Buscar

Saúde Coletiva [AV1]

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome do aluno(a)
 
	
	
	Data
	Matrícula
 
	
	Assinatura
	
	Disciplina
 SAÚDE COLETIVA 
	Curso
 Enfermagem
	
	Campus
 
	Período
	Turno
	Folha de Prova
	Professor:
 
	AV1 ( X ) AV2 ( ) AV3 ( )
	
OBSERVAÇÕES
	Todas as questões deverão ser respondidas na folha de resposta; as respostas deverão ser justificadas quando solicitado; Não haverá consulta; não serão consideradas respostas à lápis, a prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Estas questões serão avaliadas, levando em consideração os seguintes critérios: interpretação e aplicação do Direito; correta utilização da linguagem – com clareza, precisão, propriedade e riqueza de vocabulário. A Revisão de prova será realizada na próxima aula, quando a presença do aluno é obrigatória. Não é permitido rasurar, duplicidade de respostas ou utilizar corretor ortográfico nas questões objetivas de múltipla escolha. As respostas devem ser feitas na folha pautada e em ordem crescente.
1-A Vigilância epidemiológica é um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos .Estratégias de prevenção e programas de controle específico de doenças requerem informações confiáveis sobre a situação dessas doenças ou seus antecedentes na população atendida. Sistemas de vigilância, portanto, são pessoas e atividades que mantêm esse processo e podem funcionar em níveis locais e internacionais. De acordo com o relato quais as etapas da VE 1,0
1ª etapa – inquérito epidemiológico
2ª etapa – transição epidemiológica (agravos de saúde)
3ª etapa – transição demográfica (cenário onde o agravo se estabelece)
4ª etapa – determinantes sociais (acesso à saúde, moradia, emprego, educação...)
2- Cite o indicador de saúde responsável para realização da notificação de agravos compulsórios e sua função para o processo saúde doença.1,0
SINAN. A função do SINAN é coletar, identificar e disseminar os dados gerados dos casos de agravo de saúde na população.
3- Cite 3 indicadores de saúde e sua importância.1,0
SIAB – Sistema de Informação da Atenção Básica. O SIAB tem a função de fornecer informações de forma ágil, atualizada e completa, de fácil manipulação, instrumento de controle e planejamento, além de possibilitar a socialização das informações de saúde. 
SIM – Sistema de Informação de Mortalidade. É atualizado regularmente com os dados de mortalidade do país.
SIH – Sistema de Informação Hospitalar. Serve como instrumento para a indução e avaliação das políticas relacionadas à organização e ao financiamento da assistência médico-hospitalar no sistema público de saúde.
4- Qual a importância da Rede de Frio de descreva a arrumação do refrigerador.
A Rede de Frio garante a confiabilidade dos imunobiológicos, como limpeza, temperatura, manipulação e transporte, para que tenham a certeza de que os imunobiológicos cheguem em perfeito estado para a população, a fim de conferir sua imunidade. 
A arrumação do congelador deverá ser feita por etapas:
Congelador: bobinas de gelo reutilizáveis dispostas na posição vertical;
Primeira Prateleira: vacinas que podem estar a temperaturas negativas, tendo o cuidado de deixar um espaço entre as pilhas, permitindo a circulação de ar entre as caixas;
Segunda Prateleira: vacinas que não podem estar em temperaturas negativas, devem estar em mais de 2ºC, empilhadas nas próprias embalagens;
Terceira Prateleira: estoques de vacinas de conservação a 2ºC, soros, imunoglobulinas e diluentes.
Compartimento inferior: manter a gaveta e dentro dela colocar garrafas de água e corantes para manter a temperatura, caso haja imprevistos de falta de energia elétrica ou defeito do equipamento.
Porta: não se deve colocar nada.
A TEMPERATURA DO REFRIGERADOR DEVE ESTAR ENTRE 2ºC à 8ºC.
5-O fundamento legal do Sistema Único de Saúde (SUS) é a Constituição Federal de 1988, regulamentado na Lei Federal n.º 8.080, de 19 de setembro de 1990, que dispõe sobre a organização e regulação das ações de saúde, e na Lei Federal n.º 8.142, de 28 de dezembro de 1990, que trata do financiamento da saúde e da participação popular. A promulgação da Lei Orgânica da Saúde - Lei Federal nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. De acordo com a premissas apresentada cite 4 marcos históricos acerca das políticas públicas.
1953 – Criação do Ministério da Saúde no Brasil
1973 – Criação do Programa Nacional de Imunização
1988 – Constituição Federal que resguarda “a saúde é um direito de todos e dever do Estado”
1992 – Implantação do Sistema de Vigilância de Eventos Adversos à Vacinação
1

Continue navegando