Buscar

LIVE VIDA ATIVA NA TERCEIRA IDADE

Prévia do material em texto

IES:
	UNIPLAN 
	Aluno:
	Dayane
	Matrícula:
	
	Curso:
	Pedagogia
	Semestre:
	
RESUMO ATIVIDADE COMPLEMENTAR
	Live:
	Vida Ativa na Terceira Idade.
	Data do Evento:
	13/10/2020.
A Jornalista Anézia Gomes e a Conexão AVP entrevistou Davi Brito Profissional de Educação Física e Mérida Zilanda Fisioterapeuta pelo Centro Universitário do Norte
Sem duvida nenhuma mundo anda cada vez mais acelerado, inclusive nos surpreendendo quando, após alguns anos, nos encontramos mais vividos e experientes, entrando, finalmente, na terceira idade. Praticar exercícios físicos, se alimentar bem, ler e ter amigos são algumas das fórmulas milagrosas para manter uma vida saudável e divertida nesse período. É bom que você comece a pensar nesta fase com antecedência mesmo, já que, com a melhoria da saúde pública e os recentes avanços da medicina, a expectativa de vida no Brasil hoje é de 75,8 anos, um aumento de mais de 30 anos entre 1940 e 2016, segundo o IBGE.
A longevidade, no entanto, deve ser acompanhada de qualidade de vida para ser desfrutada. A prática frequente de atividades físicas é uma das principais medidas que você deve adotar se quiser manter uma boa qualidade de vida na velhice. Deve-se praticar pelo menos 30 minutos por dia de exercícios físicos, que ao longo do tempo você vai notar a diferença. Os aeróbicos, como alongamento e caminhada, são os mais recomendados.
Diversas pesquisas comprovam que idosos com mais relações sociais adoecem menos e têm maior sensação de bem-estar e alegria. Frequentar um clube, realizar uma atividade em grupo ou mesmo se engajar em um trabalho voluntário são algumas das alternativas. Tango, valsa, samba: não importa o ritmo, o importante é se mexer! A dança favorece não apenas o corpo, mas também a mente. Há estudos que indicam que dançar ajuda a melhorar a memória e a concentração, sem contar a sensação de bem-estar que a atividade provoca. A música, aliás, faz bem ao corpo e à alma em qualquer idade.
A leitura mantém o cérebro em atividade, que passa a receber mais estímulos e assimilar novos conhecimentos. Ao ler, você está contribuindo para evitar ou retardar o aparecimento ou a progressão de doenças neurológicas degenerativas, como o Alzheimer.
Uma outra dica para ter qualidade de vida em qualquer idade é adotar uma alimentação saudável. Em compensação, a ingestão de legumes, frutas, verduras, cereais, tubérculos e raízes podem evitar diversas doenças. O tradicional feijão com arroz, por exemplo, é uma ótima combinação por conter proteínas e carboidratos.
Consultar e realizar periodicamente os exames médicos preventivos evita muitos problemas. Uma dica: procure um geriatra para acompanhar a sua saúde. Só ele vai poder pedir os exames certos, fazer diagnósticos precoces e orientar você sobre como se cuidar melhor.
Com mais tempo livre, aproveite para estar ao lado de quem você mais gosta. Converse muito, evite se isolar. Conviver com a família e antigos e novos amigos faz muito bem à cabeça e ao coração.
Por isso é fundamental que o idoso se sinta útil. Uma boa opção é voltar a trabalhar, ou simplesmente não parar, ou descobrir uma nova paixão para se dedicar.

Continue navegando