Logo Passei Direto
Buscar

Cultura Popular Brasileira avaliação final objetiva

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Para Rocha (2009), pode-se identificar três fases constitutivas na formação do conceito de cultura popular no Brasil: A primeira fase, compreendida entre as décadas de 1920 e 1960, é marcada por grande disputa metodológica, entre os estudos folclóricos e a emergente sociologia paulista, a respeito da autoridade e legitimidade científica do campo. A segunda, desenvolvida no período que vai dos anos 1960 até os 1980, caracteriza-se pela ampla divulgação do conceito de cultura popular com um sentido acentuadamente político e ideológico. A terceira fase, a partir dos anos 1990, coincide com a revitalização do conceito de patrimônio cultural, principalmente no sentido de patrimônio imaterial quando então, efetivamente, a cultura popular parece adquirir significado etnográfico tout court. Tais fases devem ser compreendidas como pontos de um processo de "longa-duração" no qual elementos de um significado conceitual mesclam-se em outro, sugerindo certa impressão de continuidade, sem apagar, contudo, as mudanças de sentido sofridas pelo conceito ao longo do tempo. Sobre a cultura popular, assinale a alternativa CORRETA:
a) A cultura popular dificulta o resgate ou a reconstrução da possível autonomia dos setores populares.
b) A cultura popular possibilita um campo de lutas e conflitos sociais em torno das questões culturais.
c) A cultura popular impede o enfrentamento da globalização, reforçando a perspectiva de existência de diferentes significados sociais.
d) A cultura popular, apesar de suas estruturas dinâmicas, é uma forma estática de cultura.

Muito comum, principalmente na infância, as canções folclóricas são uma das grandes representações simbólicas da cultura de um povo. Através dela, expressamos diversas emoções e práticas do cotidiano.
Sobre a música folclórica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As músicas folclóricas estão associadas a brincadeiras, rituais religiosos e danças.
( ) As músicas folclóricas possuem letras simples, repetitivas, com temas do cotidiano, mitos, lendas.
( ) O aprendizado da música folclórica ocorre passando de geração em geração.
( ) A música folclórica é produzida sem funcionalidade, ou seja, não tem função específica.
a) V - V - V - F.
b) F - V - F - V.
c) V - F - V - F.
d) F - F - F - V.

Não somente os tipos das canções de sucesso, os astros, as novelas ressurgem ciclicamente como invariantes fixos, mas o conteúdo específico do espetáculo só varia na aparência. O fracasso temporário do herói, que ele sabe suportar como bom esportista que é; a boa palmada que a namorada recebe da mão forte do astro são, como todos os detalhes, clichês prontos para serem empregados arbitrariamente aqui e ali e completamente definidos pela finalidade que lhes cabe no esquema. Desde o começo do filme já se sabe como ele termina, quem é recompensado e, ao escutar a música ligeira, o ouvido treinado é perfeitamente capaz, desde os primeiros compassos, de adivinhar o desenvolvimento do tema e sente-se feliz quando ele tem lugar como previsto. O número médio de palavras é algo em que não se pode mexer. Sua produção é administrada por especialistas, e sua pequena diversidade permite reparti-las facilmente no escritório.
Levando em consideração o texto e os seus conhecimentos sobre a cultura de massa, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o tema abordado:
a) Ao conteúdo intelectualmente complexo das produções culturais de massa.
b) Aos procedimentos de transformação da cultura em meio de entretenimento.
c) À hegemonia da cultura americana nos meios de comunicação de massa.
d) Ao aspecto positivo da democratização da cultura na sociedade de consumo.

A utilização de plantas medicinais é tão antiga quanto a civilização humana, como mostram registros datados de 3000 a. C., na China, que indicam a utilização de diversas ervas nos cuidados à saúde, alimentação e cosmética. As culturas indígena, africana e europeia influenciaram marcadamente o uso de plantas medicinais no Brasil, constituindo as bases da Medicina Popular brasileira, além da diversidade genética vegetal de aproximadamente 55 mil espécies catalogadas que favorece o uso de ervas medicinais pela população. Existem muitas formas de se preparar ervas para o consumo, podendo ser fervidas, esmagadas e raladas, cada qual com o seu método.
As ervas que são socadas e em seguidas colocadas em um recipiente com água fervente se referem a qual método?
a) Maceração.
b) Infusão.
c) Suco.
d) Cataplasma.

Uma das mais difundidas definições de cultura, segundo Raymond Williams, é a que designa "... um modo particular de vida, que seja de um povo, um período, um grupo ou da humanidade em geral..." (WILLIAMS, 2007, p. 121).
A partir da definição de cultura apresentada, analise as afirmativas a seguir:
I- O caráter processual e dinâmico da vida social não se verifica em todas as culturas, mas apenas naquelas que, pelo acúmulo de conhecimento científico, reúnem condições para a elaboração de novas respostas a desafios e problemas igualmente novos.
II- As diferenças culturais referem-se a circunstâncias que as envolvem, tais como obstáculos a serem enfrentados e tradições passadas, sem que se possa estabelecer, portanto, uma hierarquia entre culturas distintas.
III- As formas de interpretação da vida expressam-se em ritos; os mitos são o resultado de conhecimento acumulado nas tradições. Ambos possibilitam transformações em qualquer cultura.
IV- A relação entre culturas humanas e condições de vida de cada agrupamento evidencia que as diferenças culturais não são quantitativas ou de níveis.
V- As culturas são sistemas de crenças, valores, costumes e normas repassadas pelo convívio social, permitindo alterações durante tais processos de repasse social.
a) As afirmativas I e V estão corretas.
b) Somente a afirmativa III está correta.
c) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
d) As afirmativas II, III, IV e V estão corretas.

Art. 216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira (BRASIL, 1988). O Artigo 216 da Constituição Federal afirma que o Patrimônio cultural brasileiro é constituído de todos os bens materiais e imateriais que fazem referência à identidade da sociedade brasileira.
Sobre esse patrimônio, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As formas de expressão compõem o conjunto de patrimônio cultural do Brasil.
( ) Os modos de criar, fazer e viver de um grupo devem ser retirados da lista de aspectos formadores da cultura brasileira.
( ) Segundo a Constituição Federal, as criações científicas, artísticas e tecnológicas fazem referência ao patrimônio cultural do povo brasileiro.
( ) As obras, os objetos, os documentos e as edificações antigas são considerados bens de natureza material.
a) V - F - V - V.
b) V - F - F - F.
c) V - V - F - V.
d) F - V - F - F.

Uma das superstições características da cultura popular é a relativa ao mês de agosto, considerado mês de mau agouro, quando nenhuma decisão importante deve ser tomada: não se deve fechar negócios, nem marcar casamentos ou fazer mudanças de qualquer espécie. O Jornal Correio de Uberlândia, em agosto de 2008, publicou uma reportagem que atestava mudanças desse comportamento, durante o referido mês, tais como: realizações de casamentos, de mudanças de residências, ou de negócios em andamento ou, ainda, salões de beleza com movimento normal para 'mudanças de visual'.
Com base no exposto e no conceito de cultura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Só há pureza e autenticidade nas manifestações provindas da zona rural, não contaminadas pelas vertiginosas transformações do mundo urbano.
( ) A cultura herdada torna-se desnecessária à medida que os anos passam, sendo, portanto, salutar que os homens do presente esqueçam seus antepassados.
( ) As manifestações culturais populares passam por um processo de descaracterização, pois para permanecerem autênticas e tradicionais devem reproduzir integralmente o passado e evitar mudanças.
( ) A cultura se mantém pela tradição, contudo ela pode ser continuamente recriada com a finalidade de exprimir as novas realidades vividas por indivíduos e grupos sociais.
A V - V - F - V.
B F - F - F - V.
C F - F - V - V.
D V - F - V - F.

O movimento cultural identificado como Tropicalismo, iniciado no Brasil em 1967/68, incluiu artistas plásticos, poetas e músicos de vanguarda, que tinham seu pensamento voltado aos acontecimentos do país. Segundo Favaretto, "foi uma espécie de 'caldeirão' experimental, antropofágico, devorando referências históricas, artísticas e de linguagem provenientes de muitos lugares. Fundiam os ritmos tradicionais brasileiros com o rock, o "iê-iê-iê" do Roberto Carlos e músicas folclóricas populares com Beatles, Rolling Stones e Bob Dylan".
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os principais nomes relacionados ao Tropicalismo foram Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Tom Zé.
( ) A inovação estética, para a Tropicália, era a arma contra o sistema.
( ) Como o Brasil vivia a Ditadura Militar, o movimento teve o objetivo de combater esse regime através da música.
( ) A voz passa a ser utilizada sem grandes contrastes de altura, soando próximo da voz falada.
a) F - V - F - F.
b) V - V - V - F.
c) V - V - F - V.
d) V - F - V - V.

Baião é um ritmo popular da Região Nordeste do Brasil, derivado de um tipo de lundu, denominado 'baiano', cujo nome é corruptela. Nasceu sob a influência do cantochão, canto litúrgico da Igreja Católica praticado pelos missionários, e tornou-se expressiva forma modificada pela inconsciente influência de manifestações locais. Um dos grandes sucessos veio com a música homônima, Baião (1946), de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira (CASCUDO, 1998).
Sobre os elementos que compõem o baião, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Popular na região nordeste do Brasil, faz parte de diversas celebrações e festas.
( ) É uma música mais lenta, lírica e com harmonia sofisticada.
( ) É um estilo musical onde não há destaque especial para algum elemento musical.
( ) São utilizados principalmente o triângulo e a sanfona, também chamada acordeom ou gaita.
a) V - F - F - V.
b) F - F - V - V.
c) V - F - F - F.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Para Rocha (2009), pode-se identificar três fases constitutivas na formação do conceito de cultura popular no Brasil: A primeira fase, compreendida entre as décadas de 1920 e 1960, é marcada por grande disputa metodológica, entre os estudos folclóricos e a emergente sociologia paulista, a respeito da autoridade e legitimidade científica do campo. A segunda, desenvolvida no período que vai dos anos 1960 até os 1980, caracteriza-se pela ampla divulgação do conceito de cultura popular com um sentido acentuadamente político e ideológico. A terceira fase, a partir dos anos 1990, coincide com a revitalização do conceito de patrimônio cultural, principalmente no sentido de patrimônio imaterial quando então, efetivamente, a cultura popular parece adquirir significado etnográfico tout court. Tais fases devem ser compreendidas como pontos de um processo de "longa-duração" no qual elementos de um significado conceitual mesclam-se em outro, sugerindo certa impressão de continuidade, sem apagar, contudo, as mudanças de sentido sofridas pelo conceito ao longo do tempo. Sobre a cultura popular, assinale a alternativa CORRETA:
a) A cultura popular dificulta o resgate ou a reconstrução da possível autonomia dos setores populares.
b) A cultura popular possibilita um campo de lutas e conflitos sociais em torno das questões culturais.
c) A cultura popular impede o enfrentamento da globalização, reforçando a perspectiva de existência de diferentes significados sociais.
d) A cultura popular, apesar de suas estruturas dinâmicas, é uma forma estática de cultura.

Muito comum, principalmente na infância, as canções folclóricas são uma das grandes representações simbólicas da cultura de um povo. Através dela, expressamos diversas emoções e práticas do cotidiano.
Sobre a música folclórica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As músicas folclóricas estão associadas a brincadeiras, rituais religiosos e danças.
( ) As músicas folclóricas possuem letras simples, repetitivas, com temas do cotidiano, mitos, lendas.
( ) O aprendizado da música folclórica ocorre passando de geração em geração.
( ) A música folclórica é produzida sem funcionalidade, ou seja, não tem função específica.
a) V - V - V - F.
b) F - V - F - V.
c) V - F - V - F.
d) F - F - F - V.

Não somente os tipos das canções de sucesso, os astros, as novelas ressurgem ciclicamente como invariantes fixos, mas o conteúdo específico do espetáculo só varia na aparência. O fracasso temporário do herói, que ele sabe suportar como bom esportista que é; a boa palmada que a namorada recebe da mão forte do astro são, como todos os detalhes, clichês prontos para serem empregados arbitrariamente aqui e ali e completamente definidos pela finalidade que lhes cabe no esquema. Desde o começo do filme já se sabe como ele termina, quem é recompensado e, ao escutar a música ligeira, o ouvido treinado é perfeitamente capaz, desde os primeiros compassos, de adivinhar o desenvolvimento do tema e sente-se feliz quando ele tem lugar como previsto. O número médio de palavras é algo em que não se pode mexer. Sua produção é administrada por especialistas, e sua pequena diversidade permite reparti-las facilmente no escritório.
Levando em consideração o texto e os seus conhecimentos sobre a cultura de massa, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o tema abordado:
a) Ao conteúdo intelectualmente complexo das produções culturais de massa.
b) Aos procedimentos de transformação da cultura em meio de entretenimento.
c) À hegemonia da cultura americana nos meios de comunicação de massa.
d) Ao aspecto positivo da democratização da cultura na sociedade de consumo.

A utilização de plantas medicinais é tão antiga quanto a civilização humana, como mostram registros datados de 3000 a. C., na China, que indicam a utilização de diversas ervas nos cuidados à saúde, alimentação e cosmética. As culturas indígena, africana e europeia influenciaram marcadamente o uso de plantas medicinais no Brasil, constituindo as bases da Medicina Popular brasileira, além da diversidade genética vegetal de aproximadamente 55 mil espécies catalogadas que favorece o uso de ervas medicinais pela população. Existem muitas formas de se preparar ervas para o consumo, podendo ser fervidas, esmagadas e raladas, cada qual com o seu método.
As ervas que são socadas e em seguidas colocadas em um recipiente com água fervente se referem a qual método?
a) Maceração.
b) Infusão.
c) Suco.
d) Cataplasma.

Uma das mais difundidas definições de cultura, segundo Raymond Williams, é a que designa "... um modo particular de vida, que seja de um povo, um período, um grupo ou da humanidade em geral..." (WILLIAMS, 2007, p. 121).
A partir da definição de cultura apresentada, analise as afirmativas a seguir:
I- O caráter processual e dinâmico da vida social não se verifica em todas as culturas, mas apenas naquelas que, pelo acúmulo de conhecimento científico, reúnem condições para a elaboração de novas respostas a desafios e problemas igualmente novos.
II- As diferenças culturais referem-se a circunstâncias que as envolvem, tais como obstáculos a serem enfrentados e tradições passadas, sem que se possa estabelecer, portanto, uma hierarquia entre culturas distintas.
III- As formas de interpretação da vida expressam-se em ritos; os mitos são o resultado de conhecimento acumulado nas tradições. Ambos possibilitam transformações em qualquer cultura.
IV- A relação entre culturas humanas e condições de vida de cada agrupamento evidencia que as diferenças culturais não são quantitativas ou de níveis.
V- As culturas são sistemas de crenças, valores, costumes e normas repassadas pelo convívio social, permitindo alterações durante tais processos de repasse social.
a) As afirmativas I e V estão corretas.
b) Somente a afirmativa III está correta.
c) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
d) As afirmativas II, III, IV e V estão corretas.

Art. 216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira (BRASIL, 1988). O Artigo 216 da Constituição Federal afirma que o Patrimônio cultural brasileiro é constituído de todos os bens materiais e imateriais que fazem referência à identidade da sociedade brasileira.
Sobre esse patrimônio, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As formas de expressão compõem o conjunto de patrimônio cultural do Brasil.
( ) Os modos de criar, fazer e viver de um grupo devem ser retirados da lista de aspectos formadores da cultura brasileira.
( ) Segundo a Constituição Federal, as criações científicas, artísticas e tecnológicas fazem referência ao patrimônio cultural do povo brasileiro.
( ) As obras, os objetos, os documentos e as edificações antigas são considerados bens de natureza material.
a) V - F - V - V.
b) V - F - F - F.
c) V - V - F - V.
d) F - V - F - F.

Uma das superstições características da cultura popular é a relativa ao mês de agosto, considerado mês de mau agouro, quando nenhuma decisão importante deve ser tomada: não se deve fechar negócios, nem marcar casamentos ou fazer mudanças de qualquer espécie. O Jornal Correio de Uberlândia, em agosto de 2008, publicou uma reportagem que atestava mudanças desse comportamento, durante o referido mês, tais como: realizações de casamentos, de mudanças de residências, ou de negócios em andamento ou, ainda, salões de beleza com movimento normal para 'mudanças de visual'.
Com base no exposto e no conceito de cultura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Só há pureza e autenticidade nas manifestações provindas da zona rural, não contaminadas pelas vertiginosas transformações do mundo urbano.
( ) A cultura herdada torna-se desnecessária à medida que os anos passam, sendo, portanto, salutar que os homens do presente esqueçam seus antepassados.
( ) As manifestações culturais populares passam por um processo de descaracterização, pois para permanecerem autênticas e tradicionais devem reproduzir integralmente o passado e evitar mudanças.
( ) A cultura se mantém pela tradição, contudo ela pode ser continuamente recriada com a finalidade de exprimir as novas realidades vividas por indivíduos e grupos sociais.
A V - V - F - V.
B F - F - F - V.
C F - F - V - V.
D V - F - V - F.

O movimento cultural identificado como Tropicalismo, iniciado no Brasil em 1967/68, incluiu artistas plásticos, poetas e músicos de vanguarda, que tinham seu pensamento voltado aos acontecimentos do país. Segundo Favaretto, "foi uma espécie de 'caldeirão' experimental, antropofágico, devorando referências históricas, artísticas e de linguagem provenientes de muitos lugares. Fundiam os ritmos tradicionais brasileiros com o rock, o "iê-iê-iê" do Roberto Carlos e músicas folclóricas populares com Beatles, Rolling Stones e Bob Dylan".
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os principais nomes relacionados ao Tropicalismo foram Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Tom Zé.
( ) A inovação estética, para a Tropicália, era a arma contra o sistema.
( ) Como o Brasil vivia a Ditadura Militar, o movimento teve o objetivo de combater esse regime através da música.
( ) A voz passa a ser utilizada sem grandes contrastes de altura, soando próximo da voz falada.
a) F - V - F - F.
b) V - V - V - F.
c) V - V - F - V.
d) V - F - V - V.

Baião é um ritmo popular da Região Nordeste do Brasil, derivado de um tipo de lundu, denominado 'baiano', cujo nome é corruptela. Nasceu sob a influência do cantochão, canto litúrgico da Igreja Católica praticado pelos missionários, e tornou-se expressiva forma modificada pela inconsciente influência de manifestações locais. Um dos grandes sucessos veio com a música homônima, Baião (1946), de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira (CASCUDO, 1998).
Sobre os elementos que compõem o baião, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Popular na região nordeste do Brasil, faz parte de diversas celebrações e festas.
( ) É uma música mais lenta, lírica e com harmonia sofisticada.
( ) É um estilo musical onde não há destaque especial para algum elemento musical.
( ) São utilizados principalmente o triângulo e a sanfona, também chamada acordeom ou gaita.
a) V - F - F - V.
b) F - F - V - V.
c) V - F - F - F.

Prévia do material em texto

Cultura Popular Brasileira (ART21) 
Avaliação: 
Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( 
Cod.:657409) ( peso.:3,00) 
Prova: 24692711 
Nota da Prova: 8,00 
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. Para Rocha (2009), pode-se identificar três fases constitutivas na formação do 
conceito de cultura popular no Brasil: A primeira fase, compreendida entre as 
décadas de 1920 e 1960, é marcada por grande disputa metodológica, entre os 
estudos folclóricos e a emergente sociologia paulista, a respeito da autoridade e 
legitimidade científica do campo. A segunda, desenvolvida no período que vai dos 
anos 1960 até os 1980, caracteriza-se pela ampla divulgação do conceito de cultura 
popular com um sentido acentuadamente político e ideológico. A terceira fase, a 
partir dos anos 1990, coincide com a revitalização do conceito de patrimônio 
cultural, principalmente no sentido de patrimônio imaterial quando então, 
efetivamente, a cultura popular parece adquirir significado etnográfico tout court. 
Tais fases devem ser compreendidas como pontos de um processo de "longa-
duração" no qual elementos de um significado conceitual mesclam-se em outro, 
sugerindo certa impressão de continuidade, sem apagar, contudo, as mudanças de 
sentido sofridas pelo conceito ao longo do tempo. Sobre a cultura popular, assinale a 
alternativa CORRETA: 
 
FONTE: ROCHA, Gilmar. Cultura popular: do folclore ao patrimônio. Mediações-
Revista de Ciências Sociais, v. 14, n. 1, p. 218-236, 2009. 
 a) A cultura popular dificulta o resgate ou a reconstrução da possível autonomia dos 
setores populares. 
 b) A cultura popular, apesar de suas estruturas dinâmicas, é uma forma estática de 
cultura. 
 c) A cultura popular possibilita um campo de lutas e conflitos sociais em torno das 
questões culturais. 
 d) A cultura popular impede o enfrentamento da globalização, reforçando a 
perspectiva de existência de diferentes significados sociais. 
 
2. Muito comum, principalmente na infância, as canções folclóricas são uma das 
grandes representações simbólicas da cultura de um povo. Através dela, expressamos 
diversas emoções e práticas do cotidiano. Sobre a música folclórica, classifique V 
para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) As músicas folclóricas estão associadas a brincadeiras, rituais religiosos e 
danças. 
( ) As músicas folclóricas possuem letras simples, repetitivas, com temas do 
cotidiano, mitos, lendas. 
( ) O aprendizado da música folclórica ocorre passando de geração em geração. 
( ) A música folclórica é produzida sem funcionalidade, ou seja, não tem função 
específica. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=UEVEMzI2Mg==&action2=QVJUMjE=&action3=NjU3NDA5&action4=MjAyMC8y&prova=MjQ2OTI3MTE=#questao_1%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=UEVEMzI2Mg==&action2=QVJUMjE=&action3=NjU3NDA5&action4=MjAyMC8y&prova=MjQ2OTI3MTE=#questao_2%20aria-label=
 a) V - V - V - F. 
 b) F - V - F - V. 
 c) F - F - F - V. 
 d) V - F - V - F. 
 
3. O desenvolvimento da música popular no Brasil se deve muito ao processo de 
miscigenação cultural, bem como a alguns fatores históricos que contribuíram para o 
seu surgimento. Além da miscigenação cultural, a política, a economia e o 
desenvolvimento tecnológico influenciarão grandemente este processo. Sobre o 
exposto, analise as sentenças a seguir: 
 
I- Os instrumentos musicais e as danças típicas europeias foram trazidas pela corte 
portuguesa. 
II- É apenas no século XX que a música popular brasileira começa a surgir nos 
grandes centros urbanos do Brasil. 
III- Os primeiros gêneros da música popular brasileira, como o maxixe e o choro, 
surgiram na década de 1870. 
IV- O maxixe é considerado a primeira dança urbana do Brasil e o choro o mais 
importante gênero instrumental brasileiro. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As sentenças II, III e IV estão corretas. 
 b) As sentenças I, III e IV estão corretas. 
 c) As sentenças I, II e III estão corretas. 
 d) As sentenças I, II e IV estão corretas. 
 
4. Não somente os tipos das canções de sucesso, os astros, as novelas ressurgem 
ciclicamente como invariantes fixos, mas o conteúdo específico do espetáculo só 
varia na aparência. O fracasso temporário do herói, que ele sabe suportar como bom 
esportista que é; a boa palmada que a namorada recebe da mão forte do astro são, 
como todos os detalhes, clichês prontos para serem empregados arbitrariamente aqui 
e ali e completamente definidos pela finalidade que lhes cabe no esquema. Desde o 
começo do filme já se sabe como ele termina, quem é recompensado e, ao escutar a 
música ligeira, o ouvido treinado é perfeitamente capaz, desde os primeiros 
compassos, de adivinhar o desenvolvimento do tema e sente-se feliz quando ele tem 
lugar como previsto. O número médio de palavras é algo em que não se pode mexer. 
Sua produção é administrada por especialistas, e sua pequena diversidade permite 
reparti-las facilmente no escritório. Levando em consideração o texto e os seus 
conhecimentos sobre a cultura de massa, assinale a alternativa CORRETA que 
apresenta o tema abordado: 
 
FONTE: ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. A indústria cultural como 
mistificação das massas. In: Dialética do esclarecimento, 1947. 
 a) Ao aspecto positivo da democratização da cultura na sociedade de consumo. 
 b) Ao conteúdo intelectualmente complexo das produções culturais de massa. 
 c) Aos procedimentos de transformação da cultura em meio de entretenimento. 
 d) À hegemonia da cultura americana nos meios de comunicação de massa. 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=UEVEMzI2Mg==&action2=QVJUMjE=&action3=NjU3NDA5&action4=MjAyMC8y&prova=MjQ2OTI3MTE=#questao_3%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=UEVEMzI2Mg==&action2=QVJUMjE=&action3=NjU3NDA5&action4=MjAyMC8y&prova=MjQ2OTI3MTE=#questao_4%20aria-label=
 
5. A utilização de plantas medicinais é tão antiga quanto a civilização humana, como 
mostram registros datados de 3000 a. C., na China, que indicam a utilização de 
diversas ervas nos cuidados à saúde, alimentação e cosmética. As culturas indígena, 
africana e europeia influenciaram marcadamente o uso de plantas medicinais no 
Brasil, constituindo as bases da Medicina Popular brasileira, além da diversidade 
genética vegetal de aproximadamente 55 mil espécies catalogadas que favorece o uso 
de ervas medicinais pela população. 
Existem muitas formas de se preparar ervas para o consumo, podendo ser fervidas, 
esmagadas e raladas, cada qual com o seu método. As ervas que são socadas e em 
seguidas colocadas em um recipiente com água fervente se referem a qual método? 
 a) Suco. 
 b) Cataplasma. 
 c) Maceração. 
 d) Infusão. 
 
6. Uma das mais difundidas definições de cultura, segundo Raymond Williams, é a que 
designa "... um modo particular de vida, que seja de um povo, um período, um grupo 
ou da humanidade em geral..." (WILLIAMS, 2007, p. 121). A partir da definição de 
cultura apresentada, analise as afirmativas a seguir: 
 
I- O caráter processual e dinâmico da vida social não se verifica em todas as culturas, 
mas apenas naquelas que, pelo acúmulo de conhecimento científico, reúnem 
condições para a elaboração de novas respostas a desafios e problemas igualmente 
novos. 
II- As diferenças culturais referem-se a circunstâncias que as envolvem, tais como 
obstáculos a serem enfrentados e tradições passadas, sem que se possa estabelecer, 
portanto, uma hierarquia entre culturas distintas. 
III- As formas de interpretação da vida expressam-se em ritos; os mitos são o 
resultado de conhecimento acumulado nas tradições. Ambos possibilitam 
transformações em qualquer cultura. 
IV-A relação entre culturas humanas e condições de vida de cada agrupamento 
evidencia que as diferenças culturais não são quantitativas ou de níveis. 
V- As culturas são sistemas de crenças, valores, costumes e normas repassadas pelo 
convívio social, permitindo alterações durante tais processos de repasse social. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 
Fonte: WILLIAMS, Raymond, Palavras-chave - um vocabulário de cultura e 
sociedade, São Paulo: Boitempo Editorial, 2007. 
 a) As afirmativas II, III, IV e V estão corretas. 
 b) As afirmativas I, III e IV estão corretas. 
 c) Somente a afirmativa III está correta. 
 d) As afirmativas I e V estão corretas. 
 
7. Art. 216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e 
imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à 
identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=UEVEMzI2Mg==&action2=QVJUMjE=&action3=NjU3NDA5&action4=MjAyMC8y&prova=MjQ2OTI3MTE=#questao_5%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=UEVEMzI2Mg==&action2=QVJUMjE=&action3=NjU3NDA5&action4=MjAyMC8y&prova=MjQ2OTI3MTE=#questao_6%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=UEVEMzI2Mg==&action2=QVJUMjE=&action3=NjU3NDA5&action4=MjAyMC8y&prova=MjQ2OTI3MTE=#questao_7%20aria-label=
brasileira (BRASIL, 1988). O Artigo 216 da Constituição Federal afirma que o 
Patrimônio cultural brasileiro é constituído de todos os bens materiais e imateriais 
que fazem referência à identidade da sociedade brasileira. Sobre esse patrimônio, 
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) As formas de expressão compõem o conjunto de patrimônio cultural do Brasil. 
( ) Os modos de criar, fazer e viver de um grupo devem ser retirados da lista de 
aspectos formadores da cultura brasileira. 
( ) Segundo a Constituição Federal, as criações científicas, artísticas e tecnológicas 
fazem referência ao patrimônio cultural do povo brasileiro. 
( ) As obras, os objetos, os documentos e as edificações antigas são considerados 
bens de natureza material. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 
FONTE: BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do 
Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 
 a) F - V - F - F. 
 b) V - F - V - V. 
 c) V - V - F - V. 
 d) V - F - F - F. 
 
8. Uma das superstições características da cultura popular é a relativa ao mês de agosto, 
considerado mês de mau agouro, quando nenhuma decisão importante deve ser 
tomada: não se deve fechar negócios, nem marcar casamentos ou fazer mudanças de 
qualquer espécie. O Jornal Correio de Uberlândia, em agosto de 2008, publicou uma 
reportagem que atestava mudanças desse comportamento, durante o referido mês, 
tais como: realizações de casamentos, de mudanças de residências, ou de negócios 
em andamento ou, ainda, salões de beleza com movimento normal para "mudanças 
de visual". Com base no exposto e no conceito de cultura, classifique V para as 
sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) Só há pureza e autenticidade nas manifestações provindas da zona rural, não 
contaminadas pelas vertiginosas transformações do mundo urbano. 
( ) A cultura herdada torna-se desnecessária à medida que os anos passam, sendo, 
portanto, salutar que os homens do presente esqueçam seus antepassados. 
( ) As manifestações culturais populares passam por um processo de 
descaracterização, pois para permanecerem autênticas e tradicionais devem 
reproduzir integralmente o passado e evitar mudanças. 
( ) A cultura se mantém pela tradição, contudo ela pode ser continuamente recriada 
com a finalidade de exprimir as novas realidades vividas por indivíduos e grupos 
sociais. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) V - V - F - V. 
 b) F - F - V - V. 
 c) V - F - V - F. 
 d) F - F - F - V. 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=UEVEMzI2Mg==&action2=QVJUMjE=&action3=NjU3NDA5&action4=MjAyMC8y&prova=MjQ2OTI3MTE=#questao_8%20aria-label=
 
9. O movimento cultural identificado como Tropicalismo, iniciado no Brasil em 
1967/68, incluiu artistas plásticos, poetas e músicos de vanguarda, que tinham seu 
pensamento voltado aos acontecimentos do país. Segundo Favaretto, "foi uma 
espécie de 'caldeirão' experimental, antropofágico, devorando referências históricas, 
artísticas e de linguagem provenientes de muitos lugares. Fundiam os ritmos 
tradicionais brasileiros com o rock, o "iê-iê-iê" do Roberto Carlos e músicas 
folclóricas populares com Beatles, Rolling Stones e Bob Dylan". Sobre o exposto, 
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) Os principais nomes relacionados ao Tropicalismo foram Caetano Veloso, Gal 
Costa, Gilberto Gil e Tom Zé. 
( ) A inovação estética, para a Tropicália, era a arma contra o sistema. 
( ) Como o Brasil vivia a Ditadura Militar, o movimento teve o objetivo de 
combater esse regime através da música. 
( ) A voz passa a ser utilizada sem grandes contrastes de altura, soando próximo da 
voz falada. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 
FONTE: FAVARETTO, C.F. Tropicália: alegoria, alegria. Cotia, SP: Ateliê 
Editorial, 2000. 
 a) V - F - V - V. 
 b) F - V - F - F. 
 c) V - V - F - V. 
 d) V - V - V - F. 
 
10. Baião é um ritmo popular da Região Nordeste do Brasil, derivado de um tipo de 
lundu, denominado "baiano", cujo nome é corruptela. Nasceu sob a influência do 
cantochão, canto litúrgico da Igreja Católica praticado pelos missionários, e tornou-
se expressiva forma modificada pela inconsciente influência de manifestações locais. 
Um dos grandes sucessos veio com a música homônima, Baião (1946), de Luiz 
Gonzaga e Humberto Teixeira (CASCUDO, 1998). Sobre os elementos que 
compõem o baião, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) Popular na região nordeste do Brasil, faz parte de diversas celebrações e festas. 
( ) É uma música mais lenta, lírica e com harmonia sofisticada. 
( ) É um estilo musical onde não há destaque especial para algum elemento musical. 
( ) São utilizados principalmente o triângulo e a sanfona, também chamada 
acordeom ou gaita. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 
FONTE: CASCUDO, C. Dicionario do folclore brasileiro. Rio de Janeiro: Ediouro, 
1998 (adaptado). 
 a) V - F - F - V. 
 b) F - F - V - V. 
 c) V - F - F - F. 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=UEVEMzI2Mg==&action2=QVJUMjE=&action3=NjU3NDA5&action4=MjAyMC8y&prova=MjQ2OTI3MTE=#questao_9%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=UEVEMzI2Mg==&action2=QVJUMjE=&action3=NjU3NDA5&action4=MjAyMC8y&prova=MjQ2OTI3MTE=#questao_10%20aria-label=
 d) V - V - F - V. 
 
11. Cultura refere-se ao que é produzido pelo homem, ser social que aprende pela 
relação com outros. Para Tylor (1871, p.1), cultura ou civilização é "este todo 
complexo que inclui conhecimento, crença, arte, leis, moral, costumes, e quaisquer 
outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro da 
sociedade". Sobre cultura, assinale a alternativa CORRETA: 
 
FONTE: TYLOR, Edward Burnett. Primitive Culture: Researches into the 
Development of Mythology, Philosophy, Religion, Art, and Custom. London: John 
Murray, 1871. 
 a) A relação entre culturas humanas e condições de vida de cada agrupamento 
evidencia que as diferenças culturais não são quantitativas ou de níveis. 
 b) As culturas são sistemas de crenças, valores, costumes e normas repassadas pelo 
convívio social, dificilmente permitindo alteraçõesdurante tais processos de 
repasse social. 
 c) O caráter processual e dinâmico da vida social não se verifica em todas as 
culturas, mas apenas naquelas que, pelo acúmulo de conhecimento científico, 
reúnem condições para a elaboração de novas respostas a desafios e problemas 
igualmente novos. 
 d) As diferenças culturais referem-se a circunstâncias que as envolvem, tais como 
obstáculos a serem enfrentados e tradições passadas, estabelecendo portanto, uma 
hierarquia entre culturas distintas. 
 
12. Com o intuito de promover uma educação que valorize e reconheça a diversidade 
cultural brasileira, foram feitas alterações no texto original da Lei de Diretrizes e 
Bases da Educação Nacional em 2003, com a promulgação da Lei Federal 10.639/03 
que estabeleceu a inclusão de conteúdos relacionados à história da África e da 
Cultura Afro-brasileira nos currículos escolares. Em 2008, foram acrescentados à lei 
aspectos relativos à História e Cultura Indígena. Sobre o exposto, assinale a 
alternativa CORRETA: 
 
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm. Acesso em: 
15 out. 2018. 
 a) Incluirá aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da 
população brasileira, contextualizando toda a parte histórica brasileira até a 
formação de uma sociedade miscigenada. 
 b) Participação de todos os profissionais da educação no núcleo escolar, para 
elaboração de projetos afro-brasileiros que, por sua vez, se tornará um projeto 
único no ano escolar. 
 c) Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas 
brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial 
nas áreas de educação física e de literatura e história brasileiras. 
 d) Incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da 
população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da 
história da África e dos africanos, e a luta dos negros e dos povos indígenas no 
Brasil. 
 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=UEVEMzI2Mg==&action2=QVJUMjE=&action3=NjU3NDA5&action4=MjAyMC8y&prova=MjQ2OTI3MTE=#questao_11%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=UEVEMzI2Mg==&action2=QVJUMjE=&action3=NjU3NDA5&action4=MjAyMC8y&prova=MjQ2OTI3MTE=#questao_12%20aria-label=

Mais conteúdos dessa disciplina