Buscar

aval 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Fundamentos da Neurofisiologia e Neuropsicologia 
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX 
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	"A contração muscular que ocorre em um lado do corpo é controlada pelo hemisfério cerebral contralateral e os dois hemisférios cerebrais são conectados por fibras nervosas comissurais" (BOTTON; PINTO, 2012, p. 754). A lateralização do hemisfério tem sido o ponto de partida para o quê?
	 a)
	O desenvolvimento de pesquisas sobre a cura do câncer. Dentre elas, aquela que possibilitou a descoberta de células cancerígenas podem modificar o próprio DNA.
	 b)
	A técnica neurocirúrgica de transplante de encéfalo, que vem sendo realizada pelo neurologista italiano Odécio Canavero, desde 2014, no Instituto D'Angelo.
	 c)
	Toda uma série de teorias sobre a consciência, as diferenças culturais e o ajuste profissional e educacional.
	 d)
	A formulação da neuropsicologia psicanalítica, cujos pioneiros são Freud, McPherson e Skinner. Para eles, o inconsciente está no hemisfério direito.
	2.
	Cada vez mais os estudos sobre neuropsicologia estão sendo realizados em humanos, mas houve um período em que muitas pesquisas eram feitas com animais, com vistas a melhor entender o comportamento humano. Sobre as desvantagens dos estudos de neuropsicologia comparada, analise as afirmativas a seguir:
I- Usar outros animais como sujeitos facilita a investigação de funções humanas de ordem superior.
II- Não é simples generalizar o cérebro de outros animais para o cérebro humano. Embora possa ser possível descobrir como alguma função perceptiva é realizada no cérebro do rato, pode não ser realizada da mesma maneira no cérebro humano.
III- Há diferenças básicas na quantidade e distribuição de diferentes tipos de tecido cortical nos cérebros dos vários animais e dos seres humanos, o que aumenta as dificuldades de generalização.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	3.
	"O córtex pré-frontal estabelece conexões recíprocas com praticamente todo o encéfalo: todas as áreas corticais, vários núcleos talâmicos, núcleos da base, o cerebelo, a amígdala, o hipocampo e o tronco encefálico" (LIMA, 2010, p. 285). Assinale a alternativa INCORRETA no que tange às partes do encéfalo:
	 a)
	O desenvolvimento do encéfalo aponta que ponte e cerebelo fazem parte do mesencéfalo.
	 b)
	Os hemisférios cerebrais compõem o telencéfalo. Este, faz parte do prosencéfalo.
	 c)
	Tálamo, hipotálamo e subtálamo fazem parte do diencéfalo, que integra o prosencéfalo.
	 d)
	Quelícera, foliáceo e oviduto fazem parte do túbulo malpighi, que integra o córtex sericígeno.
	4.
	"Ao nascer, muitos dos nervos dos bebês não possuem bainhas de mielina maduras, o que explica que os seus movimentos sejam inábeis e com falta de coordenação" (ALMEIDA; BOAVENTURA; GUZMAN-SILVA, 2009, p. 751). Sobre a bainha de mielina, analise as sentenças a seguir:
I- Quase todos os axônios no SNC estão rodeados por uma bainha de mielina. Essa bainha é composta por uma série de camadas (lamelas) de lipídios (gorduras) e proteínas chamadas mielina, que isolam o axônio do seu entorno e de outros neurônios.
II- Os axônios cobertos de mielina são chamados de axônios mielinizados. Em algumas doenças, os axônios podem tornar-se desmielinizados. Como resultado, a condução de impulso é retardada consideravelmente ou é completamente interrompida. Se a doença evoluir, o axônio e a bainha de mielina podem degenerar.
III- A bainha contém cerca de 70% de lactose e 30% de prolactina. Ainda que a bainha seja útil para o armazenamento de memória, ela atrapalha na condução de impulsos nervosos, aumentando a perda do fluxo de corrente do axônio para o fluido circundante.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	5.
	O sistema nervoso central infantil apresenta um dinamismo evolutivo intensivo, no qual o desenvolvimento de cada função depende do amadurecimento de seu substrato neural anatômico equivalente. A proliferação neuronal está atrelada às divisões das células-tronco entre dois e quatro meses de gestação, ocasionando um acelerado crescimento do número de células nervosas. Por volta dos cinco meses de gestação, os eventos mais importantes são: alinhamento e orientação dos neurônios, sinaptogênese, ramificações dendríticas e axonais, morte celular e eliminação seletiva de algumas sinapses, além de proliferação e diferenciação glial (ZOMIGNANI; ZAMBELLI; ANTONIO, 2009). Sobre as sinapses, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O ponto de contato entre o botão do terminal e o outro neurônio é chamado de sinapse. É aqui que a informação é enviada de um neurônio para outro.
(    ) A comunicação na sinapse é possível graças à liberação de substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores.
(    ) Cada neurônio suporta apenas a execução de uma sinapse, por isso acontecem tantas perdas neuronais. Afinal, o neurônio se degenera assim que conclui a primeira sinapse.  
(     ) Ao aprender, o cérebro produz sinapses que possibilitam a aquisição de novos conceitos e ideias e a resolução de problemas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	6.
	De acordo com Gindri e Fonseca (2012), a maior parte das pesquisas sobre intervenções com sujeitos que tiveram um AVC são predominantemente direcionadas para déficits não-linguísticos, como habilidades motoras e de memória, tais como: distúrbios atencionais-perceptivos, como para a síndrome de heminegligência. Além disso, há pesquisas visando à melhora da qualidade de vida desses pacientes. Sobre os dois principais tipos de AVC, analise as afirmativas a seguir:
I- Os AVCs isquêmicos resultam de uma redução no fornecimento de sangue, causando falta de oxigênio e glicose. Eles são, geralmente, causados por aterosclerose, isto é, um bloqueio causado por depósitos de colesterol ou outras substâncias grudadas à parede da artéria.
II- Os AVCs psicóticos resultam de situações em que o sujeito encontra-se muito pressionado por alguma circunstância de sua vida. O índice de estresse associado à psicose pode ser tão alto ao ponto de estourar os tendões que ligam a ponte ao bulbo. Os cortes desses tendões não podem ser reparados.
III- Os AVCs hemorrágicos resultam de sangramento em tecido cerebral (hemorragia intracerebral) ou sua superfície (hemorragia subdural).
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	7.
	Pereira et al. (2018) realizaram uma pesquisa sobre os desfechos psicológicos que pacientes que receberam alta da unidade de terapia intensiva (UTI) apresentaram em longo prazo. Os sujeitos de pesquisa foram pacientes que sobreviveram a doenças críticas. Eles foram avaliados no ambulatório seis meses e cinco anos depois da alta da UTI, por um médico, um enfermeiro e um psicólogo. Fez parte da avaliação a bateria neuropsicológica Dementia Rating Scale-2 (DRS-2), que avalia a cognição de um modo geral, abrangendo comprometimento cognitivo, atenção, iniciativa, perseverança, aspectos visuoespaciais, conceituação e memória. Os resultados obtidos pela pesquisa indicam que os sobreviventes não demonstraram declínio gradativo da função cognitiva ou da qualidade de vida ao longo dos cinco anos depois da alta da UTI. Inclusive, os sintomas psicopatológicos propenderam a descrescer com o transcorrer do tempo. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Existem duas formas de neuropsicologia cognitiva. A "suave" que
se pauta nos estudos da anatomia do cérebro para a elaboração do modelo neuropsicológico cognitivo. A "dura" desconsidera aspectos anatômicos das estruturas cerebrais. Sua análise é unicamente de caráter psicológico.
(    ) Modelos particularmente bem-sucedidos foram desenvolvidos para reconhecimento de rosto, percepção de objetos e várias outras habilidades. Esses modelos também continuaram a causar impacto na psicologia cognitiva de indivíduos normais.
(    ) A maior contribuição da neuropsicologia cognitiva é a pesquisa e desenvolvimento de técnicas de reabilitação clínica dos movimentos involuntários tais como o batimento cardíaco e os movimentos peristálticos (que acontecem no intestino e esôfago).
(    ) Ela é uma área que tem contribuído para a compreensão dos distúrbios neuropsicológicos de leitura. Apesar de ser uma área muito contributiva quanto à compreensão neuropsicológica, ela não tem trazido muitas colaborações para a prática clínica.
(   )  As principais contribuições da neuropsicologia cognitiva pressupõem pesquisas e desenvolvimento teórico. Por sinal, a neuropsicologia cognitiva tem cooperado com a elaboração de importantes estudos, porém é uma área que não vem se dedicando a desenvolver ferramentas e procedimentos úteis.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V - V.
	 b)
	F - F - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - F - F.
	 d)
	F - F - F - V - V.
	8.
	O herpes zoster (HZ) é uma doença causada pela reativação do vírus varicela-zoster nos nervos cranianos e nos gânglios das raízes espinhais dorsais, geralmente deflagradas décadas depois da infecção primária de varicela. Sua complicação mais comum é a neuralgia pós-herpética (NPH), que é caracterizada por dor neuropática crônica e que se inicia entre um e seis meses após a cura das erupções cutâneas do HZ. O vírus varicela zoster pode atingir os nervos cranianos, levando a complicações. O envolvimento do nervo trigêmeo pode causar alterações na face, na boca, nos olhos ou na língua. O ramo oftálmico é o mais acometido, podendo levar à cegueira. Já o envolvimento dos ramos maxilar e mandibular pode causar lesões nas unidades dentárias e nos ossos (PORTELLA et al., 2012). Tendo em vista os nervos cranianos, analise as sentenças a seguir:
I- O sistema nervoso periférico contém grandes nervos que são necessários para a execução de comportamentos essenciais, como ver, ouvir, cheirar, engolir e salivar.
II- Esses nervos transmitem informações dos sentidos para o cérebro, o que, por sua vez, integra e tenta dar sentido a essa informação.
III- Eles também são necessários para certos movimentos de cabeça e tronco. Os nervos cranianos se originam ou terminam no tronco encefálico.
IV- A função dos nervos cranianos é apenas de cunho emocional, e nada tem a ver com os órgãos dos sentidos. Por isso, quando uma pessoa está estressada, diz-se que está com problemas de nervos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	9.
	"A epilepsia do lobo temporal (ELT), a forma mais frequente das epilepsias resistentes ao tratamento farmacológico entre a população adulta, se caracteriza por perda neuronal hipocampal e comprometimento cognitivo progressivos" (GUEDES; GALVIS-ALONSO; LEITE, 2006, p. 10). Sobre as funções do lobo temporal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Lesões no lobo temporal podem afetar a memória e causar déficits na aprendizagem.
(    ) O lobo temporal está relacionado com a personalidade.
(    ) O lobo temporal está associado com a memória de reconhecimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	V - V - V.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - F - V.
	10.
	O linfoma primário do sistema nervoso central (LPSNC) é um linfoma extralinfonodal que, ao diagnóstico, encontra-se restrito ao parênquima cerebral, às meninges e/ou cordão espinhal e/ou olhos. Sua incidência triplicou nas últimas três décadas para 0,4 casos por 100.000 habitantes, representando 4% dos tumores do sistema nervoso central (SNC). Embora pacientes infectados pelo HIV tenham 3.600 vezes maior risco para o desenvolvimento do LPSNC, a incidência não aumentou apenas nesse grupo de pessoas. Dados sugerem reduções da incidência de LPSNC em pacientes infectados após a introdução de drogas antirretrovirais. Cerca de 90% dos casos de LPSNC são classificados como linfoma difuso de grandes células B, 10% têm envolvimento ocular e 10% são HIV positivos. A apresentação clínica depende da localização tumoral, prevalecendo os sintomas neurológicos em detrimento aos sistêmicos. Os exames de tomografia computadorizada (TC) e ressonância nuclear magnética (RNM) são essenciais para o diagnóstico, porém o exame confirmatório deve ser o anatomopatológico. O estadiamento deve ser feito com exames de imagem e biópsia de medula óssea (BMO) bilateral. Os principais fatores de mau prognóstico são: performance status do paciente acima de 1, idade superior a 60 anos, DHL elevada, hiperproteinorraquia e acometimento de área cerebral não hemisférica. Alguns fatores de prognóstico biológicos também podem influenciar na sobrevida, a exemplo da expressão de Bcl-6, que confere melhor prognóstico. O tratamento de escolha é a combinação de quimioterapia contendo altas doses de metotrexate e radioterapia (RDT). Devido às altas taxas de neurotoxicidade associada à RDT, seu uso tem ficado mais restrito aos pacientes idosos e aos recidivados ou refratários (BELLESSO et al., 2008, p. 54). Levando em conta os tumores cerebrais, analise as sentenças a seguir:
I- Os tumores cerebrais podem causar pressão dentro do crânio. Os sintomas desses tumores são inchaço da cabeça e sensação de cócegas no couro cabeludo. Cirurgias não são recomendadas para tratar de tumores cerebrais, pois raramente são efetivas nesses casos.
II- Um tumor é uma lesão que ocupa espaço no cérebro e no tecido circundante. Ele vem em muitas formas, e seus efeitos dependem de fatores como a velocidade de crescimento, o grau de pressão que ele causa e o córtex que desloca.
III-  Os tumores que crescem mais lentamente podem passar despercebidos por algum tempo, e são esses que são menos propensos a ter um efeito drasticamente prejudicial na capacidade e no comportamento intelectual.
IV- Os tumores podem ser invasivos, que invadem o tecido neural, ou não invasivos, que invadem os tecidos de apoio, meninges ou vasos sanguíneos. A pressão que exercem pode fazer com que as regiões sejam deslocadas, causando a compressão de algumas áreas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Apenas a asserção IV está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando