Buscar

prova 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A+A-A
	Acadêmico:
	Disciplina:
	Avaliação:ANTROPOLOGIA
	Prova Objetiva:
Parte superior do formulário
	1.
	Juscelino Kubitschek (1902-1976), ou JK, chegou ao governo em um contexto de muitas perturbações políticas. Ocorriam conflitos entre os interesses do governo e os grupos das forças armadas, que receberam como resposta de JK medidas que iam ao encontro dos interesses dos mais diferentes grupos. Como relação aos demais elementos que caracterizam o governo de JK, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Foi conciliador de propostas nacionalistas e antinacionalistas, ou seja, favoreceu intervenção estatal e os investimentos estrangeiros ao mesmo tempo.
(    ) Foi um governo fortemente nacionalista e de estrutura política centralizada, preparou as condições à implantação da ditadura militar anos depois.
(    ) Promoveu grande euforia em termos de investimentos e modernização em meio aos setores de comunicação e transporte.
(    ) Foi um governo que apresentou traços populistas em termos de governabilidade, porém o modelo populista não foi aplicado à esfera econômica.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - V.
	
	b) F - V - F - V.
	
	c) F - V - V - F.
	
	d) V - V - F - V.
	 
	 
	2.
	O processo político que resultou na Revolução de 1930 foi bastante conturbado. A Revolução de 1930 foi o desfecho de uma série de insatisfações. Sobre tal processo político, analise as sentenças a seguir:
I- A situação política do Brasil anterior à Revolução de 1930 era de polarização política entre forças das oligarquias cafeeiras de São Paulo e Minas Gerais.
II- O cenário político da República Velha era marcado por fraudes eleitorais, o que gerava insatisfação popular e de outras forças políticas que surgiam.
III- O ponto culminante do processo político desencadeado na década de 1920 foi o surgimento da Aliança Liberal, a candidatura de Getúlio Vargas e a tomada do poder por vias revolucionárias.
IV- O elemento catalisador do processo revolucionário de 1930 foi a queda das bolsas de valores nos EUA, o que refletiu fortemente na prática política brasileira.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	c) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças III e IV estão corretas.
	3.
	Entre os anos de 1946 e 1950, ocorreu o governo Dutra. Suas medidas políticas destoavam significativamente das que haviam sido implementadas ao longo dos mais de 15 anos anteriores, quando o país havia sido presidido por Getúlio Vargas, que havia sido de forte tom nacionalista e de políticas de nacionalização dos setores energéticos e produtivos. Com relação às principais medidas do governo Dutra, analise as sentenças a seguir:
I- Este governo desmantelou as políticas de desenvolvimento financiadas pelo governo anterior.
II- Favoreceu o avanço da iniciativa privada e a entrada do capital estrangeiro no país.
III- Foi responsável de manter o Brasil imparcial diante dos conflitos e negociações da Guerra Fria, que ocorria em nível internacional.
IV- Ocorreu a ampla participação de grupos americanos em meio às políticas e programas de governo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças II, III e IV estão corretas
	4.
	Entre os anos de 1930 e 1964 desenvolveu-se no Brasil uma prática política singular, denominada Populismo. Esta prática não ocorreu somente no Brasil, também foi implementada em países como a Argentina e o México. O populismo no Brasil ocorreu em um momento de forte crise das oligarquias e de passagem ao liberalismo. De maneira geral, tinha como finalidade fazer do representante político um líder popular em meio à população. Sobre esta prática, analise as seguintes sentenças:
I- No caso brasileiro, teve que se apoiar sempre em algum tipo de autoritarismo, seja o autoritarismo institucional da ditadura Vargas (1937-45), seja o autoritarismo paternalista ou carismático dos líderes de massa da democracia do pós-guerra (1945-1964).
II- Foi uma experiência política cujas relações de poder unidirecionais resultaram na total submissão das massas populares aos interesses de governantes estrangeiros.
III- Foi uma das manifestações das debilidades políticas dos grupos dominantes urbanos quando tentaram substituir-se à oligarquia nas funções de domínio político de um país tradicionalmente agrário, numa etapa em que pareciam existir as possibilidades de um desenvolvimento capitalista nacional.
IV- Foi uma estratégia lançada por parte das elites dominantes diante da necessidade de incorporação das massas populares em meio ao cenário político e no contexto do desenvolvimento urbano e industrial.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	d) Somente a sentença IV está correta.
	5.
	Os primeiros anos do longo governo de Getúlio Vargas (1930-1945) foram marcados por várias mudanças no acordo e pacto político entre os estados da federação e o governo da União. Estes conferiam novas responsabilidades, novos cargos e mandos no cenário político regional e federal. Sobre as mudanças políticas mencionadas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Governo Federal promoveu a centralização administrativa, inclusive destituindo governadores nos estados e nomeando interventores estaduais.
(    ) No entendimento do governo, o bem da nação estava acima dos interesses dos estados, historicamente dominados pelas oligarquias, por isso o domínio político, muitas vezes, era autoritário e coercitivo.
(    ) A nomeação de interventores foi pacífica e não resultou em nenhum tipo de conflito, pois era uma forma de resposta ao clamor popular por mudanças. Vargas teve inteiro apoio popular.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V.
	
	b) F - V - F.
	
	c) V - V - F.
	
	d) F - F - V.
	6.
	Entre os anos de 1930-1940, o cenário político brasileiro e um governo que procurava amenizar os impactos da desagregação da economia agrícola se preocupava em atender às expectativas das massas populares. Este cenário era caracterizado por uma produção industrial insipiente, mas que deveria ser fortalecida e ampliada e, ao mesmo tempo, alinhar-se às orientações de um mercado internacional que tendia ao liberalismo econômico. Sobre este período, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) O desenvolvimento industrial centrou-se na Região Sudeste, em especial no interior das cidade dos estados de São Paulo e Minas Gerais.
	
	b) O desenvolvimento industrial centrou-se na Região Sul, em especial no interior das cidade de Pelotas, Rio Grande, Joinville e Blumenau, Curitiba e Maringá.
	
	c) O desenvolvimento industrial centrou-se na região Nordeste, em especial no interior das cidade de São Paulo e Minas Gerais.
	
	d) O desenvolvimento industrial centrou-se na Região Sudeste, em especial no interior das cidade de Pelotas, Rio Grande, Joinville e Blumenau, Curitiba e Maringá.
	7.
	A Revolução de 1930, através da qual Getúlio Vargas chegou ao poder da presidência do Brasil, possui grande importância na trajetória de revoluções políticas pelas quais o país passou, em especial para a história do conturbado regime de República do país. Sobre os significados e os impactos da Revolução de 1930, analise as seguintes sentenças:
I- A Revolução teve um caráter social e econômico e contou com ampla participação das classes subalternas nos momentos de decisão.
II- A Revolução de 1930 atribuiu à industrialização elemento principal de desenvolvimento da nação soberana, atenuando a importância das elites agrárias.
III- Através da regulamentação da estrutura sindical se deu a inclusão de parcelas consideráveis de trabalhadores na vida política eeconômica do país.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e III estão corretas.
	
	b) Somente a sentença I está correta.
	
	c) As sentenças I e II estão corretas.
	
	d) As sentenças II e III estão corretas.
	8.
	Entre os anos de 1920 e 1930, o cenário político brasileiro sofreu diversos abalos. Dentre eles, pode-se relacionar a contestação da Política do "Café com Leite" por parte das regiões do Brasil que não eram contempladas no revesamento no poder, a fundação do partido político Partido Comunista Brasileiro (PCB), o Tenentismo e, no campo das artes, a Semana da Arte Moderna. Como a Semana da Arte Moderna, um evento que reunia escritores e artistas plásticos, pode ser considerada mobilizadora de questões políticas?
I- Dentre os valores defendidos pelos participantes, encontravam-se os de superar a influência estrangeira no país e buscava-se as próprias formas e expressões artísticas.
II- O movimento tecia fortes críticas ao cenário de desigualdades e injustiças sociais, fazia crítica aos conchavos políticos e anunciava a necessidade de ruptura com o passado.
III- O movimento preocupava-se em trazer para o Brasil as tendências artísticas que circulavam no cenário internacional, que era predominantemente comunista/socialista.
IV- O movimento advogava no sentido de que o Brasil deveria voltar-se para a matriz cultural norte-americana e deixar seus receptores somente às tradições europeias.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças III e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	d) As sentenças I e II estão corretas.
	9.
	Francisco Weffort (1989) foi um dos estudiosos brasileiros que se dedicou a pesquisar as estruturas políticas, e defendeu que, entre os anos de 1930 a 1964, ocorreram governos que lançaram mão de estratégias populistas que tendiam a ir ao encontro das necessidades das grandes massas. Através de políticas populistas, que cenário e contexto político/econômico os governos daquele período almejavam encobertar?
FONTE: WEFFORT, Francisco. O populismo na política brasileira. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
	
	a) A Guerra Fria, em especial, a corrida armamentista.
	
	b) Crises econômicas e a instabilidade política.
	
	c) Problemas diplomáticos com países vizinhos.
	
	d) Suspeitas de corrupção e desvio de dinheiro público.
	10.
	Tendo as Forças Armadas ao seu lado e contando com o receio da elite econômica do país com relação aos desdobramentos de uma possível tomada do poder por parte das classes operárias, Getúlio, em nome da ?legalidade institucional?, decreta o Estado Novo. Neste sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Durante o Estado Novo surgiu nas Forças Armadas um grupo com fortes inclinações nacionalistas e partidário da modernização industrial, visando a impedir as tentativas de recomposição do monopólio do poder por parte das oligarquias rurais.
(    ) A partir dos anos 30, houve um impressionante crescimento da atividade industrial no país. Deve-se a este crescimento a total superação da dependência da economia brasileira com relação às atividades agroexportadoras.
(    ) A crise econômica de 1929 atingiu em cheio o café, carro-chefe do setor agrícola, e, nos anos 30, as exportações do produto caíram pela metade, se considerarmos os primeiros anos da década de 1920.
(    ) Embora o Exército tenha obtido grande projeção durante o Estado Novo, este segmento do espectro político constituía-se apenas como mais um dos grupos com os quais Vargas tinha que negociar. Entre os civis destacavam-se a burguesia industrial, o proletariado urbano e os grandes latifundiários.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - V.
	
	b) F - F - V - F.
	
	c) V - V - F - F.
	
	d) F - V - F - V.
Atenção: Confira as respostas! Depois de concluir a avaliação não será possível fazê-la novamente.

Continue navegando