Buscar

GRAVURA 001

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Gravura (ART06)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Nas feiras do Nordeste, a Literatura de Cordel sobrevive, resistindo a todas as mudanças impostas pelo progresso e pela tecnologia. As capas dos folhetos são produzidas através de uma técnica de gravura. Sobre a técnica de gravura utilizada nas capas de folhetos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Apresenta-se, em determinado período histórico, como forma mais barata de reprodução, contrapondo-se à litografia e à gravura em metal, ambas de maior qualidade.
(    ) Nessa técnica, tudo o que é marcado direta ou indiretamente é que aparecerá como resultado impresso.
(    ) Tornou-se a preferida de desenhistas e pintores por possibilitar maiores recursos técnicos, veio a ser um veículo para a divulgação das pinturas dos grandes mestres.
(    ) Albert Dürer é um artista responsável por promover de forma genial o desenvolvimento estético dessa técnica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - F.
	2.
	Nara Amelia (1982), uma jovem artista premiada, tem realizado mostras individuais e coletivas pelo país. Desde o começo dos anos 2000, vem desenvolvendo um trabalho coerente e singular a partir da gravura em metal - água-forte, buril e ponta-seca: técnicas de imprimir imagens sobre papel a partir de desenhos criados com incisões e corrosões em uma superfície metálica. Por meio desse processo agressivo, sua produção se destaca por mesclar aquarela, desenho e bordado em obras de imensa delicadeza, minúcia e sofisticação. Sobre a gravura em metal, analise as sentenças a seguir:
I- Utiliza uma matriz metálica, geralmente de cobre, latão, alumínio ou zinco.
II- Pode ser feita através de um processo direto - onde há interferência sobre a chapa metálica com ferramentas variadas - ou de um processo indireto - onde a chapa recebe a ação de agentes intermediários que corroem sua superfície.
III- Após a passagem da tinta, a matriz deve ser impressa imediatamente, sem passar por nenhum outro processo.
IV- A transferência da imagem gravada na matriz para o papel ocorre por meio da utilização da pressão exercida pela prensa.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Nara Amelia. Título: O Caminho para o meu coração. Data: 2010. Técnica: Gravura em metal - água forte. Disponível em: <http://www.premioibemagravura.com.br/noticias/not11.php>. Acesso em: 2 ago. 2016.
	
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	3.
	A técnica da gravura consiste na reprodução de muitas cópias de uma imagem. Em geral, são desenhos feitos a partir de aberturas, cortes, corrosões e talhos realizados sobre uma matriz - como madeira, pedra, metal, linóleo e outros materiais - com instrumentos e materiais especiais. Em função da técnica e do material empregados, a gravura recebe nomes específicos: litografia (pedra), gravura em metal, xilogravura (madeira), serigrafia (seda) etc. Considerando as técnicas de gravura e os artistas que as utilizam, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Goeldi.
(    ) Anita Malfatti.
(    ) Marcelo Grassmann.
(    ) Tunga.
(    ) Lívio Abramo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - F - V.
	 c)
	V - F - F - V - F.
	 d)
	V - V - V - F - V.
	4.
	Lucien Febvre e Henri-Jean Martin, na obra O aparecimento do livro, analisam o papel da xilografia na multiplicação das estampas de gravuras em papel, que, segundo os autores, atuou sobretudo na multiplicação e vulgarização das imagens religiosas, dos santos etc., a nível popular: "[...] este foi o papel essencial da iconografia xilográfica, cuja necessidade se fez sentir bem antes e bem mais fortemente que a de reproduzir textos literários, teológicos ou científicos, até então manuscritos, a pedido somente de um punhado de doutores e de clérigos" (FEBVRE; MARTIN, 1992, p. 69). Com base no seu conhecimento sobre os fatores que levaram à difusão da gravura e da imprensa no século XV, analise as sentenças a seguir:
I- O conhecimento sobre prensa era algo novo e nunca utilizado anteriormente. Teve início com a impressão de cartas de baralho.
II- As ilustrações tornaram-se uma necessidade para manter viva a memória sobre as passagens e histórias bíblicas.
III- O surgimento dos tipos móveis, formados por uma liga de chumbo e antimônio, iniciando a tipografia.
IV- Os italianos descobriram uma forma de impermeabilizar o papel com gordura animal e possibilitou a produção em série.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FEBVRE, L; MARTIN, H. J. O aparecimento do livro. São Paulo: Editora Universidade Estadual Paulista; Hucitec, 1992, p. 69.
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	5.
	Podemos criar uma gravura sobre matrizes metálicas, geralmente de cobre, latão, alumínio ou zinco, que são trabalhadas com intervenção direta de ferramentas variadas ou com processos indiretos que, além dos instrumentos, recebem a ação de agentes intermediários. Sobre esse processo de gravura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Nessa técnica, as marcas ou corrosões retêm parte da tinta que é transferida para o papel, mas a imagem gravada pode também ser transferida sem tinta para o papel.
(    ) Surgiu em ateliês de ourivesaria e de armaduras que imprimiam manualmente os desenhos das joias e brasões em papel para melhor visualização das imagens.
(    ) No decorrer do tempo, essa técnica tornou-se assim um veículo para a divulgação das pinturas dos grandes mestres.
(    ) No século XIX, essa técnica foi utilizada na imprensa para a confecção de rótulos, documentos, cartazes, mapas, jornais e tornou-se um produto de consumo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V- V - V - F.
	6.
	O processo da matriz perdida foi usado por Pablo Picasso em seus linóleos coloridos, em que se utiliza a mesma matriz para impressões das várias cores. À medida que são impressas, vão sendo cortadas e impressas novamente. No entanto, o processo da matriz perdida impõe limitações em termos de tiragem: a matriz é destruída a cada nova etapa de impressão para dar lugar à construção da imagem, cujo resultado é direto, proporcionando vantagens quanto à precisão do registro, visto que a mesma prancha serve para todas as cores (MARTINS, 1987, p. 52). Em xilogravura, a técnica da matriz perdida também é utilizada. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Usar madeira compensada fina para matriz, recortando-a com uma serra tico-tico, sendo cada parte entintada separadamente, conforme o projeto, juntando-se as partes e imprimindo-as ao mesmo tempo.
(    ) Usar uma matriz em negro, que liga todas as partes de cor entre si.
(    ) Usar todas as cores em uma única matriz, retirando madeira de partes já impressas, mantendo a cor que será superposta.
(    ) Usar três matrizes impressas em tom sobre tom, ou seja, usando uma cor com tonalidades diferentes superpostas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MARTINS, Itajahy. Gravura: Arte e técnica. São Paulo: Laserprint - Fundação Nestlé de Cultura, 1987.
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	7.
	O uso da xilogravura popular na Literatura de Cordel tem relação com a humildade dos poetas e editores que tinham dificuldade em encontrar clichês de retícula e outros recursos gráficos para ilustrar
as obras. O primeiro folheto ilustrado que se tem notícia trata do famoso cangaceiro Antônio Silvino. A autoria nunca foi encontrada, mas o material data de 1907. Alguns dos mais conhecidos xilógrafos nordestinos são: José Costa Leite, Minelvino Francisco da Silva, Dila (José Soares da Silva), J. Borges, Jerônimo Soares, J. Barros, entre outros. Com o notável interesse de estudiosos a respeito da xilogravura em Literatura de Cordel, a confecção das gravuras se tornou uma importante modalidade artística, ultrapassando o limite de manifestação folclórica, artistas como Gilvan Samico, Newton Cavalcanti, José Altino e Manuel Messias tornaram-se conhecidos nos meios plásticos eruditos com seus trabalhos extraídos do popular (FERREIRA, 2005, p. 12). Sabendo que a gravura é uma das técnicas mais antigas para se obter uma imagem e é muito utilizada por artistas populares nordestinos, como J. Borges, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
  
(    ) Gravura é um desenho feito unicamente para ilustrar um livro.
(    ) Gravura é uma técnica nova de se obter uma imagem, muito encontrada em revistas e jornais.
(    ) Gravura é a arte de ilustrar livros em pinturas que lembram as pinturas orientais.
(    ) Gravura é a arte de gravar imagens em matrizes que podem ser de madeira, metal, pedra, geralmente reproduzidas em papéis.  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FERREIRA, Lia Tavares. Xilogravura e literatura de cordel: sua relação com as artes, a publicidade e a comunicação visual. Trabalho de Conclusão de Curso. Centro Universitário de Brasília. Brasília, 2005.
FONTE DA IMAGEM: Moça Roubada, xilogravura de J. Borges. Disponível em: http://www.olholatino.com.br/acervo/images/acervo_nacional/jborges/moca_roubada_jborges.jpg. Acesso em: 22 maio 2018
	
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	8.
	Guardadas em caixas, mais de uma centena de gravuras de Albrecht Dürer, maior artista alemão da Renascença, estavam esquecidas nos labirínticos arquivos da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Parte do acervo da monumental Real Biblioteca que D. João VI trouxe para o Brasil quando fugiu de Portugal, em 1807, essas estampas do mestre nórdico sofreriam ao longo dos anos as marcas do descaso de seus guardiões, foram roídas pelas traças, desgastadas, manchadas e permaneceriam praticamente inexploradas até que a historiadora de arte Sandra Hitner resolvesse se entregar a essa empreitada. Devota da arte nórdica dos séculos 15 e 16, ela chegaria ao tema através de uma velha revista Veja que trazia uma reportagem sobre o patrimônio da Biblioteca Nacional e, a partir daí, formularia o seu projeto de doutorado, feito na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Financiada pela Fapesp, a pesquisa buscou descobrir a autenticidade e a idade das obras desse artista que elevou a gravura a um status nunca antes nem depois alcançado (MENEZES, 2003, on-line). Sobre o trabalho e técnica do artista Albrecht Dürer, analise as sentenças a seguir:
I- Dürer realizava todas as funções entre desenhar e gravar destacando-se do costume da época, que era de distribuição das funções.
II- Em seu trabalho, Dürer permitia que as linhas permanecessem brancas, deixando a tinta especialmente nas áreas externas ao desenho.
III- Para evitar a falsificação, Albrecht Dürer começou a assinar suas gravuras com um monograma em suas matrizes.
IV- Dürer realizou um trabalho técnico simples, com poucas linhas e profundidade, destacando a leveza típica da Alemanha da época.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MENEZES, Maria Eugênia de. Os tesouros esquecidos de Albrecht Dürer. In.: Jornal da USP, 10-16 fev. 2003, ANO XVIII, n. 630. Disponível em: http://www.usp.br/jorusp/arquivo/ 2003/jusp630/pag1011.htm. Acesso em: 18 set. 2018.
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	9.
	A imagem, referindo-se às obras de arte produzidas por meio artesanal e mecânico (pintura, desenho, gravura, escultura) ou mesmo às que são produzidas pela mídia (cinema, televisão, vídeo, internet), fotografia e às sintéticas, que são produzidas pelo computador, ganhou um lugar de destaque na sala de aula, o que representa uma das tendências da arte contemporânea e uma novidade para o ensino da época. As imagens produzidas tanto pela cultura artística (pintores, escultores) como as produzidas pela mídia (propaganda de TV e publicitária gráfica, clip musical, internet) passaram a ser utilizadas pelos professores e alunos da educação básica (BARRA GOMES; MARTINS DE ALMEIDA NOGUEIRA, 2008, p. 588). Nas diversas técnicas da gravura, um(a) professor(a) de arte possui uma variedade de possibilidades de ensino. Com relação à gravura e as suas formas de produção, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A xilogravura é uma antiga técnica, de origem chinesa, em que o artesão utiliza um pedaço de madeira para entalhar um desenho, deixando em relevo a parte que pretende fazer a reprodução.
(    ) A gravura em metal é uma das mais antigas técnicas de gravura. Existem obras nesta técnica datadas de 1500, produzidas por vários gênios da Renascença, como o alemão Albrecht Dürer.  
(    ) As ferramentas mais comuns usadas para gravar uma imagem na matriz de madeira são a ponta seca e o buril.
(    ) Litografia é um tipo de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (pedra calcária ou placa de metal) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e óleo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BARRA GOMES, Karina; MARTINS DE ALMEIDA NOGUEIRA, Sonia. Ensino da Arte na escola pública e aspectos da política educacional: contexto e perspectivas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 16, n. 61, 2008.
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	10.
	Desde seus primeiros registros até a atualidade, no que se refere ao fazer, alguns tipos de gravura sofreram poucas modificações enquanto outros tipos foram sendo criados de acordo com o desenvolvimento das tecnologias. Considerando o desenvolvimento da gravura através da história, tanto referente às questões técnicas quanto a seu uso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Foi utilizada como  meio de multiplicação de imagens, de ideias e do conhecimento.
(    ) De cunho artesanal, produzida em equipe, era destinada ao coletivo, feitas para proporcionar satisfações e informações às camadas  mais baixas da população.
(    ) Surge como arte nobre comercializada a altos valores em feiras locais.  
(    ) Testemunhou as transformações ocorridas nos procedimentos criados para a reprodução de imagens.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - V.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina