Buscar

ANALISE E BALANCO DE CREDITO DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Análise de Balanço e Gestão de Crédito (GFI10)
	
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:513208) ( peso.:4,00)
	
	Prova:
	20024700
	Nota da Prova:
	9,00
	
	1.
	O Balanço Patrimonial é literalmente uma "foto" da situação patrimonial e financeira de uma empresa, isto é, a situação dela em termos tanto quantitativos como qualitativos em um determinado momento, registrando todos os valores a receber, estoques, bens, obrigações, patrimônio, e mais outras contas. Todas essas contas são representadas em três grandes grupos ou colunas: no lado esquerdo encontra-se o Ativo e do lado direito o Passivo e o Patrimônio Líquido, conforme a figura anexa. Diante do exposto, responda:
a) Por que deve existir sempre um balanço (valores iguais) entre o Ativo e o Passivo + Patrimônio Líquido?
b) O que representam os valores expostos no Ativo e no Passivo + Patrimônio Líquido?
	imag_prova_questao.php?prpq_codi=151555431&prpq_prop=20024700
	Resposta Esperada:
Existe um balanço entre os valores do Ativo e do Passivo + Patrimônio Líquido. Isto quer dizer que o valor das contas do Ativo sempre deve ser igual ao valor total do Passivo + Patrimônio Líquido, ou seja: ATIVO = PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO.
Todas as contas do Ativo representam os direitos, tais como contas a receber e certificados de depósito, e bens que estão sob o poder e o controle da empresa. Ativos que possuem a expectativa de gerar caixa e lucro. Agora, esse Ativo deve ter uma origem de recurso monetário, seja por meio de empréstimos, seja por meio de capital dos acionistas, ou seja, por meio da geração de lucro, essas fontes de financiamento do Ativo são representadas no Passivo como obrigações com terceiros (dívida) ou no Patrimônio Líquido (capital dos acionistas).
	2.
	O processo judicial acontece como situação de última instância, isto é, quando todos os recursos para realizar a recuperação de empréstimo inadimplente foram feitos e sem ter sucesso. Vem a ser a última instância porque iniciar um processo destes envolve custos altos e processos judiciais bem demorados, encarecendo ainda mais o montante pendente de pago do saldo de capital do devedor inadimplente. Diante disto, as instituições financeiras têm estratégias de "ameaçar" antes de efetivamente iniciar um processo judicial aos endividados. Agora, explique por que iniciar um processo judicial é um meio de pressão para recuperar capitais emprestados de altíssimo risco.
	Resposta Esperada:
O simples fato de informar que será iniciado um processo judicial para recuperar empréstimos inadimplentes serve para que as empresas ou pessoas endividadas comecem a negociar e a pagar seus empréstimos, isso acontece porque durante um processo será divulgada a falta de capacidade de pagamento do endividado para todo o mercado financeiro, colocando em pior situação o endividado para levantar caixa e negociar. Assim, iniciar de fato um processo judicial é feito quando não houver mais vontade de resolver o problema.

Continue navegando