Buscar

Exercício de Economia - Exercício de Fixação 3 - Tentativa 2 de 3 9 acertos

Prévia do material em texto

Exercício de Economia - Exercício de Fixação 3 - Tentativa 2 de 3 9 acertos
Tributos correspondem a impostos, taxas de serviços públicos específicos, divisíveis e contribuição de melhoria (decorrente de obras públicas). Uma tentativa do governo é retirar renda dos segmentos sociais com maior nível de renda e transferir a renda para os segmentos menos favorecidos. 
PORTAL TRIBUTÁRIO. O que são tributos. Disponível em: <http://www.portaltributario.com.br/tributario/o_que_e_tributos.htm>.
Quando se aborda a participação do setor público na economia, pode-se inferir que os tributos, conforme conceito apresentado, se enquadram na função:
A -Alocativa.
B -Consumidora.
C -Contábil.
D -Distributiva.
E -Estabilizadora.
Com a globalização, hoje o produtor faz sua compra de matéria-prima em qualquer lugar do mundo, onde for melhor e mais barata; instalada fábricas nos países que oferecem segurança, incentivos e onde a mão de obra sai mais em conta; e vende a mercadoria no mundo inteiro. Cada vez mais, produtos, capital e tecnologia perdem a identidade nacional pela intensificação das fusões, incorporações, associações e compras de empresas de grupos econômicos em escala mundial e pela terceirização da produção. Partes, peças e componentes passam a ser produzidos em diferentes países, de acordo com as vantagens comparativas por eles oferecidas. Esta globalização e a inovação tecnológica reduzem a capacidade de negociação dos Sindicatos, pois as relações de trabalho modificaram-se radicalmente. Com a mobilidade do capital e a possibilidade de deslocar segmentos da cadeia produtiva para outras regiões, desestabilizam a estrutura de salários, deslocando a concorrência para fora da esfera nacional. Como consequência de todos esses fatores, a disparidade de renda está crescendo, assim como a pobreza, o desemprego e o subemprego estão aumentando a exclusão social.
Dentro desse contexto, selecione a alternativa que apresenta o nome correto dado ao desemprego, originado em função das mudanças da tecnologia de produção, com o aumento da mecanização e automação:
A - Desemprego estrutural.
check_circle
Resposta correta
B - Desemprego moderno.
C - Desemprego global.
D - Desemprego industrial.
E - Desemprego nacional.
A globalização é o termo que designa o fim das economias nacionais e a integração cada vez maior dos mercados, dos meios de comunicação e dos transportes. Sobre esse fenômeno, analise as seguintes afirmações:
I. a principal diferença que podemos alinhar no passado e nos dias atuais do fenômeno de integração das nações é a velocidade e a intensidade com que os mercados, a tecnologia, a informação e cultura são integradas e disseminadas.
II. processo acelera-se com a divisão internacional do trabalho de forma mais intensa, o que condicionou a produção das nações pobres à exportação de bens primários, e das nações ricas ao industrialismo.
III. tivemos o desenvolvimento de técnicas de comunicação, informática e a melhoria da logística, que tem dado agilidade operativa sem precedentes na história da humanidade.
Está correto o que se afirma em:
A -
Apenas na afirmativa I e II.
B -
Apenas nas afirmativas I e III.
C -
Apenas nas afirmativas II e III.
D -
Somente na afirmativa I.
E -
Todas as afirmativas estão corretas.
A inflação desorganiza o sistema econômico, dificultando o planejamento tanto empresarial como governamental, consequentemente reduz o crescimento, diminui a renda e o aumento do desemprego. Podemos dizer que a inflação deteriora o poder de compra, cobra suas consequências mais perversas de quem vive de salário e não tem acesso às aplicações financeiras defensivas. Já num ambiente de baixa inflação, favorece a manutenção do poder de compra dos mais pobres. Segundo Vasconcellos (2004, p. 337), a inflação pode ser conceituada como um aumento contínuo e generalizado no nível de preços. 
Assinale abaixo a alternativa que descreve corretamente as causas clássicas da inflação na economia.
A - Inflação de demanda, Inflação operacional e Inflação inercial. 
B - Inflação de demanda, Inflação de custos e Inflação inercial. 
check_circle
Resposta correta
C - Inflação de oferta, Inflação de custos e Inflação inicial. 
D - Inflação de oferta, Inflação de custos e Inflação inercial. 
E - Inflação de demanda, Inflação operacional e Inflação inicial. 
A arrecadação ou receitas do setor público é oriunda dos tributos que são classificados em impostos, taxas e contribuições de melhoria. As taxas são cobradas pela utilização de serviços públicos. A contribuição de melhoria é cobrada pela realização de obra pelo governo, que implica aumento do patrimônio na área do imóvel. Os impostos são a parte maior e mais complexa dos tributos. Os impostos são separados em Impostos Diretos e Impostos Indiretos. 
Sobre os Impostos Diretos, analise as afirmações a seguir. 
A incidência do imposto direto é sobre a renda e o patrimônio.
O imposto sobre a renda (IR) abrange o estoque da riqueza.
O imposto sobre o patrimônio incide sobre salário, lucro e juros.
Assinale a alternativa correta:
A - As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
B - Apenas a afirmativa I é verdadeira. 
check_circle
Resposta correta
C - Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras. 
D - Apenas a afirmativa III é verdadeira. 
E - Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
O Estado se financia através da arrecadação tributária, ou seja, sua receita fiscal é oriunda dos tributos. Com essa receita fiscal, o Estado fornece os serviços públicos e cumpre suas funções com a sociedade, como saúde, educação e segurança pública.
Os tributos podem ser classificados como impostos, taxas e contribuições de melhoria. A maior parte dos tributos e a mais complexa são os impostos. 
Dentro desse contexto, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I - O imposto direto incide sobre a renda e o patrimônio, como por exemplo, o imposto sobre a renda (IR) e o imposto sobre a propriedade de veículos (IPVA). Salários, lucros e juros são impactados pelos impostos diretos, isso exerce influência sobre a demanda agregada.
Porque
II - Os impostos indiretos incidem sobre as transações de bens e serviços, ou seja, os impostos associados aos produtos comprados no supermercados são todos indiretos. Como por exemplo, o imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS) e o imposto
sobre serviços (ISS).
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
cancel
Respondida
B - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
check_circle
Resposta correta
D - As asserções I e II são proposições falsas.
E - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
O crescimento econômico é um processo de longo prazo, onde diversos estágios devem ser alcançados para que exista continuidade nesse processo. Ao estudar esses diferentes estágios, os economistas desenvolveram a teoria do crescimento e desenvolvimento econômico, para que nações e seus governantes pudessem planejar de forma consciente, e buscar na prática maneiras de iniciar ou acelerar o crescimento de suas economias. 
A seguir estão listados alguns estágios do crescimento econômico, associe-os às suas respectivas explicações:
Relacione o segundo grupo com os enumerados no primeiro grupo.
Sociedade Tradicional
Crescimento Autossustentável
Período do Consumo de Massa
( )Nesta fase, os setores líderes concentram sua produção nos bens de consumo duráveis de alta tecnologia e serviços. A renda dos trabalhadores atinge um nível em que a demanda deles não se limite à alimentação, habitação e outros bens básicos.
( )Nesta fase, a tecnologia é aplicada nos diversos setores da atividade econômica. A produção é equilibrada entre bens de consumo não duráveis, bens de consumo duráveis e bens de capital. Além dos bens finais, a produção de bens intermediários é suficientepara atender as necessidades do mercado.
( )Neste estágio, predomina a produção agrária de subsistência. A produção é artesanal, portanto, sem uso de tecnologia. A produtividade e o nível da renda são baixos. Essa etapa existiu nas nações desenvolvidas e ainda existe nas subdesenvolvidas.
Marque a alternativa que tem a ordem correta de numeração do segundo grupo:
A - III - II - I
B - I - II - III
C - II - I - III
D - III - I - II
E - II - III - I
O ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é um dos impostos mais conhecidos entre os empresários e também um dos mais importantes para a economia dos estados. Esse tributo incide sobre pessoas jurídicas devidamente inscritas na Secretaria Estadual da Fazenda, tendo como fato gerador a circulação de bens e mercadorias, e também a prestação de serviços de várias naturezas, internamente ou de forma interestadual. O imposto é citado no artigo 155 da Constituição Federal e é regulado também pela Lei Complementar nº 87, de 1996, conhecida como Lei Kandir. 
Disponível em < https://www.taxgroup.com.br/tabela-icms-2020-atualizada-2/> Acesso em 24 out. 2020. (Adaptado). 
Considerando esse contexto, avalia as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
O ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é considerado um imposto indireto. 
Porque
O ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é um tipo de imposto que incide sobre os produtos ou serviços e não sobre a renda. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
check_circle
Resposta correta
B - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
D - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
E - As asserções I e II são proposições falsas. 
O setor público como um todo (municípios, estados e União) está estruturado para oferecer um conjunto de serviços públicos (defesa nacional, segurança interna, Justiça, educação, saúde, programas sociais etc.) e construir obras de infraestrutura física (rodovias, ferrovias, portos, aeroportos etc.) e de infraestrutura social (escolas, hospitais, creches, prisões etc.). Os recursos necessários para pagar a conta são providos pela população e pelas empresas em forma de tributos que são classificados em impostos, taxas e contribuições de melhoria. As taxas são cobradas pela utilização de serviços públicos. A contribuição de melhoria é cobrada pela realização de obra pelo governo, que implica aumento do patrimônio na área do imóvel. Os impostos são a parte maior e mais complexa dos tributos (adaptado).
Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/editoriais/a-importancia-do-equilibrio-fiscal-elv2zdqvnzpi8ezzggvjg2cd8. Acesso 11 jul.2018
 classificação dos impostos são:
A Imposto direto e imposto indireto.
B -Imposto sobre propriedade de veículos (IPVA) e imposto de Renda (IR).
C -Lei de responsabilidade fiscal e lei de diretrizes de bases orçamentarias (LDO).
D -Plano plurianual e lei de diretrizes de bases orçamentarias (LDO).
E -Superávit e déficit.
O governo brasileiro através do Banco Central do Brasil detém o monopólio de emissão de moeda. Essa emissão de moeda é determinada pela política monetária adotada, ou seja, uma política monetária que busque aumentar a liquidez da economia no curto prazo irá emitir mais moeda. O problema é que se essa emissão de moeda for exagerada isso tende a gerar uma pressão inflacionária em toda a economia do país, iniciando um aumento generalizado dos níveis de preços.
Leia a frase abaixo:
"É o processo automático de realimentação de preços”, isto é, a inflação corrente é resultado da inflação passada. Os preços passados são automaticamente repassados para todos os preços da economia, por meio de mecanismos de correção monetária, cambial e salarial."
Quais das alternativas abaixo apresenta a causa clássica da inflação descrita na frase:
A - Inflação de demanda
B - Inflação de custos
C - IPCA
D - Inflação inercial
check_circle
Resposta correta
E - Inflação de alimentos

Continue navegando