Buscar

6 Aula Perguntas sobre o artigo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: FINANÇAS II						PROF. FERNANDO FONTANA
ARTIGO
FONSECA; Y.D.; BRUNI, A.L. Técnicas de Avaliação de Investimentos: Uma Breve Revisão da Literatura.
Sheilla Marques
QUESTÕES
1) Qual é a medida de sucesso pela qual um gestor financeiro é avaliado?
Pela maximização da riqueza dos proprietários das empresas sendo imperiosa a atenção as sinalizações da economia e adoção de ferramentas cada vez mais eficientes para analise e controle de risco associado a esses projetos.
2) Cite os dois principais princípios econômicos dos mercados financeiros em relação a decisão de investir ou tomar um financiamento.
O primeiro é que um determinado volume de recursos vale menos amanhã do que hoje e o segundo principio é que um recurso seguro vale mais do que um recurso com risco.
3) Quais são as fontes de informações dos gestores financeiros para a construção dos fluxos de caixa, e que cuidados eles devem ter com estas informações?
Para construção do fluxo de caixa incremental o administrador lida com elementos brutos , fornecidos por especialistas do departamento de produção , concepção de produtos , de vendas, etc.
4) Explique como funciona a técnica de análise de investimento do Payback, e diferencie o Payback simples do Payback descontado.
Consiste na contagem do prazo de retorno do investimento e na diferença entre paybac k simples e payback descontado.
5) Explique como funciona a técnica de análise de investimento que é calculada por tentativa e erro?
A TIR é identificada através de várias tentativas e erros que exige uma série de aproximações sucessivas . 
6) Cite cinco vantagens da utilização da técnica do Valor presente líquido (VPL).
Identifica se há ou não valor da empresa, considera o custo de capital, analisa todos os fluxos de caixa, permite a adição de todos os fluxos de caixa na data zero, embute o risco no custo de capital.
7) Mesmo sendo o VPL a técnica considerada pelos financistas como a melhor das técnicas, explique porque até mesmo esta técnica pode gerar insegurança nos gestores financeiros?
A principal dificuldade é a definição da taxa de atratividade do mercado.
8) Qual é a finalidade da análise de sensibilidade? e a análise de cenários?
A escolha de variáveis significativas do empreendimento e a analise do cenário permite amenizar as deficiências da analise de sensibilidade para variáveis inter-relacionadas.
9) Porque o VPL é o critério de avaliação de investimentos mais recomendado pelos especialistas em finanças?
Pois contempla todos os fluxos de caixa futuros e o custo do capital empregado indicando se há aumento do valor da empresa.
10) Elaborar o fluxo de caixa e adotar um bom critério para escolha de um investimento é suficiente para que os gestores financeiros atinjam seu objetivo?
Não basta apenas elaborar o fluxo de caixa e adotar um bom critério para decidir sobre novos investimentos , é necessário acompanhar os números projetados e ficar atento para evitar situações indesejáveis.

Continue navegando