpo.
Balança para pesar órgãos grandes.
Balança para pesar órgãos pequenos.
Balança de análise para pesar órgãos muito pequenos, tais como as glândulas paratireóides.
PROVETAS:
A proveta é um instrumento laboratorial de formato cilíndrico que serve para medição de líquidos para os mais variados fins.  Pode realizar medições diversas, de acordo com o tamanho, e sua fabricação é geralmente em plástico ou vidro — o que afeta diretamente seu preço no mercado. Se comparada a outros instrumentos de laboratório, como a pipeta, a proveta tem menor precisão e seu uso é mais indicado para análises em que não é necessária uma medição mais detalhada.
BALÃO VOLUMÉTRICO:
O balão volumétrico ou balão graduado é um frasco utilizado na preparação e diluição de soluções com volumes precisos e pré-fixados. Possui um traço de aferição no gargalo.
ESTILETE:
Usado para determinar o trajeto de projetis e relacionar os orifícios de entrada com os orifícios de saída. Esse estilete geralmente é um pino de Steinmann liso.
TENTACÂNULA:
É uma lâmina sulcada com uma extremidade dilatada. O sulco é usado para orientar profundamente cortes feitos com bisturi ou tesoura.
RAQUIOTOMO DE AMUSSAT:
É composto de uma cunha que forma com o cabo uma peça única em semi-arco. O cabo apresenta uma concavidade, que melhora o apoio. O raquítomo é utilizado como uma machadinha, para cortar o corpo das vértebras e para cortar o corpo das vértebras e para se obter a medula espinal completa
RÉGUAS MÉTRICAS METÁLICAS:
PAQUÍMETRO EM AÇO INOXIDÁVEL PARA MEDIDAS DE ATÉ 150MM
Utilizado para medir projetis, bem como a extensão de lesões de órgãos, tumores, entre Outros.
Trena de aço com 2m de comprimento usada para aferir a estatura do indivíduo.
AGULHA DE SUTURA:
As agulhas utilizadas na recomposição do cadáver apresentam as seguintes características: corpo robusto com aproximadamente 10cm, fundo rombo, corpo reto ou semi-reto e ponta de reverso cortante. São muito comuns agulhas longas com pontas cortantes, utilizadas para costurar tecidos ou couro.
LINHA CRUA:
Preferencialmente, a linha utilizada na sutura de cadáveres é de fibra de cânhamo devido às vantagens apresentadas, tais como resistência, durabilidade, aderência, disponibilidade no mercado e preço. As suturas mais freqüentes são uma variante da sutura de Schmieden e da sutura de Cushing.

Outros materiais