Buscar

INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS

Prévia do material em texto

INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS (IST’S) ESTRATEGIAS E ABORDAGENS
	O tema hoje aborda os diversos tipos de doenças que podem ser transmissíveis através da relação sexual sem prevenção, e dos riscos que essas doenças podem trazer para vida chegando até ocasionar um óbito. 
	Uma das estratégias que os profissionais da saúde utilizam para conscientizar a população dos riscos e prevenção é a sala de espera. Enquanto aqueles pacientes de unidades básicas de saúde (UBS) esperam por atendimento, a equipe que compõe as UBS aproveita o tempo disponível dos pacientes para conscientiza-los de tal importância. 
	O ato sexual é uma parceria então cabe aos envolvidos essa preocupação em prevenir-se das IST’S independente do gênero do parceiro que esteja se envolvendo, responsabilidade e respeito também por parte dos profissionais na hora de tratar aquele paciente, não importando se é casado, profissional do sexo, homossexual ou outros, promovendo sempre o atendimento humanizado e sem preconceitos. 
	Algumas medicações já existentes ajudam a combater doenças e infecções sexualmente transmissíveis, mas existe uma, a PEP, que pode ser utilizada no paciente que cometeu o ato sexual sem proteção em até 72h após o ato por 28 dias consecutivos para prevenir a transmissão do HIV. Esse medicamento também é utilizado nos profissionais em caso de contaminação por acidente de trabalho e em caso de abuso sexual. 
	A medicação PREPE que é utilizada de forma contínua pelo resto da vida por grupo de pessoas já contaminadas, mas que querem ter uma vida sexual ativa. Lembrando que existem pessoas que convivem com as DST’S melhores que as outras, pois a contaminadas se cuidam fazendo o uso de diversos medicamentos e outros tipos de promoção e prevenção a saúde.
	Existe a prevenção combinada que é o uso de vários contraceptivos ao mesmo tempo. Mas o mais importante para se proteger é fazer os exames regularmente e não ter medo do diagnostico, pois já é possível ter viver uma vida saudável através dos medicamentos e tratamentos controladores que ajudam a regular a liberação da infecção.

Continue navegando