Buscar

Objetivo e função da administração financeira

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Objetivo da administração financeira 
A Administração Financeira ou Finanças, como quase toda ciência, traz em seu escopo as mudanças do mundo contemporâneo. Suas técnicas, métodos quantitativos e estrutura conceitual vêm sendo ampliada, o que aumenta sua relevância para as organizações. Por outro lado, o administrador financeiro passou a ser mais exigido, o que ocasionou a necessidade de especialização e atualização perene.
A Administração Financeira enquanto ciência pode ser subdividida em três grandes segmentos: Finanças Corporativas, Mercado Financeiro e Finanças Pessoais, conforme visualização abaixo:
Finanças Corporativas, objeto desse artigo, estuda os processos e tomadas de decisão nas empresas. O segmento de Mercado Financeiro debruça-se sobre os comportamentos dos mercados, seus diferentes títulos e valores mobiliários negociados, bem como as instituições que atuam nesse segmento. Finanças Pessoais, por sua vez, estuda os financiamentos e investimentos da pessoa física e suas relações com o Mercado Financeiro.
O administrador financeiro, diante da complexidade do mundo empresarial, precisa de uma visão holística da empresa e de seu relacionamento com o ambiente externo. Pois, o conhecimento de técnicas e métricas financeiras isoladas se mostra insuficiente, sendo necessária uma abertura para valores e informações estratégicas.
O administrador financeiro moderno precisa de uma visão integral da organização para detectar oportunidades e ameaças, tanto internas, quanto externamente. Também é imprescindível a capacidade de analisar dados e informações e fazer inferências acerca dos comportamentos e ações futuros.
Administrar é, em última análise, decidir. Todo administrador financeiro deve ser um especialista em tomar decisões acertadas. A continuidade (sobrevivência) de uma empresa é diretamente dependente da qualidade das decisões tomadas por seus administradores. Daí a importância de se combater o amadorismo na gestão financeira, contratando administradores financeiros profissionais, atualizados e especializados para melhorar a qualidade das decisões financeiras e garantir a continuidade da organização e geração de riqueza aos acionistas.
O processo de tomada de decisão vem assumindo complexidade e risco cada vez maior no ambiente empresarial brasileiro. As elevadas taxas de juros, carga tributária, o reduzido volume de crédito de longo prazo, as variações inflacionárias, bem como intervenções estatais na economia, alterando as regras de mercado, exigem capacidade analítica e crítica dos administradores financeiros.
Função da administração financeira 
Cuidar de uma empresa envolve muita organização e conhecimento sobre o assunto, especialmente em relação às funções da administração financeira. Afinal, é ela quem vai proporcionar um crescimento sadio da organização.
É importante que o empreendedor tenha as habilidades necessárias para gerir as atividades do negócio, tendo domínio sobre a gestão financeira para aprimorar os resultados e gerar lucro líquido.
Então, elaboramos este artigo para que você conheça melhor as funções da administração financeira de uma empresa e entenda a importância dela para a manutenção da saúde das suas finanças.
Importância das funções da administração financeira
Se você é gestor de uma empresa e ainda não conta com o auxílio de um departamento financeiro, saiba que o seu negócio corre grande risco.
Isso porque as funções da administração financeira são fundamentais no dia a dia da organização, proporcionando uma melhor tomada de decisão e maior conhecimento sobre a situação atual da empresa.
Veja, a seguir, os prejuízos ao não ter esse setor como um importante aliado:
Impossibilidade de identificar se a empresa está tendo lucros ou prejuízos;
Dificuldade para calcular o preço real da venda, pois os custos e despesas não são levados em conta;
Falta de informação sobre o saldo de caixa, contas a pagar e a receber, valor dos estoques de mercadorias e muito mais;
Desconhecimento sobre o valor patrimonial da empresa;
Má administração do capital de giro.
Logo, esses problemas afetam diretamente uma gestão eficiente das finanças empresariais, pois os descuidos podem pôr em risco a viabilidade do seu negócio, o que é capaz de levá-lo, inclusive, à falência.
Sendo assim, o setor administrativo revela a sua importância ao mostrar que os profissionais adequados conseguem alavancar a empresa em direção a um crescimento eficiente e saudável, pois conta com uma base de dados referentes às movimentações financeiras.
Com isso, é possível modificar estratégias, se necessário, promovendo decisões certeiras e melhor otimização dos recursos.
Nesse sentido, as funções da administração financeira permitem que a empresa saiba para onde direcionar os seus lucros líquidos, bem como onde conseguir financiamentos e realizar investimentos.
Quais são as principais funções da administração financeira?
Ainda está confuso sobre como, na prática, as funções da administração financeira são necessárias? Então, confira, logo abaixo, quais são as principais no dia a dia de uma empresa:
Recursos financeiros: uma das funções da administração financeira envolve a utilização eficiente dos recursos, sendo capaz de realizar a análise, negociação da captação e aplicação dos recursos que estão disponíveis;
Planejamento financeiro: análise dos resultados das finanças, bem como o planejamento de ações que devem ser tomadas em busca da melhoria da organização;
Registro: organização dos registros, observando assim se os documentos estão sendo controlados;
Contas a pagar e a receber: controle e acompanhamento das contas relacionadas às vendas que devem ser recebidas e o pagamento de despesas, impostos e compras realizadas a prazo;
Tesouraria: controle da contabilidade e armazenamento do capital da empresa
Caixa: registro dos recebimentos e pagamentos a fim de manter o controle do saldo de caixa.
História da Centauro 
A história da Companhia teve início há 39 anos, quando seu fundador, Sebastião Vicente Bomfim Filho, percebeu que os brasileiros estavam criando o hábito de fazer exercícios regularmente, mas que ainda não havia uma empresa no varejo esportivo capaz de atender as necessidades dos clientes. Com isso em mente, em abril de 1981, foi inaugurada, em Belo Horizonte/MG, a primeira loja Centauro, um modelo de loja bastante avançado em relação a todas as lojas de esporte existentes até então.
A Centauro é a maior varejista de produtos esportivos da América Latina e possui o maior Brand Awareness entre as companhias de varejo esportivo no Brasil. A Companhia oferece um extenso portfólio de produtos, entre calçados, vestuário e acessórios, atuando através de uma plataforma omnichannel com operações integradas em todos os canais – lojas físicas, site (desktop e mobile) e aplicativo mobile – desenvolvidos para proporcionar a melhor experiência de compra aos clientes. Além disso, a Companhia também oferece uma plataforma de marketplace, a qual possibilita que parceiros anunciem e vendam seus produtos na plataforma digital.
A Companhia está presente no mercado varejista através da marca Centauro há 39 anos e, ao longo de sua história, consolidou seu modelo de negócio de megastore de produtos esportivos, com 211 lojas distribuídas em 104 cidades de 25 dos 26 Estados do Brasil e no Distrito Federal, sendo a maior parte delas nos maiores shoppings do Brasil, segundo dados do ABRASCE.
No ano 2000, ao visitar uma recém-inaugurada livraria Megastore[1], seu fundador percebeu que, em um país em que as pessoas eram apaixonadas por esportes, havia uma oportunidade para replicar este conceito para o mercado esportivo. No início houve resistência dos administradores de shoppings, receosos em ceder uma área com cerca de 1.000 m² para uma Megastore de produtos esportivos, conceito inédito no país. Porém, após muitas negociações, foi inaugurada a primeira loja nesse modelo, no Shopping West Plaza, em São Paulo/SP. As vendas da nova loja indicaram que o modelo implementado seria bem-sucedido e rapidamente
os administradores de shoppings começaram a demonstrar interesse em incluir a Centauro em seu portfólio. Dessa forma, as lojas Centauro no/com o formato/modelo megastore começaram a ser expandidas para o Brasil inteiro.
Referencias
· Natália Lima
Co-Founder & CFO - Keruak Software. Carreira em Administração de Empresas. MBA em Controladoria. 
· BRÁULIO SILVA
Contador, Financista, Gestor da Produção Industrial e Perito Judicial.
· http://ri.centauro.com.br/a-companhia/historico-e-perfil/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina