Buscar

TCC Talita Lopes Cabral Teixeira

Prévia do material em texto

TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO – TCC
MBA EM LIDERANÇA E COACHING
ESTACIO
TAITA LOPES CABRAL TEIXEIRA
talitalopescabral@hotmail.com
O PROCESSO DE COACHING NA LIDERANÇA
RESUMO
O trabalho aqui apresentado tem como objetivo mostrar o progresso que o processo de coaching trouxe para as competências de liderança de modo a impulsionar cada vez mais essas competências. Sabemos que para exercer uma ocupação de liderança é preciso trabalhar em equipe, respeitar opiniões, ouvir e acima de tudo saber compartilhar os conhecimentos adquiridos. Diante de uma realidade onde um líder precisa estar em constante desenvolvimento, acompanhando sempre as mudanças a seu redor, achou-se necessário acompanhar tais mudanças adotando uma postura de líder coaching, onde suas características estão em transformar suas ações em verdadeiras inspirações para todos em seu redor.
PALAVRAS-CHAVE: LIDERANÇA. COMPETENCIAS. COACHING
INTRODUÇAO
O líder exerce um papel fundamental dentro de uma organização em geral, pois seu papel é desde influenciador como também inspirador, desenvolvendo seus colaboradores em um objetivo comum, minimizando problemas na comunicação, na parceria da equipe entre outros, mantendo a equipe engajada para o cumprimento do propósito da empresa.
Atualmente com o avanço das tecnologias dando maior velocidade as informações bem como uma globalização acelerada trazendo constantemente transformações nos cenários organizacionais, o líder se vê em um grande desafio para preencher as lacunas que precisam ser sanadas referente as suas competências de liderança.
Para tanto viu-se como necessário usar como ferramenta o processo de coaching para um melhor aperfeiçoamento das competências de liderança, já que tal processo permite que fiquemos mais próximos dos resultados esperados mantendo um aprimoramento constante dentro da organização.
Este trabalho foi elaborado de natureza bibliográfica.
LIDERANÇA
A liderança é uns dos temas mais abordados na administração, e se formos observar a história vemos que lá no século XVIII, com o início do capitalismo e a revolução industrial as práticas de liderança foram reforçadas em busca de maior aumento de capital, com isso viu-se necessário uma coordenação que distribuísse as tarefas assim colocasse o que era como prioridade. A partir daí começou uma grande evolução na questão das estruturas hierárquicas trazendo pra a empresa o gerente profissional.
Segundo Marques (1994) o papel do gerente gerou diversas interpretações no qual a busca era encontrar o que melhor se definia com o momento e a política estabelecida na época, pois o papel gerencial não tinha que ser da mesma área de atividade do profissional, trazendo uma visão em que a liderança era uma ferramenta de comando e controle na organização.
Apalavra líder em diversos conceitos com no inglês LEADER, que significa , guia, chefe, já no inglês arcaico LAEDAN , guiar, chefiar, entres outros que levam ao mesmo sentido, ou seja, é o que se destaca como chefe do grupo. Ainda no conceito de liderança o dicionário Aurélio (1999, p. 1211) mostra que a liderança pode ser entendida como uma forma de prestigio pela posição e ao mesmo tempo aceita por seu dirigidos. 
Chiavenato (2003), diz que a liderança é necessária em todos os tipos de organizações de natureza humana, onde faz se necessário conhece-las para estão saber conduzir as pessoas, sendo assim, lidera-las. Ainda de acordo com Chiavenato os líderes são os agentes que buscam incansavelmente alcançar os resultados até impossíveis, pois dão a organização uma nova direção, um novo proposito.
 A liderança é conceituada por diversos autores como Bergamini (1994), que a liderança em seu ponto de vista é de grande importância não só para os lideres mas também para os seus liderados , retratando diferentes conceitos para diferentes pessoas , levando em consideração a liderança como um aspecto individual de cada líder.
De acordo com Hunter (2004) liderar nada mais é do que conquistar as pessoas em sua volta envolvendo-as de forma que seus corações estejam engajados no objetivo proposto.
Diante do proposto pelos autores vemos que a liderança faz parte de um ciclo onde trabalhadores de uma organização precisam de direcionamentos para se manterem no mesmo objetivo e a organização por sua vez necessita de um líder que dirija a equipe para esse objetivo. Para tanto tornou-se necessário um líder para o engajamento de todos os setores na organização, fazendo que o caminho seja um só, sem desvios de propósitos. 
Na atualidade um líder deve estar em constante desenvolvimento atendendo aos requisitos de conhecimento e empatia, mantendo-se com um profissional diferenciado para o mercado, sempre agregando valores e além de tudo sabendo desenvolver sua equipe, não retendo seus conhecimento para si.
Hoje a liderança tem que ser capaz de promover e direcionar informações, fazendo para que sirva de um fator motivacional para seus liderados, mas do que ser apenas um canal para transmissão, o líder precisa ser a empresa.
 ESTILO DE LIDERANÇA
O estilo de liderança segue três estilos: a liderança autoritária, liberal e democrática, pois segundo Ramos (2004), Chiavenato (2003) e Asanome (2001), os três estilos é o que define o comportamento do líder com seus subordinados.
Liderança Autocrática
Neste estilo percebemos eu o líder leve em consideração apenas sua opinião, tendo em umas mãos a centralidade na autoridade d forma a controlar as tomadas de decisões. Além disso é nítido uma certa agressividade sem mostrar espontaneidade e o principal sem uma formação de um grupo de amizade. Neste estilo os liderados só se desenvolvia em suas atividades na presença do líder. Para tanto Chiavenato (2003), aponta que tal liderança deve ser usada por funcionários recém contratados e ainda não treinados, por ordem de trabalho que exige um a supervisão detalhada ou até mesmo quando a liderança é e certa forma ameaçada por um funcionário.
Liderança Liberal
A liderança liberal deixa todos da equipe de maneira a vontade para exercer opiniões e estabelecer discursões para a chegada de conclusões. Sendo assim esse estilo de liderança é o oposto da liderança autocrática. A participação do líder aqui é relativamente pequena, pois as decisões de tarefas são realizadas pelo grupo, sendo assim, existe uma necessidade da equipe de ser comprometida tendo em vista um grau de maturidade e comprometimento com o objetivo.
Segundo Chiavenato(2003), as características da liderança liberal se resume em: colaboração voluntaria resultando em autoridade, a própria equipe cria metas a serem impostas , as equipes não necessitam de supervisão pois são altamente participativas, não ocorrendo pressões por parte da liderança. 
Liderança democrática
Vejamos, nessa liderança o líder consegue ser atuante, conselheiro e orientador, criando uma formação de grupos e amizades, tendo líder e liderados comunicações espontâneas , francas e cordiais.
Existe um grau de controle de seus subordinados, porem este grau não é tanto expressivo, existindo assim uma consciência dos limites tolerados. Assim, há uma geração de sentimento de responsabilidade e de compromisso entre os liderados, mantendo a produção mesmo sem a presença efetiva do líder.
Fazendo uma pequena análise sobre os estilos de liderança percebemos eu não existe uma liderança certa a seguir em uma empresa sendo assim cada líder deverá estudar o seu grupo de subordinados para então aplicar o que melhor se adequa.
Asanome (2001) relata que o uso de um estilo de liderança certa , para a pessoa certa e no momento certo é essencial, pois não existe uma liderança ideal que acompanhe um liderado do começo ao fim, por esse motivo faz se necessário saber o momento certo para aplicar cada estilo de liderança.
COACHING 
Ferreira (2011) nos enfatiza que o coaching surgiu no ano 1500 na Europa, onde os condutores de carruagens levavam seus passageiros nos destinos desejados. Já em 1850 esse termo foi utilizado para professores de universidades, que acompanhavamos alunos dando-lhes direção sobre os estudos.
Em 1950 o termo de origem inglesa teve seu início no mundo do esporte designando o papel de treinador , preparador e pela primeira vez nesta mesma época foi sendo utilizado como ferramenta de gerenciamento de pessoas om técnicas e desenvolvimento humano.
Ainda segundo Ferreira (2011) em 1960 em Nova Iorque o coaching começou a ser aplicado em um programa educacional gerando a partir daí um conceito de que o coaching englobava não só o desenvolvimento pessoal como o profissional.
No brasil o coaching chegou nos anos 70 onde deu início no meio esportivo ainda em mantendo-se em sua forma original.
Birch (2002) tem uma visa de que o coaching é uma abordagem sistemática para melhoria do indivíduo (coachee), por meio de questionamentos e que levam a finalidade já pré-estabelecida no início do processo.
O coaching é um processo que eleva a performance do indivíduo (coachee) por meios de ferramentas, metodologias e técnicas comprovadas.
TIPOS DE COACHING
O coaching uma forma geral é um processo que apoia o indivíduo a desenvolver melhor sua vida profissional e pessoal. Para tanto, é necessário a abrangência em diversos contextos e papéis. Para isso existem vários tipos de coaching, e Porché e Niederer (2002) salientam a distorções que existem entre eles e ao mesmo tempo as junções nas diversas abordagens.
Coaching executivo
O coaching Executivo está ligado totalmente ao meio organizacional, trata-se de uma metodologia estratégica que identifica o objetivo da empresa e tem ciência da missão e valores promovendo o desenvolvimento da empresa. Concluindo assim que trata-se d uma forma de alinhamento de suas habilidades e competências atreladas ao objetivo da empresa, ou seja, o que a empresa espera de você.
De acordo com Krausz (2007) o coaching executivo é um aprimoramento também pessoal, um a vez que tal executivo aprende a lidera-lo. 
Coaching de vida
O coaching de vida nada mais é que um processo de melhora individual do coachee, ou seja um equilíbrio na vida pessoal, profissional, social até mesmo de saúde e espiritual.
Representa hoje uma grande tendência para o desenvolvimento pessoal e profissional.
Coaching de negócios
 Para Krausz (2007) o coaching de negócios reúne competências pessoais e profissionais bem como “know-how” especifico no mercado do cliente. Esses coaching atuam diretamente com o mercado onde possuem experiência . Lembrando que o coach não vai dar as definições aos clientes e sim orienta-los.
O PROCESSO COACHING 
O processo coaching é uma maneira clara de ver os pontos individuais a serem desenvolvidos bem como quebrar paradigmas que atrapalham alcançar novos patamares. Para efeito desse processo faz se necessário realizações de seções onde o profissional especializado chamado de coach vai estimular , suster e despertar seu cliente o coachee.
As sessões podem ser realizadas em grupo ou em individual e podem ser semanalmente, quinzenal ou mensal tendo temo de duração normalmente e uma hora a duas hora, mas tudo isso deve ser acordado entre ambos.
COACHING / LÍDER
De acordo com Poché e Niederer (2002) o líder está direcionado ao futuro a ser criado, ou seja na visão da organização tendo foco total nos resultados, analisando sempre o desempenho, antecipando problemas , articulando estratégias não tendo o compromisso de assessorar os indivíduos de perto, quando chega perto disso é referente a um acompanhamento da equipe. Já o coach , está totalmente direcionado a pessoas, ao capital humano.
Zatena (2005) mostra que a diferença entre ambos está no uso do poder.
Enquanto o papel do gerente do chefe e do líder consiste m contratar, promover, transferir, demitir ou até mesmo punir, o papel do coach está em um poder pessoal de incentivar, elogiar e induzir o colaborador á uma reflexão. 
Segundo Chiavenato (2002) todo coach é um líder mas nem todo líder é um coach.
LIDER COACH
Esse líder é o que faz a junção das ferramentas e práticas do coaching se utilizando destas para uma metodologia assertiva no desenvolvimento humanista.
Ruggiro (2009) afirma que o líder coach ensina seus liderados, com o objetivo de alcançar uma melhora a performance no desenvolvimento de habilidades sendo este um grupo ou um indivíduo deste grupo, na busca de melhores resultados.
Segundo Marques (2012) o líder coach tem algo em seu perfil que inspira as pessoa em seu redor , fazendo com que estes estejam sempre engajados na busca do resultado.
Faz parte de um líder coach buscar desenvolvimento pessoal e de sua equipe, mantendo um ambiente equilibrado, de respeito, Harmonia e confiança entre a equipe.
 Cruz (2010) diz que a liderança coaching promove o processo de aprendizagem de seus liderados orientando-os sobre seus próprios pontos potencias para desenvolvimento, utilizando-se de um diálogo aberta e praticando sempre um feedback assertivo.
O líder coach sabe o que quer, sabe onde quer chegar e analisa seus colaboradores para que sejam desenvolvidos chegando todos juntos ao objetivo final, modo que nenhum de seus colaboradores pertencentes de sua equipe fiquem para trás.
Segundo França (2017) o líder coach faz com que o seu dia-a-dia seja um processo de coaching, mostrando com objetividade e acima de tudo com exemplos o que espera de sua equipe. 
França ainda diz que uma das características do líder coach é a liderança servidora, onde o apoio oferecidos aos seus liderados como suporte resulta para uma superação de metas e objetivos já pré-estabelecidos.
Para Abdallah (2013) o líder coach assume uma responsabilidade de estar constantemente desenvolvendo sua equipe modo que esse compromisso se repita dia-a-dia para que o objetivo de uma equipe de alta performance seja alcançado.
Sabendo que em uma equipe temos diversos perfis de colaboradores o líder coach saberá identificar seus pontos de performance de modo a explora-los da melhor forma, para que para agregar de uma forma com todo na equipe.
ANALISE PESSOAL - LIDER COACH
Mediantes as duas colocações de líder e coaching, viu-se necessário a junção de ambos para que o objetivo maior de uma empresa, sua lucratividade fosse alcançado.
Sabemos que as relações humanas estão cada vez mais em destaque por se tratar de algo que afeta diretamente no objetivo da empresa, para tanto o líder coach vem crescendo, pois sua maneira de liderar focando no resultado e na performance de seus liderados traz um grande crescimento para a organização.
O líder coach põe pra fora de cada liderado a motivação existente dentro deles desenvolvendo seus pontos fracos e destacando seus principais pontos potenciais.
A parceria das competências de um líder com as competências de um coaching só veio agregar no meio organizacional, pois o desenvolvimento é constante e de forma crescente agregando as instituições valores.
CONCLUSÃO
Foi constatado em este estudo que o líder é de fundamental importância para o desempenho e a produtividade das organizações como um todo, pois a empresa que tem um líder de sucesso tem um elo fortalecido entre a alta administração e os seus liderados.
Percebemos a grande evolução que a liderança vem tomando diante desse mundo organizacional altamente globalizado em que vivemos. Apenas a alguns anos atrás a liderança era algo totalmente descartável sem qualquer importância notória que contribuísse de fato na lucratividade na empresa, hoje junto com a globalização foi evidenciado o quanto um bom líder coach pode direcionar sua equipe ao sucesso resultando assim no sucesso da empresa da empresa tbm, pois um líder coach consegue abranger as áreas pessoas d cada subordinado não perdendo o foco no objetivo traçado pela empresa.
Pra tanto também é importante que tal empresas possam investir mais em seus líderes de forma que o conhecimento esteja sempre em uma continuidade progressiva, poi um líder sem conhecimento não é um líder, e sendo coach a agregação e conhecimento se torna indispensável.
Para que um líder alcance melhores resultados de performance tanto pessoal como profissional fazse necessário atribuir novos conhecimentos agregando novas competências, fazendo um acompanhamento das tendências de lideranças para que não fique estagnado e frustrado.
Para tanto o diferencial de um profissional líder coach, é manter as equipes estimuladas gerando resultados crescentes, por meios de dinâmicas, analises individuais e grupais, criando ambientes que gerem o desenvolvimento de todos os colaboradores, estimulando o auto desenvolvimento e a auto motivação .
REFERENCIAS
ASANOME, Cleusa Rocha.Liderança sem seguidores: um novo paradigma. Tese ( doutoradom engenharia de produção). Santa Catarina: Universidade Federal de Santa Catarina, 2001.
Bergamini, Cecília W. Liderança: administração doo sentido. São Paulo: Atlas, 1994.
Contablidade, Papyrus. Estudo sobra a liderança: Histórico e Etimológico. Disponível em:https://contabilidadepapyrus.com.br/estudo-sobre-lideranca/#:~:text=Do%20Ingl%C3%AAs%20LEADER%2C%20guia%2C%chefe,o%20que%20vai%20na%20frente. Acessado em 03 de novembro de 2020.
Chiavenato, I. Introdução a teoria geral as administração. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2000.
_______. Introdução a teoria geral da administração, 7. Ed. Ro de Janeiro: Elsevier,2003.
_______. Administração: Teoria, Processo e Pratica. Quarta edição. Editora Campus
E.GESTOR: https://blog.egestor.com.br/o-que-e-coaching-executivo/. Acessado em Novembro 2020.
França, Sulivan.14 de agosto de 2017: https://www.slacoaching.com.br/artigos-do-presidente/o-que-e-lider-coach 
Hunter, Janes C. Monge e o executivo: Uma história sobre a essência a liderança. Editora sextante 2004.
IBC-Instituto Brasileiro de Coaching: https://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching/o-que-e-coaching-executivo/ . Acessado em novembro de 2020.
Marques, A.L. Gerenciando profissionais e gerentes: carreira, salario, e estabilidade no emprego. In: Encontro anual da associação nacional de programas de pós graduação em administração. Anais do XVIII ENANPAD, Curitiba, set.1994, p.336-346.
Marques, Jose R. leader coach: coaching com a filosofia da vida. 1° edição. Editora Ser Mais, 2012. 
Medeiros, Brum Analisa. Endomarketing de A a Z: Como alinhar o pensamento das pessoas à estratégia da empresa.
Potal da Educação: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/relacao-entre-coaching-e-lideranca/13376
Ramos, Graça. A liderança no contexto organizacional.Apostia de administraçãoo em RH do 7° semestre; curso de administração- UFPEL. Pelotas, 2004. 
SEBRAE RESPOSTAS: https://respostas.sebrae.com.br/coaching-o-que-e-como-fazer-e-ferramentas/ . Acessado em novembro 2020.
SBCACHING:O que é coaching. https.//www.sbcoaching.com.br/o-que-e-coaching 
https://coachingsp.wordpress.com/2011/07/14/historia-do-coaching/.Acessado em novembro de 2020.

Continue navegando