Buscar

Entrega da Avaliação ava 1 100%


Continue navegando


Prévia do material em texto

Entrega da Avaliação - Fórum de Discussão [AVA 1]
CATIANE VELOSO PAIXÃO enviada 29 ago em 13:10
Os envios desta tarefa são as postagens no fórum da tarefa. Abaixo, encontram-se as postagens do fórum de CATIANE VELOSO PAIXÃO, ou é possível exibir todo o fórum.
from Entrega da Avaliação - Fórum de Discussão [AVA 1]
Aug 29, 2020 1:10PM
CATIANE VELOSO PAIXÃO
Boa tarde  a todos.
“Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros.”
 Esta é uma das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Um dos caminhos para o desenvolvimento dela é estimular estudantes a se conhecerem para entender o meio social em que vivem e seu papel também no meio ambiente.
A BNCC na sua 8º Competência acima citada deixa bem claro a importância do autoconhecimento e do autocuidado como forma de o estudante conhecer a si mesmo, compreender o seu papel na diversidade humana e na relação com o meio ambiente.
É fundamental que haja um trabalho planejado e sistemático que estimule o autoconhecimento, como também o favorecimento na construção de valores e de uma identidade. Essa busca de si mesmos, de conhecimento de quem são, no entanto, permitirá a identificação de fraquezas e inseguranças. Por isso acredito que o autoconhecimento seja, sim a missão do professor. Acredito também que depois dos pais nos professores somos as pessoas mais importante no desenvolvimento dos alunos. No dia a dia na escola, o educador é peça fundamental na formação e construção da criança. O conhecimento sobre si e sobre os outros deve sim ser ensinado pela escola. É nessa hora que o papel do educador se volta para a valorização das suas qualidades estimulando o auto estima e coragem para enfrentar as dificuldades. A educação engloba toda forma de construção do ser humano.
O resultado, seria ter crianças mais seguras e adultos confiante em si mesmo. Tudo começa na infância, as experiências e aprendizagens emocionais vão imprimir marcas que nos acompanharão pelo resto da vida. E a partir dos 02 anos de idade já pode trabalhar em sala de aula o autoconhecimento da criança. Isso proporcionará um caminhar mais confiante na trajetória de sua vida, desenvolvendo adultos mais felizes e resolvidos.
Existem formas de como estimular esse processo de crescimento, através de dinâmicas realizadas em sala de aula, onde o aluno aprende brincando, citarei 2 exemplos:
-Quem sou eu?
Esta dinâmica é composta por perguntas sobre vida pessoal, que despertam o autoconhecimento e promovem o auto feedback.
- Dinâmica do espelho
Os participantes ficam diante de uma caixa fechada e o facilitador explica que dentro dela está a foto de uma pessoa muito importante para o grupo. A seguir, ele diz que cada um deve se aproximar e abrir a caixa. Sem revelar de quem é a foto, cada um deve descrever algumas das qualidades, características e comportamentos que aquela pessoa possui.
A intenção da dinâmica do espelho é provocar uma reflexão a respeito do comportamento, ações e outras características que manifestamos dentro do grupo. Aproveitando a oportunidade para ampliar o seu autoconhecimento.
Essas são formas de atribuir para evolução da criança. E o ambiente familiar também tem uma contribuição. Dessa forma, a criança vai crescer tendo conhecimentos de seus atos, sabendo quem é ela de verdade e tomando suas próprias decisões como cidadão que pensa e age por si só.
   Em uma época marcada pela transitoriedade, conhecer-se socialmente permite ao estudante tornar-se autor de sua própria história, desenvolvendo seu protagonismo na construção de sua identidade social (SILVA 2009).
                    
Referencias
 
http://www.universoludico.com.br/autoconhecimento-e-autocuidado-8a-competencia-da-bncc/ (Links para um site externo.) acessado dia 24/08/2020
https://educacao.uol.com.br/colunas/leo-fraiman/2014/09/25/professor-tem-a-missao-de-promover-o-autoconhecimento-do-aluno.htm (Links para um site externo.) acessado dia 24/08/2020
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/medicina-alternativa/os-reflexos-da-educacao-na-sociedade-contemporanea/55987 (Links para um site externo.) acessado dia 24/08/2020
 
from Entrega da Avaliação - Fórum de Discussão [AVA 1]
Aug 29, 2020 9:12PM
CATIANE VELOSO PAIXÃO
  Boa noite cara colega Letícia Soares
Concordo plenamente com você  porque se o autoconhecimento é você está consciente de sua essência, esta consciente de quem eu sou, do que sou capaz ou não, quais as minhas limitações.  Quando eu trabalho autoconsciência o autoconhecimento em meus alunos eu quero que eles conheçam quem são eles, conheçam e reconheçam quais as suas limitações, até onde eles podem ir, do que eles são capazes ou não, e entender que eles podem trabalhar cada uma das suas dificuldades ou de suas limitações por assim dizer. Procurando o melhor meio de soluciona-los porque só nos autoconhecendo é que vamos reconhecer quais os nossos defeitos enquanto personalidade as nossas qualidades. E a partir daí eu vou ver dentro do meu convívio daquilo que eu faço em especial como aluno quais as minhas dificuldades e o que minha personalidade de bom ou ruim pode contribuir para melhora-la ou não. Estamos vivendo uma época em que os alunos estão bitolados a dizer não posso isso, não consigo isso, eu não sei fazer, eu não tenho capacidade para então. Daí  o papel do professor e incentiva-lo ao contrário de que toda e qualquer pessoa é capaz de qualquer coisa desde que você se proponha a fazer a ultrapassar os seus limites.                                     
 
from Entrega da Avaliação - Fórum de Discussão [AVA 1]
Aug 31, 2020 5:51PM
CATIANE VELOSO PAIXÃO
Concordo com você Sara  Silva dos Santos porque:
O Autoconhecimento traz segurança na tomada de decisões em todos os campos da vida. Além disso, quando nos conhecemos, identificamos com assertividade nossos limites e capacidades, realizamos tarefas e traçamos objetivos com base em nossa essência.
O autoconhecimento nos mostra com clareza as nossas emoções e sentimentos, nossos pontos de melhoria e nossas qualidades. Quando nos conhecemos, nos tornamos pessoas melhores, profissionais excelentes e indivíduos inspiradores para quem também deseja conhecer a própria essência.
 
from Entrega da Avaliação - Fórum de Discussão [AVA 1]
Sep 8, 2020 4:16PM
CATIANE VELOSO PAIXÃO
Boa tarde colegas,
Lendo um artigo sobre educação no site edukante cheguei a seguinte conclusão que o autoconhecimento começa de dentro da mente e se reflete no exterior, mudando positivamente a forma como uma pessoa percebe o mundo e reage a diferentes situações.
As escolas podem ter um papel fundamental para a formação dos futuros profissionais, ao começar a realizar atividades que estimulem em seus estudantes o olhar para o autoconhecimento. Incluir na educação as bases para a capacidade de lidar com as habilidades socioemocionais vai proporcionar o crescimento de pessoas mais maduras para lidar com conflitos, decisões e situações que despertem algum sentimento negativo.
Como as escolas poderiam trabalhar o autoconhecimento? Em primeiro lugar, é necessário que os gestores escolares tenham consciência de que a base da personalidade humana é criada nos primeiros sete anos de vida de uma criança. As crenças e condicionamentos formados nessa fase irão acompanhar o indivíduo por toda sua vida. Daí a importância de se iniciar na educação infantil um processo de aprendizado no sentido de habilitar a criança a saber fazer escolhas e decisões e também a lidar com emoções desagradáveis, como raiva, frustração, inveja, ciúme, entre outras.
Nas escolas e em casa, as crianças estão constantemente aprendendo as qualidades que devem exercer, como a bondade, a capacidade de compartilhar e dividir, mas não lhes é ensinada a competência para enfrentar e resolver questões problemáticas. Na maioria das vezes, as emoções negativas são reprimidas ao invés de tomadas como um momento para se refletir a respeito de determinada situação. Assim, as pessoas vão crescendo completamenteinabilitadas para encarar seus conflitos interiores e tornam-se indivíduos com sintomas de insegurança, timidez exacerbada, ansiedade, depressão.
Ao aprender a habilidade de auto-observação nas instituições de ensino, os alunos passam a refletir mais e modificar algum comportamento que não os está fazendo bem. Tendo, dessa forma, uma melhor percepção para fazer escolhas mais conscientes para si mesma e para o ambiente ao seu redor. Claro que para que esse processo de amadurecimento emocional seja ensinado nas escolas, é necessário não apenas capacitar os professores para se tornarem capazes de abordar essas questões em sala de aula, mas também estimular o autoconhecimento nos profissionais de todos os setores da instituição de ensino, tanto dos setores acadêmico e pedagógico quanto dos setores administrativo e financeiro.
A escola é um local de relacionamentos humanos e quando as pessoas que estão convivendo neste ambiente passam a modificar os seus valores de uma visão competitiva e excludente – baseada no mérito para os que estão em primeiro lugar – para uma visão cooperativa e includente – baseada no respeito às diferenças de dons e talentos – elas estarão modificando, de fato, as crenças e princípios de toda uma sociedade. A partir do autoconhecimento, cada indivíduo passa a se amar e a se respeitar mais, e, consequentemente, se torna mais apto para respeitar o outro. Seja por meio do debate em sala de aula ou de alguma atividade extracurricular, é possível iniciar reflexões que levem aos estudantes mais aprendizado a respeito de quem são eles mesmos. E, a partir dessas práticas de autoconhecimento, cada um terá mais consciência das suas prioridades e valores, sem a necessidade de se comparar constantemente com os outros.
Referências:
https://www.edukante.com/sistemas-gestao-escolar/importancia-autoconhecimento-escolas.aspx