Buscar

Estudo de caso (Lele)

Prévia do material em texto

A resposta deve contemplar todas questões orientadoras. A norma culta corresponde 0,5 da nota de 4,0 pontos. 1. Analisando o cenário mundial, pesquise dois exemplos de projetos voltados à formação da cidadania, que tenham alguma articulação com o espaço escolar e cite de forma sucinta, os nomes dos países nos quais eles foram desenvolvidos, os nomes dos projetos e registre uma contribuição para a construção da cidadania.
“Caminhadas Laboratoriais”
Usar a maneira das crianças verem o mundo como forma de melhorar a qualidade das ruas este é o jeito que a cidade de Boulder, em Colorado, nos Estados Unidos, encontrou para realizar melhorias em um de seus pavimentos, foi criado o projeto “Caminhadas Laboratoriais”, segundo os criadores do projeto, os pequenos vivenciam o ambiente de uma forma diferente dos adultos, já que eles geralmente se atentam a detalhes que os “grandes” não percebem pelo caminho, a ideia é um projeto colaborativo entre vários órgãos e instituições da cidade, como a pré-escola Boulder Valley School District. O objetivo é trazer vozes e olhares das crianças para um planejamento de transporte multimodal. Os laboratórios têm sido realizados para que os pequenos documentem os prós e os contras na construção e na acessibilidade do local, no Brasil o projeto Miguillim em Belo Horizonte tem como principal objetivo implementar e executar a política pública de atendimento e assistência às crianças e adolescentes com trajetória de vida nas ruas na cidade de Belo Horizonte, buscando assegurar-lhes os direitos básicos preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), tais como alimentação, saúde, educação, moradia, esporte, lazer, assim combatendo a situação de risco a que estão submetidos, sensibilizando-os para o retorno ao convívio familiar. Em Minas Gerais o projeto Alfasol desenvolve ações que visam contribuir com a elevação da escolaridade e ampliar a oferta de Educação Profissional para jovens e adultos. adotando um modelo simples de alfabetização inicial, inovador e de baixo custo, baseado no sistema de parcerias com os diversos setores da sociedade. A Organização trabalha pela redução dos altos índices de analfabetismo no país e tem como objetivo a ampliação da oferta pública de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil A trajetória de sucesso da AlfaSol e seu reconhecimento nacional se devem ao rigor por uma atuação que reconhece o direito à educação ao longo da vida de todo cidadão; respeita as ações locais preexistentes. Já na cidade de Ipatinga o projetos desenvolvidos pelo Câmara Municipal, de incentivo à cidadania, é o da “Câmara Mirim”, que, a cada dois anos, mobiliza praticamente todas as escolas das redes pública e particulares, o projeto pretende mostrar aos estudantes a importância dos poderes públicos que os representam, de que forma eles podem contribuir para o desenvolvimento político-social da cidade e do País 
. Através de ricos detalhes captados através de experiências sensoriais, este projeto pretende apresentar recomendações tangíveis aos administradores da cidade. Assim, perspectivas de crianças pequenas podem acrescentar não somente na acessibilidade das ruas, mas também na qualidade de interações com os ambientes físico e natural.
Chamado de “Caminhadas Laboratoriais”, a ideia é um projeto colaborativo entre vários órgãos e instituições da cidade, como a pré-escola Boulder Valley School District. O objetivo é trazer vozes e olhares das crianças para um planejamento de transporte multimodal. Os laboratórios têm sido realizados para que os pequenos documentem os prós e os contras na construção e na acessibilidade do local. Com isso, as crianças colocam em prática seus direitos de cidadania.
PROGRAMA MIGUILIM
O principal objetivo do Programa Miguilim da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte é implementar e executar a política pública de atendimento e assistência às crianças e adolescentes com trajetória de vida nas ruas na cidade de Belo Horizonte, buscando assegurar-lhes os direitos básicos preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), tais como alimentação, saúde, educação, moradia, esporte, lazer, etc., combatendo a situação de risco a que estão submetidos, sensibilizando-os para o retorno ao convívio familiar. Criado há mais de 20 anos, o Miguilim é um centro de referência na assistência a crianças e adolescentes da capital que vivem em situação de rua, colaborando para a ressocialização dos jovens e possibilitando o retorno deles às suas famílias e às suas comunidades de origem. Neste programa, atuei como Educador Social nas unidades Casa Moradia, Abordagem de Rua, Casa de Apoio e Albergue Masculino, estabelecendo contato direto e rotineiro com o público atendido.
 2. Observando o contexto brasileiro, pesquise por um projeto voltado para a construção da cidadania que tenha sido proposto pelo seu Estado. Com suas palavras, registre o nome do projeto, público-alvo e como ele foi desenvolvido.
PROJETO ALFASOL – Alfabetização Solidária
que desenvolve ações que visam contribuir com a elevação da escolaridade e ampliar a oferta de Educação Profissional para jovens e adultos. adotando um modelo simples de alfabetização inicial, inovador e de baixo custo, baseado no sistema de parcerias com os diversos setores da sociedade. A Organização trabalha pela redução dos altos índices de analfabetismo no país. Sua missão contempla ainda a ampliação da oferta pública de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil A trajetória de sucesso da AlfaSol e seu reconhecimento nacional se devem ao rigor por uma atuação que reconhece o direito à educação ao longo da vida de todo cidadão; respeita as ações locais preexistentes; apoia a agenda pública nacional; fortalece a extensão universitária; entende o trabalho como princípio educativo; incentiva a sustentabilidade das ações empreendidas; e reconhece positivamente a diversidade cultural e étnico-racial. 
 3. Agora com relação a realidade onde você vive. De que forma a escola pode incentivar os estudantes a desenvolver o senso de responsabilidade pelas questões sociais e a serem mais participativos nas cidades, na sua comunidade? Descreva uma proposta que apresente iniciativas de como a escola pode tornar as crianças e jovens mais participativos dentro da comunidade onde moram.
Um dos importantes projetos desenvolvidos pelo CAC da Câmara de Ipatinga, de incentivo à cidadania, é o da Câmara Mirim, que, a cada dois anos, mobiliza praticamente todas as escolas das redes pública e particular. São eleitos 52 vereadores mirins, que são divididos em quatro mandatos, cada um com seis meses de duração. Cada escola elege um vereador e um suplente.
A Câmara Mirim foi criada pela Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ipatinga com o objetivo de despertar o exercício da cidadania e o espírito cívico entre os jovens, além de aproximar cada vez mais o Legislativo da população ipatinguense.
O projeto pretende mostrar aos estudantes a importância dos poderes públicos que os representam, de que forma eles podem contribuir para o desenvolvimento político-social da cidade e do País.
Em parceria com as escolas, a Câmara abre espaço para os adolescentes participarem de diversas atividades durante o ano para conhecer, de perto, o papel da Câmara, levando informações úteis aos alunos e, por extensão, à comunidade sobre o funcionamento, finalidade e importância do Legislativo.
O principal objetivo da Câmara Mirim é promover interação entre a Câmara Municipal de Ipatinga e as escolas, permitindo ao estudante compreender o papel do Legislativo no contexto social em que vive, contribuindo assim para formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender, inovar e transformar politicamente a realidade.

Continue navegando