Buscar

Resumo Epistemologia de Kuhn

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resumo: Epistemologia de Kuhn
 
Epistemologia é definida como a ciência que estuda o conhecimento. Segundo o texto, Kuhn apresenta conceitos como paradigma, ciências normal, revolução cientifica, incomensurabilidade afim de explicar sua teoria de conhecimento.
O modelo de Kuhn procura abordar o desenvolvimento cientifico através de uma sequência de períodos da ciências normal, adotando um certo paradigma. Kuhn defende a teoria da incomensurabilidade, fazendo uma comparação do antigo com o novo paradigma.
Para construir uma imagem contemporânea de ciências, Kuhn procura elaborar uma crítica ao positivismo lógico entre a filosofia da ciência e a historiografia tradicional.
Kuhn explica que o conhecimento cientifico, é baseado a partir de observações neutras, através de uma indução sendo ela, cumulativa e linear, de forma a gerar um conhecimento cientifico definitivo. Mas sem deixar de enfatizar que as observações são antecipadas por teorias não neutras, ou seja, a explicação não terá caráter neutro uma vez que se parte de uma teoria para explicar algo.
Kuhn acredita que não há justificativa logica para o ‘’método indutivo’’, ou seja, que não necessita induzir algo, tendo outras formas de observação, reconhecendo ainda seu caráter construtivo, inventivo e não um caráter definitivo de conhecimento.
A ciência propõem um modelo de desenvolvimento do conhecimento cientifico, através de uma sequência de períodos de ciência normal, nos quais a comunidade acadêmica adota um paradigma ,que poderá ser interrompido por revoluções cientificas ou ciências extraordinárias .Sendo essa ciências extraordinária, marcada por anomalias e crises no paradigma dominante desencadeando assim, sua ruptura.
Paradigma é o conceito mais fundamental da teoria de Kuhn, possuindo um sentido geral que foi adotado, afim de designar um conjunto em toda a sua totalidade de compromissos de pesquisas de uma comunidade cientifica ,como exemplo, constelações de crenças e valores. Mas também aplicando um outro sentido mais restrito. E é neste sentido em especial, que Kuhn atribui uma vasta importância pois neste está contido as soluções dos problemas encontrados nos laboratórios, nos exames, no fim dos capítulos manuais científicos e em publicações periódicas.
Ciência normal é a tentativa de forçar a natureza a encaixar-se dentro dos limites preestabelecidos e relativamente inflexíveis fornecidos pelo paradigma .Essa ciência no entanto restringe drasticamente a visão do cientista, mas essas restrições revelam-se essenciais para o desenvolvimento cientifico.
Esta ciência ainda tem seus problemas classificados em três tipos por Kuhn:
*determinação do fato significativa: as tentativas de aumentar a acuidade de extensão do conhecimento cientifico sobre certos fatos ocupam uma fração significativa da atividade dos cientistas no período da ciência normal. Todas as descobertas secundarias foram no sentido de proteger o paradigma de Thomas Kuhn .
Harmonização dos fatos com a teoria: manipulação de teorias levando a predições que passam a ser confrontadas com experiência e do desenvolvimento de equipamentos para verificação de predições teóricas.
Articulações da teoria: é a articulação a teoria do paradigma resolvendo suas ambiguidades e permitindo a resolução de problemas então não resolvidos. Um paradigma desenvolvido para determinado conjunto de problema, quando ambíguo na sua aplicação a outros fenômenos estreitamente relacionados.
A ciência normal consecutivamente caminhara para uma ciência cientifica.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando