Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
simuado av fudamentos da ciencia social

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disc.: FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS   
	Acertos: 3,0 de 10,0
	
	
	08/10/2020
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	1) O que é Sociologia?
		
	
	a) Ciência que estuda a relação do homem com a natureza.
	
	Ciência que estuda como os homens evoluíram com o tempo.
	
	b) Ciência que estuda o meio ambiente.
	 
	Ciência que estuda os grupos, sua organização e sua influencia sobre a vida dos indivíduos.
	
	Ciência que estuda o homem e suas rações fisiológicas e biologicas
	Respondido em 08/10/2020 22:09:33
	
	Explicação:
A Sociologia é uma Ciência Social que tem como objeto de estudo os Fatos Sociais, aqueles fenômenos que decorrem das interações humanas
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	É objeto de estudo das ciências sociais, com exceção de:
		
	
	Cultura
	 
	Fisiologia
	
	Valores
	
	Símbolos
	
	Linguagem
	Respondido em 08/10/2020 22:09:48
	
	Explicação:
As ciências sociais buscam investigar as ações dos indivíduos em sociedade, suas crenças, sentimentos, representações, seus símbolos, linguagem, seus valores e cultura, as aspirações que os animam e as alterações que sofrem.
	
		3a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Para entendermos uma cultura devemos considerer um hábito ou costume no contexto em que foi produzido, já que a atividade humana individual deve ser analisada segundo a cultura que esteja inserida. Assim, cada cultura tem sua lógica própria e deve ser pensada a partir dessa lógica. Esta postura é denominada pela Antropologia de:
		
	 
	Diversidade cultural
	 
	Relativismo cultural
	
	Prática etnográfica
	
	Antropologia de gabinete
	
	Etnocentrismo
	Respondido em 08/10/2020 22:07:47
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		4a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Norberto Bobbio, resumindo os aspectos mais relevantes do pensamento de John Locke (1632-1704), afirma: "Através dos princípios de um direito natural preexistente ao Estado, de um Estado baseado no consenso, de subordinação do poder executivo ao poder legislativo, de um poder limitado, de direito de resistência, Locke expôs as diretrizes fundamentais do Estado liberal." (Direito e Estado no pensamento de Kant, UNB, 1984, p. 41.)
O filósofo Jonh Locke é considerado um representante de qual escola de pensamento?
		
	
	o fascismo.
	
	o marxismo.
	 
	o positivismo.
	
	o cristianismo.
	 
	o contratualismo.
	Respondido em 08/10/2020 22:10:47
	
	Explicação:
John Locke é considerado, juntamente com Thomas Hobbes e Jean-Jacques Rousseau, como um filósofo do contratialismo por defender que a origem das leis e do Estado está em um pacto entre os homens, um contrato social entre indivíduos livres e racionais.
	
		5a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Segundo a filosofia positivista de Augusto Comte existiam na história da Humanidade três estados, que correspondiam a cada etapa de evolução de uma sociedade. Esses estados eram chamados de:
		
	 
	Metafísico, racional e positivo.
	 
	Teológico, metafísico e positivo.
	
	Teológico, anômico e positivo.
	
	Teológico, metafísico e tradicional.
	
	Científico, patológico e metafísico.
	Respondido em 08/10/2020 22:08:43
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		6a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Durkheim, em seus estudos, percebeu que alguns fenômenos evidenciavam situações em que um indivíduo ou grupos perdiam as referências normativas que orientavam a vida e, com isso, enfraqueciam a solidariedade social. Com base nessa ideia, assinale a alternativa certa sobre o conceito desenvolvido por este autor que corresponde ao fato abaixo descrito: ¿Não foi só no cinema que os EUA já foram invadidos por extraterrestres, nomeadamente marcianos. Na rádio também. A 30 de Outubro de 1938, Dia das Bruxas, Orson Welles aterrorizou milhões de americanos com a sua emissão A Guerra dos Mundos, feita aos microfones da estação CBS. Adaptado do clássico de ficção científica de H. G. Wells e transposto para os EUA, o programa foi concebido como um episódio de uma hora da série Mercury Theatre on the Air, narrado pelo próprio Wells, sob a forma de uma série de boletins noticiosos que iam seguindo o avanço dos extraterrestres, e com a participação de vários actores da sua companhia. Esta simulação muito realista de uma invasão marciana dos EUA foi antecedida pela leitura da introdução da obra de Wells e situada em 1939. Incluía avisos sobre a sua natureza ficcional, mas muitas pessoas que sintonizaram a CBS a meio da emissão não os ouviram e entraram em pânico, saindo de casa e inundando de chamadas a CBS, os jornais e a polícia. Estudos feitos posteriormente calculam que cerca de seis milhões de americanos ouviram A Guerra dos Mundos; quase dois milhões pensaram que fosse verdade e cerca de 1,2 milhões ficaram "genuinamente assustados". Orson Welles descreveu o programa como o equivalente radiofónico de "vestir um lençol e gritar 'Buuu!'". Disponível em http://www.dn.pt/inicio/tv/interior.aspx?content_id=1525086&seccao=Media
		
	 
	Esta situação pode ser pensada como caso típico de anomia, inversão ou ausência total das normas de conduta.
	
	Esta situação pode ser pensada como caso típico de anomia, acirramento ou interiorização das normas de conduta.
	 
	A Esta situação pode ser pensada como caso típico de patologia social, já que este fato encontra-se nos limites da consciência coletiva.
	
	Esta situação pode ser pensada como caso típico de normalidade, pois episódios como esse ocorrem frequentemente.
	
	Esta situação pode ser pensada como caso típico de normalidade, já que este fato encontra-se fora limites estabelecidos pela coletividade.
	Respondido em 08/10/2020 22:09:07
	
	Explicação:
Anomia é uma situação extraordinária de quebra da ordem social, de suspensão temporária das regras e normas.
	
		7a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	O conceito de Ação social segundo Weber é:
		
	
	Todas estão erradas
	 
	É qualquer tipo de ação que um indivíduo realiza
	
	A derrubada de uma árvore por um indivíduo
	 
	Todo e qualquer ato de um indivíduo direcionado a outro indivíduo ou grupo de indivíduos, daí surgindo uma inter-relação e uma interferência mútua
	
	Uma ação sem impacto social
	Respondido em 08/10/2020 22:11:49
	
	Explicação: A resposta correta é a letra C, pois a ação social conforme Weber consiste em toda ação em que um indivíduo interfere ou influencia outro racionalmente, tradicionalmente ou emotivamente. assim, só há ação social se houver no mínimo dois indivíduos.
	
		8a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	A ideia de alienação na sociologia de Marx é também apontada como um momento, no capitalismo, onde os homens perdem-se a si próprios e a seu trabalho. Sobre a alienação, assinale a alternativa INCOPRRETA.
		
	 
	Como consequência da alienação da atividade produtiva, o trabalhador aliena-se também do gênero humano.
	
	O trabalhador, alienado, é estranho ao produto de sua atividade, que pertence a outro. A consequência é que, quanto mais o trabalhador se esgota no trabalho, mais poderoso fica esse estranho mundo que não lhe pertence.
	
	O resultado imediato desta alienação do trabalhador da vida, da humanidade, é a alienação do homem pelo homem.
	 
	A alienação atende aos interesses tanto da classe trabalhadora quanto da burguesia. O produto que o homem mesmo se torna, garante-lhe seu sustento.
	
	A alienação do trabalhador relativo ao resultado, ao produto da sua atividade é vista como alienação da atividade produtiva.
	Respondido em 08/10/2020 22:09:44
	
		9a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	"Atualmente, diferentes hábitos culinários têm sido incorporados pelos mais diferentes povos, numa perspectiva de aumentar a diversidade gastronômica e, por outro lado, aumentar a oferta de alimentos a serem comercializados, gerando novos negócios. Em muitas regiões do planeta, os insetos são consumidos habitualmente
Página12